Vender na Amazon pode estar nos planos de muitos lojistas que já têm ou pretendem ter uma loja virtual. Também pudera! O tamanho e o alcance do marketplace impressionam. Neste artigo, você vai receber todas as informações necessárias para começar a vender no site da Amazon!
De acordo com a Forbes, a Amazon (cuja sede fica nos Estados Unidos) é a décima empresa de capital aberto mais valiosa do mundo. A organização registrou US$ 386,1 bilhões em vendas, com lucro de US$ 21,3 bilhões e valor de Mercado estimado em US$ 1.711,8 bilhões. Os dados foram apurados levando em consideração o período entre abril de 2020 e abril de 2021.
Como sabemos, o império da Amazon vai muito além do comércio eletrônico. A empresa foca boa parte de seus investimentos em tecnologia, possui plataformas de streaming de vídeo e de música, além de braços nos setores de computação em nuvem e inteligência artificial.
Mas quando fazemos um recorte para analisar especificamente o setor de comércio eletrônico da Amazon, os números são ainda mais impressionantes. Segundo o Jornal Econômico, o marketplace Amazon é o maior site de e-commerce do mundo! O valor estimado de mercado é de US$ 121,4 bilhões. A Amazon responde, sozinha, por 49% das vendas no e-commerce dos Estados Unidos (dados da consultoria eMarketer).
Falando sobre o mercado brasileiro, o marketplace Amazon é o terceiro maior do país (atrás do Mercado Livre e das Lojas Americanas). Vale lembrar que a empresa entrou pra valer no e-commerce brasileiro em outubro de 2017, ou seja, em pouco mais de quatro anos, já conseguiu chegar ao top 3 das maiores empresas do setor.
Mas como vender na Amazon? Quanto custa vender na Amazon? Vale a pena para todos os lojistas? Como oferecer fretes mais competitivos no marketplace e se destacar da concorrência? A seguir falaremos sobre esses e outros assuntos. Vamos nessa?
E claro, trabalhar com diferentes alternativas de frete é primordial quando o assunto é se destacar da concorrência. Por isso, faça seu cadastro no Melhor Envio e venha otimizar a logística da sua loja no marketplace da Amazon!
Navegação rápida
- 1 Como vender na Amazon? Informações básicas que você precisa saber
- 2 Quanto custa vender na Amazon?
- 3 Como criar uma conta para vender na Amazon?
- 4 Cadastrando seus produtos: como anunciar na Amazon?
- 5 Como funciona o frete da Amazon para vendedores?
- 6 Como oferecer frete mais barato ao vender na Amazon?
Como vender na Amazon? Informações básicas que você precisa saber
A Amazon chegou ao Brasil em 2012. Mas no período entre sua chegada e setembro de 2017, a multinacional comercializa apenas livros (digitais e impressos) no país. Foi apenas em outubro de 2017 que o marketplace começou a evoluir para o que conhecemos hoje, expandindo aos poucos as categorias de produtos vendidos no site e, consequentemente, aumentando a rede de lojistas vendendo no marketplace.
Atualmente, a Amazon oferece cerca de 30 milhões de produtos em mais de 30 categorias e subcategorias. É possível comprar de tudo no marketplace, desde eletrônicos até móveis, roupas, alimentos e bebidas.
Mas como vender na Amazon? Primeiro, o lojista precisa saber que a Amazon oferece dois tipos de cadastro para quem deseja anunciar em seu marketplace: profissional e individual.
📌 O cadastro profissional permite a criação de uma loja no marketplace da Amazon e é indicado para os lojistas que vão vender mais de 10 itens por mês.
📌 O cadastro individual também permite a criação de uma loja virtual, mas é indicado para lojistas que vão vender até 10 itens por mês.
Outra informação importante que será solicitada é: sua loja virtual atuará como distribuidora ou dona da marca? Distribuidores são lojistas que vendem produtos de terceiros. Já os donos da marca são lojistas que vendem produtos próprios. Se você atua como os dois, não se preocupe pois há essa possibilidade.
Caso o lojista atua como distribuidor, será necessário apresentar a nota fiscal dos produtos que serão comercializados. Se ele atua como dono da marca, a Amazon solicitará que ele apresente a permissão de venda no órgão responsável, documento que varia de acordo com a categoria dos produtos.
Quais documentos são necessários para vender na Amazon Brasil?
Os documentos necessários para fazer um cadastro de lojista na Amazon são:
- nome do titular da conta
- e-mail e número de celular
- CPF ou CNPJ*
- RG, CNH ou passaporte (para comprovação de identidade)
- conta bancária
- comprovação dos dados bancários (máximo de 3 meses anteriores)
- cartão de crédito ou débito do titular da conta
Também são solicitadas informações da sua loja online:
- razão social, ou nome da pessoa física titular da conta
- endereço comercial que seja comprovado com um comprovante de domicílio
- nome fantasia (será o nome da sua loja virtual na Amazon)
*É possível criar uma conta e vender na Amazon sendo pessoa física. No entanto, o marketplace exige que os vendedores gerem e enviem Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) referentes às vendas realizadas, processo que será mais difícil para pessoas que não possuem uma empresa aberta.
MEI pode vender na Amazon?
O MEI (microempreendedor individual) possui um CNPJ, ou seja, ele tem uma empresa aberta. Isso facilita as coisas para vender em marketplaces, pois permite o cadastro no sistema de emissão de notas fiscais e a geração desse documento gratuitamente (já que MEI não paga pela emissão de notas).
Portanto, o MEI pode vender na Amazon. Ele apenas deve tomar cuidado com o limite de arrecadação anual estipulado para o MEI: até R$81 mil por ano, uma média de R$ 6.750 por mês. Se ele extrapolar esse limite de arrecadação (considerando todos os rendimentos que tiver como MEI) será necessário dar baixa no MEI e abrir outro tipo de empresa, uma ME (Microempresa). Para mais informações sobre MEI, leia nosso artigo sobre o assunto.
Quanto custa vender na Amazon?
Sabe quanto custa vender na Amazon? Caso o lojista opte pelo cadastro individual (até 10 vendas por mês), ele vai pagar R$2,00 por item que vender + % de comissão por produto vendido, como você pode conferir na tabela abaixo.
Se ele abrir uma loja virtual na Amazon pelo cadastro profissional (mais de 10 vendas por mês), ele vai pagar R$19,00 por mês + % de comissão por produto vendido. Nesse tipo de cadastro, os três primeiros meses são gratuitos e a cobrança começa terminado esse período.
Nas configurações de conta, o lojista pode a qualquer momento migrar da conta individual para profissional e vice-versa. Para isso, ele deve fazer login, clicar em Seller Central > Configurações > Informação da conta > Seus serviços > Gerenciar. Aí basta escolher se quer fazer upgrade (para plano profissional) ou downgrade (para plano individual).
Vender na Amazon vale a pena? Para descobrir isso, é necessário analisar a tabela de comissões por venda que o marketplace cobra do lojista.
A porcentagem de comissão por produto vendido varia de acordo com a categoria do produto. Saiba quanto custa vender na Amazon consultando a tabela praticadas pela empresa:
Categoria | % de comissão | Taxa Mínima |
Roupas e acessórios | 16% | R$ 1,00 |
Calçados, bolsas e óculos escuros | 16% | R$ 1,00 |
Bagagem e acessórios de viagem | 16% | R$ 1,00 |
Relógios | 16% | R$ 1,00 |
Joias | 20% | R$ 1,00 |
Livros | 15% | R$ 1,00 |
TV, áudio e cinema em casa | 9% | R$ 1,00 |
Eletrônicos portáteis | 13% | R$ 1,00 |
Celulares | 11% | R$ 1,00 |
Câmera e fotografia | 13% | R$ 1,00 |
Acessórios para eletrônicos e para PC¹ | 15% até R$ 100,0010% para o excedente acima de R$ 100,00 | R$ 1,00 |
Videogames e consoles | 13% | R$ 1,00 |
Casa | 11% | R$ 1,00 |
Ferramentas e Construção | 11% | R$ 1,00 |
Cozinha | 11% | R$ 1,00 |
PC | 12% | R$ 1,00 |
Papelaria e Escritório | 13% | R$ 1,00 |
Esportes, aventura e lazer | 11% | R$ 1,00 |
Eletrodomésticos de linha branca | 9% | R$ 1,00 |
Móveis² | 15% até R$ 200,00 10% acima de R$ 200,00 | R$ 1,00 |
Ar-Condicionado | 9% | R$ 1,00 |
Brinquedos e jogos | 12% | R$ 1,00 |
Produtos para bebês | 12% | R$ 1,00 |
Saúde e cuidados pessoais | 14% | R$ 1,00 |
Beleza | 13% | R$ 1,00 |
Eletroportáteis de cuidado pessoal | 11% | R$ 1,00 |
Jardim e Piscina | 15% | R$ 1,00 |
Vídeo e DVD | 15% | R$ 1,00 |
Música (CDs, LPs etc) | 15% | R$ 1,00 |
Instrumentos musicais e acessórios | 15% | R$ 1,00 |
Peças e acessórios automotivos | 12% | R$ 1,00 |
Pneus e rodas | 10% | R$ 1,00 |
Produtos para animais de estimação | 12% | R$ 1,00 |
Comidas e bebidas | 8% para produtos até R$ 60,0015% para produtos acima de R$ 60,00 | R$ 1,00 |
Bebidas alcoólicas | 10% | R$ 1,00 |
Taxa mínima é o valor mínimo de comissão que a Amazon vai cobrar, independentemente do preço do produto vendido. As porcentagens de comissão cobradas para vender na Amazon podem variar constantemente. Recomendamos que o lojista fique sempre de olho na tabela atualizada no site da Amazon.
📍 Importante: a Amazon cobra a comissão de vendas sobre o preço total do pedido (preço do produto + preço do frete). Essa informação é importante pois produtos com frete mais caro podem impactar significativamente no custo da comissão. Traremos detalhes sobre frete da Amazon mais adiante neste artigo.
Como criar uma conta para vender na Amazon?
Agora que você já sabe quais documentos precisa reunir e quanto custa vender na Amazon, chegou a hora de entender onde e como fazer o cadastro no marketplace. Para isso, o lojista deve acessar o site para vendedores da Amazon.
Para prosseguir no cadastro, o lojista deve escolher se quer criar uma conta individual ou profissional. Olha só:
Faça a sua escolha e clique no botão correspondente. Lembre-se que será possível alterar essa opção futuramente, através das configurações de conta.
A seguir, o usuário deve fazer login com sua conta Amazon ou criar uma conta nova. Usar a conta existente facilita o processo, pois os dados de identificação serão puxados do cadastro anterior.
Ao fazer login com sua conta Amazon existente, o sistema vai identificar que você já possui um cadastro mas ainda não possui uma conta de vendedor. Basta clicar em “Selecionar conta” para dar prosseguimento:
Nas próximas telas será necessário fornecer as informações que foram citadas mais acima neste artigo, como razão social, CNPJ ou CPF, dados bancários e dados do cartão de crédito. Preste bastante atenção no preenchimento dessas informações e leia o contrato de vendedor antes de clicar em “eu li e aceitei”.
Na aba “Informações sobre o vendedor” serão solicitadas as informações de endereço do titular da conta. Se vai fazer o cadastro usando seu CNPJ, lembre-se de colocar o mesmo endereço que consta no registro da sua empresa.
Na última aba será necessário decidir se vai registrar sua loja virtual com o CPF ou CNPJ. Preste bastante atenção nessa escolha, pois ela não poderá ser alterada. É altamente recomendado que o lojista tenha um CNPJ e cadastre sua loja usando as informações da empresa – até mesmo para fins fiscais e de emissão de notas. Como vimos acima, o processo pode ser facilitado com a abertura de um MEI.
📌 O prazo para validação das informações cadastradas no site da Amazon é de até 5 dias. Nesse período, o lojista já poderá acessar a Seller Central (a plataforma de gerenciamento das lojas virtuais da Amazon) para se familiarizar com a ferramenta e cadastrar seus produtos, mas ainda não poderá colocar as ofertas no ar e nem realizar vendas.
Finalizada a análise, a Amazon entrará em contato com o lojista por e-mail para avisar se está tudo certo com seu cadastro ou se serão necessárias novas verificações. Fique de olho no endereço de e-mail cadastrado!
Cadastrando seus produtos: como anunciar na Amazon?
Anunciar na Amazon não é um processo complicado. Após fazer login na na Seller Central da Amazon, o lojista deve clicar em “adicionar um produto”. Se o produto for produzido por terceiros, basta verificar se o item em questão já existe na base de dados do marketplace da Amazon. Em caso positivo, selecione o produto e faça os ajustes no cadastro.
Esse processo existe tanto para facilitar a vida do lojista quanto para evitar que os mesmos produtos sejam cadastrados milhares de vezes no sistema da Amazon.
Caso o item ainda não conste na plataforma, será necessário cadastrar um novo produto do zero. Para fazer isso, procure a opção “Inventário” no menu e em seguida clique em “Estou adicionando um produto não vendido na Amazon”. Para configurar o cadastro, será necessário informar dados como nome, descrição, preço, estoque e ficha técnica do item.
Ao cadastrar um novo produto na Amazon, o vendedor precisará fornecer informações como:
✔️ ID do produto* – é o código de identificação exclusivo do produto, como UPC, EAN, JAN ou ISBN. Se aplica a produtos registrados;
✔️ Detalhes da oferta – informações como preço, quantidade e opções de envio etc. Essas informações podem ser atualizadas a qualquer momento;
✔️ Detalhes do produto – nome do produto (título), marca, categoria, descrição e imagens;
✔️ Palavras-chave e termos de pesquisa para facilitar que seus produtos sejam encontrados pelos clientes na barra de buscas do marketplace da Amazon.
* Se o item é uma peça artesanal, ele provavelmente não terá um registro ID. Isso também pode acontecer no caso da venda de kits e acessórios de marca própria, por exemplo. Nesses casos, é possível solicitar a isenção desse dado. Confira um artigo da Amazon explicando o passo a passo para fazer tal solicitação.
Os pedidos de isenção de ID são analisados individualmente. Caso a Amazon constate que o lojista está tentando conseguir isenção de ID para um produto que tem ou deveria ter ID, a solicitação será negada e não será possível cadastrar tal item. O prazo para análise de solicitações do tipo é de 48 horas.
📍 Confira dicas de como anunciar nos marketplaces e ter mais chances de vender!
Quando estiver tudo certinho com seu cadastro e os produtos tiverem sido cadastrados, será possível colocar as ofertas no ar e começar a vender na Amazon. Para mais detalhes sobre o cadastro de produtos, consulte os guias de ajuda da Amazon.
💡 Dica: a Amazon Seller University é o canal do Youtube criado pela empresa para postar vídeos que vão ajudar o lojista a entender como funciona a plataforma de vendas Seller Central. Visite o canal e salve em seus favoritos para consultar em caso de dúvidas.
Se você é iniciante no comércio eletrônico e quer mais dicas de como vender online, baixe gratuitamente nosso e-book Como Vender no E-commerce. Basta clicar no banner abaixo e garantir o seu!
Como funciona o frete da Amazon para vendedores?
Em um marketplace tão grande como o da Amazon, o preço do frete pode ser o diferencial que vai fazer com que o consumidor escolha um lojista e não outro. A Amazon oferece algumas opções de frete para seus vendedores. Confira.
FBA Onsite e Enviado pela Amazon - Gestão logística por conta do marketplace
A Amazon Marketplace oferece aos lojistas a opção de contratar o serviço FBA Onsite. Nesse caso, o empreendedor faz as vendas e a Amazon se encarrega de buscar as encomendas no endereço combinado e fazer as entregas.
Também há a opção de “alugar” o estoque da Amazon e armazenar seus produtos lá, deixando por conta da Amazon a seleção, empacotamento e envio dos produtos vendidos. Os pedidos nesse caso saem com o selo “enviado pela Amazon” e o marketplace cuida ainda de questões como logística reversa e devoluções.
Quem contrata o serviço FBA Onsite e atende aos parâmetros estipulados de vendas estará elegível ao selo Prime, que oferece frete grátis ao consumidor e é um chamativo de vendas do marketplace da Amazon. Os lojistas participantes do programa Enviado Pela Amazon também estão elegíveis ao Prime.
Se cadastrar nos programas FBA e Enviado pela Amazon pode ser interessante para grandes lojistas que fazem muitas vendas e possuem grande estoque. Para os pequenos e médios vendedores, contratar a logística da Amazon pode não ser financeiramente vantajoso porque o retorno com as vendas pode não absorver o custo do serviço.
Atualmente, o programa FBA Onsite está restrito a algumas regiões e a alguns parceiros que atendem aos critérios estipulados pelo marketplace.
Frete configurado pelo próprio vendedor
Essa é a opção de frete adotada pela grande maioria dos empreendedores que começam a vender na Amazon. Nesse caso, o vendedor assume toda a responsabilidade logística de configurar as opções de frete e fazer os envios dos produtos vendidos. O lojista se encarrega ainda da logística reversa (para o caso de trocas ou devoluções)
📍 O custo do frete no marketplace da Amazon é calculado de acordo com uma tabela de valores predefinidos. O sistema mostra para o lojista uma sugestão padrão tanto do preço do frete quanto do prazo de entrega. É possível realizar configurações de acordo com o que for mais vantajoso para o empreendedor.
Tais configurações permitem a criação de fretes por faixa de preço, por preço dos produtos ou por região geográfica. O lojista tem ainda a opção de oferecer frete grátis para os produtos que vende, mas o custo do envio deverá ser absorvido totalmente pelo empreendedor.
Os fretes calculados diretamente no marketplace da Amazon são mostrados tendo como base uma lista de transportadoras parceiras da plataforma. Para fazer as configurações de frete, faça login na sua conta de lojista, entre na Seller Central e siga os passos abaixo:
- Vá em “Configurações”;
- Clique em “Configurações de envio”
Continue a leitura, pois a seguir você vai descobrir uma dica de ouro para configurar os fretes e vender na Amazon oferecendo custos de envio mais competitivos, tornando seus produtos mais atrativos para os consumidores e, assim, se destacando da concorrência.
Como oferecer frete mais barato ao vender na Amazon?
Para a grande maioria dos lojistas que querem vender na Amazon, configurar o próprio frete e cuidar da gestão logística de sua loja virtual é a maneira mais econômica de conduzir o negócio.
Nesse sentido, há uma dica de ouro que pode deixar as coisas ainda mais simples para quem vai vender na Amazon: gerar uma tabela de fretes do Melhor Envio e integrá-la ao seu marketplace.
Antes de mais nada, você sabe o que é o Melhor Envio? Trata-se de uma plataforma de pesquisa e contratação de etiquetas de fretes para e-commerce com diversas transportadoras parceiras.
📌 O Melhor Envio atende mais de 100.000 lojistas de todo o país! Justamente por negociar um volume tão grande de fretes, a plataforma consegue oferecer custos de envios mais baratos do que aqueles negociados pelas transportadoras. É como se, juntos, esses milhares de lojistas pudessem negociar como se fossem uma grande empresa - conseguindo descontos sem a necessidade de contratos.
O uso da plataforma do Melhor Envio é 100% gratuito. Outra vantagem da ferramenta é que ela pode ser integrada a dezenas de plataformas de e-commerces e marketplaces.
No caso da Amazon, como você leu mais acima, há um espaço nas configurações da conta que permitem que o lojista configure as opções de frete que julgar melhor para seu negócio. É aí que o Melhor Envio entra!
Tabela de Frete do Melhor Envio na Amazon: dica de ouro para economia nos envios!
Ao criar uma conta no Melhor Envio, o lojista pode acessar a aba de integrações e gerar uma tabela com os dados dos fretes praticados pela plataforma. Basta inserir esses dados nas configurações de envio da Seller Central e passar a calcular os fretes das entregas do seu pedido pelos parâmetros usados no Melhor Envio.
👉 A transportadora usada como base de cálculo dos fretes de uma tabela gerada pelo Melhor Envio para a Amazon são os Correios. Ao configurar a tabela de fretes do Melhor Envio, o lojista pode adicionar preço e prazo adicionais, que serão acrescentados a todos os pedidos calculados. Isso pode ser interessante para lhe dar uma margem maior de segurança logística e garantir que os pedidos chegarão no prazo.
Feita a integração, o lojista pode entrar na plataforma do Melhor Envio, gerar as etiquetas de frete, pagar, imprimir e colar nos pedidos que serão enviados. E mais uma notícia boa: a calculadora de fretes do Melhor Envio permite o cálculo de frete para logística reversa, facilitando ainda mais a vida do lojista.
Calma, a gente sabe que são muitas informações! Por isso vamos te munir de ferramentas para te ajudar a entender melhor como fazer tudo isso que foi explicado. Antes de mais nada, leia mais sobre Tabelas de Frete do Melhor Envio e sobre Como se cadastrar no Melhor Envio e começar a usar a plataforma.
Para reforçar o conhecimento, assista ao vídeo que preparamos te ensinando passo a passo de como configurar uma tabela de fretes do Melhor Envio na sua loja virtual da Amazon:
Por fim, entenda como gerar etiquetas de frete usando a plataforma do Melhor Envio.
💡 Ainda ficou com dúvidas sobre integração de tabelas de frete ao ao vender na Amazon? Temos um time de atendimento fera que vai te ajudar tanto a usar o Melhor Envio quanto a integrar sua loja virtual da Amazon à plataforma de fretes. Para entrar em contato, mande uma mensagem direta em nosso Instagram ou Facebook. Caso prefira, escreva para contato@melhorenvio.com
Se você ainda não tem cadastro no Melhor Envio, já percebeu que precisa fazer um imediatamente, não é mesmo? Clique no botão abaixo e faça sua inscrição gratuita. Em poucos passos você já estará apto a gerar etiquetas de frete pela plataforma.
Primeiro, o lojista precisa saber que a Amazon oferece dois tipos de cadastro para quem deseja anunciar em seu marketplace: profissional e individual.
O cadastro profissional permite a criação de uma loja no marketplace da Amazon e é indicado para os lojistas que vão vender mais de 10 itens por mês.
O cadastro individual também permite a criação de uma loja virtual, mas é indicado para lojistas que vão vender até 10 itens por mês.
Outra informação importante que será solicitada é: sua loja virtual atuará como distribuidora ou dona da marca? Distribuidores são lojistas que vendem produtos de terceiros. Já os donos da marca são lojistas que vendem produtos próprios. Se você atua como os dois, não se preocupe pois há essa possibilidade.
Caso o lojista opte pelo cadastro individual (até 10 vendas por mês), ele vai pagar R$2,00 por item que vender + % de comissão por produto vendido, como você pode conferir na tabela abaixo.
Se ele abrir uma loja virtual na Amazon pelo cadastro profissional (mais de 10 vendas por mês), ele vai pagar R$19,00 por mês + % de comissão por produto vendido. Nesse tipo de cadastro, os três primeiros meses são gratuitos e a cobrança começa terminado esse período.
Jornalista, pós-graduando em marketing e apaixonado por comunicação. Produtor de conteúdo no Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para e-commerces de todo o país.