Assim como o e-commerce em geral, o nicho de brechó virtual também vem apresentando um crescimento considerável ao longo dos últimos meses. Embora a tendência não tenha começado com a pandemia, os cuidados de distanciamento social e até o maior tempo que muita gente tem passado em casa colaborou bastante para essa movimentação do mercado.
Além disso, os brechós virtuais também contemplam a parcela da população preocupada com o chamado consumo consciente, uma mudança de perspectiva que considera os recursos sociais e ambientais na hora de fazer uma compra.
Esse cenário representa uma ótima notícia para quem pretende empreender. Afinal, montar um brechó virtual exige um investimento muito mais baixo em comparação com negócios que dependem de uma produção do zero ou da revenda de objetos novos, por exemplo.
E você não precisa olhar só para o seu próprio armário ao entrar para o mercado da moda circular – como também é chamada a venda de itens de segunda mão. É possível reunir produtos de diferentes pessoas, montando um esquema de consignação, quando o vendedor e o dono original da peça dividem os lucros das vendas.
Na verdade, um brechó virtual não precisa nem mesmo ficar restrito a roupas ou acessórios. Móveis, eletroeletrônicos, objetos de decoração e livros, por exemplo, também podem entrar na vitrine de um brechó online, desde que em boas condições, claro!
Mas ao longo desse artigo vamos focar em como montar um brechó virtual de roupas e acessórios de moda, uma categoria que vem apresentando ótimos resultados.
Prontos para liberar espaço no armário e ainda ter uma renda extra? Veja dicas sobre como montar um brechó virtual atrativo e lucrativo.
Crie kits de produtos no brechó virtual
Acredita que aquela sandália combina com aquela saia? Não imagina aquela camiseta sem aquela bermuda? Se bem que um brinco também cairia bem, não? Por que não oferecer essas opções para seus clientes?
Monte kits com peças do seu brechó para os compradores mais empolgados. Isso demonstra sua preocupação com os produtos do site e o cuidado para atender às necessidades dos clientes. Sem esquecer que os kits aumentam o ticket médio das vendas e até ajudam a deixar o frete mais atrativo. Quem compra da sua loja fica feliz e você vende mais peças, não é ótimo?
Apresente outras opções ao seu cliente
Por que oferecer apenas uma peça se você pode oferecer mais opções? No momento da compra, deixe sempre à mostra outros produtos da sua loja, dessa forma os clientes podem aumentar o carrinho antes de efetuarem o pagamento.
É importante mostrar variedade e atingir públicos mais exigentes, que pesquisam ao máximo antes de escolher o que comprar.
Boas fotos no brechó virtual valorizam seu produto
A qualidade das fotos é um dos pontos mais importantes no momento da venda pela internet. Afinal, as imagens formam a vitrine da sua loja, e uma vitrine bem organizada, que valoriza suas peças, passa uma primeira impressão positiva para quem navega no site.
Porém, tenha cuidado com o uso de filtros nas imagens! Imagine que você tirou uma foto de um sapato vermelho, mas logo em seguida adicionou um filtro que altera seu tom. A experiência do comprador ao receber o pacote com o sapato e encontrar uma cor diferente do modelo escolhido não será das melhores, concorda?
Preze por fotos limpas e sem filtros que alterem as cores dos produtos, garantindo que a experiência do cliente seja a mais próxima da realidade. E, quando falamos em fotos, quanto mais, melhor! Use duas, três, quatro ou até mais imagens, mas mostre a maior quantidade de ângulos produtos das peças que você está oferecendo.
Não esqueça de disponibilizar fotos dos produtos em uso, com algum modelo vestindo ou segurando as peças. Dessa forma, o cliente pode se imaginar usando a roupa.
Se achar necessário, contrate um profissional para cuidar das imagens da sua loja.
Incentive os clientes a montarem seus looks
Muitas lojas virtuais contam com ferramentas para que seus clientes personalizem suas compras. Em um brechó virtual, isso pode ser aplicado no momento em que o comprador está selecionando as peças. A ajuda visual de um manequim em seu site pode auxiliar no processo de venda e evitar futuras trocas ou devoluções.
Recorra a ferramentas que permitam ao seu cliente uma compra dinâmica, criativa e satisfatória. O processo de compra deve ser uma experiência, não uma obrigação.
Crie promoções de frete
Por melhores que sejam seus preços, o frete pode definir o ato da compra ou sua desistência. Então, sempre que possível, crie promoções, ofereça frete grátis e facilite a compra do seu cliente.
Aproveite as datas comemorativas para oferecer frete grátis. Dia das Mães, Natal, Ano Novo e, principalmente, a Black Friday, são datas em que as lojas online realizam promoções. Nessas ocasiões, oferecer vantagens nas entregas pode ser a diferença entre o cliente comprar na sua loja ou na sua concorrente.
Redes sociais são o caminho
Não basta ter apenas um site com seus produtos se ninguém souber da existência dele, certo? Sabendo disso, esteja presente nas redes sociais. O Instagram, Facebook, YouTube e até mesmo o WhatsApp podem aumentar seu fluxo de vendas.
Estando presente nesses espaços, seu contato com possíveis clientes aumenta e você ganha um território totalmente novo para oferecer seus produtos.
Seja parceiro de influenciadores digitais
Você sabia que influenciadores digitais podem alavancar as vendas do seu brechó? Essas parcerias podem gerar ótimos frutos. Crie cupons de desconto para cada influencer e veja as visitas à sua loja aumentarem.
Façam lives, stories, publicações e, principalmente, sorteios. Quanto mais gente souber da existência do seu brechó virtual, melhor para os negócios.
Bônus: Informação nunca é demais
Uma maneira de proteger sua loja, por mais simples que pareça, é deixar claro ao comprador todas as características e a história da roupa que você colocou à venda.
Seja sincero na descrição do produto e deixe claro o motivo da venda. Inclua informações transparentes, como se o produto conta com alguma falha, se está desgastado, detalhes de numeração ou tamanho, cor e tudo o que for relevante para o cliente considerar aquela compra.
Fazendo isso, a chance de encontrar o comprador certo, ou seja, aquele que não irá pedir devolução ou troca, aumenta.
Então não se esqueça: roupa parada pode virar, sim, dinheiro no bolso!
Aproveite para ter mais dicas sobre um brechó online nesse vídeo do canal do Melhor Envio no YouTube!
Se você se inspirou e quer montar sua loja virtual, saiba que não é necessário entender de design ou códigos para tornar isso realidade. Em poucos minutos você pode aplicar todas essas dicas que te passei através da Dooca. Com todas as ferramentas e suporte que a plataforma oferece, fica muito mais fácil montar um brechó virtual.
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