Blog Melhor Envio
  • Blog
  • site
  • suporte
  • login
  • cadastrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Blog
  • site
  • suporte
  • login
  • cadastrar
Sem resultados
Ver todos resultados
Blog Melhor Envio
Sem resultados
Ver todos resultados
  • E-COMMERCE E MARKETPLACE
  • DATAS ESPECIAIS
  • FINANÇAS E EMPREENDEDORISMO
  • FRETE E LOGÍSTICA
  • MARKETING DIGITAL
  • SOBRE NÓS

Como melhorar a prevenção de perdas logísticas no e-commerce?

Lucimara Leandro Por Lucimara Leandro
8 de fevereiro de 2022
Em Finanças e Empreendedorismo
0
Home Finanças e Empreendedorismo
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe por E-mail

Se você acredita que a única forma de aumentar os lucros da sua loja online é vendendo mais, eu lamento informar, mas isso não é verdade. A prevenção de perdas na logística é tão importante quanto o volume de vendas na hora de melhorar o faturamento no e-commerce.

Por isso, ao longo do artigo, vamos lhe mostrar como identificar as perdas mais frequentes no e-commerce e como traçar um plano de prevenção de perdas para melhorar os resultados financeiros do seu negócio. Vamos começar?

Navegação rápida

  • 1 O que é prevenção de perdas na logística?
  • 2 5 tipos de perdas logísticas para evitar no e-commerce 
    • 2.1 1. Atrasos na entrega 
    • 2.2 2. Sinistros
    • 2.3 3. Erros nos pedidos
    • 2.4 4. Avarias
    • 2.5 5. Ineficiência na gestão de estoque
        • 2.5.0.1 Lucimara Leandro

O que é prevenção de perdas na logística?

A prevenção de perdas na logística é um conjunto de ações e estratégias que visam evitar ou reduzir possíveis prejuízos durante o processo logístico, desde a negociação com os fornecedores até a entrega do pedido.

Nesse sentido, o primeiro passo é realizar um mapeamento das perdas mais frequentes do seu e-commerce e verificar quais delas podem ser evitadas. Abaixo, separamos alguns exemplos:

  • Atrasos na entrega. 
  • Avarias. 
  • Sinistros.
  • Ineficiência na gestão de estoque.
  • Gerar pedidos errados; entre outras. 

Após finalizar o mapeamento das perdas logísticas, o próximo passo é montar um plano de ação de prevenção de perdas. A proposta é diminuir ao máximo falhas operacionais e antecipar eventos que possam gerar resultados negativos para o seu negócio.  

5 tipos de perdas logísticas para evitar no e-commerce 

Agora que você conhece os principais tipos de perdas logísticas, veja como evitá-las:

1. Atrasos na entrega 

Atrasos na entrega causam insatisfação no consumidor e, dependendo do caso, as chances de ele voltar a fazer negócio com a sua empresa são mínimas. Esse tipo de situação gera má reputação para a sua marca e ocasiona perdas financeiras para o seu e-commerce. 

Inclusive, o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê que o atraso na entrega é considerado um descumprimento da oferta por parte do fornecedor. Neste caso, o cliente tem o direito de exigir que o item seja enviado, aceitar outro produto equivalente ou receber a restituição integral da quantia paga. Por isso, preste atenção aos prazos.

Lembre-se que para o consumidor a responsabilidade da entrega é do lojista e não da transportadora. Logo, se houver atrasos o cliente espera que você tenha alguma solução para o problema. Portanto, a dica é escolher transportadoras que oferecem o serviço de rastreio de encomendas. 

No Melhor Envio, por exemplo, você tem acesso gratuito ao Melhor Rastreio e consegue acompanhar as mudanças nos status dos pedidos de diferentes transportadoras em um único lugar. Dessa forma, se acontecer algum imprevisto com a entrega, você consegue entrar em contato com o destinatário para solucionar a situação rapidamente. 

O Melhor Rastreio também permite configurar alertas de e-mails para o seu cliente. Assim a pessoa pode acompanhar as movimentações e se certificar que terá alguém no local para receber a encomenda. Com o rastreio online é possível prevenir reentregas, devoluções e eventuais perdas. 

Então, se você ainda não é cliente Melhor Envio, faça o seu cadastro e inclua o Melhor Rastreio na sua estratégia de prevenção de perdas.

Clique e cadastre-se no Melhor Envio!

2. Sinistros

Os sinistros também geram perdas significativas para os lojistas, principalmente os relacionados a acidentes e roubo de carga. 

De acordo com a 24ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias, 61,8% da malha rodoviária pesquisada apresenta problemas e mais de 2.773 km estão em condições insatisfatórias de circulação. 

Além disso, o roubo de cargas está entre os principais desafios logísticos do país. Segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), foram registradas 14.159 ocorrências em 2020 e os prejuízos chegaram a R$1,2 bilhão.

Diante desses dados, tome muito cuidado ao escolher uma transportadora para o seu e-commerce. Sempre confira a reputação da empresa e verifique como funciona a indenização em caso de roubos, extravios ou avarias. 

Outra dica é não depender apenas de um meio de transporte, pois se acontecer alguma situação inesperada, você tem outras alternativas para não comprometer as entregas.

Com o Melhor Envio você pode contratar os serviços de diferentes transportadoras e escolher as modalidades de frete (expresso ou econômico) e modais de entrega (aéreo ou rodoviário) de sua preferência. Ou seja, opção é o que não falta!

Além disso, o Melhor Envio possui uma equipe de atendimento especializada para mediar as providências que devem ser tomadas junto às transportadoras em casos de sinistros ou avarias. Portanto, se você procura segurança e eficiência na prevenção de perdas logísticas, venha para o Melhor Envio. 

Para saber mais detalhes sobre como agir nessas situações, confira o artigo “Minha carga sofreu avaria ou extravio. O que eu faço?” Ou assista o vídeo disponível no canal do Melhor Envio no YouTube:

3. Erros nos pedidos

Outro erro que pode provocar perdas significativas é a geração errada de pedidos. Imagine a frustração do cliente ao comprar um produto na sua loja e receber algo completamente diferente. 

Pois é, além de arruinar a experiência de compra do consumidor, você ainda vai ter um gasto adicional para reenviar a mercadoria correta para o cliente e pagar pela logística reversa. Isso se a pessoa não desistir da compra.

Portanto, para criar um planejamento de prevenção de perdas eficiente é necessário manter rotinas de picking (separação) bem organizadas.

prevenção-de-perdas-no-estoque-freepik
Fazer uma picking list ou lista de preparação evita erros durante a separação dos pedidos

Legenda: Fazer uma picking list ou lista de preparação evita erros durante a separação dos pedidos

Para evitar erros durante a separação dos produtos, faça uma picking list (lista de preparação) com as informações dos produtos que devem ser separados. 

Confira exemplos sobre o que incluir na sua picking list:

  • Código do pedido.
  • Nome, peso e descrição (tamanho, cor e etc.) do item.
  • Localização do produto no estoque.
  • Quantidade.
  • Observações gerais ou informações especiais sobre a mercadoria. Por exemplo, no caso de alimentos perecíveis ou itens frágeis, vale inserir informações adicionais, já que tais produtos exigem mais cuidados em relação a embalagem e transporte. 

A seguir, confira os principais cuidados que você precisa ter na hora de empacotar o pedido.

4. Avarias

A embalagem é outra coisa que pode ser usada para a prevenção de perdas logísticas no e-commerce. Para diminuir as chances de o produto chegar danificado na casa do cliente, garanta que a mercadoria seja embalada corretamente. 

Logo, prefira as caixas de papelão, pois elas dão mais sustentação e protegem melhor os objetos. Para evitar atritos durante o transporte e possíveis avarias, utilize materiais leves como papel, plástico bolha, jornais, entre outros, para preencher os espaços internos da caixa. 

É importante ressaltar que as transportadoras podem recusar o pagamento da indenização por avaria se constatarem que o produto foi embalado de maneira inadequada. Portanto, certifique-se que o item está bem protegido antes de realizar a postagem. 

Para mais dicas sobre como embalar a sua encomenda de maneira adequada, acesse o artigo “Embalagem no e-commerce: como enviar o seu produto?” ou acompanhe este vídeo no canal do Melhor Envio no YouTube:

Agora, se mesmo tomando todos os cuidados, o pedido chegar avariado, você consegue minimizar as perdas usando o serviço de logística reversa do Melhor Envio. Com a ferramenta, é possível gerar etiquetas de frete reverso com valores mais competitivos e agilizar o processo de devolução da mercadoria.

Desta forma, o cliente fica satisfeito e o lojista economiza mais. Afinal, o Melhor Envio oferece fretes com preços diferenciados, em relação ao que é praticado no balcão das transportadoras. 

Importante: Além da embalagem, preste atenção à documentação de envio e ao endereço do destinatário, para não enviar a mercadoria para um local errado. 

5. Ineficiência na gestão de estoque

A má gestão de estoque pode ocasionar muitas perdas para o seu negócio. Nesse sentido, vale investir em ferramentas como softwares ERP que controlem o fluxo de expedição dos pedidos e das mercadorias que entram e saem do depósito. 

Ao optar por um sistema de gestão integrado, você não corre o risco de anunciar itens indisponíveis, vender produtos fora da data de validade ou comprar muita mercadoria e ficar com o estoque parado, por exemplo. Por isso, aposte na gestão de estoque para otimizar o controle de perdas no seu e-commerce.

Esperamos que este artigo lhe ajude a fazer um plano de ação de prevenção de perdas logísticas para o seu e-commerce. Para ficar por dentro de mais conteúdos, cadastre-se na nossa newsletter. 

Não fazemos spam, tá?! Nossa intenção é levar conhecimento e auxiliar lojistas de todo o Brasil a impulsionarem seus negócios! 

Lucimara Leandro
Lucimara Leandro
Website | + posts

Jornalista que ama escrever e ouvir histórias. Produtora de conteúdo no Melhor Envio, plataforma responsável por simplificar a cotação de frete e ajudar milhares de lojistas a reduzir os custos com serviços de envio.

  • Lucimara Leandro
    https://blog.melhorenvio.com.br/author/lucimara-leandro/
    Seguro de cargo: como funciona e a importância de contratar  
  • Lucimara Leandro
    https://blog.melhorenvio.com.br/author/lucimara-leandro/
    Como inserir saldo na carteira virtual do Melhor Envio?
  • Lucimara Leandro
    https://blog.melhorenvio.com.br/author/lucimara-leandro/
    Mídia paga: como ter retorno sem investir muito? [Guia 2022]
  • Lucimara Leandro
    https://blog.melhorenvio.com.br/author/lucimara-leandro/
    4 maneiras de usar o serviço de rastreamento dos Correios
Postagem anterior

Como criar um canal no Telegram e vender mais online?

Próxima postagem

Os 10 melhores gatilhos mentais para vendas online em 2022

Próxima postagem
Os 10 melhores gatilhos mentais para vendas online em 2022

Os 10 melhores gatilhos mentais para vendas online em 2022

Pesquise um conteúdo

Sem resultados
Ver todos resultados

Mais acessados

  • 12 ideias de conteúdos para postar no Instagram

    12 ideias de conteúdos para postar no Instagram: como aproveitar a rede social de forma estratégica

    maio, 2022
  • Como rastrear um pedido com código de rastreio?

    abril, 2022
  • Declaração de conteúdo: o que é? Para que serve? Como fazer?

    junho, 2022
  • Melhor Envio: calculadora de frete, etiquetas de envio e muito mais!

    junho, 2022
  • Nota fiscal e declaração de conteúdo: o que são, para que servem e tudo o que você precisa saber sobre esses documentos

    maio, 2022
Conheça nosso YouTube

Parabéns! Você está perto de ter fretes mais baratos. Fique de olho no seu e-mail!
Ocorreu algum erro. Tente novamente.

Sobre Nós

Como inserir saldo na carteira virtual do Melhor Envio?

Como inserir saldo na carteira virtual do Melhor Envio?

junho, 2022
Cupom Melhor Envio: como usar cupom de desconto no site

Cupom Melhor Envio: como usar cupom de desconto no site

junho, 2022
como-alterar-meus-dados-no-Melhor-Envio

Como alterar meus dados na plataforma?

abril, 2022
Melhor Rastreio Melhor Envio
Melhor Envio 2021
Todos os direitos reservados
Fale com a gente
Termos de uso
  • 10 dicas para planejar o seu e-commerce e vender ainda mais no Dia dos Namorados
  • 4 dicas para planejar o seu e-commerce para o Dia das Mães 2022
  • Blog – Home
  • Como se preparar para o final do ano
  • Home
  • Instagram
  • Materiais gratuitos
  • O que é o Melhor Envio
  • Blog – Contato

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Blog
  • Site
  • Suporte
  • Login
  • Cadastre-se

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.