Quer saber como vender mais na Copa do Mundo 2022? Confira neste artigo, 12 dicas e boas práticas para você aplicar agora no seu e-commerce e fazer muitas vendas durante o período!
Você já está preparando a sua loja virtual para as vendas de final do ano? Neste ano, temos uma nova protagonista que vem ditando tendências de consumo: a Copa do Mundo.
Falta menos de um mês para uma das datas mais esperadas de 2022 e está mais que na hora de preparar e antecipar suas estratégias para marcar um gol nas vendas!
Confira a seguir 12 aliados que você precisa ter ao seu lado para aumentar suas vendas.
E se você tem uma loja virtual e quer vender ainda mais durante os jogos Copa do Mundo 2022, que tal começar economizando no frete das suas encomendas com o Melhor Envio? É fácil, rápido e só clicar no botão abaixo:
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O impacto da Copa do Mundo no e-commerce
Quando o assunto é comércio, as datas comemorativas são ótimas oportunidades para aumentar as vendas do e-commerce. Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal… Independente da temática, a oportunidade de lucro é alta.
E excepcionalmente este ano, temos uma protagonista ditando tendências de consumo: a Copa do Mundo.
Mas afinal, quando começa a Copa do Mundo 2022?
A Copa do Mundo tem início em 20 de novembro e traz reflexos importantes sobre o comportamento de consumo, que deve afetar principalmente a maior sexta-feira do ano, a Black Friday 2022.
Segundo uma Pesquisa da Nielsen, 65% das pessoas que pretendem comprar na Black Friday 2022 são fãs de futebol, enquanto 87% já costumam fazer compras e admiram o esporte.
Tendo isso em vista, aproveitar os jogos Copa do Mundo 2022 como estratégia para a Black Friday 2022 é uma excelente oportunidade de como vender mais.
Quais os setores mais vendem na Copa do Mundo?
O período da Copa do Mundo costuma ter alta demanda e busca por determinados produtos nos períodos do campeonato.
De acordo com um estudo divulgado pela Globo, a intenção de compra das pessoas que estarão assistindo aos jogos Copa do Mundo 2022 está principalmente nas seguintes categorias:
- Roupas e acessórios (20%)
- Eletrônicos – TV, áudio e vídeo (15%)
- Compras de supermercado (14%)
- Calçados (12%)
- Bebidas alcoólicas (12%)
- Artigos esportivos – camisa de seleções, bola, tênis (12%)
- Smartphones (11%)
- Delivery de refeições (11%)
- Perfumes e cosméticos (10%)
- Artigos de decoração (9%)
A pesquisa também aponta alguns produtos específicos que terão alta procura por conta da Copa.
Um grande destaque é a TV, que deve ser comprada por 1 em cada 4 consumidores para assistir aos jogos Copa do Mundo 2022.
A expectativa é que o interesse pela televisão se mantenha em crescimento antes e durante a Copa do Mundo. Portanto… Se você quer saber o que vender para ganhar dinheiro na Copa do Mundo, a sua empresa deve entrar em campo mais cedo neste ano!
Aproveite a Copa do Mundo para divulgar seus produtos
A Copa do Mundo é uma ótima oportunidade para promover os produtos da sua loja virtual.
Essa é a maior audiência mundial para um evento esportivo e as pessoas estão dispostas a gastar dinheiro em itens relacionados ao futebol.
Logo, as empresas podem aproveitar isso com estratégias bem planejadas.
Por exemplo, se você tem uma loja de artigos esportivos, é interessante divulgar chuteiras e camisas de time… Ou se você tem uma loja de eletrônicos, é o momento de divulgar TV’s, aparelhos de som, dispositivos inteligentes (como a Alexa).
O importante é se certificar de que seu site está visível e pronto para receber as pessoas. Afinal, com navegação simples e agradável, as chances de clientes fecharem um pedido são muito maiores, certo?
Consumidores, na época dos jogos da Copa do Mundo, procuram produtos relacionados com este importante acontecimento. Aproveite a oportunidade para aumentar as vendas e conquistar mais clientes.
Se você quer explorar ao máximo o potencial do maior evento esportivo do mundo, Confira a seguir 12 aliados que você precisa ter ao seu lado para aumentar suas vendas:
1. Crie campanhas temáticas da Copa do Mundo
Antes de planejar qualquer ação, é preciso ter cuidado e evitar usar alguns termos e símbolos oficiais da Copa do Mundo 2022 para não sair perdendo pontos durante o evento, ok?
Mas calma, mesmo com essa restrição é possível criar uma boa campanha para vender e manter seu time em campo.
Vende artesanato ou decoração? Aproveite para conectar os seus produtos com o maior evento esportivo do mundo.
Por exemplo, um conteúdo que fale sobre “dicas de decoração para Copa do Mundo” consegue mais visibilidade que uma foto fora de contexto.
Ter esse tipo de pensamento é essencial para aproveitar todo o potencial dessa época. Nessas horas a criatividade precisa ser a sua melhor amiga!
2. Planeje conteúdos relacionados ao tema
Complementando a dica anterior, uma boa estratégia para manter as pessoas engajadas durante a Copa do Mundo é investir na produção de conteúdos relacionados ao tema.
Segundo pesquisa feita pela Meta, 55% das pessoas pretendem acompanhar conteúdos relacionados à Copa do Mundo em plataformas como Facebook e Instagram.
E mais do que jogos, torcedores estão interessados nas marcas, ou seja, além da intenção de acompanhar os jogos da Copa do Mundo, 54% das pessoas devem interagir com marcas nessas redes sociais durante o evento.
Dessa maneira, a dica é compartilhar conteúdos divertidos e informativos sobre a Copa do Mundo, sempre os relacionando ao seu nicho de mercado.
Assim, é possível aumentar a visibilidade da sua marca e as vendas nesse período.
3. Use a criatividade e ofereça brindes na Copa do Mundo
Nem sempre o seu nicho de mercado se encaixa nos produtos vendidos para a Copa. E para não deixar de usar o evento como atrativo nas suas vendas, a dica é oferecer brindes relacionados à Copa do Mundo.
Para isso, você pode oferecer:
- Bolas de futebol
- Camisetas da Seleção Brasileira
- Álbum de figurinhas — que é uma febre entre jovens
Você mesmo cria o pré-requisito para que a pessoa ganhe o brinde, como: nas compras a partir de X reais, na compra de um produto específico e assim por diante. Dessa forma, é possível criar condições para que os brindes sejam conquistados.
4. Ofereça descontos nos jogos da Copa do Mundo
Em dia de jogos Copa do Mundo 2022 — principalmente os da Seleção Brasileira — é interessante que a sua marca aproveite esses momentos para oferecer descontos.
Vale apostar nas etapas da competição como quartas de final ou no placar dos jogos.
E mesmo que você não faça parte de um setor altamente impulsionado da Copa, é possível aumentar as vendas da sua loja virtual durante a data. A chave do sucesso é conhecer bem o seu nicho de mercado e aplicar estratégias certas!
5. Aposte no storytelling e conte histórias
Quem aí não gosta de ouvir uma boa história? Essa é uma estratégia clássica… Mas nada como o básico bem feito, não é mesmo?
As grandes marcas sempre apostam em campanhas com apelo emocional, — a história do jovem jogador de futebol no campinho do bairro, é um exemplo — isso gera aproximação com o público.
Quando você conta histórias inspiradas em pessoas reais, com valores e propósitos, as pessoas se conectem com a sua marca, ou seja, ao invés de forçar uma venda, você faz com que a sua marca fixe na cabeça de consumidores e cause uma imagem positiva.
Ao usar o storytelling na sua estratégia de vendas durante a Copa do Mundo, você leva ouvintes para uma jornada única, consegue entreter e educar essas pessoas sobre produtos, serviços ou ideias da sua empresa de um jeito emocional e descomplicado, e ainda cria uma conexão amigável.
📍 Leia também: Storytelling para loja virtual: como contar histórias e aumentar as vendas
6. Explore vários canais para divulgar suas promoções
A divulgação é essencial para o sucesso de uma campanha da Copa do Mundo. Diante disso, explore todos os seus canais de venda para que seu público saiba sobre as ofertas da sua loja virtual.
As redes sociais, por exemplo, continuam em alta e durante a Copa do Mundo 2022 não será diferente. Logo, vender pelas redes sociais é um ótimo caminho para conquistar clientes durante o evento.
A sua estratégia deve ser pensada de acordo com o público, que vai ficar a maior parte do tempo na frente da televisão, mas sempre com o celular nas mãos.
Uma dica que se pode levar para a vida é que as pessoas não compram apenas produtos, elas compram experiências.
Aqui vão algumas dicas:
- Faça ações exclusivas para quem te segue no Instagram, e ofereça produtos que as pessoas estão procurando
- Mostre detalhes do seu dia a dia durante a Copa do Mundo. Além de ajudar a criar proximidade entre você e quem compra (ou pretende comprar) na sua loja virtual, conteúdos desse tipo são fáceis de produzir — o que é ótimo para quem tem uma rotina já cheia de outras tarefas, né?
- Aposte no WhatsApp, envie mensagens para seus contatos explicando quais produtos ou serviços está vendendo. Mostre os preços, condições de pagamento e como será feita a entrega
- Ah! E não esqueça de tirar boas fotos para divulgar seus produtos
7. Coloque o frete no ataque como um atrativo
4-4-2, 4-2-3-1, 3-5-2… No futebol, existem diversas táticas e posições possíveis em campo. Jogadores mais versáteis podem, inclusive, mudar de posições durante um mesmo jogo.
O mesmo vale para o frete da sua loja virtual nessa Copa do Mundo 2022. Atacantes, como o próprio nome já indicam, são jogadores de uma equipe de futebol que atacam o gol do time adversário.
De acordo com a pesquisa da Behup, em 2021 os principais motivos para a compra foram:
- Frete grátis: 51%
- Desconto acima de 50%: 37%
- Entrega rápida: 23%
- Pagamento flexível: 16%
- Adiantar as compras de Natal: 13%
A Copa do Mundo começa 5 dias antes da Black Friday 2022.
Logo, se você pretende aproveitar o evento esportivo para aumentar as vendas da sua loja virtual, é indispensável que o frete seja seu aliado para que as encomendas cheguem rápido.
Afinal, ninguém quer comprar um produto que só vai chegar na próxima Copa do Mundo 2026, hein?
8. Conquiste clientes com o prazo de entrega
Você provavelmente já sabe, mas a gente precisa dizer assim mesmo: o frete é o principal motivo de desistência nas compras online.
Mas essa não é a única variável relacionada ao frete. Também tem muita gente que desiste de comprar pela internet por causa do prazo de entrega.
Assim, oferecer entrega expressa no seu e-commerce é importante se você quer conquistar essa fatia de clientes que desejam receber rapidamente as encomendas.
É importante ter processos eficientes de separação, embalo e expedição de produtos para não gerar gargalos dentro da operação do próprio e-commerce. O recomendado é possuir uma pessoa disponível para dar atenção especial aos pedidos expressos.
9. Entre no clima e faça kits de produtos
Você já pensou em vender kit de produtos no seu e-commerce durante a Copa do Mundo?
Essa é uma ótima maneira de aumentar as vendas da sua loja virtual e ainda oferecer vantagens para clientes. Afinal, as pessoas gostam de saber que estão conseguindo um bom custo benefício e aproveitando ao máximo a compra que fizeram.
Os kits de produtos causam essa sensação, principalmente se você der descontos maiores de acordo com o número de itens adquiridos.
Por exemplo, digamos que comprando uma camisa, uma bandeira do Brasil e óculos personalizados, separadamente, o cliente gastaria R$ 95.
Mas aí a loja oferece um kit de produtos, com todos esses itens e mais tintas coloridas de brinde, pelo mesmo preço. Qual oferta você acha que tem mais chances de vender?
Ao montar kits de produtos, você incentiva seus clientes a adquirirem todos aqueles produtos.
Mas lembre de oferecer benefícios reais!
Nunca engane clientes oferecendo falsas vantagens. Práticas como empurrar um kit com preço igual ao somatório dos itens avulsos podem se virar contra você, lojista. Por isso, tenha em mente que o seu kit de produtos precisa oferecer vantagens reais para quem compra na sua loja virtual.
10. Use as vantagens do Pix
Entre as muitas vantagens do Pix, existem duas que chamam a atenção de lojistas: as taxas mais baixas e a rapidez em ver o dinheiro na conta. Concorda?
Mas saber que essas vantagens existem não adianta muito se sua loja virtual não tiver um bom volume de pagamentos realizados pela modalidade.
Por isso é importante que você aproveite a Copa do Mundo 2022, para incentivar clientes a comprarem com o Pix.
Dá uma olhadinha em como você pode fazer isso:
- Faça ofertas e descontos exclusivos para quem usar o Pix como meio de pagamento
- Crie um passo a passo para seu cliente ver como é fácil usar o Pix, desde como fazer o cadastro da chave até finalizar o pagamento
- Mostre que quem usa essa opção também ganha mais agilidade na confirmação de pagamento e na entrega do produto
- Aposte na divulgação da novidade! Inclua banners promocionais, posts informativos que ajudem seus clientes a escolherem essa forma de pagamento
11. Invista no rastreio de encomendas
Quem já trabalha com frete e logística para e-commerce sabe que o preço e agilidade na entrega pesam muito na decisão de quem compra na internet.
Além de ajudar a conter a expectativa da pessoa que comprou e transmitir segurança, fornecer informações sobre o andamento dos pedidos é a base de qualquer estratégia focada na boa experiência da entrega de encomendas.
Mas como fazer da entrega de encomendas um diferencial nessa Copa do Mundo?
Simples, com o Melhor Rastreio. Além de facilitar e centralizar o rastreio de encomendas, o Melhor Rastreio permite configurar alertas de e-mails tanto para você quanto para quem vai receber a encomenda.
Assim, contar com um rastreador de encomendas como seu aliado nessa ou na Copa do Mundo 2026 é importante para:
- Reduzir a ansiedade de clientes
- Construir a reputação digital da sua loja virtual
- Proporcionar soluções rápidas em situações atípicas
- Evitar reentregas
Bom, quase tudo pronto para dar o apito inicial e vender mais na Copa do Mundo 2022. Mas ainda tem uma última dica e lembrete…
Conte o Melhor Envio e se prepare para marcar um gol nas vendas na Copa do Mundo 2022
A Copa do Mundo pode ser uma ótima oportunidade para aumentar suas vendas e tudo o que você precisa fazer é colocar em prática pelo menos uma das dicas deste texto.
Seguindo essas dicas, suas chances de emplacar as vendas durante o evento serão ainda maiores — inclusive na Copa do Mundo 2026.
Mas não se esqueça, as estratégias da sua marca devem acontecer durante o ano todo, não somente em datas comemorativas.
E nessa hora não há outro caminho: lojistas precisam pensar em maneiras que consigam reduzir os custos de operação, e o frete, para quem vende online, é um deles.
Sabemos o quanto você luta para conquistar seu espaço no mercado e como o frete ocupa um papel importante na decisão de compra.
É por isso que você tem que conhecer o Melhor Envio!
📍 Se você ainda não é cliente, veja como funciona a nossa plataforma de cotação de frete e 10 motivos para usar o Melhor Envio.
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