Quer descobrir tudo sobre o que é marketplace e como funciona esse canal de vendas online?
A seguir, confira uma amostra do que você vai encontrar:
- O que é marketplace B2B, B2C, C2C e de nicho
- Vantagens e desvantagens que esse modelo de negócio oferece
- 5 melhores marketplaces do Brasil
- Como anunciar nessas plataformas
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O que é um marketplace?
Com tantos termos relacionados ao comércio eletrônico é normal que surjam dúvidas sobre o que é marketplace, significado do termo e etc. A palavra em si tem origem na língua inglesa e em português quer dizer mercado.
Basicamente, este é um canal de vendas online que reúne anúncios de diversos vendedores em uma mesma plataforma. Em outras palavras, o marketplace é um shopping online onde é possível comprar e/ou vender virtualmente.
Uma das principais características desse modelo de operação é que os próprios players (as empresas donas dos marketplaces) ficam responsáveis por toda a estrutura do site, podendo, em alguns casos, intermediar as transações entre compradores e vendedores.
Um exemplo dessa intermediação são anúncios onde a venda é feita pelo lojista, mas a entrega fica por conta do marketplace.
A Amazon, por exemplo, é uma gigante do comércio eletrônico. Além de ter sido uma das pioneiras neste , atualmente figura entre os maiores marketplaces do mundo, ao lado de nomes como Aliexpress, eBay e Etsy.
Depois de conferir o que é marketplace e como funciona esse sistema, siga a leitura para descobrir mais informações importantes sobre esse ambiente de vendas online.
Exemplos de marketplace
A seguir, listamos os principais tipos de marketplaces e as possibilidades que cada um oferece:
Marketplace B2C
Boa parte dos grandes marketplaces são focados no público B2C (business-to-consumer), um modelo de negócio onde o vendedor vende diretamente para o consumidor final.
Mas nada impede que você faça anúncios de produtos no atacado neste tipo de plataforma. Porém, se a sua intenção é vender somente para outras empresas, players nichados em vendas B2B são os mais indicados, como veremos a seguir.
Marketplace B2B
De modo geral, marketplaces B2B são focados na compra e venda de produtos ou serviços de empresa para empresa. Permitem que compradores com CNPJ encontrem fornecedores confiáveis ou negociem melhores condições diretamente com fabricantes.
Marketplace C2C
Os marketplaces C2C permitem que consumidores vendam produtos, novos ou usados, para outros consumidores. Ou seja, as transações são realizadas entre pessoas físicas, em vez de empresas.
Também existem plataformas dedicadas para prestação de serviços, nas quais é muito comum encontrar freelancers oferecendo serviços de design, redação, programação e etc. A OLX, eBay e Enjoei são alguns exemplos de marketplaces C2C disponíveis no mercado.
Marketplace de nicho
Marketplaces de nicho são dedicados a segmentos específicos. Ao contrário de um marketplace geral, onde vemos anúncios de diversos tipos de produto, em uma plataforma nichada encontramos mercadorias relacionadas a um determinado segmento.
Por exemplo: o Enjoei é um player voltado para venda de roupas e artigos usados (funciona como uma espécie de brechó online), a Netshoes é focada para o setor esportivo e por aí vai.
Portanto, se você sente mais dificuldade em se destacar em um mercado muito amplo, talvez esse tipo de plataforma nichada ofereça mais oportunidades para o seu negócio.
Para ajudar, preparamos um vídeo mostrando como obter mais resultados com marketplaces de nicho:
Vantagens e desvantagens de vender em marketplace
Antes de se aventurar em um marketplace conheça as vantagens e desvantagens que esses shopping centers virtuais oferecem:
4 vantagens de vender em marketplace
Visibilidade
Os grandes marketplaces costumam receber milhares de visitas todos os dias. Assim, você tem a chance de aproveitar essa visibilidade para converter visitantes em clientes da sua marca.
Isso é muito benéfico para quem está começando, afinal, gerar tráfego para um e-commerce requer bastante conhecimento estratégico e um certo investimento.
Credibilidade
De modo geral, as pessoas tendem a ficar inseguras de comprar em lojas que atuam há pouco tempo no mercado. Por isso, ao abrir sua loja dentro de um marketplace você pode usar a credibilidade do player a seu favor.
Inclusive, é super comum encontrar anúncios onde o próprio marketplace garante a entrega de itens vendidos por parceiros, como podemos ver no exemplo abaixo do Magalu. Isso acaba passando mais credibilidade para consumidores que ainda não conhecem sua loja.
Facilidade para começar a vender e baixo custo inicial
Basicamente, para ingressar em algum marketplace, você precisa fazer a sua inscrição na plataforma desejada, criar os anúncios e iniciar as vendas.
Não é preciso gastar muito para começar a vender via marketplace, pois toda a infraestrutura já está pronta. Logo, não há necessidade de construir um site do zero.
Outro fator que ajuda na diminuição dos custos é não precisar se preocupar com estratégias de marketing, já que os próprios players investem pesado em campanhas de divulgação. Assim, lojistas que operam nesses canais conseguem diminuir os custos com atração.
Integrações com diversas ferramentas
Alguns marketplaces permitem a integração com ferramentas externas. Dessa forma, você tem a liberdade de usar CRMs, ERPs, softwares e até serviços de logística externos, como o Melhor Envio. Assim fica mais fácil oferecer diferenciais competitivos para sua base de clientes.
Dica: conheça quais marketplaces e plataformas de e-commerce possuem integração com o Melhor Envio.
3 desvantagens de vender em marketplace
Concorrência acirrada
A concorrência vai existir dentro ou fora do marketplace. Porém dentro dessas plataformas, essa “competição” tende a ser mais acirrada.
Isso acontece porque vendedores do mesmo nicho estão ofertando os mesmos produtos dentro do site e quando o consumidor procura algum item na barra de busca, vai aparecer uma infinidade de opções.
Normalmente, os anúncios que aparecem no topo das pesquisas são aqueles com preços mais atrativos, os mais vendidos e com boas avaliações. Assim, muitos lojistas acabam sacrificando a margem de lucro para se destacar. No entanto, essa tática pode gerar prejuízo.
Padronização das lojas
Um dos pontos negativos dos marketplaces é a impossibilidade de personalização das lojas. Dependendo do player, você até consegue inserir banners e outros materiais para reforçar a identidade visual da sua marca. Entretanto, a customização é mais sutil ou até inexistente
Em um e-commerce próprio você seria capaz de customizar todo o site, alterando fontes, cores, rodapé, entre outros elementos, algo que não aconteceria em um marketplace. Portanto, se a sua intenção for criar uma loja com uma identidade visual única, considere criar um site do zero ou usar alguma plataforma de e-commerce.
Saiba mais:
Melhores sites para vender roupas online
6 plataformas ótimas para criar loja virtual grátis
Taxas de serviço
As taxas cobradas podem variar bastante de marketplace para outro, podendo variar conforme os serviços prestados por cada player.
A cobrança pode ocorrer de diversas maneiras. Alguns marketplaces cobram comissões sobre as vendas realizadas, outros exigem o pagamento de um valor fixo. Por isso, é muito importante que os vendedores leiam cuidadosamente os termos e condições antes de começar a operar em algum marketplace.
Também é preciso também considerar todas as taxas cobradas na hora de definir o preço de venda das mercadorias, para evitar prejuízos.
Depois de conferir as vantagens e desvantagens de vender em marketplace, listamos alguns erros comuns para evitar. Aperte o play e assista:
Quais são os 5 melhores marketplaces do Brasil?
Confira a lista com os 5 melhores marketplaces do Brasil
1. Facebook Marketplace
O Facebook Marketplace permite que pessoas que usam o Facebook comprem e vendam produtos dentro da rede social. A plataforma oferece diversos recursos como:
- busca por categorias de produtos, preço e localização
- troca de mensagens entre anunciantes e pessoas interessadas nas mercadorias ou serviços
- avaliação entre compradores e vendedores, o que confere mais transparência e confiança, já que é possível verificar a reputação das duas partes.
O recurso do Facebook marketplace “compra e venda localmente” facilita a descoberta de produtos próximo aos consumidores.
2. Magalu Marketplace
O Magalu marketplace é um modelo de negócio onde varejistas maiores ou pequenas empresas podem vender seus produtos diretamente para o consumidor final, podendo aproveitar toda a infraestrutura do Magazine Luiza e a visibilidade da marca.
3. Amazon Marketplace
A Amazon marketplace é uma das gigantes do comércio eletrônico. A plataforma criada por Jeff Bezos, em 1994, é um sucesso no Brasil.
Um dos diferenciais da empresa é o serviço de assinatura Prime que concede benefícios como frete grátis, descontos em produtos selecionados e acesso ao serviço de streaming da Amazon para clientes. Dessa forma, vendedores que adotam a entrega Prime têm mais chances de se destacar e, consequentemente, vender mais.
A seguir, veja as maneiras de integrar os serviços do Melhor Envio à sua loja na Amazon marketplace:
4. Dafiti Marketplace
Compondo a lista dos melhores marketplaces do Brasil, temos a Dafiti. Lojistas ainda podem operar nas outras plataformas do grupo: a Tricae voltada mais para o público infantil e a Kanui que é mais focada em calçados e artigos esportivos.
Dica: evite depender de uma única plataforma de marketplace, pois se ocorrer algum problema com o player seu negócio será diretamente afetado.
5. Elo 7 Marketplace
O Elo 7 é um dos maiores marketplaces do setor de artesanato do país. Na plataforma, é possível encontrar pessoas artesãs comercializando produtos feitos à mão para consumidores finais, como: lembrancinhas, crochê, bordado, bijuterias e etc.
Mas o Elo 7 também funciona como espaço B2B, onde fornecedores podem vender materiais para quem produz artesanato.
Como anunciar em Marketplace?
O passo a passo para anunciar em marketplace varia conforme cada plataforma, mas geralmente envolve os seguintes passos:
- Cadastre-se no site de seu interesse.
- Após a aprovação, configure a sua conta.
- Faça o cadastro dos produtos. Nesta etapa, algumas plataformas oferecem a opção de cadastro unitário ou massivo (permite adicionar vários itens de uma vez). Também é importante que você escolha imagens com boa resolução e que mostrem detalhes da mercadoria.
- Para finalizar, é necessário incluir informações como: preço, dimensões, descrição, quantidade em estoque, variações como cores, modelos, tamanhos e etc.
- Finalizada todas as etapas o anúncio ficará visível para o público.
Para entender detalhadamente como anunciar no marketplace e ganhar dinheiro com e-commerce, leia o artigo que preparamos sobre o assunto.
Marketplace compra e venda: vale a pena?
Comprar em marketplaces para revender pode ser uma boa oportunidade de negócio, mas é importante considerar alguns fatores antes de iniciar esse tipo de operação.
Em primeiro lugar, decida se você vai comprar em plataformas nacionais, internacionais ou em ambas. Antes de fazer um pedido em algum marketplace do exterior é necessário conhecer bem as políticas de importação.
Para evitar prejuízos, é preciso considerar também os custos com tarifas alfandegárias, impostos, frete e demais gastos relacionados a esse tipo de atividade. A revenda de produtos importados pode ser uma atividade lucrativa, porém você deve colocar todos os riscos na balança.
No caso de compras em marketplaces nacionais, dê preferência para lojistas com boa reputação e que entregam as mercadorias dentro do prazo. Atente-se também aos preços praticados por seus fornecedores, assim você será capaz de garantir um preço de revenda mais competitivo.
Marketplace: compra e venda de produtos dentro desse tipo de plataforma é uma atividade interessante para quem procura mercadorias para revender.
Como oferecer fretes mais baratos no seu marketplace usando o Melhor Envio
Quem vende online sabe que não é recomendado ficar refém de um único serviço de entrega. Por isso, dê preferência para marketplaces que permitam a integração com soluções logísticas externas, como o Melhor Envio.
Na nossa plataforma você consegue gerar fretes com diversas transportadoras privadas e com os Correios, com preços diferenciados.
Para se ter uma ideia, a redução dos custos pode chegar a 80% e você ainda tem a oportunidade de economizar ainda mais: seja contratando fretes com postagem exclusiva pelo Melhor Ponto ou participando do Melhor Nível, por exemplo.
Para saber mais sobre os dois serviços gratuitos oferecidos pelo Melhor Envio, leia os artigos linkados abaixo:
- Melhor Nível: como funciona o programa de vantagens
- Como simplificar o envio de encomendas com o Melhor Ponto
- Como funciona os fretes da Jadlog com postagem pelo Melhor Ponto
- Como contratar fretes da Loggi e despachar pelo Melhor Ponto
Lista de mais conteúdos sobre vendas por marketplace
Depois de entender mais detalhes sobre o que é marketplace, as vantagens e desvantagens de atuar por meio dessas plataformas, confira outros conteúdos sobre o assunto:
- 9 marketplaces para vender roupas online
- Quanto custa vender em marketplaces?
- Como funciona a expedição em marketplace com múltiplos CNPJs
- Como vender no marketplace e se destacar da concorrência.
Dúvidas frequentes sobre o que é marketplace
Segundo dados da Conversion, os marketplaces mais acessados em 2022 foram:
1. Mercado Livre
2. Shopee
3. Magazine Luiza
4. Americanas
5. Aliexpress
6. Amazon Brasil
7. OLX
8. Casas Bahia
9. Netshoes
10. Submarino
É um canal de vendas online que reúne anúncios de diversos vendedores em uma mesma plataforma. Em outras palavras, o marketplace é um shopping online onde é possível comprar e/ou vender virtualmente.
Entre os maiores marketplaces do Brasil estão:
1. Facebook marketplace
2. Magalu marketplace
3. Amazon marketplace
4. Dafiti marketplace
5. Elo 7