Um dos primeiros passos para quem vai apostar nas vendas pela internet é pesquisar plataformas para e-commerce e montar uma loja virtual. Afinal, é esse espaço que você vai usar para apresentar seus produtos para os clientes e, de preferência, realizar todas as etapas do atendimento. Por isso é realmente importante você decidir como vai construir o site do seu comércio eletrônico.
Como montar um site próprio do zero é um processo que pode demandar mais tempo e dinheiro, muitos estreantes (e mesmo veteranos) das vendas pela internet optam pelas plataformas de e-commerce.
Navegação rápida
O que são as plataformas de e-commerce?
Estas plataformas para e-commerce são sistemas que oferecem tudo o que sua loja precisa para funcionar bem. Isso inclui desde a vitrine, com produtos, informações e formas de pagamento para o cliente fechar a compra, até ferramentas de gerenciamento como controle de estoque, fluxo de vendas e recursos que ajudam no marketing da loja, impulsionando os resultados.
Ou seja, a plataforma de e-commerce te ajuda a construir toda a estrutura da loja online, desde o que o cliente vê no computador ou smartphone, até os recursos de acompanhamento do seu negócio.
Já deu para perceber que a escolha da plataforma é uma decisão importante, certo?
Como escolher a plataforma de e-commerce ideal para a sua loja?
O primeiro passo é conhecer as alternativas e considerar quais as necessidades do seu negócio. Vale a pena ter dois fatores em mente: o que pode ajudar nas vendas e quais ferramentas vão deixar o processo de gerenciamento mais prático.
Lembre-se que seu público-alvo, seja ele qual for, busca agilidade ao procurar o produto desejado, ter o máximo de informações úteis e fechar a compra sem dificuldades. Por isso é legal que o site tenha uma navegação intuitiva, com organização clara e inteligente dos produtos.
Outro fator importante é o acesso aos meios de pagamento. O ideal é que o cliente não precise acessar outro site ou serviço para finalizar a compra.
Sem esquecer, claro, de que a sua loja precisa ter a sua cara. Procure plataformas com boas alternativas de personalização, como inserção de logo, escolha de design e até uso de um domínio próprio, no estilo sualoja.com.br, por exemplo. Ah, lembre-se que muita gente vai conhecer a sua loja pelo celular, então montar um site responsivo para mobile (smartphones e tablets) é essencial.
Já para o gerenciamento, é importante ficar de olho em recursos de integração com diferentes formas de pagamento, soluções em frete e logística, controle de estoque, acompanhamento dos pedidos, geração de relatórios sobre as vendas e quem sabe até uma forcinha no marketing da loja.
Sim, são muitas coisas para ter atenção. Mas, felizmente, hoje é fácil encontrar várias plataformas de e-commerce que atendem a todas essas necessidades, entre alternativas pagas e gratuitas.
Um e-commerce pequeno também precisa de uma plataforma?
Se você quer montar uma loja virtual pequena, com poucos produtos ou mesmo artigos de produção artesanal, pode estar se perguntando se vale a pena investir em uma plataforma de e-commerce.
A resposta é: claro que sim! Mas, nesse caso, vale considerar as particularidades de um pequeno comércio.
Por exemplo, é bem provável que essa loja tenha apenas um ou dois administradores, então você não precisa de um quadro de gerenciamento que permita a inserção de vários perfis nessa função.
Limite no número de produtos em vitrine também não deve ser um problema, já que lojas menores costumam ter catálogo reduzido. Por outro lado, vale investir na apresentação desses artigos e no design do site, com fotos legais e descrições completas que chamem a atenção do público.
Já a praticidade na gestão das vendas e logística, como frete e pagamento, é indispensável, assim como recursos que otimizam o relacionamento com os clientes e a exposição de sua loja.
Pensamos em todos esses detalhes e separamos algumas plataformas para e-commerces pequenos para te mostrar.
Nuvemshop
A Nuvemshop é uma das plataformas de e-commerce mais conhecidas do Brasil, premiada pela ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) em 2017 e 2019. São mais de 30 templates personalizáveis, com escolha de cores ou fontes, posicionamento de menu, categoria e botões. Ou seja, é o seu site com a sua cara, sempre com otimização para mobile.
Outro ponto forte da Nuvemshop é a aposta em integração, com diversas formas de pagamento disponíveis, soluções em frete e sincronização com outras plataformas, como redes sociais, ERPs, marketplaces ou mesmo loja física, caso você também tenha uma.
Para o melhor gerenciamento, a plataforma oferece recursos como controle de estoque, relatórios sobre as vendas, soluções em frete e ferramentas de marketing, desde otimização para SEO, que vão deixar sua loja mais fácil de encontrar no Google, até envio de cupons, promoções e e-mail marketing.
Características:
- Templates personalizáveis e responsivos para mobile
- Sem limitações de número de produtos, visitas ou vendas
- Compatível com várias formas de pagamento e checkout transparente (PayPal, Mercado Pago, Wirecard, cartões de crédito ou débito, transferência bancária, entre outros)
- Certificado de segurança SSL grátis
- Integração com soluções de frete
- Geração de relatórios de desempenho
- Integração com WhatsApp, redes sociais, marketplaces e ERPs
- Fácil administração de estoque e alerta para fim de produto
- Otimização para SEO e outras ferramentas de marketing
- Geração de promoções e cupons
- Recuperação de carrinhos abandonados
- Permite a configuração de domínio próprio nos planos a partir de R$ 49/mês (nomedasualoja.com.br)
- Planos básicos com cobrança de taxa sobre venda (até R$ 2 por venda)
- Atendimento por e-mail nos planos básicos (e por WhatsApp em horário comercial nos planos avançados)
Conheça a plataforma Nuvemshop!
Woocommerce
Um pouco diferente das opções anteriores, o Woocommerce é um plugin do WordPress, que transforma o site criado na plataforma em uma loja virtual. Uma ótima alternativa para quem já tem um blog ou site no WordPress e quer fazer as adaptações necessárias para o comércio eletrônico.
Com isso, você terá mais facilidade para criar páginas de produtos e gerenciar ferramentas como controle de estoque, carrinhos de compras, formas de pagamento, frete e relacionamento com o cliente.
Como o WordPress já é mais conhecido, também pode ser mais fácil desenvolver o design e a identidade visual da loja online de uma maneira personalizada.
Porém, o Woocommerce é indicado para negócios simples, como lojas pequenas, já que o acesso a recursos avançados pode exigir conhecimento especializado em desenvolvimento de sites.
Características:
- Templates personalizáveis e responsivos para mobile
- Grande variedade de plugins para integração com formas de pagamento, gestão de frete, marketplaces e ERPs
- Integração com soluções de frete
- Otimização para SEO e outras ferramentas de marketing
- Permite a configuração de domínio próprio
- Mais indicado para sites e operações simples
Conheça a plataforma Woocommerce
Loja Virtual
A Loja Virtual está entre as plataformas de e-commerce consolidadas no mercado nacional, com cerca de 12 anos de experiência e mais de 400 mil lojas criadas em sua base.
Um dos diferenciais da Loja Virtual é garantir o atendimento de Suporte Técnico para todos os planos, incluindo apoio durante o período experimental gratuito. Os planos possuem assinatura mensal a partir de R$39,90 já com domínio grátis. O que pode representar um excelente custo-benefício, principalmente para quem está começando.
Outra vantagem é a variedade de soluções e recursos disponíveis, como recuperação de carrinho abandonado e criação de cupons de descontos, por exemplo. Além disso, é possível integrar a plataforma com ERPs, gateways de frete e intermediadores de pagamento.
A Loja Virtual oferece dezenas de temas gratuitos para escolha dos clientes. Todos eles são editáveis e o usuário ainda pode personalizar da forma que desejar. Não existe a necessidade de comprar temas com um custo extra como costuma ocorrer em outras plataformas.
Características:
- Plataforma intuitiva e super prática de utilizar;
- São centenas de templates disponíveis, todos eles gratuitos, personalizáveis e responsivos para mobile;
- Atendimento de Suporte via chat e Whatsapp em todas as etapas, incluindo o período Trial;
- Oferece as principais integrações do mercado de e-commerce, como diversos meios de pagamento, cálculo de frete, formas de envio, e muito mais;
- Equipe de CS para apoio na obtenção de melhores resultados.
- Sem cobrança de taxa por venda realizada;
- Domínio .com.br grátis em todos os planos;
- Certificado SSL já incluso nas lojas;
- Recuperação de carrinho abandonado, cupons de desconto, ferramentas de comunicação, marketing, dentre outros.
Conheça a plataforma LojaVirtual.
WIX
Assim como o WordPress, Wix também é uma ferramenta para criação de sites simples e com muitas opções de personalização no visual, que podem ser usadas na criação da sua loja virtual. Mesmo quem não tem nenhuma experiência em criação de sites vai se dar bem com a plataforma e colocar o e-commerce no ar em poucas horinhas.
Ao optar por um dos planos para e-commerce da Wix, com valores a partir de R$ 29, a loja virtual fica pronta para aceitar pagamentos online por diferentes plataformas, aproveitar as soluções de frete oferecidas e gerar análises de vendas e relatórios, além de poder usar um domínio próprio grátis por 12 meses.
A plataforma também oferece recursos de marketing, SEO, relacionamento com cliente e integração com redes sociais.
Mas atenção, por enquanto o Wix não oferece integração com marketplaces e ERPs. Então, além de não anunciar seus produtos nesses espaços, você vai precisar de outras ferramentas para geração de notas fiscais e demais necessidades de um e-commerce mais estruturado.
Por isso essa alternativa é mais indicada para quem tem uma loja online que não exija rotinas complexas.
Características:
- Templates personalizáveis e responsivos para mobile
- Sem limitações de número de produtos, visitas ou vendas
- Compatível com várias formas de pagamento (cartão de crédito, PayPal, MercadoPago e pagamento off-line, como dinheiro líquido e transferência bancária)
- Certificado de segurança SSL
- Integração com soluções de frete
- Geração de relatórios de desempenho
- Integração com WhatsApp e redes sociais
- Otimização para SEO e outras ferramentas de marketing
- Recuperação de carrinhos abandonados
- Domínio próprio grátis por 1 ano nos planos comerciais
- Apenas planos comerciais permitem pagamento online
- Versão gratuita não oferece uso de domínio próprio
- Ferramentas mais simples em relação às demais plataformas de e-commerce
Conheça a plataforma Wix
Não esqueça de pensar em uma solução de fretes
Não importa o tamanho da sua loja online, o frete faz toda a diferença! Aliás, em e-commerces pequenos, uma gestão de frete prática, eficiente e econômica vai deixar a vida do lojista bem mais fácil.
Pensando nessas necessidades, o Melhor Envio oferece uma série de serviços, desde a cotação de frete com os Correios e transportadoras privadas em busca dos melhores preços e prazos, até o rastreio inteligente.
E o melhor é que você não gasta nada por essas vantagens, reduz o valor do frete e ainda pode usar o recurso integrado à sua plataforma de e-commerce preferida.