Saiba tudo sobre a logística reversa do Melhor Envio e descubra como esse serviço pode ajudar seu e-commerce a acelerar o processo de devoluções e trocas da sua loja virtual.
Ainda não usa nossa plataforma de intermediação logística? Clique no botão abaixo e comece a contratar frete reverso e regular com preços mais competitivos!
Gerar uma etiqueta de logística reversa no Melhor envio é muito fácil! Em poucos cliques você contrata o serviço e envia o código para o seu cliente, sem necessidade dele imprimir uma etiqueta. Siga e leitura e aproveite mais essa vantagem do Melhor Envio!
Navegação rápida
O que é logística reversa?
A logística reversa é o caminho de volta que um produto faz no processo de compras pela internet, ou seja, do consumidor para o e-commerce.
O processo de logística reversa pode acontecer por diferentes motivos, sendo que os mais frequentes são os casos de devolução ou troca de mercadorias.
É importante lembrar que esse é um direito do cliente, garantido por lei. O Código de Defesa do Consumidor prevê que compras realizadas na internet têm o prazo para troca ou devolução de até 7 dias após o recebimento da encomenda.
Mas, além de estar por dentro da legislação, oferecer um processo simples e bem definido de logística reversa tem papel decisivo na experiência do usuário no e-commerce.
Afinal, no comércio eletrônico, a venda não acaba com a entrega do item no endereço do destinatário. O posicionamento da loja virtual em possíveis problemas é determinante para definir a satisfação do cliente.
Como fazer logística reversa no Melhor Envio
A logística reversa pode ser solicitada para qualquer frete realizado dentro do Melhor Envio, desde que o status da remessa esteja como entregue.
Confira como realizar a devolução de um produto da casa do seu cliente para a sua loja:
- Em sua área de usuário do Melhor Envio, clique na opção “Meus Envios”
2. Na aba “Envios Postados”, clique no ícone de logística reversa.
3. Na tela seguinte, confira/preencha os dados do remetente (seu cliente), do destinatário (sua loja), o e-mail do remetente (meio que o comprador receberá o código para postagem da devolução), as dimensões do pacote e o valor segurado. Após a verificação e preenchimento de todos os campos clique em “avançar”
4. Selecione a modalidade de entrega que será utilizada no retorno do produto e clique em “pagar agora”.
5. Escolha a opção de pagamento desejada e selecione a opção “pagar agora”.
- Após a confirmação do pagamento, o código de postagem reversa é liberado e enviado por e-mail ao comprador. Você pode visualizar esse código clicando em “gerar e-ticket”
E o melhor, o seu cliente não precisa imprimir nenhuma etiqueta, basta embalar devidamente o produto e apresentar o código de postagem na transportadora.
Você também pode conferir o código de postagem na área “Meus Envios” na coluna rastreio.
Essa coluna será atualizada com o código de rastreio quando o pacote for postado.
Melhor Envio logística reversa: vantagens de gerar frete reverso pela plataforma
A seguir, veja as principais vantagens da logística reversa do Melhor Envio:
Agilidade no processo: gere o frete de retorno e a liberação do código reverso para o cliente em poucos cliques. Essa funcionalidade do Melhor Envio, acelera o processo de troca e devolução da sua loja virtual.
Facilita a vida do cliente: é só reembalar o produto, apresentar o código de retorno na transportadora e pronto!
Fortalecimento da sua marca: confiança é tudo no e-commerce! Um processo de devolução fácil e descomplicado ajuda na fidelização de clientes. Essa é uma realidade principalmente para lojas virtuais que trabalham na área de moda e vestuário, onde é comum as trocas por motivo de tamanho, por exemplo.
Conheça outras ferramentas logísticas do Melhor Envio
Melhor Ponto: um centralizador de encomendas gratuito onde lojistas conseguem deixar pacotes de diferentes transportadoras no mesmo local. Além disso, quem usa a solução pode contratar fretes com postagem exclusiva que possuem valores reduzidos.
Meus Links de Frete: uma ferramenta que permite cobrar frete de clientes em vendas realizadas via WhatsApp e redes sociais.
Programa de vantagens: clientes Melhor Envio participam automaticamente do Melhor Nível, um programa de vantagens onde os gastos com frete podem gerar recompensas e descontos no preço dos envios.
Melhor Rastreio: sistema de rastreio de encomendas pensado em quem vende pela internet. Nele é possível gerenciar todas as entregas do seu negócio, enviar notificações sobre o andamento do cliente e mais.
E assim, como acontece na contratação de fretes no Melhor Envio, você não paga nada para utilizar essas ferramentas logísticas a favor do seu negócio.
Não conhecia o Melhor Envio ainda?! Então faça o seu cadastro agora mesmo e comece a enviar os produtos da sua loja virtual de forma mais prática e barata.