A pré-venda no e-commerce acontece quando o lojista prepara seu público para que ele fique na expectativa de um produto. É uma estratégia muito usada para preparar lançamentos e pode trazer diversas vantagens ao negócio. Entenda mais detalhes neste artigo!
O Brasil foi apontado pela PayU como um dos países mais promissores para o crescimento do comércio eletrônico. Os dados sobre a expansão do e-commerce, o aumento do acesso a dispositivos móveis e internet e a alta no investimento em soluções que facilitam o comércio virtual são apontados como elementos-chave, indicando que o país tem tudo para se tornar uma potência global em compras pela internet.
Este cenário se reflete em números. Dados da consultoria Neotrust mostram que foram realizadas cerca de 78,5 milhões de compras online no primeiro trimestre de 2021, alta de 57,4% em relação ao mesmo período de 2020. O faturamento do setor chegou a R$ 35,2 bilhões, o que representa alta de 72,2% na comparação com os três primeiros meses do ano anterior.
“Os novos hábitos vieram para ficar, o que configura um dos momentos mais oportunos para o ingresso de novos comerciantes no mercado brasileiro“, pontua Leonardo Esposito, country manager da PayU no Brasil, em entrevista para o Terra.
Em um cenário de crescimento por todos os lados, o e-commerce brasileiro traz oportunidades, mas também desafios aos lojistas. Para se destacar e conquistar a atenção dos consumidores em relação aos produtos que oferece, o empreendedor precisará de criatividade e, sobretudo, estratégia.
Neste sentido, gerar expectativas no público por meio de uma ação de pré-venda no e-commerce pode trazer bons frutos. Quanto mais o lojista se preocupa em manter sua base de clientes aquecida, mais chances ele tem de criar um negócio virtual saudável e com chances de crescer.
Mas como realizar a pré-venda no e-commerce? Quais canais podem ser utilizados e de qual maneira? Descubra as respostas para essas e outras perguntas a partir de agora!
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O que é pré-venda no e-commerce?
O processo de pré-venda no e-commerce acontece quando o lojista prepara sua base de clientes (e possíveis clientes) para realizar uma compra. Trata-se de uma estratégia comum no lançamento de um produto, mas não precisa estar restrita a isso.
É possível realizar pré-venda de basicamente qualquer tipo de produto. Quando o principal chamativo não for o lançamento, pode-se apelar para outros gatilhos como preço (oferta relâmpago), exclusividade (apenas X peças de uma coleção especial) e escassez (só hoje), por exemplo.
Essa também pode ser uma ação importante para entender qual o tamanho da demanda por determinado produto, permitindo que o lojista se prepare para dar conta dos pedidos, seja produzindo artesanalmente, seja negociando com os fornecedores.
📌 O mais importante nesse tipo de estratégia é despertar em seus clientes a sensação de que eles precisam aproveitar aquela chance para ter logo em mãos um lançamento, garantir uma peça especial ou aproveitar uma oferta.
Mas como o lojista pode fazer pré-venda no e-commerce? Confira as dicas a seguir.
Como fazer uma pré-venda no e-commerce?
Antes de mais nada, para fazer uma pré-venda no e-commerce o lojista precisa comunicar a oportunidade para sua base de clientes ou para os consumidores que podem se interessar por ela, dependendo da ação planejada.
Isso pode ser feito na sua própria loja virtual, através de e-mails, anúncios, redes sociais e até mesmo com mensagens pelo WhatsApp. A seguir, vamos falar um pouquinho sobre cada um desses canais.
Pré-venda no site
Se o lojista está realizando a pré-venda de um produto ou coleção em seu site, ele precisa comunicar isso no próprio site. Um banner na página inicial é uma maneira clássica de fazer isso.
Além disso, é necessário criar a(s) página(s) do(s) produto(s) e oferecer ao cliente a possibilidade de comprar antecipadamente ou de reservar aquela peça. Mas atenção: é muito importante que fique claro que se trata de uma pré-venda e que o produto só estará disponível a partir de determinada data.
Trabalhar o gatilho da escassez costuma trazer bons resultados. Uma maneira que muitas lojas virtuais encontram de fazer isso é colocar um contador de peças logo abaixo do valor do produto. Algo do tipo “restam X unidades”. Isso desperta o senso de urgência no consumidor e pode ser a faísca que faltava para que clientes indecisos reservem uma peça.
Pré-venda por e-mail
O bom e velho e-mail ainda é um dos canais mais efetivos de vendas, principalmente em comunicações para base de clientes que já conhecem a sua loja. Quando for realizar uma pré-venda no e-commerce comunique os clientes por e-mail. Não esqueça de colocar o link da página em sua loja virtual onde é possível comprar ou reservar o produto.
Um bom texto para esse tipo de e-mail deve ser curto e efetivo. Fale o que será lançado e avalie qual a melhor maneira de chamar a atenção dos seus clientes: apelando para o preço, para a exclusividade e por aí vai.
Anúncios de pré-venda no e-commerce
É possível investir em anúncios para turbinar sua pré-venda no e-commerce. Links patrocinados ajudam seu negócio a chegar mais longe e atingir pessoas que ainda não conhecem a sua loja virtual ou que já tiveram contato com ela mas não realizaram uma compra (o que chamamos de remarketing).
Para criar anúncios pagos, o lojista pode usar ferramentas como o Google Ads ou o Gerenciador de Anúncios do Facebook, que permite a criação e veiculação de anúncios tanto no Facebook quanto no Instagram.
Uma das maiores vantagens desse tipo de estratégia é que as ferramentas de criação de anúncios pagos permitem a segmentação do público que vai ser impactado pelas publicidades. Dessa maneira, o lojista pode realizar pesquisas para entender qual tipo de consumidor poderia se interessar por aquela pré-venda e direcionar os anúncios para pessoas com esse perfil.
Pré-venda no WhatsApp ou Telegram
De acordo com uma pesquisa realizada pela Mobile Time em 2020, o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones brasileiros. Já a pesquisa Panorama Mobile, realizada pela Time/Opinion Box, mostrou que 35% dos smartphones do Brasil possuem o Telegram.
Como esses dois aplicativos de mensagens instantâneas podem ajudar o lojista a realizar pré-venda no e-commerce? Simples: pela criação de grupos.
Em uma live recente realizada pelo Melhor Envio em parceria com a Babi Tonhela, sócia e head de produto do Ecommerce na Prática, foi discutido como os lojistas podem estimular seus clientes e leads a participarem de grupos criados com a função de antecipar novidades, oferecer vantagens e descontos e por aí vai.
Babi ressalta que essa estratégia é particularmente interessante em datas sazonais, como a Black Friday, mas que o modelo em si funciona o ano inteiro. Basicamente, o que o lojista precisa fazer é convidar pessoas a participarem de grupos fechados que ele vai criar com um intuito que deve ser claramente comunicado (oferecer descontos, garantir exclusividade na compra de um produto, etc). É importante que esses grupos sejam fechados e que apenas o administrador possa mandar mensagens, porque senão ficará impossível controlar as conversas paralelas.
Para que a estratégia funcione, o lojista deve aquecer essa base de clientes que está esperando pela novidade, criando expectativas nesse público. Quer entender detalhes sobre a estratégia? Assista a live com a Babi na íntegra aqui:
Vantagens que podem ser oferecidas para aquecer sua pré-venda no e-commerce
Ao promover uma campanha de pré-venda de um produto que ele quer muito que faça sucesso, o lojista pode usar algumas estratégias para estimular os consumidores a participarem da ação. Descontos exclusivos, cupons, frete em promoção ou frete grátis… São muitas as “iscas” que podem ser usadas para estimular os clientes.
Descontos exclusivos
Uma das ações mais usadas para estimular os consumidores a realizarem uma compra na pré-venda é oferecer descontos exclusivos para quem comprar antecipadamente. Dessa maneira, além de garantir seu produto antes do público geral, o cliente ainda consegue fazer isso pagando mais barato. É vantagem para ambos os lados.
📌 Mas atenção: se o lojista prometer desconto para quem compra na pré-venda, ele realmente precisa dar esse desconto. Se quando o período de venda antecipada acabar o cliente perceber que o valor do produto está igual ao que ele pagou “com desconto”, as chances de perder esse cliente são grandes. Pior ainda, ele pode compartilhar sua insatisfação com mais pessoas, gerando prejuízo para a imagem do negócio.
Cupons
Outra estratégia para aquecer uma pré-venda no e-commerce é oferecer cupons de desconto para os clientes, ou para uma parte deles. Esses cupons não necessariamente precisam ser usados na compra do produto em si, mas também na aquisição de outros itens da sua loja.
Essa ação é interessante porque estimula o cliente não apenas a aderir à pré-venda, mas também a conhecer o que mais o seu e-commerce oferece, uma oportunidade para aumentar as vendas em geral.
Estratégias de frete para pré-venda
O valor do frete é um tópico que sempre chama muito a atenção dos clientes. Só para se ter uma ideia, de acordo com a Moosend, 60% das desistências de compra em lojas virtuais são motivadas pelo preço do envio, sendo o fator que mais leva ao abandono de carrinho no Brasil.
Não é de se surpreender, portanto, que vantagens como o frete grátis tragam retorno positivo. Mas é importante usar essa estratégia com atenção e verificar se o seu negócio tem condições financeiras de bancar a gratuidade da entrega. Fazer essa análise envolve entender qual é o ticket médio da sua loja virtual.
Mas, mesmo que não seja viável oferecer frete grátis, ainda é possível surpreender o cliente com fretes mais baratos. Como? Usando o Melhor Envio!
Como o Melhor Envio pode ajudar seu negócio a vender mais
O Melhor Envio é uma plataforma gratuita criada para facilitar o frete de lojas virtuais e vendedores online de qualquer porte. Por meio dela, é possível realizar a cotação e a contratação de etiquetas de frete para e-commerce com diversas transportadoras.
O mais bacana é que, além da praticidade, a plataforma oferece descontos no valor do frete, pois negocia envios em grandes quantidades. Dessa maneira, os lojistas conseguem oferecer a seus clientes fretes mais baratos, o que se torna um diferencial competitivo.
Seja para realizar uma ação de pré-venda, seja para as vendas do dia a dia, usar o Melhor Envio só traz benefícios ao seu negócio. O melhor de tudo é que a solução pode ser integrada a dezenas de plataformas de e-commerce, marketplaces, Hubs e ERPs, o que torna os processos de cotação e contratação de fretes ainda mais fáceis!
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O processo de pré-venda no e-commerce acontece quando o lojista prepara sua base de clientes (e possíveis clientes) para realizar uma compra. Trata-se de uma estratégia comum no lançamento de um produto, mas não precisa estar restrita a isso.
Antes de mais nada, para fazer uma pré-venda no e-commerce o lojista precisa comunicar a oportunidade para sua base de clientes ou para os consumidores que podem se interessar por ela, dependendo da ação planejada.