A integração entre o Melhor Envio e a Tray estava entre as mais pedidas pelos lojistas. Agora os empreendedores que possuem uma loja online nessa plataforma podem contar com as facilidades do Melhor Envio para a cotação e contratação de fretes até 80% mais baratos!
Neste artigo, você vai ter um passo a passo de como realizar a integração entre a plataforma Tray e o Melhor Envio. Vai entender também como esse processo garante diversas vantagens para os lojistas e clientes.
Se preferir, toda a explicação está disponível também em vídeo. Basta dar play no conteúdo abaixo.
Navegação rápida
O que é a plataforma Tray?
Tray é uma plataforma de criação de lojas virtuais e integração com marketplaces. Por meio da solução, o lojista consegue colocar um e-commerce no ar de maneira fácil e personalizar sua loja com layouts, opções de pagamentos e frete.
A plataforma Tray oferece diversos planos, sendo que cada um deles dá direito a um pacote de benefícios. No geral, a empresa cobra apenas uma assinatura mensal, não havendo cobrança por venda realizada.
O que é o Melhor Envio?
O Melhor Envio é uma plataforma online de cotação e contratação de fretes para e-commerce. Por meio de uma parceria com sete transportadoras (Correios, Jadlog, Azul Cargo Express, LATAM Cargo, Buslog, Loggi e J&T Express), a ferramenta consegue oferecer preços de frete até 80% mais baratos!
O cadastro no Melhor Envio é gratuito, assim como os serviços oferecidos. Os usuários da plataforma contam com diversos benefícios, como o Melhor Rastreio (plataforma de rastreamento de encomendas) e o Melhor Ponto (unidades de coleta de encomendas com etiquetas geradas pela plataforma).
Você pode obter mais informações sobre o Melhor Envio e como usar a plataforma para calcular fretes e economizar no custo de envio assistindo ao vídeo abaixo:
Como integrar Melhor Envio e Tray?
A integração do Melhor Envio com a Tray é feita pela plataforma do Melhor Envio, por isso é importante ter uma conta aberta. Conforme dissemos acima, a inscrição é 100% gratuita, além de ser muito rápida e simples.
Caso ainda não seja um usuário do Melhor Envio, pause a leitura, clique no link abaixo e faça sua inscrição para conseguir realizar os próximos passos.
💡 Outra dica importante é fazer login na sua conta Tray antes de começar a integração. Em determinado momento, será necessário acessar a plataforma para finalizar o processo.
Tudo certinho? Faça login no Melhor Envio e deixe a conta na Tray aberta em outra aba. Agora sim, já podemos começar a integração!
Passo 1: configurações iniciais da integração entre Melhor Envio e Tray
- Faça login no Melhor Envio e clique em Painel de Controle;
- No menu lateral esquerdo, busque a opção Integrações e clique nela;
- Procure a integração com a Tray (lá no fim da página) e clique em Selecionar;
- Insira o domínio (URL) da sua loja Tray e clique em Confirmar;
- Clique em “Sim, continuar”;
Passo 2: autorização na plataforma Tray
Após concluir as etapas acima, você será direcionado à plataforma Tray para permitir a integração com o Melhor Envio. Basta clicar em Autorizar.
Ao fazer isso, você será redirecionado ao site do Melhor Envio. É hora de configurar as opções de frete que deseja que apareçam nas cotações realizadas em sua loja virtual Tray.
Passo 3: escolha os tipos de frete disponíveis
Repare na tela que a integração com a Tray permite o uso de seis transportadoras: Correios, Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, Loggi e J&T. Abaixo do nome das transportadoras, há as modalidades de frete oferecidas por cada uma.
📌 Não conhece esses serviços? Não se preocupe, preparamos um artigo bem legal explicando cada uma das modalidades de frete oferecidos pelas plataformas parceiras do Melhor Envio. Leia: Quais tipos de frete a calculadora do Melhor Envio oferece?
Após conhecer os tipos de frete oferecidos pelas transportadoras parceiras do Melhor Envio, marque as caixinhas com os serviços que gostaria de oferecer em sua integração. As opções marcadas serão as exibidas aos clientes durante a cotação de frete de um produto na loja virtual.
Passo 4: ajustando as opções de frete
Há algumas configurações interessantes após a escolha dos serviços de entrega.
Na parte Opções de frete, o lojista pode decidir se quer que os resultados do cálculo de frete priorizem as entregas econômicas (mais baratas) ou os fretes expressos (mais rápidos).
Em Seguro, é possível sinalizar se deseja que as entregas sejam seguradas. No caso das transportadoras privadas (Jadlog, LATAM Cargo, Buslog, Loggi e J&T Express), o seguro é obrigatório.
A opção seguinte, Serviços Adicionais, permite ativar os serviços AR (Aviso de Recebimento) e MP (Mão Própria), dos Correios. O AR avisa o lojista que a encomenda foi entregue e o MP só entrega a encomenda nas mãos do destinatário que consta na etiqueta de frete. Ambos os serviços geram taxas extras e aumentam o valor do frete.
Por fim, ao ativar a opção Melhor Rastreio, o lojista permite que a integração centralize todas as encomendas enviadas no painel do Melhor Rastreio, um serviço gratuito do Melhor Envio que mostra o status de entrega das encomendas enviadas.
Passo 5: configurações de pacote padrão
As configurações da integração entre Tray e Melhor Envio estão quase no fim. Um passo importante antes de acabar é sinalizar se sua loja virtual trabalha com um tipo de pacote padrão.
🤔 O que isso significa? Caso sua loja envie todos os pedidos com uma caixa do mesmo tamanho, por exemplo, basta preencher os campos com as dimensões da embalagem. A partir daí, todos os fretes calculados levarão em consideração os valores ali descritos.
As opções disponíveis são: altura, largura, comprimento e peso. Veja só:
Mas o que fazer caso eu use diversos tipos de embalagem para enviar a encomenda? Não se preocupe! A integração sempre leva em consideração o tamanho e as dimensões dos produtos de acordo com o cadastro deles na loja Tray.
⚠️ Os dados que você colocar em Pacote Padrão só serão usados caso algum produto tenha sido cadastrado sem dimensões ou peso na sua loja virtual Tray.
Aliás, vale um lembrete: cheque se todos os seus produtos estão cadastrados corretamente. Dessa maneira, o cálculo do frete será mais assertivo e você evitará que o cliente pague valores incorretos pela entrega.
Passo 6: acesse o painel Minhas vendas
No painel Minhas Vendas aparecerão as cotações de frete feitas através da integração da Tray com o Melhor Envio. Acesse a opção no menu lateral esquerdo da plataforma do Melhor Envio.
Dessa maneira, o lojista pode gerenciar as cotações, fazer os pagamentos das etiquetas de frete, imprimir, colar nas embalagens e postar nas agências ou unidades de coleta das transportadoras.
Caso more na cidade de São Paulo, também tem a opção de reunir todas as encomendas e postar em uma unidade do Melhor Ponto, serviço gratuito do Melhor Envio. Lá, um colaborador do Melhor Envio vai receber as encomendas e destiná-las às transportadoras que constam nas etiquetas.
Além da facilidade, o lojista ainda ganha 10% de cashback sobre o valor das etiquetas postadas. O bônus é creditado na carteira virtual do usuário na plataforma do Melhor Envio.
Mas atenção: o Melhor Ponto só aceita receber pacotes com etiquetas geradas pelo Melhor Envio.
Configurações adicionais na Tray loja virtual
Toda a base da integração entre Melhor Envio e a sua loja virtual na Tray já está feita. Mas é possível fazer configurações adicionais diretamente na área logada da Tray.
Para isso, faça login e em seguida clique na opção Configurações, no canto inferior esquerdo da tela:
Em seguida, clique em Frete e Envio - Geral:
Procure a opção Melhor Envio e clique.
Nessa tela será possível realizar mais configurações de frete, como adicionar uma taxa extra sobre o valor do pedido ou sobre o preço do frete.
Caso queira adicionar essas taxas, insira os valores e depois clique em Continuar e, por fim, Salvar.
Últimos lembretes
Em linhas gerais, todos os pedidos feitos após a integração entre Tray e Melhor Envio vão aparecer no menu Minhas Vendas, na plataforma do Melhor Envio. Mas há três situações em que isso não acontece:
📌 Pedidos feitos 14 dias ou mais antes da integração ter sido realizada;
✔️ Compras aguardando pagamento, canceladas, finalizadas ou entregues;
📍 Pedidos recebidos através do Mercado Livre.
Viu só como é fácil integrar o Melhor Envio com a Tray? Caso ainda tenha restado dúvidas, mande um e-mail para contato@melhorenvio.com ou uma mensagem direta em nosso Instagram. 😉