A entrega de produtos com eficiência e dentro do prazo é uma parte fundamental do e-commerce. Obviamente, a loja online e a transportadora escolhida têm grande responsabilidade para garantir que o ciclo seja fechado com sucesso. Porém, os próprios clientes também podem ajudar a reduzir as chances de problemas nessa última parte do processo.
Para isso, a loja virtual deve manter uma comunicação clara e transparente que ofereça todas as orientações importantes para evitar contratempos. O e-commerce também deve garantir que as ferramentas importantes para a entrega dos produtos estejam ao alcance do público.
Estas orientações podem chegar, por exemplo, através de um e-mail de confirmação de compra, ou mesmo por mensagens no WhatsApp. Aliás, é sempre interessante que os clientes recebam atualizações constantes sobre cada etapa da compra realizada, alimentando uma relação de confiança entre o seu negócio e o público.
Além disso, ninguém melhor do que você, lojista, para identificar os pontos críticos que podem envolver a entrega de produtos eficiente e saber o que o destinatário pode fazer para evitar problemas ou mesmo custos extras, não é mesmo?
Ah, e não esqueça que esse canal de comunicação deve estar sempre aberto! É realmente importante facilitar o contato do cliente com a sua loja virtual para que ele possa solucionar dúvidas ou problemas sempre que for necessário.
Aqui no Melhor Envio, nós entendemos como essa comunicação entre lojistas e clientes é importante. Por isso, oferecemos algumas ferramentas que vão ajudar a acompanhar o status das entregas dos produtos vendidos por você, além de outras dicas simples que podem ajudar bastante!
Pronto para descobrir quais são? Vamos nessa! 👇
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Peça para seu cliente não aceitar entrega de produto com avarias ou violação
As transportadoras têm políticas diferentes sobre a indenização por avarias ou danos nos produtos. Em alguns casos, a solicitação só é aceita se o destinatário identificar o problema no momento em que recebe a encomenda. Por vezes, é preciso até mesmo recusar o recebimento.
Por isso, o caminho mais seguro é pedir para que o cliente faça uma verificação assim que recebe a encomenda, na frente do entregador. Caso encontre algum vestígio de avaria ou violação, é preciso fazer uma notificação, informando qual foi o problema identificado.
Essa é a melhor maneira de garantir que o pedido de indenização por avaria ou violação da embalagem vai passar pelas regras de análise de cada empresa de transporte.
De qualquer forma, vamos falar um pouco mais sobre as políticas de cada uma das transportadoras parceiras do Melhor Envio:
Correios
Os Correios estão entre as transportadoras que exigem que a notificação sobre avaria ou violação seja feita no momento em que a encomenda é entregue, na frente do funcionário da empresa.
Em caso de problemas, o destinatário deve recusar o recebimento do objeto, que vai retornar à agência mais próxima por um período de sete dias, prazo que o destinatário tem para decidir se fará a retirada ou se o objeto será enviado de volta ao remetente.
Além de não aceitar a encomenda, o seu cliente deve fazer uma notificação ao responsável pela entrega, indicando o motivo da recusa. E, claro, entrar em contato imediatamente com a sua loja.
💡 Você encontra mais informações no artigo: Como calcular o frete dos Correios.
💡 Você encontra mais informações no artigo: Como fazer envios com declaração de conteúdo
Jadlog
A orientação da transportadora é que os destinatários abram a encomenda no momento da entrega de produtos. Caso seja constatada alguma avaria no objeto, é preciso recusar o recebimento e fazer uma ressalva ao entregador, indicando o motivo. O mesmo vale para a ausência de algum dos itens descritos na nota fiscal que acompanha o objeto.
Se a avaria for notada após a abertura da embalagem e sem a presença do entregador, a notificação deve ser feita em um prazo de 7 dias corridos após a entrega. Nesse caso, é importante falar para o cliente guardar a embalagem e os artigos com avaria, que serão solicitados para análise da transportadora.
Em qualquer uma das situações, a ocorrência deve ser informada ao lojista imediatamente.
🔴 Importante: a Jadlog não realiza indenizações por avaria de objetos enviados com Declaração de Conteúdo. Ou seja, apenas produtos postados acompanhados por nota fiscal podem ser indenizados.
Azul Cargo Express
As solicitações de indenização por avaria em entregas realizadas pela Azul Cargo Express por meio do Melhor Envio podem ser feitas em até 7 dias corridos após a entrega da encomenda. Logo, assim que identificar um problema, o cliente deve entrar em contato com a loja virtual que realizou a venda.
Peça ao seu cliente para enviar fotos da embalagem e do objeto, que também devem ser guardados para uma possível avaliação da transportadora.
LATAM Cargo
A LATAM Cago tem uma política bem rígida em relação aos pedidos de indenização por avaria. Por isso, os objetos devem ser analisados no momento do recebimento, em frente ao entregador.
Se o seu cliente identificar algum problema, ele deve recusar o recebimento e indicar o motivo ao responsável pela entrega. Em seguida, é preciso entrar em contato com a loja.
🔴 Importante: a LATAM Cargo não realiza indenizações por avaria de objetos enviados com Declaração de Conteúdo. Ou seja, apenas produtos postados acompanhados por nota fiscal podem ser indenizados.
💡 Veja mais diferenças entre Nota Fiscal e Declaração de Conteúdo e quando usar os documentos para envio de encomendas.
E o que você deve fazer?
Sempre que souber de um objeto entregue com avaria ou violação em um frete gerado pelo Melhor Envio, o lojista deve entrar em contato com nossa equipe de suporte, que vai dar início ao pedido de análise e indenização, seguindo as regras de cada transportadora parceira.
Para facilitar o processo, reúna fotos do objeto ou do pacote que mostrem indícios da avaria/violação, além das demais informações sobre a ocorrência e a entrega de produtos realizada.
👉 Esses são os canais oficiais de atendimento e suporte do Melhor Envio:
📧 e-mail – contato@melhorenvio.com
✉ mensagem inbox – https://www.facebook.com/MelhorEnvio
💬 chat – https://www.melhorenvio.com.br/
💡 Leia também o artigo Minha carga sofreu avaria ou extravio. O que eu faço?
Mostre como os clientes podem rastrear a entrega de produtos
Todas as transportadoras do Melhor Envio geram um código de rastreamento após a postagem das encomendas. Dessa forma, você acompanha o caminho da entrega de produtos desde a postagem até a chegada na casa do seu cliente.
Que tal compartilhar esse código com o seu consumidor? Assim você permite que ele também possa ficar atento à movimentação das compras.
Além de ser uma ótima maneira de reduzir a ansiedade gerada pela espera dos artigos, isso aumenta a relação de confiança entre cliente e loja virtual.
Com o código de rastreamento, é possível saber, por exemplo, que o produto já foi postado na transportadora e até quando o pacote saiu para entrega. Aliás, logo mais vamos falar sobre a importância dessa informação!
Mas antes, temos uma ótima notícia: o Melhor Envio facilita o compartilhamento do código de rastreio e da movimentação do objeto! Você já reparou que na geração da etiqueta de frete um dos campos solicitados é o e-mail do destinatário? É para isso que ele serve!
Após selecionar a transportadora e o frete escolhidos, você será encaminhado para tela Dados do Destinatário.
Quando o campo de “E-mail” é preenchido, o seu cliente passa a receber e-mails com avisos sobre a movimentação do objeto, desde a postagem na transportadora até a saída para entrega no endereço do destinatário.
Essas mensagens incluem, ainda, o código de rastreamento, para que o consumidor possa fazer consultas sempre que quiser.
Você também pode fazer o envio do código por outros canais, como e-mail da sua loja ou WhatsApp, por exemplo.
🔴 Mas atenção, informe apenas o código de rastreamento gerado APÓS a postagem na transportadora, ok?
Para ver essa informação, e também acompanhar o transporte, você deve ir no painel de controle do Melhor Envio, clicar em Meus Envios e, em seguida, na aba “Envios Postados”.
💡 Para saber mais detalhes, é só dar uma olhadinha no artigo Como gerar uma etiqueta de fretes no Melhor Envio.
E o que você deve fazer?
Ao identificar uma movimentação anormal no percurso de entrega do produto, o lojista deve entrar em contato com a equipe de suporte do Melhor Envio:
📧 e-mail – contato@melhorenvio.com
✉ mensagem inbox – https://www.facebook.com/MelhorEnvio
💬 chat – https://www.melhorenvio.com.br/
🔴 Lembre-se que uma entrega só é considerada em atraso ao fim do prazo informado pela transportadora.
Conheça também o Melhor Rastreio
O Melhor Rastreio é uma ferramenta exclusiva do Melhor Envio, criada para facilitar o acompanhamento das encomendas. Embora seja uma plataforma independente, você pode usar os mesmos dados de login no acesso e fazer o cadastro dos objetos postados.
Dessa forma, você recebe atualizações constantes de toda a movimentação dos pacotes enviados. Se preferir, pode restringir as notificações a apenas alguns envios.
Vale lembrar que, ao incluir o e-mail do destinatário na geração da etiqueta de frete do Melhor Envio, o seu cliente já vai receber atualizações sobre a entrega, mesmo sem o cadastro no Melhor Rastreio.
Da mesma forma, o lojista também pode acompanhar a movimentação no link que aparece na aba de Envios Postados, como dissemos antes.
👉 Logo, a diferença é que, com o Melhor Rastreio, as notificações também serão enviadas para o e-mail do remetente, de forma automática.
Peça atenção ao endereço de entrega informado
Um detalhe que pode fazer toda a diferença. É super importante que todas as informações sobre o endereço do destinatário estejam corretas.
O primeiro motivo para essa atenção é, claro, garantir o sucesso do frete até a entrega do produto. Mas é bom lembrar que informações desencontradas também podem resultar em custos extras, principalmente com taxas de reentrega ou devolução.
A reentrega é quando a transportadora precisa fazer uma nova tentativa no endereço informado. Em alguns casos, dependendo da transportadora, isso resulta em uma cobrança extra.
Já a devolução é quando o objeto precisa retornar ao remetente, o que pode acontecer inclusive após as tentativas de entregas frustradas. Essa situação pode ocasionar cobrança extra de até 100% do valor original do frete, mas também varia de acordo com as transportadoras.
Tanto a reentrega, quanto a devolução, podem ser ocasionadas por dificuldade ou impossibilidade de localizar o endereço informado no destinatário.
Daí a importância de ter essas informações sempre corretas e completas. Ah, isso vale até mesmo para a inclusão de um ponto de referência que possa facilitar a localização.
Explique a importância em ter alguém apto a receber a encomenda
É inegável que ficar “de castigo” esperando a chegada de uma encomenda não é nada agradável. Porém, isso pode ser necessário para garantir a finalização da entrega.
Nesse ponto entra mais uma vantagem de compartilhar o rastreamento do objeto com o seu cliente. Ao receber o e-mail com a notificação sobre a saída do objeto para entrega no destinatário, ele já pode se organizar para esperar a encomenda ou pedir para outra pessoa fazer isso.
Vale ainda pedir para que, em situações onde o endereço fique vazio na maior parte do tempo – principalmente em horário comercial – o cliente coloque um local diferente para a entrega dos produtos no momento da compra online.
E o que você deve fazer?
Caso fique sabendo sobre dificuldades com a entrega no endereço de destinatário, entre em contato com os canais de suporte do Melhor Envio.
📧 e-mail – contato@melhorenvio.com
✉ mensagem inbox – https://www.facebook.com/MelhorEnvio
💬 chat – https://www.melhorenvio.com.br/
O ideal é que, ao falar com a nossa equipe, você já tenha os dados relevantes da situação, como detalhes sobre o que impediu a entrega e informações complementares necessárias sobre o endereço do destinatário, por exemplo. Isso vai facilitar a verificação com a transportadora envolvida.
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O objetivo do Melhor Envio é aumentar a competitividade e a eficiência de pequenos e médios e-commerces de todo o Brasil.
Para isso, nossa plataforma oferece uma série de funcionalidades que vão deixar o frete da sua loja online mais fácil!
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