Nós sempre reforçamos o quanto é importante verificar as informações durante a geração de fretes no Melhor Envio. No entanto, até as pessoas mais cuidadosas podem cometer erros. Por isso, vamos mostrar como proceder caso faça o preenchimento errado da etiqueta de frete.
Ainda não tem cadastro no Melhor Envio? Clique no botão abaixo e comece a usar nossa Calculadora de Fretes ainda hoje!
O que você encontra por aqui:
- O que fazer se errar o preenchimento da etiqueta de frete?
- Posso ajustar os dados incorretos após o pagamento da etiqueta?
- Posso editar as informações de uma etiqueta de frete que gerei, mas que ainda não postei?
- Fiz a postagem do produto, mas os dados do destinatário estão incorretos. O que fazer?
- Como suspender entrega com os Correios?
O que fazer se errar o preenchimento da etiqueta de frete?
Você pode conferir os dados da sua etiqueta de frete durante a pré-visualização e modificar o que estiver errado.
Agora, se perceber alguma informação divergente quando já estiver na etapa de pagamento, é preciso clicar no ícone em formato de lixeira para excluir a etiqueta de envio. Em seguida, é só gerar uma nova etiqueta com os dados corretos.
Mas atenção! Depois de pagar ou imprimir a etiqueta de frete você não consegue editar nenhuma informação.
A seguir, veja o que fazer em cada caso:
Fiz o pagamento, mas ainda não fiz a impressão da etiqueta de envio. Posso ajustar os dados incorretos?
Não é permitido ajustar nenhum dado após o pagamento. Porém, como a etiqueta de frete ainda não foi impressa, basta realizar o cancelamento e gerar uma nova com as informações corretas.
Ao cancelar a primeira etiqueta, o valor pago retorna imediatamente como saldo para a sua Melhor Carteira, que pode ser usado na geração do novo envio.
Para cancelar a etiqueta siga os seguintes passos: acesse Meus Envios ➔ Selecione a etiqueta que pretende cancelar ➔Clique em “Cancelar” ➔ Finalize clicando em “Confirmar”.
Posso editar as informações de uma etiqueta de frete que gerei, mas que ainda não postei?
Não. Após a impressão da etiqueta de envio não é possível realizar nenhuma alteração. Se você percebeu alguma informação incorreta após imprimir sua etiqueta de frete, a única solução é cancelar o envio. O processo pode durar até 12 horas.
Isso acontece porque o nosso sistema comunica a transportadora que, por sua vez, se prepara para receber a encomenda. Mas não se preocupe, o valor do ressarcimento fica disponível após a conclusão do cancelamento na sua carteira virtual do Melhor Envio.
Para cancelar uma etiqueta de frete do Melhor Envio que você já imprimiu é necessário:
- Possuir uma conta verificada.
- Entrar em contato com time de atendimento do Melhor Envio para realizar o cancelamento (opção válida para usuários não verificados).
👉 Clique aqui e veja passo a passo como cancelar a sua etiqueta de frete do Melhor Envio ou assista o vídeo abaixo:
Fiz a postagem do produto, mas os dados do destinatário estão incorretos. O que fazer?
Vamos imaginar a seguinte situação: você postou a encomenda, mas o cliente entra em contato informando que o endereço de entrega está errado. Bate um desespero, né?! Mas calma. Caso isso aconteça, é só solicitar a suspensão de entrega, assim a mercadoria retorna ao remetente.
Para pedir a devolução de um envio, você deve entrar em contato com o time de atendimento do Melhor Envio para intermediar a solicitação com a transportadora. Veja como funciona o processo com cada parceiro:
Você também pode pedir a suspensão da entrega pelo fluxo de autoatendimento.
Para isso, faça login na sua conta, vá até a aba “Ajuda” e clique em “Envios”.
Depois escolha “Envio postado” e clique em “Envio não entregue”
A seguir selecione a opção “Envio não entregue”.
Na próxima página, selecione “Suspender entrega”.
Clique em “Suspender entrega com transportadoras privadas”.
Por fim, digite o e-mail cadastrado na sua conta Melhor Envio, o código do envio, o local de postagem e clique em “Enviar”.
Como suspender entrega com os Correios?
A seguir, confira como fazer a solicitação de devolução de encomendas enviadas via Correios:
- Faça login na sua conta do Melhor Envio.
- Dentro do painel de controle, vá até a aba “Meus Envios”.
- Clique em “Envios Postados”.
- Escolha o envio que pretender suspender.
- Clique no ícone ^ para expandir as informações.
- Em seguida, clique em “Suspender entrega”.
- Vai abrir uma tela com algumas informações sobre a solicitação. Leia com atenção e clique em “Solicitar”.
- Por fim, acesse o Melhor Rastreio ou o serviço de rastreamento dos Correios. Se aparecer a mensagem “Solicitação de suspensão de entrega recebida”, significa que a solicitação foi recebida pelos Correios e que a transportadora deve iniciar o processo de devolução do produto.
Importante:
- Se a encomenda estiver muito próxima do destino final, a transportadora pode não conseguir interromper a entrega a tempo. Por isso, ao perceber qualquer informação incorreta, suspenda o envio o mais rápido possível.
- Uma vez que a suspensão de envio é iniciada, ela não pode ser revertida.
- Quando a entrega é suspensa, o remetente não tem direito a ressarcimento. Logo, o valor pago pelo frete não é devolvido.
Agora que você sabe o que fazer quando errar o preenchimento da etiqueta de frete do Melhor Envio. Assine nossa newsletter e receba as novidades que preparamos especialmente para ajudar você, lojista!