Prepare seu e-commerce para o Dia das Crianças

Dia das Crianças: confira tudo o que você precisa saber para não brincar em serviço e vender mais nessa data comemorativa!

As datas comemorativas são importantes para os mais diversos setores do varejo, pois representam excelentes oportunidades para alavancar vendas e fidelizar clientes. Além de aproveitar as datas do calendário comercial regular, o e-commerce, em particular, conta com ocasiões festivas próprias. Cyber Monday e Dia do Frete Grátis são bons exemplos de datas bastante exploradas pelo comércio digital.

Mas isso não quer dizer que eventos já tradicionais como o Dia das Crianças devam ficar de fora do planejamento de quem vende pela internet. De acordo com dados da 39ª edição do Webshoppers, o e-commerce registrou 4,8 milhões de pedidos, faturamento de R$ 1,9 bilhão e ticket médio de R$ 409 durante o Dia das Crianças de 2018. Impossível ignorar números como esses, não é mesmo? Se você quer preparar o seu e-commerce para o 12 de outubro, confira nossas dicas e boas vendas! 

O que as pessoas compram no Dia das Crianças?

Segundo uma pesquisa da Opinion Box, 58,1% dos consumidores têm intenção de fazer alguma compra no Dia das Crianças. Mas quais itens essas pessoas pretendem adquirir para presentear seus pequenos? Saber disso é bastante útil para preparar o estoque da sua loja virtual! Outro estudo, esse realizado em parceria entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), fez um levantamento que responde exatamente a essa pergunta, mostrando quais produtos os consumidores pretendem adquirir para a data. Como já era de se esperar, roupas, calçados e brinquedos ocupam as primeiras posições. Confira a lista completa:

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Imagem: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Como vender mais no dia das crianças?

Como toda data comemorativa, o Dia das Crianças pode ser utilizado estrategicamente. Prepare-se para ler uma série de dicas que vão ajudá-lo a aproveitar essa ocasião especial para alavancar as vendas do seu e-commerce!

Prepare o seu estoque para oferecer preços competitivos

O Dia das Crianças tem suas características próprias. É uma data de grande volume de venda de brinquedos, por exemplo. Saber quais produtos têm mais saída no período — a imagem acima cita alguns deles — vai ajudá-lo a preparar o estoque com os itens corretos. Se possível, tente negociar com seus fornecedores com algum tempo de antecedência para conseguir preços mais competitivos. Isso vai ser bom para você e para seus clientes!

Invista na divulgação

O que não faltam são plataformas para divulgar os seus produtos: redes sociais, mecanismos de busca, comparadores de preço e até mesmo o bom e velho e-mail. Por isso, não esqueça de criar anúncios temáticos para o Dia das Crianças nos canais relevantes para a sua loja virtual. Confira alguns exemplos de excelentes canais de divulgação:

  • E-mail: é eficiente e praticamente não tem custo algum. Existem serviços gratuitos que permitem a criação e o disparo de e-mails para um grande número de destinatários. O MailChimp é um deles. Vale a pena conhecer!
  • Google Ads: anunciar no maior mecanismo de buscas da atualidade é indispensável para atrair tráfego para o site de quem tem e-commerce próprio. Veja como começar!
  • Redes sociais: são excelentes motivadores de compras! Estar nelas é essencial para construir relacionamento com o público e ampliar a visibilidade da sua loja virtual. YouTube, Facebook, WhatsApp e Instagram estão entre as mais populares atualmente.

Tem e-commerce próprio? Crie banners especiais para O DIA DAS CRIANÇAS!

Os banners são ótimos para chamar a atenção de quem visita o site do seu e-commerce. Você pode criar conjuntos específicos de banners para o Dia das Crianças e utilizá-los para agrupar produtos semelhantes, mas não apenas isso: é possível agrupar itens por faixa de valor, oferecer descontos progressivos para incentivar mais compras, reunir itens de acordo com o interesse dos consumidores e muitas outras estratégias!

Por exemplo: um de seus banners pode exibir produtos selecionados para crianças de até 6 anos, enquanto outro agrupa produtos para crianças com idades entre 6 e 12 anos. Segmentações como essas ajudam o seu público a encontrar mais rapidamente os itens desejados — e podem servir até mesmo para despertar o interesse em outros produtos!

use os banners com sabedoria
Exemplo de página que usa banners para agrupar produtos por categoria e oferecer condições especiais de compra. Imagem: PetLove (reprodução)

Aprenda a criar imagens profissionais

Quem está começando a vender pela internet nem sempre tem recursos financeiros para contratar uma agência ou um profissional para produzir imagens para banners, redes sociais e demais materiais visuais. Por sorte, existem ferramentas gratuitas que podem ajudar até mesmo quem não tem experiência nessa área! É o caso do Canva.com. O site facilita a criação dos mais diversos designs: publicações para redes sociais, banners, cartões de visita e muito mais.

use o Canva para melhorar seus layouts
Imagem: Canva (reprodução)

Ofereça várias formas de pagamento

O cartão de crédito já é a forma de pagamento preferida pelos brasileiros. Segundo o Webshoppers, 67% das pessoas pagaram suas compras nessa modalidade no 1º semestre de 2019. O boleto bancário ocupa a segunda posição, favorito de 19% dos consumidores. 

Isso não significa que o lojista deva oferecer apenas essas duas opções: cartões de débito, transferências bancárias e outras modalidades ainda são utilizadas por uma parcela significativa de consumidores. Por isso, o ideal é oferecer várias formas de pagamento e deixar o cliente escolher livremente.

Para saber mais, leia sobre a importância dos meios de pagamento no e-commerce!

Frete grátis é viável para o seu negócio?

Como você com certeza já sabe, o valor do frete causa a maioria dos abandonos de carrinho. O cliente chega até o checkout da sua loja virtual, mas fecha a página quando visualiza o valor da entrega. Uma alternativa para contornar essa situação é oferecer frete grátis em momentos estratégicos. Datas comemorativas são oportunidades valiosas para utilizar o frete grátis, que pode servir como ferramenta para atrair mais clientes para o seu negócio. Segundo uma pesquisa de intenção de compra feita pela Opinion Box para o dia das crianças, o valor do frete é um dos fatores que faz as pessoas escolherem uma loja, como mostra a imagem abaixo:

dia das crianças: valor do frete é importante para consumidores escolherem local de compra
Imagem: Opinion Box. A soma excede 100% porque os respondentes tinham a opção de marcar mais de uma alternativa.

Por isso, analise se o frete grátis é uma estratégia viável para o seu negócio, ou seja, a prática não pode comprometer o seu lucro! Sempre vale lembrar: nenhum lojista é obrigado a oferecer o benefício. Quer saber mais sobre o assunto? Aproveite e tire suas dúvidas sobre como e quando oferecer frete grátis!

Interesse por comprar pela internet e retirar em loja física está crescendo

Quem tem loja física pode disponibilizar ao cliente a opção de retirar o pedido no local. E a gente explica o motivo dessa dica: as pesquisas de intenção de compra mostram que, em datas como o Dia das Crianças, cerca de 25% dos consumidores preferem pesquisar em lojas online e depois comprar em loja física. Se o seu e-commerce possui também uma sede física, pode ser interessante disponibilizar essa modalidade para captar o interesse de clientes que não querem esperar pela entrega. O combo frete grátis + opção de retirar em loja física pode ser ótimo para suas vendas!

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Esperamos que as nossas dicas o ajudem a preparar o seu negócio para o Dia das Crianças! Gostou deste texto e quer ficar por dentro das novidades do e-commerce? Então assine a nossa newsletter e receba conteúdos cheios de informação relevante para quem vende pela internet. E pode ficar tranquilo: a gente não manda spam!

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