Como fidelizar clientes? Qualquer lojista já deve ter se questionado sobre isso. Acontece que a resposta para essa pergunta não é como uma receita de bolo, já que cada negócio é único e possui suas particularidades.
A gente sabe que concretizar uma venda é uma das principais metas de quem tem um negócio, seja uma loja virtual ou física. Acontece que, tão importante quanto conquistar novos clientes, é manter aqueles que você tem.
A verdade é que uma marca depende de consumidores para funcionar. Por isso, toda estratégia que destaque o seu negócio é importante — e o rastreio de encomendas é certamente uma delas. Quer saber como?
Continue a leitura e confira 7 dicas infalíveis para manter a satisfação de quem compra na sua loja e transformar clientes em fãs da sua marca.
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O que é fidelização de clientes?
Fidelizar clientes é construir um relacionamento de confiança com quem (entre tantas opções) decide comprar da sua marca.
A fidelização de clientes é um processo que acontece durante toda a jornada de compra. E após viver uma experiência positiva, a pessoa consumidora coloca a sua empresa na lista de preferidas, e volta a fazer negócios sempre que possível.
Assim, se constrói uma relação de lealdade entre cliente e empresa, o que traz inúmeros benefícios para o negócio, como veremos a seguir.
Por que saber como fidelizar clientes é importante para o seu negócio?
A fidelização de clientes é uma prática indispensável para o crescimento de uma empresa. O motivo? Clientes fiéis se tornam promotores de um negócio.
As pessoas costumam interagir, indicar e divulgar seus produtos ou serviços de forma orgânica. Ou seja, sem que você pague nada por isso. Se não bastasse, existem outros benefícios quando uma empresa fideliza clientes. Veja só:
Quando você fideliza clientes…
Ganha consumidores por indicação de clientes fidelizados
Isso não é nenhum segredo… Pessoas satisfeitas compartilham de forma espontânea as suas experiências positivas com outras pessoas.
Já percebeu que empresas como Apple e Coca-Cola, devem boa parte de seu sucesso a clientes leais, sempre prontos para defendê-las.
De acordo com um estudo da Nielsen, 92% dos consumidores valorizam mais a indicação de amigos e familiares do que publicidade. Dessa forma, quando clientes fidelizados e satisfeitos indicam a marca de forma natural, é provável que a marca conquiste outros clientes.
Ao tornar a sua marca cada vez mais visível no mercado, mais pessoas vão saber que ela existe. O que acaba aumentando o número de pessoas na sua base.
Aumenta o fortalecimento da sua marca
Você já se perguntou como o poder da marca pode influenciar no sucesso do seu negócio?
Num mercado competitivo, em que a todo momento surgem diferentes produtos e serviços, lojistas precisam consolidar suas marcas e divulgar o seu negócio em várias frentes.
É comum que as pessoas escolham marcas que se relacionem com seus desejos e as representem. Por isso, uma marca fortalecida pode ser identificada com maior facilidade, garantindo credibilidade, segurança e, em consequência, expandir suas vendas.
Portanto, ter uma marca fortalecida vai entregar um diferencial estratégico ao seu negócio.
Redução nos custos por aquisição de clientes
A retenção de clientes também é um ganho positivo da fidelização de clientes. Uma das métricas fundamentais para isso é a taxa de churn, que indica o quanto sua empresa perdeu de receita ou clientes em um determinado período.
Já ouviu falar em CAC? A sigla significa Custo por Aquisição de Cliente é o que você investe para trazer novos clientes.
Quando você fideliza clientes, é possível equilibrar o CAC e garantir um ROI (Retorno sobre Investimento) maior na sua empresa.
Como fidelizar clientes da sua empresa?
Saber como fidelizar clientes é um processo que não acontece da noite para o dia. É necessário trabalho, dedicação e foco para construir uma base de clientes fiéis à sua marca.
Por isso, separamos aqui 7 dicas infalíveis de como fidelizar clientes da sua marca:
1. Ofereça um bom atendimento na compra e no pós-venda
Um atendimento eficiente vai fazer diferença nas suas vendas. Organize antecipadamente os horários, canais de atendimento e não espere que alguém tenha uma dúvida ou problema para definir as estratégias de como será o seu suporte. E fique de olho em alguns pontos importantes como:
- Responder às interações nos canais da empresa: sites, redes sociais
- Acompanhar o desempenho do site
- Tirar dúvidas sobre seus produtos e serviços
Por exemplo, se a sua empresa só oferece SAC via telefone e e-mail, é importante usar também as redes sociais em que sua audiência está e em que pode procurar por suporte, como Facebook, Instagram e LinkedIn, assim como em chats, principalmente o WhatsApp.
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2. Conheça a sua persona e entenda o que ela procura
Ter a persona bem definida é fundamental para entender o que clientes buscam e esperam do seu negócio. Além de trazer clareza para quais estratégias você deve focar, quais são as dores e sonhos que o cliente tem.
Quando você criar uma estratégia, seja ela de vendas ou de marketing, pense com a cabeça da persona, e identifique se a campanha consegue impactá-la diretamente. Os resultados serão muito mais efetivos com grandes chances de aumentar a fidelização do cliente.
3. Crie programas de vantagens
O principal objetivo de um programa de vantagens é recompensar clientes, fazendo com que o relacionamento entre as pessoas com a sua marca seja mais duradouro.
Programas de vantagens também são um ótimo artifício para engajar e transformar clientes em fãs da sua marca.
Para colocar essa dica em prática é importante se imaginar no lugar das pessoas que compram da sua empresa e pensar em formas de impressioná-las. Por exemplo, quando clientes fizerem compras, acumulam pontos que garantem benefícios, descontos em produtos ou até brindes.
Além de se tornarem clientes fiéis, esse público também pode indicar novas pessoas para comprar, mencionando o programa de vantagens que sua empresa oferece.
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4. Peça feedback para garantir uma boa experiência
Embora as estratégias de marketing ajudem na captação e na retenção de consumidores, não existe melhor forma de fidelizar um cliente do que divulgar histórias reais de pessoas que já compraram na sua loja virtual.
Clientes fiéis costumam interagir e colaborar com a sua marca. E o feedback é uma peça fundamental na fidelização e na aquisição de novos clientes.
Por meio do feedback você consegue identificar estratégias que estão funcionando e melhorias que podem ser feitas para solucionar problemas recorrentes.
Que tal pedir que as pessoas encaminhem críticas e sugestões? Pode ser com a ajuda de formulários.
Quem acredita no seu negócio vai oferecer respostas às pesquisas muito mais precisas e honestas, o que é fundamental para que você ofereça melhores serviços, afinal, essas pessoas realmente estão falando o que pode ser melhorado.
5. Eduque seus clientes
Outra dica importante para a fidelização de clientes envolve a produção e a divulgação de conteúdos relevantes.
Ao entregar materiais ricos sobre o seu nicho de mercado, você consegue preservar o relacionamento com sua audiência. E isso pode, inclusive, manter as pessoas engajadas com a sua marca a longo prazo.
Por exemplo, se você possui uma loja de roupas, o seu público-alvo pode gostar de acompanhar dicas ou posts em redes sociais que explicam sobre tendências, moda e como montar looks para cada ocasião.
Assim, será impossível ignorar a sua estratégia de vendas, pois o seu produto estará relacionado ao que os clientes realmente precisam.
6. Antecipe a solução de problemas
Imagine que alguém fez uma compra na sua loja virtual para uma data importante, e a encomenda ficou parada em um local por muito tempo? Provavelmente, a entrega vai atrasar.
Uma boa prática para evitar frustrações é entrar em contato com a pessoa antes que ela descubra o atraso por conta própria.
Quando se antecipa a solução de problemas, você está um passo à frente e de qualquer situação atípica e ajuda a criar um bom relacionamento pós-venda.
Afinal, nem sempre seus clientes estarão em casa para receber o pedido…
Nesse sentido, o rastreamento de produtos também ajuda a evitar a situações de uma nova entrega (que acontece quando a transportadora não encontra ninguém no endereço informado), o que acaba gerando insatisfação para o consumidor e gastos adicionais para o lojista.
Com o rastreio de encomendas, a pessoa que compra na sua loja tem uma estimativa da data de entrega e pode se programar para receber o produto no dia previsto ou deixar alguém responsável para receber o pedido.
7. Use o rastreio de encomendas como seu aliado
Quem já trabalha com frete e logística para e-commerce sabe que o preço e agilidade na entrega pesam muito na decisão de quem compra na internet.
Além de ajudar a conter a expectativa da pessoa que comprou e transmitir segurança, fornecer informações sobre o andamento dos pedidos é a base de qualquer estratégia focada na boa experiência da entrega de encomendas.
Mas como fazer da entrega de encomendas um diferencial na sua loja virtual?
Quando a encomenda é postada, o lojista recebe um código de rastreio do pedido. É comum que ele o compartilhe com o cliente, pensando que o próprio consumidor possa querer acompanhar o envio diretamente no site da empresa de transporte. Pensando nisso, oriente o cliente sobre como rastrear a entrega de um produto.
Mas isso não precisa ser feito manualmente!
Com o Melhor Rastreio esse processo pode ser automatizado, bastando que o lojista cadastre o código de rastreio e o e-mail do cliente que vai receber as atualizações.
Mas o que é o Melhor Rastreio?
O Melhor Rastreio é um serviço de rastreio de encomendas totalmente gratuito. Com ele é possível cadastrar os códigos de envios de todas as transportadoras parceiras do Melhor Envio e acompanhar em um único lugar o status atualizado de todos eles.
Muito bacana, não é mesmo? E fica ainda melhor!
O Melhor Rastreio permite que você cadastre os e-mails de quem comprou na sua loja virtual para que essas pessoas recebam avisos sempre que o status da entrega mudar.
É ou não é uma boa prática de como encantar clientes?
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Muito melhor do que saber como encantar clientes é saber como fidelizar os clientes que já se tem. Por essa razão, te mostramos ao longo desse texto como a fidelização de clientes é importante e como você pode investir nessa prática todos os dias.
E mesmo com inúmeras possibilidades de como estreitar esse relacionamento, e fidelizar clientes, algumas coisas não mudam: o envio dos pedidos continua como um dos pontos mais importantes no e-commerce.
Dessa maneira, o Melhor Envio surge como uma excelente alternativa para quem tem um negócio online e quer transformar clientes em fãs.
O Melhor Envio é uma plataforma 100% gratuita de cotação e gestão de fretes onde lojistas que vendem pela internet podem contratar envios nas principais transportadoras do país, incluindo os Correios, sempre com as melhores condições.
Com a plataforma é possível conferir o menor preço para o frete do pedido, contratar o frete mais vantajoso, aproveitar todas as ferramentas logísticas oferecidas pelo Melhor Envio e não pagar nada a mais por isso.
A missão do Melhor Envio é simplificar o frete para quem vende na internet, inclusive para quem ainda não tem uma loja virtual e faz vendas pelo Instagram, Facebook, WhatsApp e outros canais. E a melhor parte disso é contar com o alto nível de tecnologia, praticidade e claro, fretes mais competitivos.
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