A Black Friday é a data comercial mais esperada por milhares de pessoas no mundo inteiro e o sucesso de vendas não termina na sexta-feira.
A Black Friday é o ponto de partida nas vendas. O que vem depois, como análise de dados, planos de ação e a execução de estratégias de longo prazo, é o que determina o sucesso do seu negócio.
É hora de aproveitar o período pós-Black Friday para impulsionar os seus resultados até o Natal e finalizar o ano com chave de ouro!
Pensando nisso, preparamos o Guia do frete Pós-Black Friday, um conteúdo completo com as principais informações sobre compra, envio e entrega de encomendas com o Melhor Envio na Black Friday 2023.
O que você encontra por aqui:
- Quais são os desafios no pós-Black Friday
- O que é o Melhor Envio e como funciona?
- O que é o limite de envios simultâneos e como aumentar
- Tudo sobre a entrega de encomendas com o Melhor Envio na Black Friday
- Prazo de entrega de encomendas
- O que fazer em caso de atraso na entrega da Jadlog
- Como saber quem recebeu a encomenda que enviei pela Jadlog
- Dados do recebedor e o comprovante de entrega
- Indenização pela Jadlog: como funciona
- Extravios com a Jadlog
- Devolução de encomendas com a Jadlog
- Entrega atrasada nos Correios? Saiba o que fazer!
- Indenização dos Correios: como funciona
- Como solicitar o comprovante de entrega dos Correios
- Como suspender a entrega de um envio dos Correios
- Tudo sobre a postagem de encomendas no Melhor Envio
- Como o Ponto Parceiro do Melhor Envio funciona?
- Como fazer uma boa gestão no pós-Black Friday
- Dúvidas frequentes sobre frete e envios pelo Melhor Envio
Quais são os desafios no pós-Black Friday?
Depois da Black Friday, surgem alguns desafios comuns que empresas e consumidores podem enfrentar. Aqui estão os principais:
- logística e entrega
- atendimento ao cliente
- devoluções e trocas
Esses desafios variam conforme o tipo de negócio, o setor e as estratégias usadas durante a Black Friday 2023.
Lidar com o aumento no volume de pedidos, por exemplo, pode sobrecarregar os sistemas de logística e atrasar as entregas. E uma coisa é certa, a sua empresa precisa garantir que os produtos cheguem aos clientes dentro do prazo prometido.
Quer saber como fazer isso sem dores de cabeça? Continue a leitura!
O que é o Melhor Envio e como funciona?
O Melhor Envio é uma plataforma de fretes que conecta lojistas às transportadoras para agilizar as entregas dos e-commerces. Fazemos a intermediação com as transportadoras do Brasil, que incluem:
- Correios
- Jadlog
- LATAM Cargo
- Azul Cargo Express
- Loggi
- Buslog
- e J&T Express
Vale lembrar que Melhor Envio não é uma transportadora, apenas fazemos a intermediação do frete. Mas, oferecemos suporte durante todo o processo de entrega para garantir que a sua encomenda chegue com tranquilidade até o destino.
Portanto, se você aproveitou a Black Friday e fez compras em uma loja que usa o frete do Melhor Envio e precisa de suporte, recomendamos que entre em contato com o remetente da encomenda.
As tratativas sobre os envios gerados na nossa plataforma precisam ser feitas pela loja ou lojista responsável pela venda, o remetente do frete. Essa é uma medida adotada para a segurança das pessoas que usam o Melhor Envio.
O que é o limite de envios simultâneos e como aumentar
Entenda a diferença entre um limite diário e nosso limite de envios simultâneos.
O limite de envios simultâneo na sua conta do Melhor Envio é a quantidade de etiquetas de frete que você pode gerar antes de postá-las.
Por exemplo: se o seu limite for de 2 etiquetas, você não conseguirá gerar uma 3ª etiqueta de frete até postar as que já emitiu.
Como aumentar o limite de envios simultâneos?
Quando você se cadastra no Melhor Envio, o seu limite de envios é de até 3 etiquetas de frete simultâneas.
Para aumentar esse número, é necessário que você verifique sua conta, enviando a cópia do documento de identidade e uma selfie segurando este mesmo documento.
Para verificar a sua conta basta:
- Acessar sua conta do Melhor Envio
- Na barra lateral esquerda no painel de controle, clique em “Gerenciar” e em seguida “Documentos”
- Anexe os documentos solicitados
- Clique em “Enviar Documentos”
- Prontinho! Agora é só aguardar
Para expandir o seu limite para mais de 50 envios simultâneos, você pode pedir uma análise de perfil da sua conta no Melhor Envio.
A solicitação pode ser registrada no nosso fluxo de autoatendimento. Basta acessar o link a seguir: menv.io/SuporteSolicitarAnaliseLimite
Tranquilo até aqui, certo?
Tudo o que você precisa saber sobre a entrega de encomendas com o Melhor Envio na Black Friday
A entrega de encomendas é um processo simples. Primeiro, você calcula o frete no Melhor Envio, escolhe o melhor preço e prazo e posta o seu pacote em uma agência da transportadora ou unidade do Ponto Parceiro, sem precisar enfrentar filas.
No prazo estipulado, a encomenda chegará no endereço do destinatário. Além disso, o Melhor Envio também oferece um serviço de rastreamento de encomendas, o Melhor Rastreio, para que você e seu cliente acompanhem cada etapa do envio.
Mas como funciona o prazo de entrega, atrasos na entrega, devolução de encomendas? As respostas que você precisa estão aqui.
Prazo de entrega de encomendas
O prazo de entrega é o tempo necessário que a encomenda precisa para chegar até a pessoa que comprou o produto.
Cada transportadora tem um prazo de entrega estabelecido. A transportadora Jadlog, por exemplo, faz até 3 tentativas de entrega para cada envio.
Caso o destinatário não seja encontrado (destinatário ausente) após as 3 tentativas a carga:
- é devolvida ao remetente
- deve ser retirada no balcão da Jadlog pelo destinatário em até 5 dias corridos
Se houver atraso na entrega da Jadlog, o que fazer?
Se for identificado algum status de rastreamento que indique dificuldades na entrega com a Jadlog, como “endereço não localizado” ou “destinatário desconhecido“, você deve entrar em contato com o nosso Time de Atendimento, daqui acionaremos a Jadlog para entregar sua encomenda com prioridade.
É importante que remetentes e destinatários acompanhem o rastreamento dos envios pelo Melhor Rastreio. O remetente do envio tem até 10 dias corridos para fornecer mais informações sobre o local de entrega.
Se após este prazo a Jadlog não receber as informações complementares para entrega, a carga volta para o remetente (sem devolução do valor do envio). A carga devolvida fica aguardando ser retirada pelo remetente na unidade em que foi postada.
Como saber quem recebeu a encomenda que enviei pela Jadlog?
O pacote aparece como entregue no rastreio e você precisa saber quem recebeu? Não se preocupe, é fácil de resolver!
A transportadora Jadlog faz a coleta dos dados de quem recebeu as encomendas e oferece o comprovante de entrega. Saiba como localizar o nome e número de documento da pessoa que recebeu o envio pela Jadlog:
- Para acessar essas informações, você deve ir na sua conta no Melhor Envio
- Clicar na aba “Meus envios”
- Em seguida clique na aba “Envios Postados”
- Prontinho! Você consegue localizar nome e documento do recebedor
Acessei os dados do recebedor e o comprovante de entrega, mas cliente diz que não recebeu o produto. O que fazer?
Nessas situações, você deve entrar em contato com o nosso Time de Atendimento, então solicitamos o processo de acareação* à Jadlog. A transportadora, através dele, investiga o que aconteceu com a entrega, identificando a pessoa que recebeu a encomenda.
*Acareação é um processo que acontece sempre que um pacote dado como entregue não chegou realmente às mãos do destinatário final.
Indenização pela Jadlog: como funciona?
O pagamento de indenizações em casos de avaria, extravio, furto ou roubo e violação é de responsabilidade da Jadlog, sendo os valores pagos conforme a política da transportadora.
Todas as indenizações são pagas pela transportadora Jadlog e passadas para o Melhor Envio. Entenda como funciona:
Extravios com a Jadlog
Se a carga está sem movimento há muito tempo, a Jadlog faz buscas e, se não encontrar a carga, é considerado um extravio.
O procedimento de Buscas pode levar até 10 dias corridos, a partir da data de abertura do processo, pela Jadlog.
Se a carga for encontrada seguirá normalmente para entrega ao destinatário. Se não houver identificação, o volume é caracterizado extraviado e o remetente é indenizado.
Algumas informações importantes:
- Use o nosso Fluxo de Autoatendimento para reportar o sinistro. Basta acessar o link a seguir: menv.io/SuporteExtravioOuRoubo
- O Melhor Envio irá intermediar o procedimento de indenização
- O pagamento de indenizações é feito pela Jadlog em torno de 90 dias após a constatação do sinistro, este prazo pode sofrer alterações para mais ou para menos
- O valor da indenização da Jadlog é inserido na sua Melhor Carteira
Caso o registro ainda não tenha sido feito, mas há suspeita de ocorrência (seja por ausência de movimentação, atraso, etc):
O remetente deve entrar em contato com o nosso Time de Atendimento. O Melhor Envio irá esclarecer e mediar as providências que serão tomadas junto a transportadora Jadlog para que a constatação de ocorrência seja realizada.
Para mais informações, confira o artigo 📃O que fazer se o envio sofrer avaria ou violação?
Precisa fazer a devolução de uma encomenda com a Jadlog?
Você pode solicitar a suspensão de entrega e devolução de um envio com a Jadlog desde que ele não esteja em rota final de entrega. As encomendas não retornam para o endereço do remetente, mas sim para a unidade de postagem onde deverão ser retiradas.
Para solicitar a devolução de uma encomenda com a Jadlog siga esses passos:
- Clique em “Meus Envios” na barra lateral esquerda do seu painel de controle
- Clique na aba “Envios Postados“
- Localize o envio que deseja suspender e clique no ícone da seta para baixo “🡣” para visualizar as informações do frete
- Clique no botão “SUSPENDER ENTREGA”
- Você irá acessar o formulário de devolução no nosso fluxo de autoatendimento
- Preencha o seu e-mail de cadastro e o código do envio
- Selecione o local de postagem (unidade da transportadora ou do Ponto Parceiro);
- Clique em “Enviar”
O nosso time entra em contato com a transportadora e solicita a devolução do pacote. Você receberá uma notificação no seu e-mail de cadastro assim que a devolução for confirmada.
Entrega atrasada nos Correios? Saiba o que fazer!
Os Correios enviam milhares de encomendas todos os dias e, durante a entrega, podem acontecer contratempos que prejudicam o prazo ou a própria encomenda.
Confira a seguir os casos em que a indenização dos Correios é ou não válida e como fazer para solicitar o valor. A seguir, a gente te explica direitinho!
Assim que a encomenda aparecer em atraso, os Correios já começam a agir para agilizar a sua entrega. Se algo além do atraso acontecer, um extravio, por exemplo, você terá direito a indenização.
Indenização dos Correios: como funciona?
Para casos de sinistro com os Correios há pagamento de indenização. Confira quais são:
- atraso na entrega
- devolução
- entrega indevida
- problemas que comprometam a integridade da encomenda, como avaria, extravio e roubo
Os valores máximos de indenização com os Correios são:
- modalidade SEDEX: R$ 10.000,00
- modalidade PAC: R$ 3.000,00
- modalidade Mini Envios: R$ 100,00
Por extravio, roubo ou entrega indevida
Os valores restituídos serão:
- valores pagos pelo serviço de entrega
- indenização automática prevista nas tabelas de preços e prazos
- valores dos serviços adicionais (valor declarado, aviso de recebimento, mão própria, entre outros) se estes forem contratados
Se o objeto não for localizado dentro do prazo estipulado, o remetente será ressarcido do frete e receberá também a indenização correspondente ao valor segurado.
Por atraso na entrega
Se ocorrer atraso na entrega por falha dos Correios, serão restituídos os preços pagos pelos serviços de entrega (tirando os serviços adicionais).
No vídeo a seguir, você acompanha o passo a passo de como gerar uma etiqueta de frete dos Correios no Melhor Envio e como funciona a indenização pela transportadora. Confira:
Como solicitar o comprovante de entrega dos Correios?
O comprovante de entrega dos Correios, sempre que disponibilizado pela transportadora, pode ser acessado na aba “Envios Postados” na sua conta do Melhor Envio.
Vale lembrar que ele é uma cortesia que o Melhor Envio e os Correios disponibilizam e a transportadora não é obrigada a oferecê-lo. Se o comprovante já foi disponibilizado pela agência de entrega, você poderá clicar no ícone ao lado do envio, como na imagem a seguir:
Caso você tenha contratado AR Correios (Aviso de Recebimento) para o seu envio, neste caso, é obrigação da transportadora providenciar o documento.
Como suspender a entrega de um envio dos Correios?
Você precisa suspender uma entrega para que o seu envio retorne à origem? É simples de resolver. Saiba como fazer com que uma encomenda que já foi enviada volte para você!
Para solicitar a devolução de uma remessa com os Correios siga esses passos:
- Clique em “Meus Envios” na barra lateral esquerda do seu painel de controle
- Clique na aba “Envios Postados“
- Localize o envio que deseja suspender e clique no ícone da seta para baixo “🡣” para visualizar as informações do frete
- Clique no botão “SUSPENDER ENTREGA”
- Algumas informações importantes sobre esta solicitação aparecerão em sua tela. Confirme a ação clicando em “SOLICITAR“
- Para confirmar se a suspensão foi aceita pela transportadora, acesse o Melhor Rastreio e verifique se existe a mensagem “Solicitação de suspensão de entrega recebida”, como na imagem:
O Time de Atendimento do Melhor Envio entra em contato com a transportadora e solicita a devolução do pacote. Você receberá uma notificação no seu e-mail de cadastro assim que a devolução for confirmada.
Tudo sobre a postagem de encomendas no Melhor Envio
Precisa levar suas encomendas para postagem, mas não sabe em qual local? Confira mais informações sobre o local de postagem dos seus envios.
Sim, você deve ir até a unidade da transportadora para postar o seu envio.
Caso tenha gerado uma etiqueta de frete de postagem exclusiva no Ponto Parceiro, você deve ir até uma das unidades disponíveis do Ponto Parceiro ou Ponto Parceiro + Pegaki para postar os pacotes.
Como o Ponto Parceiro do Melhor Envio funciona?
O Ponto Parceiro é o centralizador e distribuidor de encomendas do Melhor Envio, exclusivo para quem usa a nossa plataforma.
Quem usa o Melhor Envio pode deixar seus envios em uma unidade e as transportadoras parceiras coletam as encomendas para direcioná-las aos respectivos destinatários.
O serviço escolhido e o prazo de entrega da carga não muda com o uso desta facilidade.
Como usar o Ponto Parceiro?
Usar o Ponto Parceiro é muito simples, basta:
- Calcular frete no Melhor Envio
- Gerar a etiqueta dentro da plataforma
- Preparar o objeto para o envio
- Colar a etiqueta de frete na embalagem
- Levar o envio para uma das unidades do Ponto Parceiro
- Prontinho! Agora é só acompanhar a evolução da postagem por meio do rastreio
Como fazer uma boa gestão no pós-Black Friday
Não só no pós-Black Friday, mas o ano inteiro, o sucesso do seu e-commerce depende de uma gestão eficaz.
Confira algumas dicas essenciais que separamos para te ajudar a planejar uma gestão eficiente e que cativa o cliente no pós-Black Friday:
- Prepare-se para um aumento na demanda de atendimento ao cliente
- Monitore os resultados, fique de olho nas trocas e devoluções de encomendas
- Após a Black Friday, avalie os erros e acertos. Isso ajuda a entender o que funcionou e corrigir o que não deu certo, melhorando suas próximas campanhas e promoções
E claro…
Conte com o Melhor Envio no pós-Black Friday
Tudo certo para impulsionar o seu e-commerce no pós-Black Friday 2023?
Agora que você já tem acesso às nossas dicas, organize o seu negócio e deixe tudo pronto para aproveitar os leads aquecidos e não perder o ritmo dos dias seguintes!
Dúvidas frequentes sobre frete e envios pelo Melhor Envio
Separamos aqui algumas informações e dicas que podem ser do seu interesse. Confira!