Entenda como criar um canal no Telegram e saiba como usar essa ferramenta a favor da sua loja virtual!
O Telegram vem ganhando espaço no dia a dia dos brasileiros. De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, o mensageiro está instalado em 35% dos smartphones ativos no Brasil, sendo que 53% desses usuários afirmam usar a solução todos os dias ou quase todos os dias.
A consultoria Apptopia mostrou que o Telegram foi o oitavo app mais baixado do planeta em 2020, com cerca de 256 milhões de downloads. O histórico de novos usuários do mensageiro indica crescimento, mostrando que a ferramenta ainda pode ganhar muito mais mercado.
Sendo assim, o lojista que vende pela internet pode aproveitar essa ferramenta gratuita como mais um canal de vendas. Também há a possibilidade de usar o app para estreitar as relações com os consumidores, responder dúvidas e enviar comunicados. Tudo isso pode ser facilitado com auxílio de uma opção do Telegram chamada canal.
O que é um canal no Telegram? Como criar essa função e disparar mensagens para muitos contatos de uma vez só? Descubra a resposta para essas e outras questões a seguir!
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O que é um canal no Telegram?
Um canal do Telegram é uma função no aplicativo que permite o envio de mensagens para muitas pessoas ao mesmo tempo. Tem uma aplicabilidade parecida com as listas de transmissão no WhatsApp, mas o canal do Telegram mais se parece com um grupo, sendo que o criador do espaço pode habilitar quem poderá mandar mensagens.
A maior vantagem do canal no Telegram é que ele comporta um número ilimitado de inscritos! Isso mesmo, você pode adicionar toda a sua base de clientes em um mesmo lugar e mandar mensagem simultaneamente para todos eles. Por outro lado, a ferramenta é acessada por apenas um terço dos usuários de smartphone no Brasil, fazendo com que seu alcance seja menor do que o do WhatsApp.
O empreendedor pode criar um canal no Telegram com o objetivo de reunir consumidores e leads (clientes em potencial) de sua loja virtual e transformar aquele espaço em um ambiente onde compartilha ofertas, dicas, novidades, facilidades e muito mais! Falaremos mais sobre isso adiante.
Por ser um espaço onde o criador tem total controle sobre as mensagens enviadas, é mais fácil manter o canal organizado, o que evita dispersões. Por outro lado, é importante que o lojista deixe claro a possibilidade de os usuários entrarem em contato com o administrador (criador do grupo) caso queiram saber mais detalhes sobre algo que foi enviado no canal no Telegram.
Como criar um canal no Telegram
Existem dois tipos de canais no Telegram: os públicos e os privados. A diferença entre eles é que os canais privados não podem ser encontrados em pesquisas e apenas o administrador pode colocar novos membros. Já os canais públicos podem ser encontrados nas buscas dentro do app. É possível até mesmo gerar um link do canal público e compartilhar com outros usuários ou nas redes sociais.
Para entender como criar um canal no Telegram, siga os passos abaixo:
- Clique no ícone de lápis e papel (que simboliza nova mensagem) no canto superior direito da tela;
- Clique em Novo Canal.
Em seguida, você será convidado a dar um nome para o canal, escrever uma breve descrição e selecionar uma foto para ele. Eis uma diferença importante entre a lista de transmissão no WhatsApp e o canal no Telegram: nesse segundo, as mensagens são enviadas em nome do canal e não do administrador. Se o nome do seu canal é “Loja X”, as mensagens serão enviadas com essa identificação.
O próximo passo é marcar se o canal será público ou privado. Em ambos os casos, você receberá um link para convidar pessoas para esse canal. Por fim, você poderá adicionar seus contatos ao canal do Telegram. O app só mostrará aqueles contatos que possuem o aplicativo instalado.
Prontinho! Agora é só escrever a primeira mensagem e enviar.
✔️ Dica: o criador do canal pode convidar usuários para serem administradores. Dessa maneira, outras pessoas de sua equipe, por exemplo, podem postar as mensagens e atender os clientes que entrarem em contato.
Como achar um canal no Telegram?
Como achar um canal no Telegram? Se o canal for público, basta digitar o nome na barra de pesquisa dentro do aplicativo, achar o canal e entrar. Se quiser procurar canais aleatoriamente para entrar em espaços com temas de seu interesse, basta digitar um termo na barra de pesquisas e checar as opções que aparecem.
Se o canal for privado, apenas o administrador poderá aceitar novos membros. Há um link para entrar em canais privados. Mesmo que você tenha acesso a essa URL e faça a solicitação para entrar, caberá ao administrador aceitar ou não.
De acordo com o Telegram, o administrador do canal só pode convidar de maneira direta 200 pessoas para entrarem no espaço. Passado esse número, é necessário enviar o link de convite aos demais usuários. O link pode ser postado em redes sociais, site, na sua loja virtual e até ser enviado em grupos no WhatsApp, por exemplo.
Mas cabe prudência. O Telegram pode banir um usuário de adicionar novas pessoas em canais caso ele esteja enviando o link massivamente a ponto de outras pessoas denunciarem que estão sendo importunados.
Como sair de um canal do Telegram?
É muito simples sair de um canal do Telegram. Basta abrir o canal, clicar no nome para acessar as configurações e em seguida procurar a opção Sair do Canal.
Apenas os administradores podem postar mensagens nos canais. Diferentemente do WhatsApp, no Telegram cada mensagem não se transforma em uma mensagem individual.
Se o administrador quer dar espaço para os usuários interagirem, ele pode criar um grupo de discussão acoplado ao canal. Dessa maneira, ao lado de cada postagem aparecerá um ícone de conversa. As mensagens enviadas irão para o grupo, o que facilita a vida do administrador do canal, que manterá aquele espaço apenas para suas postagens.
Para criar um grupo de discussão no Telegram, basta seguir os passos abaixo:
1) acessar as configurações do canal no Telegram
2) clicar no ícone de lápis
3) clicar em discussões
4) criar novo grupo de discussão
Como divulgar canal do Telegram para turbinar suas vendas?
Um canal no Telegram pode ser um espaço bastante interessante para que o lojista realize uma série de ações relacionadas a seu e-commerce, tanto de pré-vendas quanto de pós-vendas. Eis algumas:
✔️ antecipar novidades
✔️ falar sobre lançamentos
✔️ aquecer os clientes para que eles estejam prontos para a compra em uma data especial
✔️ oferecer condições especiais, como cupons e ofertas exclusivas
✔️ convidá-los a engajar com seu conteúdo em outros canais (redes sociais e blog, por exemplo)
✔️ Também é bacana usar os canais do Telegram para enviar recados importantes aos clientes e que precisam chegar com certa urgência, como comunicar instabilidades no site ou outras questões que demandam uma justificativa.
Ao criar um canal no Telegram, o lojista deve estar preparado para atender a demanda de consumidores e leads que podem querer entrar em contato. É importante se atentar ao tom de voz das mensagens enviadas, sempre usando uma comunicação cordial e clara.
Caso o lojista use um canal no Telegram com o objetivo de realizar vendas, ele deve estar preparado e ter em seu arquivo fotos do produto, explicações de uso, vídeos, catálogo e outros materiais que o ajudem a concretizar aquele negócio.
Por fim, estratégias de vendas focadas no valor do frete também podem ser divulgadas em canais do Telegram. Sabia que 60% dos abandonos de carrinho no e-commerce brasileiro são causados pelo valor do frete? O dado é da Moonsend.
Tendo isso em mente, apostar em ações relacionadas a frete promocional ou frete grátis, por exemplo, pode render muitas vendas para a loja virtual. Usar o Telegram para divulgar essas ações contribui ainda mais para o sucesso da estratégia.
📍 Quer mais dicas de marketing digital para atrair clientes para o seu negócio virtual? Confira as sugestões que elencamos nesse vídeo:
Quais as diferenças entre um grupo do WhatsApp e um canal no Telegram?
Você leu ao longo desse texto as diferenças entre um grupo do WhatsApp e um canal no Telegram. Em resumo, o que difere um do outro é:
👉 Um grupo do WhatsApp comporta até 256 participantes. Já um Canal do Telegram aceita um número ilimitado de inscritos!
👉 O Canal do Telegram é focado nos administradores (e no que eles compartilham com os inscritos), cabendo a eles ativar ou não a interação com o público. Já o grupo do WhatsApp é mais focado na interação entre os participantes.
👉 O canal no Telegram permite o envio de arquivos pesados (de até 2GB), já o grupo do WhatsApp só permite envio de arquivos (vídeos, fotos, etc) de até 30MB por mensagem.
👉 Os canais do Telegram podem ser públicos, permitindo que qualquer usuário do aplicativo os encontre na barra de pesquisas do app. Já os grupos do WhatsApp só podem ser acessados via link de convite.
👉 As mensagens enviadas nos canais do Telegram podem ter contador de visualizações, recurso não disponível no WhatsApp.
Conte com o Melhor Envio para vender pelo Telegram
O Melhor Envio é uma plataforma de cotação e contratação de frete para e-commerce em diversas transportadoras. Há mais de 6 anos no mercado, a plataforma cresceu e hoje já atende mais de 100.00 lojistas de todos os cantos do Brasil!
👉 Por negociar entregas em grandes quantidades, o Melhor Envio consegue oferecer preços de frete mais baratos do que os encontrados no balcão das transportadoras.
O cadastro na plataforma é gratuito. Lojistas que vendem pelo Instagram, Telegram, WhatsApp ou outras redes podem usar a ferramenta para facilitar a gestão logística de seus negócios virtuais. Por exemplo, ao acessar a Calculadora de Fretes, inserir os dados do remetente e destinatário e alguns dados do pacote (peso, dimensões, etc), o empreendedor receberá em segundos informações referentes a valores de frete em todas as transportadoras parceiras da plataforma.
🚚 As transportadoras parceiras do Melhor Envio são: Correios, Jadlog, Azul Cargo Express, LATAM Cargo, Loggi, J&T Express e Buslog.
Olha só como é a Calculadora de Fretes da plataforma:
De volta a plataforma, basta selecionar o frete desejado, preencher os dados solicitados, escolher a unidade da transportadora onde a encomenda será postada, pagar, imprimir a etiqueta e colar junto ao pacote. Ah! Não se esqueça da nota fiscal e da declaração de conteúdo.
Após fechar uma venda pelo Telegram, por exemplo, o lojista pede os dados do local de entrega da encomenda junto ao cliente. Aí basta acessar a Calculadora de Fretes, inserir as informações, fazer a pesquisa e repassar as opções disponíveis ao consumidor.
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