7 dicas para otimizar a gestão do seu transporte

7 dicas para otimizar sua gestão de transporte

Quer saber o que você precisa fazer para tornar o transporte de suas mercadorias mais assertivo? Então confira as sugestões que preparamos

 

Imagine que suas ações para o aumento das vendas tenham sucesso. Você conseguiu atrair novos clientes e ainda fidelizou os antigos. Seu estoque está sendo bem administrado e o faturamento nunca esteve tão alto. Perfeito!

Mas, se você não definiu como manter a qualidade oferecida, obedecendo os prazos de entrega de suas encomendas, por exemplo, tudo pode ir por água abaixo!

O ideal é ter proatividade na gestão do transporte otimizando as demandas atuais e planejando o atendimento das necessidades futuras. Mas como saber o que é preciso para qualificar o envio das suas mercadorias?

Pensando em dúvidas como esta, elaboramos esta lista com sugestões para você identificar quais pontos fortalecer em sua estratégia.

 

1) Conheça seu negócio para otimizar seu transporte

 

 

Um bom ponto de partida é mapear a logística do seu negócio. Faça uma análise detalhada dos custos envolvidos na sua operação. Revise também o tempo gasto para concluir cada etapa do processo de transporte. Isso pode auxiliá-lo a descobrir quais são os pontos fortes, assim como as fraquezas, que devem ser melhor trabalhadas.

Para garantir a satisfação do cliente,  os fretes do seu e-commerce devem atender a três pontos principais: tempo, preço e qualidade. Esses elementos são fundamentais para garantir a efetividade da logística do transporte de suas encomendas. Portanto, tome cuidado para não ficar refém de um único modal.

Pense na combinação de diferentes modais. Use as alternativas integrando, por exemplo, o transporte aéreo-rodoviário. Esta pode ser uma boa tática para assegurar que suas entregas cheguem no prazo informado ao público.

Outra dica é não contar apenas com uma transportadora. O ideal é ter várias opções de envio que se enquadrem no seu modelo de loja virtual. E nessa variedade de alternativas, você amplia seu potencial para trabalhar com envios de qualidade.

 

2) Aposte em um planejamento proativo

 

Antecipar a solução para possíveis problemas é uma das principais características dos empreendedores bem sucedidos. E para tornar este exemplo ainda mais claro, citamos o caso das paralisações.

Se o seu transporte é feito prioritariamente pelo modal rodoviário, uma nova greve dos caminhoneiros pode atingi-lo em cheio. Transtornos semelhantes podem ocorrer também quando os Correios interrompem as atividades.

Isso quer dizer que quem usa esses serviços deve mudar tudo e partir para uma nova estratégia do zero? Não. Nada disso. Mas ficar de braços cruzados também está longe da garantia que o seu e-commerce precisa.

É essencial ter um plano de contingência pensado para ser colocado em prática diante de adversidades no transporte nacional.

Por isso, reforçamos a importância do bom e velho plano B! Mas como fazer isso?

 

3) Inclua novas alternativas em sua estratégia

 

Se você está satisfeito com o processo de transporte de seu produtos, ótimo! No entanto, ainda assim vale estar atento à evolução do mercado. Esteja aberto a descobrir novas modalidades de entregas e encontre estratégias mais competitivas.

Uma gestão assertiva engloba a busca de ferramentas para minimizar problemas e também facilitar o transporte de seus produtos. Inclusive, falando em suporte extra, aproveitamos para questioná-lo: você utiliza alguma tecnologia para automatizar a entrega de seus produtos?

Existem serviços especializados em otimizar diversos processos envolvidos no envio de encomendas. Nessas plataformas online, os lojistas acessam a várias ferramentas de gestão de fretes.

 

4) Pense na escalabilidade

 

Opere agora com qualidade, mas já prevendo o que será necessário para enfrentar os desafios do mercado mais adiante. Não esqueça de que o sucesso de hoje pode se tornar uma demanda acima de sua capacidade depois. Principalmente, se você não pensar na escalabilidade do seu negócio.

Portanto, ao conhecer cada elemento da sua logística, fica mais fácil entender quais as ferramentas você precisa para fortalecer sua produtividade. E por que não, escalabilidade?

Sim, pensar em como ampliar sua atuação futuramente, sem precisar de um investimento além de suas possibilidades, é também um ponto importante do planejamento. E esta fase, além de recorrente, passa diretamente pela gestão do transporte de encomendas.

 

5) Busque condições para ser competitivo

 

Como falamos anteriormente, você precisa conhecer bem a logística de seu e-commerce para identificar quais gargalos eliminar. Apostar em parcerias também desponta como uma solução promissora. Ou seja, vale pesquisar quais empresas podem ajudá-lo a automatizar seus processos de transporte.

Considere avaliar melhor o custo-benefício da sua estratégia atual. Acertar no cálculo do frete também está entre os diferenciais que precisam ser desenvolvidos.

Pode ser que você tenha facilidade para entender e trabalhar com as informações das tabelas de frete fornecidas pelas transportadoras. Contudo, se este não é o seu caso, ainda é possível ser assertivo na hora de fazer a conta do transporte de mercadorias. Como? Com a ajuda da tecnologia!

 

6) Invista em eficiência e tecnologia

 

Você já usou uma calculadora de fretes para cotar entregas? Este é um dos serviços disponíveis para quem não abre mão de usar a tecnologia a seu favor.

As soluções disponíveis nesta área favorecem muito mais do que a agilidade na consulta de valores de frete. As vantagens incluem monitoramento de envios especializado e painéis para gerenciar todas as entregas em um só lugar.

É possível fazer cotações simultâneas com diversas transportadoras também . Tudo isso informando os CEPs de origem e destino da encomenda, os dados de peso e dimensão do pacote.

Se você já testou um serviço do tipo, sabe do potencial que estamos falando aqui. Porém, se o assunto ainda é uma novidade para você, deixamos aqui mais uma dica: procure por plataformas que caracterizem alternativas que facilitem o seu transporte.

 

7) Automatize sua logística de transporte

 

O Melhor Envio é uma das plataformas presentes no mercado brasileiro focada em otimizar o transporte de encomendas. O serviço é uma das opções que estamos falando. Entre as soluções pensadas para ampliar a competitividade de pequenos e médios vendedores virtuais, a intermediação de fretes é uma das mais promissoras.

Nossa tecnologia foi desenvolvida para tornar mais fácil e eficiente cada etapa do processo do transporte mercadorias. Por isso, já ajudamos mais de 50 mil lojistas a enviarem encomendas agilizando desde a compra de fretes, até a automação da logística.

Clique aqui para conhecer nossa plataforma e faça cotações simultâneas com várias transportadoras privadas e os Correios. Compare condições e prazos com apenas alguns cliques. Confira!

Confira também

Categorizados em: ,

Tag:

Por 6 de fevereiro de 2019 às 11:00

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por 6 de fevereiro de 2019 às 11:00