O carnaval representa uma excelente oportunidade para lojistas que querem aumentar as vendas e para quem está em busca de uma renda extra. Por isso, separamos 6 ideias de coisas para vender e lucrar durante a folia. Bora conferir?!
Após dois anos de adiamentos e restrições, devido à pandemia de Covid-19, uma das festas mais populares do país está de volta. Sem dúvidas, o carnaval 2023 está entre os feriados mais aguardados do ano, por foliões e comerciantes.
E se você vai aproveitar a data para complementar os ganhos, não deixe de acompanhar o artigo até o final. Vamos dar dicas valiosas para quem vai atuar como ambulante e sobre como vender artigos de carnaval pela internet pagando menos pelo frete.
Quando é o carnaval 2023?
O carnaval 2023 acontece entre os dias 17 e 21 de fevereiro, sendo que a quarta-feira de cinzas ocorre no dia 22. Portanto, quem pretende ganhar dinheiro durante a folia, deve se preparar com antecedência.
Inclusive, em locais mais populares como Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Olinda, Fortaleza, São Paulo e algumas cidades do interior de Minas Gerais as comemorações costumam iniciar antes da data oficial. Logo, aproveite as festas e blocos pré-carnaval para começar a faturar. 😉
O que vender no carnaval 2023
Selecionamos algumas ideias de coisas para vender durante o carnaval 2023:
Fantasias de carnaval
Fantasias de carnaval fazem a alegria dos foliões de todas as idades e acabam sendo uma excelente opção para quem quer fazer uma grana extra. Por isso, considere vender:
- fantasia de carnaval feminina
- fantasia de carnaval infantil
- fantasia de carnaval masculina
- fantasia de carnaval casal
A dica para não errar na hora de abastecer o estoque é ficar de olho nas tendências para este ano, o que bombou no Carnaval 2020, memes e séries.
Por falar em séries, mesmo sendo associada ao halloween, provavelmente veremos muita fantasia de Wandinha Addams no carnaval 2023.
Dica: caso você tenha um brechó online ou físico, invista na venda de fantasias de carnaval usadas.
Personalização de abadás, fantasias e outras roupas de carnaval
Se você é costureira ou gosta de costurar e está procurando ideias de coisas para vender, que tal fazer customização de abadás? Essa é uma tendência que nunca sai de moda e pode se tornar uma fonte de renda durante as festividades.
Também dá para personalizar fantasias e roupas de carnaval com paetês, lantejoulas, miçangas, fitas, rendas, pedrarias, bordados e etc.
Dica: considere produzir máscaras de carnaval para vender ou ofereça o acessório como um mimo extra para fidelizar sua clientela.
Artigos de carnaval e decoração
Para quem não sabe o que vender no carnaval, artigos como confetes, serpentinas e pulseiras neon são itens que costumam chamar atenção de adultos e crianças.
Tem um papelaria ou um armarinho? Foque nos públicos B2C e B2B. Dessa forma, você consegue fazer vendas diretas para clientes que vão comprar mercadorias para uso pessoal e, ao mesmo tempo, vender para outras empresas.
Veja como montar uma papelaria online.
Maquiagem e cosméticos
Cosméticos e maquiagem são categorias de produtos bastante procuradas no carnaval. Se você tem uma loja virtual ou física, considere a venda de:
- paletas de sombras coloridas e com brilho
- base, máscara de cílios e corretivo à prova d’água
- glitter
- protetor solar
- protetor labial
- hidratantes reparadores pós-sol
Outra forma de faturar é oferecer o serviço de pintura facial ou corporal. Só verifique previamente se é necessário solicitar autorização na prefeitura. Mas não se preocupe, vamos falar mais adiante sobre como vender no carnaval, ok?!
Bebidas e comidas
Acompanhar os bloquinhos de rua e trios elétricos, em pleno verão brasileiro, não é para amadores.
Para repor as energias, e não correr o risco de chegar ao final do cortejo de estômago vazio ou com desidratação, boa parte das pessoas fazem pausas para comer e beber, fazendo a alegria de quem comercializa esse tipo de produto pelas ruas.
Mas não são apenas vendedores ambulantes que têm a chance de faturar. Se você tem uma loja do segmento de alimentos e bebidas, este é o momento de começar a planejar as ofertas de carnaval. Afinal, muitos foliões levam bebidas e aperitivos de casa.
Nesse sentido, selecione um mix de produtos mais procurados e conceda descontos especiais. Você pode divulgar as campanhas promocionais via redes sociais, SMS, e-mail marketing ou distribuir encartes (no caso de lojas físicas).
Entre as bebidas que mais vendem no carnaval estão:
- Cerveja
- Energético
- Refrigerante
- Sucos naturais ou industrializados
- Bebidas destiladas
- Água mineral (com ou sem gás)
- Água de coco
- Isotônico
No caso das comidas, vale divulgar itens como:
- Barrinha de cereal
- Mix de castanhas
- Amendoim
- Biscoitinhos
- Chocolates
- Frutas
- Picolés
Agora, se o seu objetivo é vender comidas e bebidas no meio da multidão, negocie condições com fornecedores para que você consiga comprar as mercadorias com preços mais atraentes e, assim, alcançar um bom retorno financeiro. E claro, esteja em conformidade com a vigilância sanitária e as regras da sua região.
Artigos de churrasco
Para fechar as ideias de coisas para vender no carnaval, não poderia faltar os artigos para churrasco. Afinal, barracas de churrasquinho são sucesso garantido. Quem vai vender na rua pode comercializar os espetinhos tradicionais de carne e queijo coalho ou opções veganas e vegetarianas. Mais uma vez, lembre-se de estar em conformidade com as permissões legais da sua cidade, ok?
É importante considerar que nem todo mundo curte passar o feriado no meio da multidão. Por isso, essa é uma oportunidade para lojistas que vendem alimentos e eletrodomésticos destacarem produtos como:
- grills;
- churrasqueiras elétricas;
- coolers;
- gelo;
- pão de alho;
- queijo coalho;
- espetos;
- tábuas;
- carvão;
- facas e etc.
Leia também: Como fazer o transporte e armazenamento de alimentos perecíveis e não perecíveis.
Como vender no carnaval?
Agora que você já tem uma noção sobre o que vender no carnaval é preciso se programar. Quem pretende atuar como ambulante ou montar barracas nas ruas precisa procurar a prefeitura do município ou o órgão responsável pela emissão de alvarás e licenças.
Já lojistas que trabalham no varejo físico ou online podem começar a preparar a decoração da loja de carnaval e focar em campanhas de marketing para divulgar as ações promocionais.
Quer montar um e-commerce ou até mesmo vender pelo Instagram ou WhatsApp? Temos alguns conteúdos para auxiliar:
- Como vender pelo Instagram
- Como vender pelo WhatsApp Business
- 6 plataformas ótimas para criar loja virtual grátis
- Como abrir um MEI de forma simples em 2023
- Como cobrar frete do cliente nas redes sociais e WhatsApp
Dica extra: venda para todo o Brasil e fature mais com a ajuda do Melhor Envio
O Melhor Envio é uma plataforma completa de intermediação logística onde é possível contratar fretes com as principais transportadoras do país a preços super especiais, com redução de até 80%.
Além disso, clientes que usam a nossa ferramenta participam automaticamente do Melhor Nível, um programa de vantagens que transforma os gastos logísticos em recompensas e descontos extras.
Dessa forma, ao enviar suas encomendas pelo Melhor Envio você consegue economizar no frete do seu e-commerce e pode faturar muito mais no final do mês.
Mas não para por aí. Nossa plataforma é totalmente gratuita, você não paga taxas ou mensalidades, apenas pelas etiquetas de envio geradas.
Leia também:
6 ideias de negócios em alta para 2023
16 produtos mais vendidos na internet
Guia completo de vendas de Natal