A LATAM Cargo é o braço logístico da LATAM Airlines, com modalidades de transportes aéreo de cargas no Brasil e também para outros países.
A empresa é uma das maiores companhias de transporte aéreo de cargas do Brasil e é uma das transportadoras parceiras do Melhor Envio.
Usando a plataforma do Melhor Envio, é possível calcular e adquirir fretes com LATAM Cargo na modalidade éFácil, que atende a todas as grandes cidades do país.
A seguir, você vai conhecer mais sobre os serviços oferecidos pela LATAM Cargo, vai entender como contratar frete da transportadora usando o Melhor Envio e ainda ficar por dentro das diretrizes de transporte aéreo de cargas da empresa.
Mas antes que tal fazer a simulação de frete para o seu pedido e conferir a opção mais barata, e rápida, para o seu envio entre a LATAM Cargo e as principais transportadoras do país.
Calculadora de Frete do Melhor Envio
Encontre o melhor frete para o seu envio
Como contratar LATAM Cargo no Melhor Envio?
Para os lojistas do Melhor Envio, a LATAM Cargo oferece o serviço éFácil, que conta com abrangência nacional e realiza entrega em domicílio.
Na modalidade éFácil não há coleta do pacote. Sendo assim, o remetente deve postar a encomenda em uma unidade da LATAM Cargo mais próxima da sua loja.
Medidas de pacotes aceitos pela LATAM Cargo
A dimensões das cargas que podem ser enviadas pela LATAM Cargo são:
- Medidas máximas: 105 cm x 110 cm x 160 cm (Altura X Largura X Comprimento).
- Peso máximo: até 200 kg, sendo no máximo 100 kg por volume.
- Não há dimensões nem peso mínimo.
Não há exigência de peso mínimo ou dimensão mínima por parte da transportadora, o que torna o serviço atraente para boa parte dos lojistas. No entanto, é importante ressaltar que a empresa não realiza entregas em caixas postais.
Mas, como gerar uma etiqueta de frete da LATAM Cargo usando a plataforma do Melhor Envio? Isso é o que você vai ver agora.
LATAM Cargo: cotação e emissão de etiquetas de frete pelo Melhor Envio
Gerar uma etiqueta de frete da LATAM Cargo usando o Melhor Envio é muito rápido e simples, como você vai perceber.
1 – O primeiro passo é criar uma conta no Melhor Envio e fazer login. O serviço de cotação e comparação de preço de fretes é totalmente grátis!
2 – Após realizar o seu login, clique no ícone da calculadora localizado no topo da tela ou no lado esquerdo da página.
3 – Insira os dados do frete, incluindo CEP de origem e de destino, peso e dimensões da mercadoria. Em seguida, basta clicar em calcular.
4 – A Calculadora do Melhor Envio mostrará diversas opções de frete. Repare que na lista consta o serviço éFácil da LATAM Cargo, o que significa que o trajeto em questão é coberto pela transportadora.
Caso o frete da LATAM Cargo tenha a melhor condição para o seu pedido, vá até a linha da LATAM Cargo, clique em selecionar.
5 – Na próxima tela você deve preencher os dados da nota fiscal, do envio, do destinatário e também do remetente.
5.1 – Para começar, informe a chave da nota fiscal ou preencha a declaração de conteúdo.
A Declaração de Conteúdo pode ser preenchida se a carga não tiver fins comerciais.
Em caso de fins comerciais, é obrigatória a apresentação da nota fiscal. O tipo de nota aceito é a Nota Fiscal Eletrônica modelo 55.
É imprescindível ter a nota fiscal do pacote quando for postar a encomenda, pois o documento será averiguado. Um documento de identidade também será pedido.
Se ainda ficou alguma dúvida, leia nosso artigo com tudo o que você precisa saber sobre Nota Fiscal e Declaração de Conteúdo.
5.2 – Durante o preenchimento da etiqueta você deve selecionar a unidade da LATAM Cargo mais próxima, onde será postada a encomenda.
Lembrando que, a transportadora não realiza coletas, cabendo ao usuário levar o pacote até a unidade escolhida.
5.3 – Em seguida é só inserir os dados do destinatário (comprador) e remetente (sua loja).
Repare que, ao preencher essas informações, a etiqueta fica visível logo ao lado do formulário, bem como o valor do frete.
6 – Ao terminar de preencher sua etiqueta, basta clicar em Adicionar ao Carrinho (caso queira contratar mais fretes) ou pagar agora (para finalizar o pedido).
O pagamento da etiqueta de frete pode ser feito por Pix, cartão de crédito, débito online, boleto ou saldo virtual da conta do Melhor Envio.
Ao usar o saldo virtual da conta do Melhor Envio e Pix, o pagamento é aprovado na hora. Nas demais alternativas, o prazo de aprovação de pagamento – e liberação da etiqueta – varia de acordo com o meio escolhido.
Feito o pagamento, basta imprimir a etiqueta, colar em lugar visível da carga e levar o pacote até o guichê de entrega escolhido durante o preenchimento dos dados.
Mas você deve estar se perguntando: o que fazer quando chegar no aeroporto? Descubra a seguir como é o processo de postagem de encomendas na transportadora aérea LATAM Cargo.
Como fazer a postagem de encomendas na LATAM Cargo
A LATAM Cargo possui área para entrega das mercadorias nos principais aeroportos do país. A empresa não possui escritórios ou pontos de coleta fora dos aeroportos.
Ao chegar no terminal de cargas do aeroporto escolhido para a postagem, procure por um totem da LATAM Cargo para gerar uma senha de atendimento.
Para retirar essa senha, é só seguir os passos a seguir:
1 – Passe o código de barras da minuta ou da etiqueta de frete do Melhor Envio
Se a leitura falhar, basta digitar o código da E-minuta
Você pode localizar o número da E-minuta na etiqueta de frete do Melhor Envio e na minuta da LATAM Cargo, como no exemplo abaixo:
2 – Em seguida, selecione “Já tenho uma E-Minuta”
3 – Pronto! Ao final do procedimento será gerada uma senha para o atendimento no balcão
4 – Aguarde atendimento.
Como fazer a postagem de encomendas pela LATAM Cargo usando o Ponto Parceiro
Quem escolheu uma unidade do Ponto Parceiro para realizar postagem não precisa se encaminhar até o aeroporto, basta despachar a encomenda no Ponto Parceiro escolhido no momento da contratação do frete.
A documentação necessária para a postagem de uma encomenda na LATAM Cargo usando o Ponto Parceiro é a mesma que a apresentada no aeroporto:
- Etiqueta de frete
- Nota fiscal ou declaração de conteúdo
- Minuta de despacho impressa.
Atenção: a apresentação da minuta impressa é obrigatória nas postagens realizadas no Ponto Parceiro.
Como é realizada a entrega pela Latam Cargo Brasil
Uma das maiores vantagens de usar o Melhor Envio para contratar um frete com a LATAM Cargo é que a companhia realiza todo o processo logístico para entregar a encomenda em domicílio.
Esse é um diferencial, pois muitas companhias de transporte de carga aérea só fazem o traslado até o terminal de destino, cabendo ao destinatário retirar a carga no terminal aéreo.
Fretes da LATAM Cargo adquiridos fora do Melhor Envio podem ou não ser entregues em domicílio (depende do serviço contratado).
Porém, todos os fretes LATAM Cargo éFácil contratados via Melhor Envio já contemplam entrega em domicílio. O prazo de entrega, em geral, é de 3 a 4 dias úteis após a postagem.
Importante: A transportadora LATAM Cargo realiza 3 tentativas de entrega sem custo adicional.
Se o destinatário não for localizado, a carga é devolvida ao remetente, que será avisado sobre isso. Tal devolução possui taxa equivalente ao valor do frete pago pelo envio.
Quais itens a LATAM Cargo não transporta?
A LATAM Cargo transporta uma ampla gama de materiais, inclusive muitos que não são aceitos por outras transportadoras (como cargas vulneráveis, materiais de informática, documentos, medicamentos e equipamentos médicos).
No entanto, há alguns itens que a transportadora não aceita e é importante conhecê-los para evitar transtornos.
Pelo Melhor Envio, a LATAM Cargo não transposta os seguintes itens:
Mercadorias
- Bolos e doces confeitados
- Cartões magnéticos específicos como cartões de alimentação, refeição e transporte
- Celulares
- Equipamento de gravação
- Correspondências (cartas e cartões postais)
- Dinheiro e cargas em valores nominais (incluindo talões de cheques bancários desbloqueados, títulos ao portador, cheques de viagem)
- Documentos pessoais (carteira de trabalho e passaporte)
- Líquidos
- Chocolate
Cargas especiais
- Animais vivos*
- Baterias (inclusive equipamentos contendo as baterias) e power banks
- Flores, plantas vivas e frutas
- Gases
- Jornais, revistas e publicações com data
- Materiais e alimentos perecíveis*
- Material corrosivo
- Restos mortais e outros materiais biológicos*
- Sólidos e líquidos inflamáveis*
- Medicamentos (controlados e não controlados)
- Televisões
- Relógios
Cargas vulneráveis
- Metais e pedras preciosas (incluindo jóias e objetos manufaturados contendo qualquer um deles)
- Obras de arte (registradas no IPHAN)
Outras cargas
- Documentos específicos (documento veicular, identidade, CPF, CNH)
*A LATAM Cargo oferece serviços específicos de transporte de materiais frágeis e perigosos como esses, mas tais fretes devem ser contratados diretamente com a transportadora.
Você já descobriu quais são os serviços de transporte de carga aérea que a LATAM Cargo oferece, como contratar um frete da transportadora usando o Melhor Envio e quais itens a empresa não transporta pelo serviço éFácil. Mas, como rastrear uma encomenda da LATAM Cargo? Você vai descobrir a seguir.
LATAM Cargo telefone: como falar com a LATAM Cargo
Caso você precise entrar em contato com a empresa para tirar alguma dúvida, fazer alguma sugestão ou resolver um eventual problema no envio, basta entrar em contato com a empresa pelos seguintes canais:
- LATAM Cargo telefone para atendimento: 0300-115-9999
- Central de atendimento virtual: SAC online LATAM Cargo
Contrate fretes com condições vantajosas para o seu negócio com a ajuda do Melhor Envio
O Melhor Envio é uma plataforma gratuita de cotação e gestão de fretes criada para facilitar a vida de quem vende pela internet.
Nela é possível conferir o menor preço e a melhor condição de frete nas principais transportadoras do país, como a própria LATAM Cargo, Correios, Jadlog, Buslog e muitas outras.
Além disso, o Melhor Envio oferece uma série de facilidades para os lojistas parceiros. Um exemplo é o Melhor Rastreio, que permite acompanhar o andamento dos fretes despachados, mesmo que por transportadoras diferentes.
Quer mais uma facilidade? Lojistas que utilizam o Melhor Envio para contratar fretes têm acesso ao Ponto Parceiro
. Trata-se de unidades físicas onde o lojista pode despachar pedidos que serão entregues por mais de uma transportadoras. Tudo em um só lugar!
E o mais importante, você não paga nada a mais para usar o Melhor Envio, apenas o valor do frete contratado dentro da plataforma. Legal, né?!
Comece agora mesmo a facilitar o processo de postagem do seu negócio clicando no botão abaixo.