Avenida República do Líbano, 849

Acerte em cheio no transporte de suas encomendas

Como checar se sua estratégia de transporte realmente é assertiva? Nossas dicas mostram o caminho!

 

Encontrar condições de aumentar a competitividade de um negócio é um desafio e tanto, não é mesmo? Quem atua no e-commerce sabe do que estamos falando. Afinal, entende bem a luta diária dos pequenos e médios vendedores que fazem da internet o seu meio de vida. Se você está incluído nesse grupo, saiba que não está sozinho!

E é exatamente para colaborar com empreendedores como você que hoje vamos abordar um dos aspectos mais importantes para o sucesso de um e-commerce: o transporte de encomendas.

Então, continue esta leitura e confira as dicas que preparamos para você acertar em cheio!

 

Conte com opções diferenciadas de transporte

 

Certamente você já escutou em algum momento a expressão “lei da oferta e da procura”. Mas o que queremos dizer com isso? Nós explicamos! Nosso objetivo inicial é estimulá-lo a verificar se a sua estratégia realmente aproveita as oportunidades existentes no mercado.

Em outras palavras, a elaboração de sua política de entregas inclui alternativas de transporte? Você escolheu apenas uma opção entre as disponíveis ou investiu na formação de um rol variado de escolhas?

Se sua loja utiliza mais de uma transportadora simultaneamente, podemos dizer que sua pesquisa rendeu bons frutos. Aproveitamos para lhe dar os parabéns, pois sua loja virtual não será refém de um único fornecedor. E isso é ótimo!

Porém, se sua tática aposta todas as fichas em uma única transportadora, precisamos lhe informar que é preciso rever esse conceito.

Ao abrir espaço para múltiplas plataformas de envio de encomendas, seu e-commerce fica melhor preparado para enfrentar adversidades. A ocorrência de greves desponta entre algumas delas.

Quase que anualmente nos deparamos com paralisações, como a dos Correios. Sem falar que em 2018 tivemos também a dos caminhoneiros. Como ficam as entregas nesse panorama? Um caos total! E o que você faz nessa hora? Começa a se descabelar imaginando as reclamações pelo atraso chegando uma atrás da outra?

Resumindo, os vendedores que utilizam serviços de empresas diferentes conseguem driblar com muito mais facilidade problemas externos de logística como esses. Isso sem falar na capacidade de otimização dos fretes que pode ser alcançada!

Reforçamos então um conceito: vale a pena ampliar suas alternativas e contar com uma diversidade de serviços, modais, características de postagem e até preços. Esta é a chave para a competitividade de seus fretes!

 

Fique atento aos prazos de entrega

 

Agora vamos conversar sobre outro elemento fundamental na eficiência no transporte: o prazo de entrega. Esta área é uma das mais visadas e, consequentemente, fonte de muitas reclamações. O que torna evitar atrasos no envio das encomendas uma das principais metas do e-commerce.

Por isso, tão importante quanto o valor que será pago pelo envio, está também o tempo que a mercadoria leva para chegar ao destinatário. Lembre que este é um dos parâmetros para a satisfação do cliente que compra em seu e-commerce . Aqui reside um fator determinante para novos consumidores ou os já fidelizados!

Por isso, um cuidado que você deve tomar é informar ao internauta um prazo com uma margem de segurança. Jamais prometa o que não poderá ser cumprido! O ideal, inclusive, é acrescentar uns dois dias extras ao limite informado pela transportadora.

Assim, se ganha tempo caso haja algum imprevisto que possa impactar a data final. Falando em margem extra, lembramos de mais uma sugestão que pode ajudar!

Se o seu negócio está em regiões que disponibilizam entregas de bicicleta, por exemplo, verifique a possibilidade de usar este serviço para os pedidos feitos na sua cidade. Esta é outra forma de garantir o aumento da agilidade de suas entregas.

 

Prepare os pacotes para o envio

 

A forma como a encomenda chega às mãos do consumidor também está entre os elementos essenciais na logística de transporte. Para esclarecer melhor este cenário, pense como você quer que seu e-commerce seja visto pelo público. Qual a impressão deseja deixar a quem visita seu e-commerce e conclui uma compra? Sua resposta deve incluir a integridade das mercadorias que você vende.

Mesmo quando se tratam de artigos resistentes, é necessário prever os possíveis riscos envolvidos no trajeto. O cuidado deve ser ainda maior no caso dos objetos frágeis. Vale arriscar que um solavanco qualquer no transporte coloque todo o seu trabalho a perder?

Se o jeito é prevenir reclamações, não custa nada reforçar a proteção das encomendas preenchendo os espaços vazios da caixa com isopor ou papel. Envolvê-las com plástico bolha também é uma boa pedida. O objetivo é evitar que o objeto sofra algum tipo de atrito dentro da embalagem durante o percurso.

E não esqueça que algumas encomendas podem demandar mais tempo de preparo para o envio! Verifique o tempo gasto nestes casos e inclua-o na previsão de entrega.

 

Saiba a importância da logística reversa

 

Digamos que você tenha sido “sorteado” com aquela pessoa que comprou no impulso e se arrependeu depois. Isso independe dos esforços em oferecer um bom atendimento pois, neste caso, o cliente tem o direito a devolver a mercadoria e cancelar a compra em até sete dias após a entrega.

Obviamente, nenhum lojista quer se deparar com muitos visitantes assim, mas isso faz parte do jogo. Afinal, não tem choro, já que o usuário está amparado pelo Código de Defesa do Consumidor. Resta aceitar mesmo, até por que nem tudo está perdido!

Este internauta ainda pode voltar a ser seu cliente em uma próxima vez. Desde que seu e-commerce tenha uma política de devolução de produtos eficiente. É aí que entra a logística reversa, o caminho inverso do produto. Ou seja, quando o artigo precisa ser transportado de volta para a loja.

Além do cancelamento da venda, há uma série de situações que podem motivar o procedimento. A troca de produto é outra demanda que se encaixa no gênero.

Desse modo, certifique-se de estar preparado para realizar a logística reversa quando for preciso. Você também pode ficar um passo à frente nisso estando por dentro de como seus parceiros e transportadoras realizam esta operação.

Lembrando que o custo deste frete e o gerenciamento das informações da devolução são de responsabilidade do vendedor, ok?

Quer saber saber mais sobre o assunto? Clique aqui e assista o vídeo que apresenta as vantagens de utilizar uma calculadora de fretes e dá dicas de como otimizar sua logística reversa.

 

Aposte no rastreamento eficiente

 

Diferentemente das lojas físicas, nas quais o cliente paga e sai com o produto embaixo do braço, no e-commerce há uma forte pressão em cima da entrega das mercadorias. Isso é um fato que não há como negar. Todo mundo sabe do nível de expectativa envolvido, até porque em algum momento também já esteve na posição de consumidor.

Então, que atire a primeira pedra quem nunca ficou ansioso logo após receber a mensagem de confirmação do pedido. A questão é que quando você é o vendedor, aliviar essa tensão está entre as suas obrigações. Mas como?

Nessa hora, um aliado para acertar em cheio no transporte de suas encomendas é o monitoramento dos seus pacotes. Seja durante o envio tradicional ou na logística reversa, contar com um bom rastreio é uma garantia que nenhum lojista deve abrir mão.

Entretanto, não basta apenas ter controle sobre as etapas de entrega. O empreendedor precisa buscar ferramentas que possibilitem oferecer transparência quanto à movimentação do volume. Esta estratégia serve para abrandar a expectativa do usuário e tranquilizá-lo de que ele tomou a decisão certa comprando de você!

Disponibilize uma página paralela, onde o comprador consiga consultar a localização do produto e verificar se o prazo de entrega será cumprido. Para isso, priorize serviços de transportadoras que atualizem com eficiência a movimentação da carga.

 

Procure ferramentas de otimização de fretes

 

Neste artigo apontamos diversos fatores para ajudá-lo a desenvolver uma gestão de transporte de encomendas mais assertiva. E para concluir esse apanhado de dicas, vamos deixar registrada aqui a última deste post. Conheça uma plataforma que, entre outras funcionalidades, se destaca pela facilidade na logística reversa e rastreabilidade de mercadorias: o Melhor Envio.

Já pensou em acompanhar a movimentação de todas as suas encomendas em um só painel? Então confira o Melhor Rastreio, uma ferramenta inteligente de monitoramento preparada, inclusive, para agilizar para você os procedimentos de indenização em casos de extravio.

Quer saber mais sobre as condições que temos para tornar o transporte do seu e-commerce mais competitivo?  Visite o site e descubra como!

Posts relacionados

Deixe um comentário