Pensando em abrir, montar ou decorar uma loja de roupa pequena e simples? Então, acompanhe este artigo até o fim. Separamos inspirações e dicas valiosas que irão ajudar você durante esse processo.
- como decorar loja de roupa pequena
- como montar uma loja de roupas em um espaço pequeno
- estratégias para vender mais
- o que você precisa saber para abrir loja de roupa física
E se você tem uma loja de roupas virtual e precisa de fretes mais competitivos, clique no botão abaixo e faça seu cadastro no Melhor Envio!
Navegação rápida
Como fazer a decoração de loja de roupa pequena e simples?
Vamos começar pelo exterior do estabelecimento? Mas antes de pensar na decoração da fachada de loja pequena de roupa, verifique as regras e parâmetros exigidos pela legislação urbana do seu município. Somente após essa etapa, comece a planejar as mudanças desejadas.
Fachadas de lojas pequenas requerem certos cuidados, afinal, você terá menos espaço para criar um ambiente convidativo, capaz de atrair a atenção de quem circula pela calçada.
Entre os materiais e acabamentos mais usados em fachadas estão: pintura, MDF, ACM, revestimentos, letreiros, vidro, lona e adesivos para áreas externas. Para evitar gastos recorrentes, dê preferência a materiais que não vão deteriorar rapidamente com a ação da chuva e sol, ok?!
Quando falamos em decoração, não podemos esquecer da vitrine de lojas pequenas. De acordo com o Sebrae, uma vitrine atrativa e bem montada é responsável por até 80% das decisões de compra. Ou seja, além de ser um espaço para fortalecer a identidade visual do seu negócio, a vitrine atua como uma vendedora indireta.
Veja algumas dicas para montar uma vitrine de loja pequena capaz de potencializar a atração de clientes:
- monte decorações temáticas para datas as principais comemorativas e a cada mudança de estação
- busque o equilíbrio, logo não deixe a vitrine muito cheia ou vazia
- mantenha elementos que remetam à identidade visual da sua loja
- deixe os preços à mostra. Segundo o Sebrae, a ausência do preço na vitrine pode afastar consumidores. Inclusive, é muito importante precificar os produtos que estão expostos dentro da loja.
- aposte em manequins com vários tipos de corpos
- não descuide da limpeza e da organização
Dica: se você quer fazer a decoração de loja de roupa pequena e simples gastando pouco, aproveite artigos que possui em casa, como vasos de plantas, quadros, tapetes e enfeites em geral.
Como montar uma loja de roupas em um espaço pequeno?
Montar uma loja de roupa pequena pode ser desafiador, afinal uma má otimização do espaço pode prejudicar a experiência de compra da sua clientela. Pensando nisso, preparamos 5 dicas para você aproveitar cada cantinho da melhor forma. Confira:
1. Categorize as peças e mantenha a organização
Eis a pergunta que não quer calar: como organizar uma loja de roupas em um espaço pequeno? Apesar de ser relativamente mais trabalhoso, não é nenhuma tarefa impossível.
Por se tratar de um espaço reduzido acaba sendo mais difícil deixar cada categoria em um canto, certo?! Uma solução para otimizar o espaço e manter a loja organizada é expor produtos complementares próximos uns dos outros.
Por exemplo, se você vende roupas, calçados e acessórios femininos, não deixe cada categoria de produto em um lugar diferente da loja, coloque todos os itens juntos (como na imagem abaixo).
Dessa forma, quem entrar na sua loja vai ver logo de cara como as peças combinam entre si, sem precisar pensar em composições para o look. Inicialmente parece um pouco estranho, porém essa estratégia estimula um comportamento de compra mais impulsivo, podendo te ajudar a vender mais.
Para deixar o ambiente mais harmônico, separe as peças por cores, isso faz com que as pessoas encontrem com mais facilidade o que desejam. Por se tratar de uma loja de roupas pequena e simples, não encha as araras, pois isso contribui para a poluição visual.
Além disso, deixar poucos itens à mostra é uma estratégia eficiente, porque você consegue mostrar as novidades aos poucos. Isso faz com que sua clientela tenha a sensação que sempre há coisas novas à venda.
2. Use espelhos para ampliar o ambiente
Um truque para ampliar uma loja de roupas pequena é usar espelhos. Devido a sensação de profundidade e amplitude, esses objetos dão a impressão que o ambiente é maior.
Dependendo do local de instalação, o espelho é capaz de alterar até a iluminação do cômodo, sendo uma boa pedida para locais escuros, pois melhora a propagação da luz.
Mas atenção! Apesar dos pontos positivos, não exagere. Lembre-se que o acessório reflete tudo o que está no entorno. Logo, espaços muito coloridos, com muita decoração e com espelhos em excesso podem ficar poluídos e comprometer a comunicação visual da sua marca, afetando as vendas.
Isso acontece porque lojas bagunçadas ou com muitos estímulos visuais tendem a causar desconforto, repelindo seus clientes. Portanto, use espelhos com parcimônia.
Dica: evite espelhos que distorcem a imagem refletida e prefira os que possuem boa qualidade.
3. Cuide da iluminação
A iluminação não pode ficar de fora das dicas de como montar uma loja de roupas em um espaço pequeno, afinal, quando usada de maneira inadequada, ela causa distorções nos tons das peças e até desconforto visual.
Um erro grave é adotar o mesmo padrão de iluminação na loja inteira. Por mais que seu espaço seja limitado, pondere alguns pontos:
- evite a incidência de sombra no provador;
- adote luzes difusas no interior da loja;
- deixe spots e/ou luminárias direcionadas nas araras e vitrines;
- alterne entre cores frias e quentes, entre outros.
Para não cometer equívocos, o ideal é fazer um projeto de loja de roupa que atenda às suas necessidades. Profissionais especializados vão saber orientar você sobre normas técnicas e escolher as melhores soluções.
4. Tenha ao menos um provador
Provadores são indispensáveis em qualquer loja de roupas. Por isso, o ideal é ter ao menos um provador com espelho de corpo inteiro e com uma boa iluminação. Colocar um banquinho ou puff para as pessoas sentarem e ganchos para pendurar as peças também são boas escolhas.
Se você puder, coloque mais de um espelho no provador, assim é possível enxergar as roupas por ângulos diferentes. Atente-se para a ventilação e temperatura do ambiente. Em se tratando do ar-condicionado mantenha o conforto térmico, evitando o modo muito quente ou muito frio.
Como falamos no tópico anterior, preste atenção a iluminação para não alterar a cor das roupas ou prejudicar a experiência de compra da sua clientela.
5. Escolha o mobiliário certo
Possuir um mobiliário sob medida pode otimizar o espaço interno. Afinal, tudo será milimetricamente pensado para encaixar corretamente em cada local.
A grana está curta para investir em planejados? Algumas soluções como: deixar cestos ou caixas organizadoras embaixo das araras é um jeito mais econômico de driblar a falta de espaço. Inclusive, vale guardar parte do seu estoque nesses locais.
Colocar um balcão com portas ou divisórias no meio da loja também é uma solução interessante, só tenha a cautela de não atrapalhar a circulação.
E aí, anotou as dicas de como montar uma loja de roupas em um espaço pequeno?
Loja de roupas pequena e simples: estratégias para vender mais
Marque presença nas redes sociais
Mesmo sendo uma loja física, não deixe de marcar presença na internet. Nas redes sociais, por exemplo, você tem a chance de manter um relacionamento com seu público, divulgar novidades, promoções e muito mais.
Durante a pandemia, várias lojas começaram a fazer lives com o intuito de continuar vendendo. A ideia deu tão certo que alguns estabelecimentos continuaram com essa estratégia após a reabertura do comércio.
Além das lives, as lojas incorporaram as redes sociais como um canal de vendas. As entregas geralmente são limitadas a um raio de distância. Porém, você pode expandir seu negócio e vender para todo o Brasil, como mostraremos daqui a pouco.
Aproveite a parte frontal do caixa
Criar atrativos como colocar peças ou acessórios na frente do caixa é uma excelente solução para chamar a atenção da sua clientela e gerar mais vendas. Esse tipo de estratégia é muito comum em supermercados, mas pode ser facilmente adaptada para a sua loja de roupas pequena e simples.
Para quem vende somente roupas, é interessante posicionar algumas peças complementares mais próximas do caixa. Itens em liquidação ou novidades são ótimos para despertar o interesse.
Você vende acessórios? Deixe os queridinhos na parte frontal do caixa. Isso estimula a pessoa a comprar itens que ela não havia cogitado inicialmente.
Avalie as oportunidades do universo online
Migrar para o virtual pode ser uma boa estratégia para decolar sua loja de roupas pequena e simples. Uma dica é testar plataformas de e-commerce gratuitas, assim você consegue avaliar se vale a pena ou não investir em planos pagos.
Vender via redes sociais é outra opção mais acessível para quem está começando. Caso você opere apenas no varejo físico e ainda não conheça muito sobre o universo online, separamos alguns artigos que podem ajudar:
Plataformas para criar uma loja virtual grátis
Como criar um catálogo de produtos no WhatsApp Business
Como cobrar frete de clientes em vendas via redes sociais
E claro, se precisar de ajuda com o frete, conte com o Melhor Envio. Somos uma plataforma de gestão logística completa. Além da Calculadora de Fretes, onde você encontra dezenas de modalidades de envio e as principais transportadoras do país, temos soluções como rastreio automatizado, centralizador de encomendas e vários serviços gratuitos.
Além disso, aqui no Melhor Envio quanto mais encomendas você posta, mais descontos recebe. Todas as pessoas que fazem cadastro na plataforma participam automaticamente do Melhor Nível, nosso programa de vantagens. Conforme o seu volume de envios aumenta, você libera descontos no preço dos fretes e diversos benefícios.
Para conhecer mais detalhes sobre o Melhor Nível, preparamos um artigo especial explicando como o nosso programa de vantagens funciona.
3 ideias de loja pequena de roupas para abrir em 2024
Além de uma loja de roupa feminina pequena, veja outras opções de empreendimentos para abrir em 2024:
- Loja de roupa masculina pequena
- Loja de roupa infantil pequena
- Loja de roupas populares pequena
Como abrir uma loja de roupas?
A primeira dica de como abrir uma loja de roupas é fazer um bom planejamento financeiro. Algumas pessoas acreditam que por se tratar de um empreendimento menor, não é necessário se preocupar tanto com as finanças. Mas na verdade não é bem assim.
Independente do porte da sua loja, é imprescindível incluir o planejamento financeiro no seu plano de negócios. Portanto, registre todos os gastos, incluindo aqueles gerados antes mesmo de iniciar as atividades.
O segundo passo do processo de como abrir uma loja de roupas envolve a parte burocrática. O número de trabalho informal ou autônomo vem crescendo no país nos últimos anos. Porém, ainda que você tenha uma mini loja de roupas, a formalização é sempre o melhor caminho.
Sabemos que algumas pessoas se arriscam na informalidade devido às diversas circunstâncias (e não estamos julgando, ok?!), mas se você tiver condições, faça tudo em conformidade com a lei.
Por se tratar de uma loja de roupas pequenas e simples, as naturezas jurídicas mais indicadas são: MEI ou ME.
Ao se tornar um MEI (Microempreendedor Individual) você passa a contar com: a seguridade de ter um CNPJ, acesso facilitado a crédito bancário, benefícios previdenciários, entre outras vantagens.
Além disso, o MEI possui taxas menores (quando comparado com outras alternativas), permite a contratação de um funcionário, a abertura é simplificada (feita pela internet no Portal do Empreender) e dispensa a necessidade de contratar um serviço de contabilidade. Claro que, apesar de não ser uma obrigatoriedade, é sempre recomendado procurar auxílio profissional.
Por outro lado, quem é microempreendedor individual não pode ter sócios e, até o momento da publicação deste artigo, o limite de faturamento anual do MEI é de R$ 81 mil. Ou seja, lojistas que ultrapassarem esse montante devem mudar a natureza jurídica do negócio.
Sua loja pequena cresceu? Cogite migrar para o ME (Microempresa). Além de ter um teto de faturamento maior (até R$ 360 mil por ano), permite a formação de sociedade empresarial e a contratação de 9 até 19 funcionários dependendo do segmento do negócio.
Em contrapartida, você tem obrigação de contratar um serviço de contabilidade e fazer a emissão do contrato social, que deve ser registrado na Junta Comercial do seu estado. Ademais, as taxas não são fixas, elas variam conforme cada nota emitida.
Você deverá providenciar ainda alvará de funcionamento e demais licenças, que variam conforme as regras de cada município.
Dica: tanto o MEI quanto o ME permitem o registro de atividades secundárias. Basta incluir o código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) das atividades correlatas que você deseja trabalhar. Quem pretende investir no varejo digital também pode incluir CNAE específico para a venda no comércio online.
Se você pensa em vender online, confira as vantagens de ser MEI para quem atua no e-commerce ou assista o vídeo abaixo
Além de tudo que falamos ao longo do artigo, para abrir uma loja de roupas pequena e simples você ainda vai precisar:
- Conhecer bem seu público-alvo. Para resultados mais assertivos, construa a persona do seu negócio.
- Definir seu mix de produtos e encontrar bons fornecedores.
- Escolher um ponto comercial estratégico, ponderando fatores como: segurança, acessibilidade, concorrência, infraestrutura do local, movimentação, se possui banheiro, entre outros.
- Possuir um estoque inicial e, posteriormente, fazer uma gestão eficiente.
- Precificar os produtos corretamente para não ter prejuízos.
- Contratar funcionários (se for o caso)
- Escolher os meios de pagamento que serão aceitos na sua loja.
- Solicitar serviços essenciais como energia, água, internet, etc.
Gostou das dicas?! Compartilhe esse artigo e não esqueça de se cadastrar na nossa newsletter para receber mais conteúdos para impulsionar seu negócio.