Por que o rastreamento é importante para quem compra online?

Compreenda como o rastreamento pode ser decisivo para o seu e-commerce proporcionar uma experiência de compra que atenda às expectativas dos clientes

Uma pesquisa da Opinion Box, em parceria com a Digitalks, revela que 59% dos clientes não voltariam a comprar de uma loja na qual tiveram um problema. Ou seja, mais da metade dos consumidores se negaria a dar uma segunda chance a um e-commerce cuja experiência de compra foi ruim.

O mesmo estudo aponta que 36% do público nunca mais faria uma nova compra com uma marca que atrasou a entrega

Dados como estes demonstram a importância de ter um bom relacionamento com a clientela e, principalmente, o quanto a apresentação de soluções capazes de conferir segurança durante uma compra podem ser decisivas.

O que nos leva a outro elemento que tem grande relevância para os compradores online: o rastreamento de encomendas.

Afinal, existe situação mais frustrante do que fechar um pedido e ficar às cegas até a chegada do produto? Isso em um exemplo em que a entrega acontece dentro do prazo previsto.

Agora se coloque no lugar do cliente e se imagine diante de uma compra na qual você não recebeu um código de rastreio e o envio está atrasado. Para piorar, o lojista nem sequer teve o trabalho de contatá-lo para explicar o que ocorreu.

Se analisarmos neste contexto, faz todo o sentido quem vivenciar este tipo incômodo riscar do mapa o vendedor que o fez passar por tudo isso, não é mesmo?

É por este motivo que você deve continuar esta leitura! Para conferir os insights que reunimos sobre como o rastreamento dos pedidos é essencial para o sucesso do seu negócio!

Rastreamento: um código que inspira confiança

Se você ainda não está familiarizado com o termo, o rastreamento de encomendas caracteriza o acompanhamento do status de entrega e a movimentação do pacote de uma compra feita pela internet

O processo acontece através da geração de um código de rastreio que permite monitorar o transporte do objeto até a chegada no endereço informado pelo cliente. Você entenderá melhor com os detalhes a seguir.

Estratégia para tranquilizar o público

A expectativa do cliente é grande quando ele faz uma compra online. Com isso, podemos dizer que logo após a pessoa concluir o pedido, automaticamente ela ativa um cronômetro imaginário e já quer saber onde está o produto.

É neste momento que o rastreamento ajuda a minimizar os possíveis efeitos negativos dessa espera. Até porque não é fácil converter um visitante em cliente, portanto, não o perca após ele comprar em sua loja!

Isso faz do rastreio um elemento importante na gestão de fretes, tanto pelo impacto na experiência do cliente quanto no apoio do monitoramento dos processos da sua logística.

Permitir que o cliente possa rastrear o objeto é um critério de transparência nas vendas online

Do ponto de vista do cliente, contar com um envio transparente é a chave para ter a certeza de que a compra naquele e-commerce foi acertada. Afinal, diferentemente das aquisições nas lojas físicas, nas vendas pela internet não é possível ver o produto antes de fechar o pedido.

Consequentemente, o rastreamento é a forma do consumidor confirmar que o item adquirido realmente está a caminho e tudo está correto com a compra.

Ferramenta de gestão logística

Pela lógica do vendedor, o rastreamento é importante para uma gestão de entregas eficiente, pois fornece as informações necessárias para o acompanhamento e controle da logística de envio de encomendas.

A ferramenta possibilita ainda analisar fatos e tomar decisões, principalmente, para resolver problemas como atrasos e extravios, por exemplo.

Vale reforçar que o monitoramento de pacotes influencia na administração de entregas como um todo e pode contribuir para  elevar o desempenho de diversos processos no transporte de pedidos e que resultam na visibilidade positiva do seu negócio. 

Veja abaixo os principais ganhos de investir no rastreio de objetos:

Benefícios do rastreamento de encomendas

  • Maior transparência e confiabilidade nas vendas
  • Melhoria na percepção dos clientes sobre o seu negócio
  • Diferencial positivo na experiência do cliente e para motivá-lo a comprar novamente em seu e-commerce
  • Controle do status dos pedidos e o monitoramento do cumprimento dos prazos de envio
  • Possibilidade de acessar informações que permitam a adoção de uma postura proativa diante de impasses e situações adversas
  • Ajuda para identificar possíveis falhas no desenvolvimento da sua logística e permite que você faça as devidas correções com assertividade
  • Auxílio para descobrir rotas de extravios, quais os gargalos devem ser minimizados e quais melhorias são necessárias na operação de fretes do seu e-commerce

Como funciona o acompanhamento para rastrear a encomenda?

O código de rastreio da encomenda é fornecido pela transportadora quando o objeto é postado para o envio. Ainda assim, os procedimentos podem variar conforme o serviço e a empresa escolhida.

Os Correios e algumas transportadoras privadas trabalham com uma forma de rastreamento ativo de volumes. Na modalidade, o destaque é para a sincronização automática entre o lojista e a transportadora.

Isso acontece quando o sistema da loja virtual verifica diariamente o status da movimentação do pacote no site da transportadora e compara com a etapa mais recente registrada no banco de dados do e-commerce.

Quando ocorre a identificação de atualizações no processo, a loja virtual salva as informações, atualiza o status no site e notifica o cliente, geralmente via e-mail. 

Por exemplo, “o seu pedido saiu do Centro de Distribuição A para o Centro de Distribuição B”, ou, “o pedido saiu para a entrega”. 

Exemplo mostra o rastreio de uma mercadoria enviada através de uma transportadora privada
Exemplo mostra o rastreio de uma mercadoria enviada através de uma transportadora privada

O rastreamento ativo confere alta qualidade ao serviço de monitoramento do pedido, pois permite a transparência do envio ao manter o cliente informado de cada fase da entrega. 

Atualmente, as notificações podem ser configuradas para chegarem ao comprador via e-mail, SMS ou WhatsApp.

Rastreamento de objetos via Correios

Nos fretes através dos Correios, basta informar o código de rastreio na página da estatal. Este número é composto por 13 dígitos e pode ser encontrado no ticket do comprovante da postagem.

Além da busca individual por objeto, como descrevemos acima, existem também outras maneiras de realizar a consulta para o acompanhamento do pacote na seção “Rastreamento de Objetos”. Observe:

Lista de objetos

Se o usuário desejar conferir a movimentação de múltiplos pacotes com identificadores diferentes, basta inserir todos os códigos separados por ponto e vírgula. 

Exemplo: SS123456789BR; SS987654321BR; 

CPF ou CNPJ

Digite o CPF/CNPJ do remetente ou destinatário. O sistema apresentará os últimos 50 volumes registrados no documento informado.

Entretanto, essa opção está disponível somente para as postagens efetuadas diretamente no balcão da agência. 

Usuários que realizaram uma pré-postagem pelo SIGEP Web ainda não contam com esta funcionalidade.

No sistema dos Correios, as consultas diretas de rastreamento podem ser feitas com até três formas diferentes
No sistema dos Correios, as consultas diretas de rastreamento podem ser feitas com até três formas diferentes

Tenha automatização e praticidade no rastreamento

Se você chegou até aqui, esperamos que este conteúdo tenha sido útil para o seu negócio! Mas antes de concluirmos este post, vamos deixá-lo com mais uma dica interessante: conte com uma plataforma de gestão de fretes como o Melhor Envio!

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