Quem vende com múltiplos CNPJs nos marketplaces normalmente enfrenta problemas ao gerenciar o fluxo de pedidos de todas as contas.
Isso ocorre porque muitos marketplaces não oferecem soluções integradas para múltiplas contas, o que gera um trabalho dobrado para sellers nessa situação.
A expedição é uma das áreas que mais sofre com essa falta de integração entre as contas e CNPJs dentro de uma operação em marketplaces. Confira os principais pontos de melhoria na expedição em marketplaces para esse cenário.
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Pontos de melhoria na expedição em marketplaces
Emissão de NFe com múltiplos CNPJs
A emissão de NFe é uma etapa natural no processo de vendas de sellers. Cada vez mais os marketplaces exigem não só a emissão, mas também os dados da nota fiscal gerada.
Com o avanço nos serviços de logística integrados aos marketplaces, emitir notas fiscais de maneira eficaz tornou-se um diferencial na gestão.
Ao emitir a NFe, o seller precisa enviar ao marketplace os dados fiscais ou, em alguns casos, o XML da nota emitida. Esse processo libera a etiqueta de envio que será usada para despachar o pedido.
Quando você possui mais de um CNPJ, o processo de emissão pode ser problemático e lento. Isso porque, assim como os marketplaces, os ERPs também não estão 100% preparados para lidar com múltiplos CNPJs. Um dos motivos está nos Certificados Digitais de cada CNPJ.
Sendo assim, a maneira mais eficiente de centralizar e gerenciar esse processo é utilizando um hub integrador de marketplaces. Aqui na Venda.la, por exemplo, o sistema é capaz de integrar mais de um conta do Bling, permitindo que você centralize por um mesmo local a emissão de NFe de diferentes CNPJs, em diferentes contas de marketplaces.
Controle de Estoque com múltiplos CNPJs
O estoque é outra área diretamente ligada à expedição em marketplaces que é prejudicada pela falta de centralização quando se atua com múltiplos CNPJs.
O controle de estoque já é um desafio natural do e-commerce. Agora, se você vende em mais de um marketplace e ainda possui mais de uma conta/CNPJ, o desafio é levado para outro nível.
Por não ter um controle de estoque centralizado e eficaz, muitos sellers identificam que estão com o produto em falta apenas durante a expedição. Os prejuízos nesse caso são diversos, passando pelas tarifas do marketplace até a insatisfação do consumidor.
Um hub de integração também pode auxiliar nesse caso. Como dito anteriormente, se você consegue sincronizar mais de uma conta de ERP, você centraliza esse controle de estoque. Ao definir qual conta ou CNPJ será responsável por administrar o estoque de sua empresa, todo o fluxo de informações passa a ser centralizado, evitando erros e prejuízos.
Conferência de Pedidos
O último ponto a ser destacado neste artigo será a conferência de pedidos na expedição em marketplaces.
A conferência é uma etapa tida como “natural” em muitas operações. Contudo, quanto maior for a operação em marketplaces – ou seja, quanto mais pedidos passarem a ser enviados e quanto maior for o número de marketplaces onde você vender – mais necessário é garantir uma conferência rápida e segura.
Conferir os produtos, as notas fiscais e as etiquetas de envio durante a expedição não só torna o processo mais rápido, mas também evita erros de envio. Sempre bom lembrar, enviar um produto errado gera custos diversos como logística reversa e cancelamento do pedido, por exemplo.
Um dos recursos mais práticos e benéficos para a expedição em marketplaces é a organização da rotina de Picking & Packing. Esse recurso é velho conhecido de grandes centros de distribuição, contudo, possui versões mais práticas e adaptadas para quem vende em marketplaces.
A grosso modo, trata-se de um recurso que permite que você confira rapidamente os pedidos durante a expedição, garantindo que você não irá despachar produtos e/ou variações incorretas.
A expedição em marketplaces sempre será um grande desafio para sellers. Aqueles que optam por trabalhar com múltiplos CNPJs enfrentarão ainda mais dificuldade para manter a operação enxuta e competitiva.
Se esse é o seu caso, cheque os 3 pontos acima e veja se a sua operação está tão eficaz e produtiva quanto precisa ser. Caso não esteja, não espere problemas mais graves surgirem antes de investir em melhorias. Esteja preparado para crescer, gerencie melhor e venda mais em marketplaces.