Dark store é um conceito que promete trazer para as vendas mais agilidade nas entregas e melhor experiência para quem compra na internet.
É fato que vivemos uma nova era do consumo.
Durante a pandemia, as pessoas passaram a fazer compras online com mais frequência. E com essa mudança, a experiência de clientes passou a ser a principal preocupação das lojas virtuais.
Clientes querem respostas rápidas às suas compras e isso significa ter acesso aos produtos de uma forma cada vez mais ágil.
Mas, oferecer esse tipo de serviço pode ser difícil com a infraestrutura dos tradicionais centros de distribuição.
É aí que surge um modelo de distribuição, a dark store (ou, se preferir, o anime Entregas expressas da Kiki), trazendo um novo sentido às estruturas de lojas físicas já existentes.
Mas, o que é dark store, afinal?
Se você quer saber o que é dark store, como funciona, as vantagens e desvantagens para investir e como essa tendência está impactando as operações no varejo, este artigo é para você. Pegue um café e continue a leitura!
Navegação rápida
O que é dark store?
Imagine uma loja, igualzinha a um supermercado, só que “sempre fechada”. Isso é dark store, uma “loja escura” e inacessível para clientes.
Embora seja um conceito desconhecido por muitas pessoas, a dark store é uma tendência que vem ganhando cada vez mais força no mundo das vendas.
São espaços exclusivos para armazenamento, separação e envio de produtos online que serve como apoio logístico para lojas virtuais. Diferente dos grandes centros de distribuição tradicionais, que costumam ficar um pouco mais distantes das grandes cidades, a dark store é menor e localizada em centros urbanos.
Uma dark store costuma ter:
- Local que permite fácil coleta
- Layout planejado para favorecer o gerenciamento do estoque
- Condições de armazenamento viáveis para os produto
O objetivo é encurtar a distância entre produto e cliente para permitir entregas no mesmo dia, no dia seguinte ou retirada na loja.
As dark stores podem ser chamadas, também, de minicentros de distribuição urbano ou micros-fulfillment. O espaço dessas unidades é parecido ao das lojas tradicionais, o que facilita o acesso aos produtos e a montagem rápida de pedidos.
Como a dark store funciona?
Apesar de ter no nome o termo ‘’store’’, a dark store não é aberta ao público e funciona como um centro logístico e de distribuição.
Na prática, a dark store funciona assim:
- Clientes fazem o pedido na loja virtual
- Funcionários (que não têm contato direto com clientes) recebem os pedidos pela internet e os registram num sistema próprio para isso
- Normalmente, mais de um pedido pode ser coletado ao mesmo tempo
- Prontinho! Os pedidos são separados e ficam disponíveis para serem entregues pela equipe da empresa, por uma empresa especializada em logística ou retirados por quem comprou
O tempo de entrega é muito relevante na dark store, já que clientes esperam uma entrega rápida. Os modelos mais comuns são os de entrega no mesmo dia, em até 24 horas ou para o dia seguinte.
Quais as vantagens e desvantagens de montar uma dark store?
Fazer entregas expressas e com qualidade se tornou prioridade nos negócios que querem se destacar. E foi seguindo esse raciocínio que surgiram soluções logísticas diferenciadas, como as dark stores.
Agora que você já sabe o que é dark store e a importância para o mercado das vendas pela internet, vamos apresentar algumas vantagens e desvantagens dessa estratégia logística:
Veja 3 vantagens para implantar esse modelo no seu e-commerce:
1. Tempos de entrega mais rápidos
Como a logística desse modelo é otimizada, as entregas acontecem com mais eficiência. Logo, é possível realizar a separação dos produtos de maneira mais rápida.
Além disso, como estão localizadas em grandes centros comerciais, fica muito mais fácil e ágil realizar as entregas em até 24 horas ou mesmo oferecer um ponto físico de retirada de produtos.
Existem pesquisas que mostram que consumidores não querem esperar mais de 2 dias para receber a compra. Portanto, preparar o seu e-commerce para essa tendência é importante para ficar em evidência no comércio online.
2. Maior alcance e mais clientes
Montar uma dark store garante acesso a um público muito maior, já que os produtos agora estão acessíveis online a todas as pessoas, e não apenas para quem passa na frente da vitrine de uma loja física.
As dark stores simplificam o processo de picking de produtos, uma vez que a disposição de produtos no espaço da loja e os processos de checagem e pagamento são desenhados especificamente para os pedidos online.
3. Melhor experiência de compra
Você sabia que a dark store pode aumentar o faturamento do seu e-commerce?
Quando você oferece prazos de entregas curtos, fretes mais baratos e facilidades ao comprar online, como formas de pagamento variadas, aumenta a lealdade de quem compra com a sua marca.
Dessa forma, clientes terão uma boa experiência de compra, maiores taxas de conversão e menos abandonos de carrinho.
Veja agora 3 desvantagens de montar uma dark store
Agora que já mostramos as vantagens de adotar o sistema de dark store, precisamos falar também sobre as desvantagens de ter uma loja escura:
1. Escolher uma localização ruim
A localização é a maior dificuldade para abrir uma dark store nos grandes centros urbanos. Por dois motivos: o custo e a disponibilidade de espaço. Afinal, um aluguel caro pode matar os lucros do seu negócio.
No Brasil, a abertura de (ou transformação de lojas em) dark store é uma escolha feita mais por grandes varejistas, especialmente de alimentos, devido ao grande fluxo de produtos.
Lojistas menores, geralmente, operam através do ship-from-store, ou seja, distribuem os produtos vendidos online a partir dos estoques das lojas físicas.
2. Não cuidar da gestão do negócio
Outro ponto que deve ser considerado é gestão do negócio. Quando não se tem um bom trabalho nesse sentido, não adianta nem estar em um ponto bem localizado.
A empresa que deseja montar uma dark store precisa conhecer seu público. O despreparo pode ser o grande vilão desse método e levar a empresa a sofrer com a perda do investimento na dark store.
Ao tomar a decisão de implementar a estratégia, é importante fazer um amplo estudo, por exemplo, sobre a relação entre os custos para implementação da dark store e a previsão de lucro, estudo da demanda de consumidores da região, entender quais produtos costumam pedir mais agilidade nas entregas.
3. Não se preocupar com o controle de estoque
O gerenciamento do estoque é um ponto muito importante e que não pode ser deixado de lado. Isso inclui controlar a movimentação de mercadorias, a reposição de estoque, a coleta e demais processos.
Com uma visão clara do estoque, é possível encaminhar o pedido para a dark store certa, o que garante a separação e o envio mais ágeis.
Como montar uma dark store para o seu negócio?
Existem alguns pontos de partida para montar uma darkstore. Aqui vamos citar 3 bem importantes para colocar essa operação em prática:
1. Conheça sua buyer persona
O primeiro requisito para montar uma dark store é fazer o mapeamento da sua persona, ou seja, conhecer quem compra na sua loja online e as preferências dessas pessoas.
- Informações demográficas (idade, sexo, cidade, profissão e grau de escolaridade);
- Renda
- Profissão
- Sonhos (pessoais e profissionais)
- Hobbies
- Hábitos na vida e na internet (redes sociais preferidas, dispositivo utilizado, etc)
- Estilo de vida
- Dificuldades e dores do dia a dia
Isso ajuda na organização do estoque, mix de produtos e nos processos internos.
2. Treine sua equipe
Esse sem dúvidas é o ponto alto de montar uma dark store.
É preciso treinar as pessoas que irão trabalhar nesses locais para que elas atuem nesse modelo com 100% de agilidade, precisão e satisfação do cliente.
Uma ideia interessante é contar com ferramentas para coletar o feedback de clientes para avaliar o desempenho da sua operação, assim você consegue aprimorá-la constantemente.
3. Conte com uma boa solução logística
Uma pesquisa feita pela Ebit Nielsen também apontou que o valor do frete é uma questão sensível para quem compra na internet. Segundo o relatório, quanto mais caro o valor da entrega, maior a taxa de reclamações (que pode chegar a 15,7% em fretes que custam mais de R$199,99).
Assim, contar com uma solução logística que ofereça opções de frete mais vantajosas, e de diversas transportadoras é fundamental para o negócio.
A dark store é o futuro do varejo? Vale a pena investir?
A pandemia fez com que o e-commerce ganhasse mais força. Para se adaptar ao cenário, muitas lojas físicas migraram para o comércio eletrônico e o varejo precisou se adaptar à nova tendência do mercado, assim expandiram as dark stores. Porém, ter este modelo de negócio exige uma série de cuidados de quem trabalha com vendas.
Nos EUA, redes como Kroger e Giant Eagle, transformaram unidades locais em dark store e há planos de que algumas sejam permanentes.
Apesar de o modelo ser mais comum nas redes de supermercados nos EUA, a tendência já para setores como varejo de produtos domésticos, lojas de roupas e até joalherias.
Para isso, é necessário a atuação e integração de diversos canais de comunicação. Aqui o conceito da logística omnichannel se faz necessário.
Com processos integrados é possível gerenciar o estoque e oferecer informações precisas para quem compra da sua marca – seja no momento de compra ou entrega do produto.
Um varejo que integra seus canais de vendas, consegue trabalhar com soluções completas para reduzir problemas durante o processo logístico e entregar Wow Moments para clientes.
Afinal, as pessoas devem continuar comprando pela internet, e as empresas que fizerem entregas (cada vez mais) rápidas e oferecerem experiência de compra positiva devem se destacar.
Assim, é possível dizer que a dark store certamente fará parte do futuro do varejo. Mas para que dê certo, é preciso ter uma estratégia logística e automatizar os processos, sempre que possível.
Conte com o Melhor Envio para agilizar a operação logística do seu e-commerce
Operar uma dark store exige alguns pontos de atenção, um deles é a entrega de produtos com mais agilidade e precisão, para isso é preciso ter um bom planejamento logístico.
Dessa maneira, o Melhor Envio surge como uma excelente alternativa para quem tem um negócio online.
O Melhor Envio é uma plataforma 100% gratuita de cotação e gestão de fretes onde lojistas que vendem pela internet podem contratar envios nas principais transportadoras do país, incluindo os Correios, sempre com as melhores condições.
Com a plataforma é possível conferir o menor preço para o frete do pedido, contratar o frete mais vantajoso, aproveitar todas as ferramentas logísticas oferecidas pelo Melhor Envio e não pagar nada a mais por isso.
E a melhor parte disso é contar com o alto nível de tecnologia, praticidade e fretes mais competitivos.
Quer conhecer nossa solução logística? Clique aqui e fale com nosso time de especialistas ou faça o seu cadastro grátis clicando no botão abaixo.