2024 já chegou! Depois de tantas transformações, vender pela internet segue como uma das tendências em alta para este ano. Mas, mais do que nunca, é importante ficar de olho em tudo o que os consumidores esperam do e-commerce brasileiro nos próximos meses.
*Com contribuição de Andressa Barbosa
Ao longo de 2023, milhões de pessoas fizeram sua estreia nas compras pela internet. E mesmo aqueles que já estavam mais do que acostumados a encher os carrinhos virtuais se viram incentivados a repensar os hábitos de consumo.
👉 Em 2024, é imprescindível que a loja virtual atenda às expectativas desses dois grupos.
Para começar, as compras pela internet precisam ser mais simples e intuitivas do que nunca para que esse novo público inclua, de uma vez por todas, o e-commerce em seu dia a dia.
👉 Além disso, criar uma conexão com os clientes da loja online e garantir uma experiência do consumidor positiva em cada etapa da compra é o que vai garantir a fidelidade do público.
Felizmente, já é possível prever algumas tendências que vão ajudar a manter sua loja online em dia nessas duas frentes de trabalho!
Navegação rápida
Foco no cliente
Essa é a primeira lição para quem quer vender pela internet em 2024. Todas as ações da loja online devem considerar a experiência de compra do consumidor.
Para começar, o cliente deve saber como concluir a compra no site de maneira fácil, clara e rápida, desde a busca pelos produtos até o pagamento e escolha da entrega.
Mas o trabalho não acaba por aí. É importante que o contato entre clientes e vendedores também seja eficiente e, de preferência, diversificado. Para isso, abra diferentes canais de comunicação e certifique-se de oferecer um atendimento de alto nível em todos eles.
Em outras palavras, garanta que o consumidor tenha facilidade em fazer contato com a loja, seja para tirar dúvidas, resolver problemas ou mesmo finalizar as compras.
👉 Considere aplicar o chamado atendimento omnichannel, que unifica diferentes canais para oferecer uma conversa mais fluida com os clientes.
Conteúdo interativo ajuda a vender pela internet
A tendência é que a experiência de compras em lojas virtuais se aproxime cada vez mais das lojas físicas.
Por exemplo, lojas de roupas e calçados que usam a realidade virtual para que os clientes “experimentem” seus modelos. Alguns negócios apostam, ainda, em Calculadoras Virtuais que oferecem produtos e kits de acordo com o orçamento informado.
Quizzes interativos também são uma alternativa interessante. Os lojistas podem criar uma série de perguntas e respostas para oferecer produtos de acordo com as necessidades e interesses do cliente.
Até mesmo estratégias já conhecidas podem passar por adaptações, como os vídeos, que ganham transmissão ao vivo com consultores de vendas e QR Codes para levar o consumidor direto para a compra dos produtos anunciados.
Personalização (ou até “hiperpersonalização”)
Mesmo em um ambiente virtual, o lojista deve investir na personalização. O objetivo é fazer com que cada um de seus clientes ache que a sua loja virtual sabe exatamente o que ele procura.
Isso pode ser feito com a ajuda de uma série de ferramentas de Inteligência Artificial e Big Data, que identificam os hábitos de pesquisa, consumo e navegação das pessoas que acessam um site.
📌 Uma vez que o lojista tem essas informações, fica bem mais fácil direcionar ações de marketing – ou remarketing – para que os clientes retornem ao e-commerce ou concluam a compra daquele carrinho abandonado.
Ofereça as opções que seu público procura
Já deu para perceber que a concorrência no e-commerce é grande, não é? Então, se um consumidor não encontrar as alternativas mais adequadas para ele na sua loja virtual, ele vai comprar em outro lugar.
Isso vale para formas de pagamento aceitas, alternativas de entrega, disponibilidade de canais de atendimento, políticas de troca e devolução de produtos… Sim, os clientes estão exigentes. Cabe ao lojista atender às expectativas.
Por isso, inclua muitas opções de meios de pagamento, como cartão de crédito ou débito, boleto bancário e, claro, o PIX, que promete ser o novo queridinho do mercado.
📌 O mesmo vale para as entregas. Disponibilizar diferentes opções de frete no e-commerce, com alternativas variadas de prazos e valores, permite que o público escolha a alternativa mais conveniente para ele. Uma dica: as opções de frete econômico e entrega expressa não podem ficar de fora, ok?
Além disso, informe claramente como funciona a troca e devolução da loja virtual, com informações sobre como fazer a solicitação, prazos e demais condições. O ideal é que esse esclarecimento tenha acesso bem fácil no site, para que o cliente se sinta mais seguro antes mesmo de finalizar a compra.
Bem-estar e sustentabilidade entram na lista de prioridades de muita gente
Esse movimento já vem de alguns anos, mas 2023, sem dúvidas, acelerou o processo. Boa parte dos consumidores colocou cuidados de bem-estar e sustentabilidade no topo da lista de prioridades. O seu e-commerce está acompanhando essa transformação?
Não estamos falando, apenas, em oferecer artigos de autocuidado, como produtos de beleza veganos ou materiais para hobbies e artesanato – que são ótimos nichos de atuação, aliás!
É importante, ainda, que as ações da loja virtual sejam coerentes com os discursos. Fique de olho, por exemplo, nos materiais utilizados na produção dos produtos e nas embalagens. E, sempre que possível, evite o excesso de plástico ou papel e aposte em materiais recicláveis e eco-friendly.
Otimização para mobile
Os sites até podem ser construídos e programados em computadores desktops. Mas, cada vez mais, a navegação é feita em smartphones.
📍 Por isso é super importante que a loja online seja responsiva ao mobile. Ou seja, permita que o cliente encontre os produtos e finalize a compra de forma rápida e simples quando acessar o site pelo celular.
Pesquisas por voz para vender pela internet
Google Assistente, Alexa, Siri… Dispositivos inteligentes e assistentes virtuais ganham cada vez mais espaço no dia a dia. De acordo com a Loop Ventures, até 2025 cerca de 75% das famílias norte-americanas já terão um desses em casa.
Assim, as buscas e acessos que antes eram realizados pela tela ou teclado passam também a ser feitas por meio de comandos de voz. Essa tendência já ganhou até um nome, o Voice Commerce.
📍 Pode-se dizer que o Voice Commerce é um passinho além do SEO. Ou seja, a otimização de um site para que ele ganhe relevância em mecanismos de buscas também deve estar em dia com as buscas por voz.
SEO segue em alta no e-commerce
Ah sim, o SEO segue firme e forte nas vendas pela internet em 2024! Um bom trabalho de otimização do site ainda é um dos melhores caminhos para atrair o público para sua loja online.
Logo, siga atento aos interesses e hábitos dos consumidores que você quer alcançar, trabalhe as palavras-chaves, antecipe suas dúvidas e torne-se uma autoridade no seu nicho de atuação.
Sem esquecer de dar atenção aos ajustes técnicos que ajudam no posicionamento em sites de busca, como carregamento rápido de página.
👉 Você encontra mais detalhes e dicas no artigo SEO para loja virtual. Também poderá gostar de saber mais sobre como fazer remarketing para e-commerce e atrair mais clientes.
Melhor Envio é a solução de frete para quem quer vender pela internet
Algumas coisas não mudam: a entrega dos produtos segue como um dos pontos mais importantes no e-commerce. Afinal, a venda só é concluída com sucesso quando o cliente recebe o artigo em casa dentro do prazo e em perfeitas condições, do jeitinho que ele esperava!
Do outro lado, o lojista quer oferecer fretes competitivos, que sejam atraentes para os consumidores, e processos que facilitem a rotina dos negócios, certo?
O Melhor Envio pode te ajudar! Com a nossa Calculadora de Fretes você encontra, em poucos segundos, os melhores prazos e condições de entrega. Nossas ferramentas também ajudam na organização dos processos da loja online, além de integrações com plataformas de e-commerce, marketplaces, HUBs e ERPs.
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