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Como montar kit de produtos para o e-commerce

Thiago Soares Por Thiago Soares
22 de março de 2022
Em E-commerce e Marketplace
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Home E-commerce e Marketplace
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Você já pensou em vender kit de produtos no seu e-commerce? Essa é uma excelente forma de maximizar os lucros da sua loja e ainda oferecer vantagens para o seu cliente.

Nesse artigo vamos te dar dicas valiosas sobre como montar um kit de produtos da forma certa e ainda te passar informações importantes que você deve saber antes de colocar esse modelo de vendas em execução na sua loja virtual. Confira tudo a seguir.

Nesse artigo você ficará por dentro de:

1 – O que é kit de produto?

2 – Kit de produtos é a mesma coisa que venda casada?

3 –  Como montar um kit para vender na internet

4 – Ideias de kits para vender 

5 – Como vender seu kit para todo Brasil usando o Melhor Envio

Você já conhece o serviço do Melhor Envio? Com ele, em poucos cliques, é possível cotar e conferir as melhores condições de frete tanto nas transportadoras particulares como também nos Correios. Comece a utilizar esse serviço gratuito fazendo o seu cadastro agora mesmo! 

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Navegação rápida

  • 1 O que é um kit de produtos?
  • 2 Kit de produtos é a mesma coisa que venda casada?
  • 3 Como montar um kit de produtos para loja virtual
    • 3.1 Identifique o produto carro-chefe e seus itens complementares
    • 3.2 Use produtos encalhados como alternativa de composição para o kit
    • 3.3 Venda kit presentes em datas comemorativas
  • 4 Ideias de kits para vender: os 10 kits mais buscados pelos consumidores na internet 
  • 5 Venda seus kits de produtos para todo Brasil utilizando o Melhor Envio
        • 5.0.0.1 Thiago Soares

O que é um kit de produtos?

Kit de produtos é uma estratégia de vendas que combina, em uma só oferta, itens diferentes que possuem alguma relação entre si. Quando realizada da maneira correta, essa seleção entrega valor agregado ao cliente, motivando-o a comprar mais peças.

Para que o kit faça sentido para o comprador, é preciso conhecer muito o nicho que está inserido o seu negócio e, principalmente, qual o comportamento de compra das pessoas dentro da sua loja.Vamos a um exemplo de como vender em conjunto pode se tornar uma oportunidade. Digamos que a sua loja virtual trabalhe com vestuário e acessórios infantis, um kit para bebê é uma opção de compra atrativa para pessoas que precisam presentear uma criança pequena e não entendem nada sobre o assunto.

O kit passeio para bebê é um exemplo de venda em conjunto focada em atender uma necessidade específica dos consumidores. (Fonte: Instagram Casinha do Bebê)

Essa é só uma forma de colocar esse plano de vendas em ação, vamos falar mais sobre muitos outros ao longo do nosso papo. 

Kit de produtos é a mesma coisa que venda casada?

Algumas pessoas que estão lendo esse artigo devem estar se perguntando se kit de produtos é o mesmo que venda casada. E a resposta para essa pergunta é: não, mas é preciso tomar certos cuidados para que o seu kit não seja enquadrado nessa prática.

A venda casada é uma ação de vendas ilegal segundo o Código de Defesa do Consumidor. Essa prática obriga o cliente a comprar um produto para conseguir adquirir outro, mesmo que seja contra a sua vontade. 

Para evitar esse problema, ofereça sempre ao seu cliente a opção de comprar separadamente os itens do kit. Também é importante que o valor individual do produto não seja abusivo a ponto do comprador ser obrigado a adquirir o kit oferecido.

Como montar um kit de produtos para loja virtual

O principal objetivo da venda de kit de produtos é elevar o ticket médio do estabelecimento, oferecendo alguma vantagem que faça o comprador levar mais produtos em um só pedido. 

Geralmente, essa condição especial é um valor mais barato pelo conjunto do que se o cliente levasse cada item em separado. 

No entanto, para executar essa estratégia de vendas com sucesso é necessário escolher os produtos certos para compor o conjunto, ter atenção à precificação e ainda encontrar sazonalidades onde os kits têm maior saída. Veja tudo isso a seguir:

Identifique o produto carro-chefe e seus itens complementares

Para que a estratégia de kits dê resultados é preciso aplicá-la tendo como base os dados de vendas do seu e-commerce. Por isso, identifique o produto mais comprado na sua loja e, a partir daí, ofereça produtos complementares a ele.

Uma boa forma de fazer isso é conferir quais itens costumam ser comprados junto com o seu carro-chefe de vendas e então começar a composição do kit promocional. Ou ainda, selecionar produtos que complementam o uso desse produto campeão. Digamos que ele seja um tênis de corrida, um kit composto por meia e roupa de exercício seria uma ótima pedida.

Outra sugestão de montagem de kit é oferecer desconto na compra de um conjunto composto por duas ou mais unidades da mesma mercadoria. Essa estratégia é ideal para lojistas que trabalham com itens que apresentam venda recorrente, como produtos de higiene pessoal.

Produtos de uso recorrente abrem espaço para a venda de kits de produtos focados na quantidade (Fonte: Marketplace Amazon)

Use produtos encalhados como alternativa de composição para o kit

Mais um ponto positivo em vender kits de produtos é que eles também auxiliam na gestão do depósito da loja, mantendo o giro de estoque equilibrado e saudável. Para isso, basta inserir no kit itens que estão parados há algum tempo no depósito. 

Essa mercadoria encalhada pode ser um complemento perfeito para um kit. Vamos a mais um exemplo: digamos que uma loja de moda praia esteja com modelos de um biquíni da última coleção parados no estoque. Montar um kit promocional como uma canga que combine com a peça é uma ótima forma de minimizar perdas e ainda se livrar do excedente. 

Lojistas que trabalham com perecíveis também têm nos kits uma forma de distribuir rapidamente produtos antes do seu vencimento.

Venda kit presentes em datas comemorativas

Os kits de produtos são muito buscados em períodos que antecedem datas comemorativas importantes para o comércio. Sem dúvidas, a data onde os kits são mais buscados é os Dias dos Namorados, onde lojas de alimentos, bebidas, vestuário, cosméticos, sex shop e muitos outros recebem um número maior de clientes à procura de presentes.

Outras datas que merecem ser destacadas quando o assunto é kit presente são os Dias das Mães e o Dia dos Pais. Em todos esses períodos, além dos conjuntos tradicionais montados pelo lojista, também há uma procura por kits personalizados com o nome da pessoa presenteada. Dar essa possibilidade ao comprador pode ser um diferencial interessante frente à concorrência durante essas datas especiais. 

Ofereça sempre benefícios reais

Nunca tente enganar o seu cliente oferecendo falsas vantagens. Práticas como empurrar um kit com preço igual ao somatório dos itens avulso na verdade vão contra o lojista, podendo acarretar, no fim das contas, em um número de vendas abaixo do esperado e, o pior, a quebra de confiança com o consumidor. 

Por isso, tenha em mente que o seu kit de produtos precisa apresentar sempre vantagens reais para os compradores. Contudo, esse desconto não pode afetar o faturamento do seu negócio a ponto de fazer com que essa operação acarrete em prejuízo.

Caso você tenha alguma dúvida se a sua loja pode ou não oferecer condições promocionais aos seus clientes, recomendamos que dê uma conferida nesses artigos onde falamos mais sobre o assunto. 

  • Como oferecer descontos na minha loja virtual
  • Como oferecer frete grátis

Ideias de kits para vender: os 10 kits mais buscados pelos consumidores na internet 

Ficou curioso para saber quais são os kits de produtos mais procurados pelos consumidores? Separamos uma lista com os 10 kits mais buscados na internet entre os anos de 2021 e 2022. Confere só. 

  1. Kit higiene bebê
  2. Kit de ferramentas
  3. Kit berço
  4. Kit churrasco
  5. Kit banheiro
  6. Kit de maquiagem
  7. Kit gin
  8. Kit gamer
  9. Kit skincare
  10. Kit vinhos

Podemos ver nessa lista alguns comportamentos de compra em alta, como o kit gin tônica, que caiu no gosto popular e tem sido mais procurado que kits de bebidas tradicionais, como os de vinho e cerveja.

Ficar atento a esses novos perfis de consumo faz toda a diferença no resultado de vendas dos kits da sua loja virtual.

Venda seus kits de produtos para todo Brasil utilizando o Melhor Envio

Quem trabalha vendendo pela internet sabe que o frete é um dos principais desafios da operação. Fatores como o custo de envio para o cliente, que deve ter sempre um valor justo, e o recebimento em perfeitas condições são as chaves para uma boa experiência de compra online. 

Para que você consiga disponibilizar seu kit e outros produtos da sua loja para um número maior de pessoas é necessário ter acesso a ferramentas logísticas que deem suporte a essa operação, principalmente em períodos de alta demanda. E é aí que o Melhor Envio entra em campo para ajudar o seu negócio!  
O Melhor Envio é uma plataforma gratuita de cotação e gestão de frete desenvolvida para atender lojas online de todos os tamanhos. Ao utilizar o Melhor Envio você pode conferir, em um só lugar, o menor preço pelo serviço e as diferentes condições de frete nas principais empresas de transporte do país, tanto nas privadas como nos Correios. Tudo simples e descomplicado!

Além disso, você terá um atendimento exclusivo e o serviço ainda permite acompanhamento de todas as encomendas postadas por sua loja em uma só tela, graças a ferramenta Melhor Rastreio. Essas são apenas algumas das muitas vantagens disponibilizadas pelo Melhor Envio aos lojistas parceiros. 

Como dissemos, o Melhor Envio é um serviço totalmente grátis, você só pagará pelos fretes contratados dentro da plataforma. Sem a necessidade de um número mínimo de pedidos, ou outras pegadinhas.

Para começar a aproveitar as ferramentas do Melhor Envio no seu e-commerce basta fazer o cadastro grátis clicando no botão abaixo.

Comece a economizar nos fretes da sua loja utilizando o Melhor Envio

E para deixar sua estratégia logística ainda mais completa, o Melhor Envio oferece a Calculadora de Frete Grátis, uma ferramenta gratuita e exclusiva que te ajuda a descobrir se é possível praticar a oferta de entrega grátis para o cliente sem arriscar a saúde financeira do seu negócio. Curtiu? É só clicar no botão para descobrir como oferecer frete grátis para o seu cliente!

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Thiago Soares
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Redator especialista em e-commerce e pós-graduado em Marketing. Thiago tem como propósito ajudar lojistas de todos os tamanhos, do micro ao grande, a vender pela internet. Para isso, atua na equipe de produção de conteúdo do Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para lojistas de todo o país.

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