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Storytelling para loja virtual: como contar histórias para aumentar as vendas

Camila Melo Por Camila Melo
4 de agosto de 2022
Em Marketing Digital
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Home Marketing Digital
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Saiba tudo sobre storytelling e aprenda a contar histórias para divulgar seus produtos, serviços e aumentar suas vendas.

Quem não gosta de ouvir uma boa história?

O storytelling não é uma prática nova. Na verdade, a prática de contar histórias é algo antigo, que antecede até mesmo a escrita.

Acontece que, hoje, o storytelling é um forte aliado das estratégias de marketing de grandes empresas. E o motivo é simples, ele desperta emoções com histórias instigantes e que convencem.

Neste artigo, iremos mostrar dicas valiosas e pouco conhecidas para te ajudar a usar o storytelling nas suas estratégias de marketing e aumentar as vendas da sua loja virtual. Confira!

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Navegação rápida

  • 1 O que é storytelling?
  • 2 Por que contar histórias é importante para aumentar as vendas?
  • 3 Como usar o storytelling e aumentar suas vendas contando histórias
  • 4 Quais histórias contar para clientes?
  • 5 O que você achou deste conteúdo?
        • 5.0.0.1 Camila Melo

O que é storytelling?

O termo storytelling que une as palavras inglesas story (história) e telling (contar), é uma estratégia de marketing que usa uma combinação de habilidades e técnicas de narrativas para contar histórias que envolvem a audiência de uma pessoa ou marca e, com elas, criar conexão emocional. 

Graças a essa conexão criada, o storytelling é ótimo para ser aplicado nas vendas.

Um exemplo prático são anúncios no YouTube que despertam nossa curiosidade e nos fazem querer continuar assistindo até o final.

Em vendas, o storytelling pode ser usado para encantar e envolver clientes, incentivando essas pessoas a tomar uma ação, desde agendar uma reunião até mesmo fechar negócio.

Interessante, não é?

Por que contar histórias é importante para aumentar as vendas?

Você lembra das histórias das princesas e do saci-pererê que nos contaram quando éramos crianças? Ou mesmo aquelas de animes que assistimos? 

Apesar de termos crescido e constatado que esses seres e personagens não existem, essas histórias marcaram nossa infância e lembraremos delas durante toda a nossa vida.

O mesmo vale para a sua marca. Quando você conta histórias sobre os valores e propósitos da sua empresa, isso faz com que as pessoas se conectem com a sua marca. 

Um exemplo claro disso são os comerciais da Coca-Cola. Dificilmente você vai ver a marca falando como é bom beber refrigerante, mas sim a história de um jantar na véspera de natal com a família reunida e aproveitando a data especial.

E o produto aparece em segundo plano. O foco quase nunca está nas características da bebida, mas sim nos valores e sentimentos que a marca quer passar.

A arte de contar histórias que envolve o storytelling está nos detalhes, inclusive em animes que assistimos. Reprodução Unsplash.

Consegue perceber a diferença entre as narrativas?

Ao contar histórias, você leva ouvintes para viver uma jornada única, consegue entreter e educar essas pessoas sobre produtos, serviços ou ideias da sua empresa de um jeito mais emocional e fácil, e ainda cria uma conexão mais amigável.

Crie conexões reais com as pessoas

Quando as pessoas acompanham (e gostam de) uma história, fazem conexões reais e pessoais com ela. Se a audiência se reconhece nos personagens ou se a narrativa é relevante para suas vidas, a resposta pessoal de um cliente vai criar uma conexão real com a sua marca. 

Busque identificação com a sua audiência

Quando você usa o storytelling da forma certa, apresentando personagens com dores parecidas de clientes, os colocando em um ambiente estratégico e mostrando como esse personagem superou os desafios que surgiram pelo caminho, você cria uma conexão e fica na mente das pessoas.O storytelling é uma maneira de vender sem vender.

O storytelling é uma maneira de vender sem vender

Empresas que usam storytelling e contam histórias em suas campanhas de marketing, têm o benefício adicional de não precisar falar da venda de produtos ou serviços em si.

Uma campanha envolvente, divertida e emocional que conta a história de uma marca pode ajudar que clientes em potencial comprem os produtos da marca. Ou seja, usando o storytelling, as marcas vendem sem necessariamente vender.

Como usar o storytelling e aumentar suas vendas contando histórias

Quando são autênticas e criativas, as narrativas do storytelling têm o poder de inspirar e criar conexões emocionais. 

As pessoas se identificam com histórias que mostram valores semelhantes aos delas e isso se torna o elo responsável por gerar comunidades. 

Uma dica que se pode levar para a vida é que as pessoas não compram apenas produtos, elas compram experiências, conceitos e valores. 

Um exemplo de valores bem transmitidos é a Apple, a marca da maçã sabe (e conhece muito bem) o público que está se comunicando e faz isso brilhantemente.

Agora que você já sabe os benefícios de um bom storytelling para a sua marca, aposto que você quer saber como construir um. Acertei? Então vem comigo, construir uma narrativa de sucesso para a sua marca!

Aposte nos gatilhos mentais 

Usar gatilhos mentais sempre é uma boa ideia quando o assunto é marketing de conteúdo. 

Os gatilhos mentais são atalhos que ativam certos padrões de comportamento nos seres humanos, motivando-os a agir de determinada maneira. Pense neles como botões de um controle remoto: para cada botão pressionado, uma ação acontece.

Aqui vão alguns exemplos de gatilhos mentais para usar no storytelling: reciprocidade, empatia e afinidade são eficientes para envolver a audiência com a sua história.

Conte histórias interessantes

A verdade é que nós consumimos histórias todos os dias, seja na internet ou interagindo com outras pessoas (até a fofoca do dia a dia é storytelling, acredita?). Essas histórias estão no LinkedIn, Instagram e Facebook, e até em vídeos. E com tantas informações a disposição, acabamos nos desligando de uma história que não é bem contada.

O mesmo vale para vendas. Se a narrativa do storytelling não for interessante e contada com emoção, as pessoas não vão ouvir ou ler.

As pessoas não vão lembrar de dados e gráficos quando pensarem na conversa que tiveram com você (ou do e-mail que você enviou para elas). Sabe por que? Eles não despertam as emoções que levam clientes a fecharem negócio.

Por isso, é importante criar um storytelling intrigante e baseado nestes pilares:

  • Mencione um herói que a sua audiência se identifique
  • Mostre os obstáculos o herói precisa/precisou superar
  • Crie o conflito interno que o herói está tentando superar ao enfrentar o problema
  • Deixe o herói em uma encruzilhada onde há pelo menos duas opções para atingir o objetivo
  • Apresente a superação
  • Revele o ponto e explique o que você deseja que o público perceba da história

Ao contar histórias atraentes, sua empresa constrói uma relação com potenciais clientes, para guiá-los na jornada de compra no futuro – ou, ao menos, transformar essas pessoas em defensores da marca, responsáveis por espalhar mundo afora o seu conteúdo para outras pessoas.

Quais histórias contar para clientes?

A primeira coisa que você precisa se perguntar é: o storytelling será um case de sucesso da empresa? Ou esse espaço é sobre a história da marca? 

É importante que você defina a história que vai contar.

Algumas perguntas para aplicar o storytelling em sua empresa incluem:

  • Qual é a história por trás do produto?
  • Por que a empresa faz o que faz? (propósitos e valores)
  • Como ela faz? (qual o método utilizado)
  • Qual benefício ela entrega?

Para exemplificar: uma marca que usa embalagens biodegradáveis e recuperadas do que já foi sucata, consegue se conectar com pessoas que têm, em seus valores, a sustentabilidade e a preservação da natureza.

Ao mostrar isso ao público, a marca está dizendo: estamos contribuindo para um mundo melhor e você pode fazer parte disso.

É preciso criar conteúdo único somado a técnicas de SEO para que as pessoas interessadas no seu nicho de mercado te encontrem, independentemente do momento e da intenção da pesquisa online.

storytelling-para-loja-virtual-melhor-envio-02
Ao contar histórias atrativas, os produtos e serviços podem ser vistos de uma forma mais emocional e se cria uma conexão amigável com clientes. Imagem: Forrest Gump, o contador de Histórias.

O que você achou deste conteúdo?

Saber contar histórias engaja sua audiência e faz com que as pessoas se identifiquem com a sua marca. E isso faz toda a diferença nos resultados de venda.

O segredo para contar histórias envolventes e que te ajudam a aumentar as vendas da sua loja virtual está em criar um bom storytelling.

Por isso que, neste conteúdo, mostramos o que é storytelling, ensinamos os passos para criar o storytelling ideal e trouxemos dicas preciosas para você aplicá-lo com sucesso no marketing da sua loja virtual.

Se você gostou desse conteúdo e quiser receber mais conteúdos como este, aproveite e se inscreva em nosso Canal no YouTube, lá postamos conteúdos ricos, novidades e dicas sobre o mundo do e-commerce.

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