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Impacto do coronavírus no e-commerce: saiba quais os protocolos adotados pelas principais transportadoras

Lucas Zanini, Andressa Barbosa and Paulo Henrique Dias Por Lucas Zanini, Andressa Barbosa and Paulo Henrique Dias
18 de março de 2021
Em E-commerce e Marketplace, Em Destaque, Notícia
2
Home E-commerce e Marketplace
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Entenda como as transportadoras estão lidando com o Coronavírus nessa segunda onda da doença e como isso impacta a logística para e-commerce.

Atualizado em 26/03/2021

Para tentar reduzir o número de casos de coronavírus e a ocupação em hospitais, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e prefeituras do estado de São Paulo – inclusive a capital – decretaram um feriado prolongado que pode durar até 10 dias, de 26/03 até 04/04.

Apesar da interrupção em diferentes setores, vale lembrar que os serviços postais são considerados essenciais – de acordo com o Art. 3º do Decreto Presidencial nº 10.282, de 20/03/2020. Portanto, a postagem e distribuição de encomendas serão mantidas no período, respeitando o calendário nacional. 

Veja as informações sobre funcionamento das transportadoras parceiras do Melhor Envio:

Navegação rápida

  • 1 Correios 
    • 1.1 São Paulo
    • 1.2 Rio de Janeiro
  • 2 Jadlog
  • 3 LATAM Cargo
  • 4 Azul Cargo Express
  • 5 Via Brasil
  • 6 Mais medidas de restrição e cuidados já adotados pelo Brasil
  • 7 Fase Roxa da pandemia de coronavírus: o que é?
  • 8 As agências dos Correios ficam abertas durante as fases vermelha e roxa? E as demais transportadoras?
  • 9 Enfrentamento da pandemia de coronavírus é endurecido em diversos lugares do país
    • 9.1 São Paulo
    • 9.2 Minas Gerais
    • 9.3 Rio de janeiro
    • 9.4 Belém e região
    • 9.5 Curitiba
    • 9.6 Rio Grande do Sul
    • 9.7 Alagoas
  • 10 Medidas preventivas contra o coronavírus adotadas pelas transportadoras
    • 10.1 Correios | Prevenção 
    • 10.2 Correios | Gestão das Operações
    • 10.3 Jadlog | Prevenção 
    • 10.4 Jadlog | Gestão das Operações
    • 10.5 Azul Cargo Express | Prevenção
    • 10.6 Azul Cargo Express | Gestão das Operações
    • 10.7 ViaBrasil
    • 10.8 LATAM CARGO
    • 10.9 O que podemos aprender com a História?
    • 10.10 Coronavírus aumentou a demanda por soluções digitais
      • 10.10.1 Nichos que estão sendo impulsionados pelo coronavírus
    • 10.11 Principais dúvidas sobre o coronavírus
      • 10.11.1 O que o coronavírus causa?
      • 10.11.2 Como o coronavírus é transmitido?
      • 10.11.3 O que fazer em caso de suspeita de coronavírus? 
      • 10.11.4 O que é pandemia? 
      • 10.11.5 Onde surgiu o coronavírus?
      • 10.11.6 O coronavírus tem cura?
      • 10.11.7 Encomendas podem vir infectadas?
      • 10.11.8 Como se prevenir do coronavírus?
    • 10.12 Canais para continuar informado sobre o coronavírus
      • 10.12.1 Canais no YouTube para se informar sobre o coronavírus
      • 10.12.2 Veículos jornalísticos e portais de notícias
    • 10.13 Conclusão
        • 10.13.0.1 Lucas Zanini
        • 10.13.0.2 Andressa Barbosa
        • 10.13.0.3 Paulo Henrique Dias

Correios 

A transportadora informou que, mesmo em locais com feriados decretados ou antecipados, os serviços internos funcionarão normalmente. A indicação é que agências e unidades franqueadas também permaneçam em horário de atendimento normal.

Na página Busca Agência, no Portal dos Correios, você pode acompanhar informações atualizadas sobre as agências e unidades abertas ao público.

Acesse a página Busca Agência dos Correios

São Paulo

Feriados antecipados (dias 26, 29, 30, 31/03 e 01/04)

  • Atendimento, postagem, captação e entregas – Funcionamento normal
  • Agências e unidades franqueadas – Indicação de atendimento ao público normalizado em, no mínimo, 70% das unidades

Dias 02/04 (Feriado Nacional – Sexta-Feira da Paixão), 03 e 04/04 (sábado e domingo)

  • Expediente regular de feriado e finais de semana 

Rio de Janeiro

Feriados antecipados e decretados (dias 29, 30, 31/03 e 01/04)

  • Atendimento, postagem, captação e entregas – Funcionamento normal
  • Agências e unidades franqueadas – Indicação de atendimento ao público normalizado em 90% das unidades

Dias 02/04 (Feriado Nacional – Sexta-Feira da Paixão), 03 e 04/04 (sábado e domingo)

  • Expediente regular de feriado e finais de semana 

Jadlog

A Jadlog também vai manter operações normalizadas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, tanto em feriados decretados, quanto antecipados. Veja as informações da transportadora:

  • Operações dos Terminais de Carga – SP e RJ – Serviço normal de recebimento, retirada e embarque de encomendas.
  • Setor administrativo – De acordo com demanda e necessidade real
  • Feriado Nacional do dia 02/04 – Calendário regular relativo aos feriados
  • Rotas – Funcionamento normal todos os dias

A Jadlog informou, ainda, que a orientação é que as unidades e agências franqueadas em São Paulo e Rio de Janeiro mantenham as operações ativas, já que é esperado um aumento no envio de encomendas durante o período. 

As equipes de atendimento ao público devem seguir todos os protocolos de segurança indicados por especialistas em saúde pública, como uso de máscaras, uso de álcool gel e entrega sem contato.

LATAM Cargo

As bases de São Paulo (GRU – Guarulhos e CGH – Congonhas) e Rio de Janeiro (SDU – Santos Dumont e GIG – Aeroporto Internacional do Galeão) vão seguir o calendário nacional, sem considerar feriados antecipados ou decretados por autoridades locais:

São Paulo

  • GRU [Guarulhos] – Atendimento normal todos os dias.
  • CGH [Congonhas] – Fechado apenas nos dias 02/04 e 21/04 (Sexta-Feira Santa e Tiradentes – Feriados Nacionais). Nos demais dias, atendimento normal.

Rio de Janeiro 

  • De segunda-feira (29/03) até quinta-feira (01/04) – Atendimento de 07h às 18h
  • Sexta-Feira (02/04 – Feriado Nacional) – Fechado
  • Sábado (03/04) – Atendimento de 07h às 15h (GIG) e das 07h às 18h (SDU) 
  • Domingo (04/04) – Fechado

Salvador – BA

  • Sem atendimento dia 29/03, devido ao feriado local
  • Retorno das atividades normais dia 30/03

Outras localidades

  • Dias 02 e 21/04 (Feriados nacionais) – Bases fechadas para postagem de encomendas:

CWB (Curitiba)
POA (Porto Alegre)
BNU (Blumenau)
CXJ (Caxias do Sul)
FLN (Florianópolis)
IGU (Foz do Iguaçu)
JOI (Joinville)
LDB (Londrina)
MGF (Maringá)
NVT (Navegantes)
RAO (Ribeirão Preto)
SJK (São José dos Campos)
SJP (São José do Rio Preto)
VCP (Viracopos)

Azul Cargo Express

  • Entregas previstas para o período: sem alteração de prazo
  • Postagem de encomendas: algumas bases podem apresentar restrições*

*Indicamos que os lojistas façam contato com as unidades utilizadas ou com o atendimento da transportadora.

Via Brasil

  • São Paulo e Rio de Janeiro – Funcionamento normal durante todo o período, com exceção do dia 02/02 (feriado nacional)

Mais medidas de restrição e cuidados já adotados pelo Brasil

Reportado pela primeira vez em Wuhan, na China, o coronavírus (COVID-19) se espalhou rapidamente para diversos países e foi classificado como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mais de um ano após o aparecimento do primeiro caso no Brasil, o país já soma mais de 11,6 milhões de casos (até a data de publicação deste artigo), sendo o segundo com mais registros da doença no mundo.

Diante de um cenário ainda delicado, os governos estaduais e municipais implantaram uma fase emergencial de enfrentamento à pandemia, que estipula diferentes níveis de restrição à circulação de pessoas e funcionamento de estabelecimentos, dependendo de como está a situação na região em questão.

Essa gestão da crise causada pelo coronavírus impacta diversos setores da sociedade, inclusive o transporte de mercadorias. A seguir, trazemos informações recentes sobre as medidas mais duras de restrição que precisaram ser adotadas e como isso afeta o e-commerce.

Fase Roxa da pandemia de coronavírus: o que é?

O plano de restrição foi criado em São Paulo para estipular protocolos que visam a contenção da propagação do coronavírus. Esse modelo de contenção da doença foi adotado por diversos estados e municípios. Nele, há cores que determinam o nível de atenção para a região em questão. Tais indicativos usam como base o número de casos e a taxa de ocupação de leitos em hospitais.

O plano foi originalmente criado contendo 5 fases: azul (situação normal controlada), verde (abertura parcial), amarela (flexibilização), laranja (controle) e vermelha (alerta máximo).

Diante do agravamento da pandemia de Covid-19 em São Paulo, o governador do estado, João Dória, anunciou a criação de uma nova fase no plano de restrição visando conter a propagação da doença. Chamada de fase roxa, ou fase emergencial, ela é mais dura do que a fase vermelha (que até então impunha as maiores restrições) e um último passo antes do fechamento total, o chamado lockdown.

De acordo com o plano de restrição, a fase emergencial de enfrentamento à pandemia na cor roxa estipula medidas como toque de recolher das 20h às 5h, além da obrigatoriedade do trabalho remoto para áreas não essenciais e o fechamento de quase todo o comércio.

Após ser anunciada por São Paulo, a fase roxa passou a ser considerada também por prefeitos e governadores de outros estados. Embora alguns detalhes mudem de um lugar para outro, em linhas gerais essa fase estipula que:

📌 Escritórios e atividades administrativas (incluindo repartições públicas): devem ficar fechados (a menos que sejam ligados a serviços essenciais). Nesta fase, deve ser adotado o trabalho remoto.

📌 Comércio em geral: só é permitido o funcionamento por drive-thru e entrega a domicílio (delivery).

📌 Lojas de materiais de construção: só é permitido o funcionamento por drive-thru e entrega a domicílio (delivery).

📌 Bares, lanchonetes e restaurantes: tais estabelecimentos só podem funcionar por drive-thru e entrega a domicílio (delivery).

📌Padarias e mercearias: o consumo no local está proibido, mas tais comércios podem funcionar por drive-thru, entrega a domicílio (delivery) e retirada de produtos no local.

📌 Escolas: instituições públicas de ensino não funcionam durante a fase roxa. Já as privadas podem funcionar com limitação de alunos por sala, embora seja recomendado que também não funcionem presencialmente.

📌 Rede hoteleira: durante a fase emergencial de enfrentamento à pandemia o funcionamento de restaurantes, bares e áreas comuns dos hotéis está proibido. A alimentação é permitida apenas nos quartos.

📌 Atividades esportivas: durante a fase roxa, atividades esportivas profissionais e amadoras estão suspensas.

📌 Igrejas, templos e instituições religiosas: a realização de atividades coletivas está proibida, mas os espaços podem permanecer abertos para manifestações individuais de fé.

Comércio e atividades consideradas não essenciais fecham as portas durante fase roxa do plano contra o coronavírus. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Comércio e atividades consideradas não essenciais fecham as portas durante fase roxa. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Diante dessas medidas mais duras de restrição, como fica a abertura das transportadoras e das agências?

As agências dos Correios ficam abertas durante as fases vermelha e roxa? E as demais transportadoras?

De acordo com o Decreto 10.282, assinado pela Presidência da República em 20/03/2020, serviços postais e de transporte e entrega de cargas em geral passam a ser considerados essenciais, ou seja, não devem ser interrompidos durante o período de combate à pandemia. 

No entanto, pode acontecer de algumas agências terem seu horário de funcionamento alterado. Também é possível que o prazo de entrega de encomendas seja estendido, especialmente se o destinatário residir em uma região que está passando por medidas duras de restrição ou lockdown.

É o caso da Jadlog. Em comunicado ao público, a transportadora informou que está funcionando normalmente, mas que, em função do lockdown em diversas cidades, pode haver “limitações no atendimento balcão”. A nota esclarece ainda que “como vários estabelecimentos comerciais, escritórios e órgãos públicos permanecerão fechados ou com horário restrito de atendimento, podem ocorrer impactos nas entregas a eles destinados”.

Visando diminuir a exposição de seus colaboradores ao risco, algumas transportadoras podem adotar escalonamento no atendimento e até mesmo o fechamento temporário de algumas agências. 

A recomendação padrão aos lojistas é: antes de se dirigir até a agência ou balcão de qualquer transportadora, entre em contato com a mesma e verifique os horários e protocolos de atendimento.

Outra dica para o lojista é usar o Melhor Rastreio para fazer o rastreamento de suas encomendas. Caso haja mudança no prazo de entrega, ele será alertado e poderá comunicar o cliente, minimizando os danos.

Leia também: Como diminuir o impacto do Coronavírus no e-commerce?

Imagem: Elza Fiúza/Arquivo Agência Brasil

Enfrentamento da pandemia de coronavírus é endurecido em diversos lugares do país

Por ser um país muito grande e cheio de contrastes, o Brasil não adotou um protocolo único de enfrentamento da pandemia de Covid-19. Cada governador recebeu do STF (Supremo Tribunal Federal) autonomia para determinar medidas para sua região, de acordo com a situação dos hospitais e com o número de casos.

Confira abaixo a situação em diversos estados do país que anunciaram novas medidas restritivas até a data de publicação deste artigo.

São Paulo

Em São Paulo, a fase roxa está em vigor em todo o estado até o dia 30 de março. Durante esse período, todos os municípios precisam cumprir as medidas mais duras de restrição de circulação e funcionamento de estabelecimentos.

Nesta fase, o funcionamento dos Correios e das demais transportadoras é enquadrado como serviço essencial e está permitido. No entanto, é prudente entrar em contato com a agência e checar como está sendo feito o atendimento antes de se dirigir até o local.

Para tentar aumentar os índices de distanciamento social, a prefeitura da capital paulista anunciou um grande feriadão entre a sexta-feira, dia 26 de março, e o domingo de Páscoa, no dia 4 de abril. Nesse período serão antecipados os feriados de Corpus Christi e da Consciência Negra, tanto de 2021 como de 2022, além do aniversário da cidade de 2022. As transportadoras funcionam normalmente, exceto no dia 02 de abril (Paixão de Cristo).

No Grande ABC, aglomerado de municípios da região metropolitana formado pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, também haverá um feriadão. Ele acontece entre os dias 27 de março e 4 de abril, antecipando feriados municipais e a Paixão de Cristo. O funcionamento das transportadoras acontece normalmente durante o feriadão, exceto dia 02 de abril.

Há regiões do estado onde a situação é ainda mais delicada. São José do Rio Preto, cidade do interior com cerca de 460 mil habitantes, decretou lockdown até 31 de março. Durante esse período, os serviços de entrega continuam, mas o funcionamento presencial das agências dos Correios e de outras transportadoras está interrompido. 

Ribeirão Preto, outra grande cidade do interior paulista, também decretou lockdown pelo menos até o dia 21 de março. O atendimento presencial tanto dos Correios quanto das demais transportadoras está interrompido na cidade durante esse período. Entregas seguem sendo realizadas.

Outras cidades paulistas em lockdown são: Jaboticabal, Jales, Catanduva, Sales, Ibirá, Nova Aliança, Palestina, Mira Estrela, Icém, Guapiaçu, Monte Aprazível e Bady Bassitt. Nessas cidades o atendimento presencial está interrompido durante a vigência do toque de recolher, mas as entregas seguem acontecendo.

O que fazer nesses casos? Antes de mais nada, ligue para a agência da sua cidade e peça orientações sobre como proceder. Se o lojista possui um contrato para serviço de coleta, os Correios informam que nada mudou, pois as retiradas continuam acontecendo. Se não for o caso, uma alternativa é se dirigir a uma agência em outra cidade que não esteja em lockdown e realizar as postagens.

Não deixe de avisar os clientes sobre o momento delicado e recalcular o prazo de entrega. É melhor trabalhar com um prazo mais realista do que correr o risco de atrasar as entregas e oferecer uma experiência de compra ruim ao consumidor.

Minas Gerais

Minas Gerais também aderiu à fase roxa. O governador Romeu Zema anunciou protocolos muito parecidos com os adotados por São Paulo até o dia 31 de março. Durante esse período, o funcionamento dos Correios e das demais transportadoras está permitido, mas é importante entrar em contato com a agência e verificar como está sendo feito o atendimento antes de se dirigir até o local.

Rio de janeiro

As medidas de restrição contra a pandemia de coronavírus adotadas no Rio de Janeiro são mais brandas. Boates, casas de espetáculos, shows e eventos em geral estão proibidos, mas o comércio pode funcionar. As agências dos Correios e das demais transportadoras também funcionam normalmente, respeitando os protocolos sanitários.

Belém e região

Belém e mais quatro cidades da região metropolitana – Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara – entraram em lockdown desde o dia 15 de março, para tentar conter a transmissão do coronavírus. Inicialmente, a medida deverá durar 7 dias.

Durante esse período de restrição máxima, há o fechamento dos limites dos municípios afetados, o que pode atrasar as entregas previstas para a região.

Curitiba

A capital do Paraná está em alerta máximo e decretou lockdown pelo menos até o dia 21 de março. Nessa fase restritiva, o comércio está fechado e há toque de recolher das 20h às 5h.

Os serviços de entrega são considerados essenciais e permanecem funcionando. Novamente, é importante entrar em contato com a transportadora para checar como está sendo feito o atendimento antes de se dirigir até a agência.

Rio Grande do Sul

Diante do agravamento da situação no Rio Grande do Sul, o governo do estado decretou bandeira preta (equivalente à bandeira roxa em SP e MG), indicando alerta máximo e restrições em quase todos os setores. A medida vale pelo menos até o início de abril.

“A análise dos indicadores não vai indicar simplesmente que a bandeira preta estará (em vigor) na semana que vem. Estará por algumas semanas, porque o sistema hospitalar está totalmente tomado de demanda por coronavírus”, declarou o governador do estado, Eduardo Leite.

Apenas serviços essenciais podem funcionar. Comércio está autorizado a vender apenas por delivery, enquanto indústria e construção civil precisam seguir rigorosos protocolos. Por fazerem parte dos serviços essenciais, as transportadoras continuam atuando normalmente. 

Alagoas

O governador do estado, Renan Filho, anunciou que todas as cidades alagoanas passaram para a fase vermelha, a mais restritiva do plano contra a Covid-19. Nessa fase, há controle sobre a circulação das 21h às 5h. A medida começa a valer dia 19 de março e vai durar pelo menos 14 dias.

As agências dos Correios e das demais transportadoras em Alagoas permanecem abertas, respeitando os protocolos estipulados. Na dúvida, entre em contato com a agência para se informar sobre horários e limite de atendimento diário antes de ir até o local.

Comércio amanhece fechado na região central de São Paulo durante a fase roxa do plano de restrição contra o coronavírus. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Comércio amanhece fechado na região central de São Paulo durante a fase roxa do plano de restrição. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Medidas preventivas contra o coronavírus adotadas pelas transportadoras

Para se manterem abertas e tentar minimizar os riscos da exposição de seus colaboradores ao coronavírus, as agências dos Correios e das demais transportadoras adotaram rígidos protocolos internos.

Abaixo estão os protocolos de cada uma das transportadoras parceiras do Melhor Envio.

Correios | Prevenção 

  • Informação: os Correios estão orientando todo o quadro de funcionários sobre os cuidados básicos de higiene recomendados pelo Ministério da Saúde
  • Proteção: intensificação da higienização dos locais de trabalho e equipamentos e disponibilização de álcool gel nesses espaços
  • Cuidado: afastamento imediato dos colaboradores que apresentem algum sintoma da doença
  • Domicílio: autorizado o trabalho remoto (em casa) de pessoas em grupos de risco ou que moram com pessoas nessa classificação, gestantes e lactantes
  • Comunicação: criação de um canal de comunicação direta entre os colaboradores e a Diretoria com a finalidade de solucionar dúvidas, sugerir melhorias no combate à propagação do coronavírus e relatar ocorrências
  • Aglomerações: divisão do efetivo em turnos com horários alternativos de entrada, saída e intervalos de almoço para evitar aglomerações de pessoas em horários de grande público e em áreas comuns.

Correios | Gestão das Operações

  • Agências: implementação de linhas para sinalizar a distância adequada entre os atendentes e os usuários, juntamente com a orientação dos clientes para se aproximarem do guichê quando chamados
  • Público: ampliação do espaço entre as cadeiras para proporcionar maior distanciamento entre as pessoas durante a espera pelo atendimento
  • Funcionários: orientação para que se evite contatos físicos, compartilhamento de objetos e a manutenção de uma distância maior nas atividades de trabalho coletivo
  • Operacional: divisão das atividades de preparo de cargas nas unidades de distribuição em escalas para evitar grandes aglomerações de pessoas
  • Entrega: substituição da assinatura do recebedor por registro fotográfico realizado pelo carteiro no ato da entrega
  • Malote: entrega e coleta realizadas simultaneamente para melhor aproveitamento da força de trabalho e diminuição da frequência de contato com os clientes
  • Online: incentivo à utilização dos canais eletrônicos dos Correios como o aplicativo (que permite pré-postagem) e a Central de Atendimento no site

Mais informações podem ser obtidas no portal dos Correios neste link.

Jadlog | Prevenção 

  • Informação: A Jadlog está orientando todos os profissionais e a rede de franqueados sobre medidas de higiene e proteção
  • Sanidade: aumento na frequência de higienização de maçanetas, corrimãos e áreas comuns com a intensificação do trabalho das equipes de limpeza
  • Álcool gel: implementação do recurso em diversos locais para uso dos colaboradores a fim de prevenir o contágio do coronavírus
  • Cuidado: acompanhamento da saúde dos funcionários da empresa para encaminhá-los ao local adequado de atendimento para prevenir a exposição de outras pessoas ao vírus 
  • Deslocamento: suspensão das viagens corporativas dos funcionários e incentivo à realização de reuniões de trabalho via teleconferência

Jadlog | Gestão das Operações

  • Redução de potenciais atrasos: acompanhamento diário da malha aérea e previsão de remanejamento para o modal rodoviário em distâncias até 1.000 km caso seja necessário
  • Atenção às rotas: monitoramento de possíveis bloqueios nas rotas de transportes federais e estaduais para acionar ajustes ou cancelamentos de rotas
  • Desdobramentos: supervisão minuciosa da repercussão do coronavírus nas atividades durante o período com o foco na identificação de soluções para minimizar impactos na logística
  • Prontidão: pré-contratação de serviços adicionais para substituir eventuais faltas na mão de obra interna nas operações em caso de afastamento de funcionários
  • Prevenção: entregadores orientados a fazer a higienização de materiais de trabalho a cada entrega com álcool gel
  • Entrega: assinatura do recebedor temporariamente suspensa (sem prejuízo à comprovação da efetivação da entrega)
  • Unidades em funcionamento: segundo a Jadlog, todas as unidades estão funcionando, mas algumas delas operam com portas fechadas. A recomendação é ligar para a unidade ou tocar a campainha para ser recebido.

Mais informações podem ser obtidas no site Jadlog neste link.

Azul Cargo Express | Prevenção

  • Informação: a Azul Cargo Express está intensificando as orientações aos tripulantes sobre os procedimentos e políticas para prevenir a propagação do coronavírus
  • Acompanhamento: disponibilização de canais de comunicação 24h para os funcionários terem acesso à equipe médica da empresa para informar possíveis manifestações da doença (relacionadas aos tripulantes ou clientes)

Azul Cargo Express | Gestão das Operações

  • Adaptação: monitoramento da demanda para efetuar ajustes, inclusive na malha, conforme as necessidades
  • Sanidade: intensificação dos procedimentos de limpeza dos aviões e infraestrutura da companhia nos aeroportos
  • Preventivo: suspensão de todos os voos internacionais, exceto os que partem de Campinas/SP
  • Unidades: devido a decretos municipais, algumas agências pausaram as postagens no balcão, porém coletas e entregas ainda podem estar em operação. Caso deseje despachar suas encomendas em alguma das localidades citadas, o ideal é contatar a unidade da transportadora para combinar a operação de coleta.

Mais informações podem ser obtidas no site da Azul neste link.

ViaBrasil

A transportadora está operando normalmente e seguindo todos os protocolos de atendimento, o que envolve obrigatoriedade do uso de máscara, uso de álcool em gel e distanciamento entre as pessoas no atendimento. Ocasionalmente, atrasos podem ocorrer por causa de lockdowns não previstos. A recomendação é ligar para o balcão de atendimento que você pretende ir e checar como está a situação.
Para mais informações, acesse o site da transportadora.

LATAM CARGO

Os terminais de carga de Osasco (QOC) e Sorocaba (SOD) estão com os serviços suspensos temporariamente. Os demais terminais de carga espalhados pelo Brasil estão com horário de funcionamento diferenciado. É importante entrar no site da transportadora e checar os horários antes de se dirigir até o local.

Atualmente, o único terminal de carga da LATAM Cargo que funciona 24h todos os dias da semana é o terminal de Guarulhos (GRU), em São Paulo. Para mais informações, consulte a página que a companhia criou especialmente para explicar os protocolos adotados durante a pandemia de Covid-19.

LATAM Cargo está com mudança nos horários de atendimento dos balcões das companhias
Imagem: Alexandre Barreto

O que podemos aprender com a História?

Há quase duas décadas, entre 2002 e 2003, uma doença com sintomas similares à gripe causou mais de 700 mortes na China.

A epidemia de SARS (Severe Acute Respiratory Syndrome / Síndrome Respiratória Aguda Grave) — também causada por um tipo de coronavírus — é considerada um dos fatores que impulsionaram o crescimento de empresas como Alibaba e JD.com. 

No auge da crise, com trabalhadores alocados em home office, a Alibaba desenvolveu o Taobao, um aplicativo/site de compras que surgiu em um momento no qual os chineses procuravam por soluções para não sair de casa. O Taobao rapidamente superou o eBay, maior concorrente da época. Hoje, o grupo Alibaba é dono do Taobao e de várias outras lojas virtuais e tem um valor de mercado de US$ 573 bilhões.

Imagem: Getty Images

Um caso ainda mais interessante é o da JD.com. Chamada de JD Multimedia na época, a empresa era uma pequena rede de lojas offline que comercializava equipamentos eletrônicos. 

Com o isolamento causado pela epidemia de SARS, a JD começou a vender pela internet. O dono da JD, Richard Liu Qiangdong, experimentou anunciar produtos nos fóruns da época.

Para atrair clientes, ele usou a sua pequena rede de lojas físicas para oferecer entregas rápidas. Não deu outra: o negócio começou a crescer em ritmo vertiginoso e vale mais de US$ 200 bilhões hoje em dia.

Imagem: Sundry Photography / Shutterstock.com

Coronavírus aumentou a demanda por soluções digitais

O isolamento causado pelo coronavírus tem aumentado a demanda por soluções digitais. Com isso, é natural que algumas empresas de tecnologia estejam passando por um momento de crescimento rápido.

No Brasil, 2020 foi um ano de recordes para o e-commerce. Só para se ter uma ideia, de acordo com a Neotrust, foram feitos mais de 300 milhões de pedidos online e 47% dos consumidores fizeram sua primeira compra virtual ao longo dos últimos meses.

Se analisarmos o ano como um todo, o crescimento do e-commerce no Brasil foi de 75% no período de janeiro a dezembro de 2020, em comparação a 2019 (dados do índice Mastercard SpendingPulse).

Na China, empresas de entrega de alimentos estão mais fortes do que nunca: a gigante Meituan Dianping recebeu 3x mais pedidos entre 19 de janeiro de 19 de fevereiro, enquanto a Ele.me (companhia do grupo Alibaba) teve 2x mais pedidos entre 21 de janeiro e 8 de fevereiro. 

Com a suspensão de aulas, a plataforma de ensino digital ClassIn viu sua base de estudantes crescer 10x em poucos dias. Antes do coronavírus, o ClassIn recebia cerca de 200 mil estudantes por dia. Após a doença, esse número subiu para 2 milhões!

A indústria de jogos eletrônicos é outra que está vivendo um momento de alta em razão da pandemia. Um jogo chamado Plague Inc — em que o objetivo é espalhar uma doença infecciosa e mortal pelo planeta — está dominando o ranking de aplicativos mais baixados em países como China, Estados Unidos e Brasil. 

Nichos que estão sendo impulsionados pelo coronavírus

  • Serviços de educação online
  • Serviços de streaming de vídeo (Netflix, Amazon Prime)
  • Serviços de videoconferência e mensagens
  • Jogos eletrônicos
  • Entrega de alimentos, medicamentos e produtos básicos para o dia a dia

Apesar disso…

Enquanto algumas empresas de tecnologia experienciam um momento de alta, a situação para outros nichos da economia é preocupante. Bares, restaurantes e shoppings têm sofrido com a queda de movimento decorrente da quarentena. 

Principais dúvidas sobre o coronavírus

Por se tratar de uma doença nova, é natural que a população tenha muitas dúvidas sobre o coronavírus. Reunimos algumas das mais recorrentes neste post. Confira a seguir! 

O que o coronavírus causa?

Os principais sintomas são febre, tosse e dificuldade para respirar.

sintomas comuns a pacientes com coronavírus
Imagem: Ministério da Saúde

Como o coronavírus é transmitido?

A transmissão acontece pelo ar, quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala, e também pelo contato com superfícies que contenham o vírus. A infecção se dá quando as gotículas contendo o vírus entram em contato com olhos, nariz e boca.

O que fazer em caso de suspeita de coronavírus? 

O Ministério da Saúde recomenda que apenas quem tiver sintomas mais graves vá a hospitais e postos de saúde. Procure ajuda médica se sentir dificuldade de respirar e febre alta (acima de 39ºC). Para sintomas mais leves, basta ligar para o número 136 e solicitar orientações. Essas medidas têm o objetivo de reduzir contágios por exposição a outras pessoas que já possuam o vírus. Afinal, a maior recomendação é evitar aglomerações.

O que é pandemia? 

É quando uma doença infecciosa se espalha por vários lugares ao redor do mundo. Diferentemente de uma epidemia, que atinge cidades, estados ou até mesmo um país inteiro, a pandemia é mais generalizada, ou seja, não está restrita a uma localidade.

Onde surgiu o coronavírus?

O coronavírus foi reportado pela primeira vez em Wuhan, na China. Desde então, o vírus se espalhou para diversos países. 

O coronavírus tem cura?

O coronavírus ainda não tem um tratamento específico. Assim como acontece com gripes comuns, o recomendado é fazer o possível para controlar os sintomas. Beber bastante água, tomar medicamentos antitérmicos para controlar a febre (dipirona e paracetamol), usar umidificador de ar e tomar banhos quentes para aliviar a tosse e controlar dores de garganta são boas práticas para lidar com a doença. 

Importante: a OMS não recomenda o uso de medicamentos à base de ibuprofeno, pois há suspeitas de que essa substância contribua para quadros mais severos em pacientes hipertensos e diabéticos.

Encomendas podem vir infectadas?

De acordo com a OMS, a possibilidade de uma pessoa contaminar pacotes comerciais é pequena. Ainda segundo a entidade, mesmo que a mercadoria fosse infectada, o vírus não resistiria às movimentações e diferenças de temperatura naturais durante o processo de transporte.

Como se prevenir do coronavírus?

Algumas boas práticas são recomendadas por entidades como OMS e Ministério da Saúde. Confira as principais:

  • Use máscara se precisar sair de casa
  • Não toque na máscara com as mãos e, sempre que precisar tirá-las, desinfete a mãos com álcool em gel 70%
  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão
  • Use álcool em gel 70%
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca
  • Evite contato com pessoas doentes
  • Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados
  • Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência

Além disso, é importante ficar em casa se sentir que está doente, pois isso evita a disseminação do vírus.

Canais para continuar informado sobre o coronavírus

Quando originada de canais sérios e confiáveis, a informação é uma das principais armas contra crises como a do coronavírus. Por isso, procure checar as fontes do conteúdo ao compartilhar informações recebidas em grupos de WhatsApp e nas redes sociais.

Confira alguns canais que podem ajudá-lo a encontrar informações confiáveis sobre o coronavírus: 

Aplicativo e site do Ministério da Saúde

O aplicativo do Ministério da Saúde informa as Unidades Básicas de Saúde próximas da sua localização, dá dicas de prevenção e possibilita que você faça uma autoavaliação da sua condição. Baixe gratuitamente em sistemas Android e iOS. 

Já o site contém as últimas atualizações sobre o status do coronavírus no Brasil, bem como informações sobre as medidas tomadas para a contenção da pandemia. Clique aqui para acessar.

Canais no YouTube para se informar sobre o coronavírus

Ministério da Saúde

Acompanhe as atualizações oficiais feitas pelo Ministério da Saúde sobre a crise do coronavírus. Clique aqui para acessar.

Atila Iamarino 

O biólogo e pesquisador Atila Iamarino tem publicado uma série de vídeos com informações científicas e embasadas em fatos sobre o coronavírus. Clique aqui para acessar.

Ciência todo dia

Pedro Loos é graduando em física e usa seu espaço no Ciência Todo Dia para compartilhar informações científicas sobre os mais diversos assuntos. O coronavírus não ficou de fora da cobertura do canal. Clique aqui para acessar.

Veículos jornalísticos e portais de notícias

O jornalismo profissional ainda é a melhor maneira de obter informações confiáveis sobre a pandemia. Confira alguns veículos e portais que estão fazendo uma cobertura completa e gratuita sobre o coronavírus:

G1

O portal de notícias da Globo publica atualizações constantes sobre o coronavírus.

  • Matéria especial reúne tudo o que sabemos sobre o coronavírus
  • Confira as principais fake news sobre o coronavírus que estão circulando na internet 

Folha de São Paulo e GaúchaZH

Os jornais Folha de São Paulo e GaúchaZH foram os dois primeiros veículos brasileiros a disponibilizar acesso gratuito a conteúdos sobre o coronavírus. Com isso, matérias sobre o assunto podem ser acessadas por não assinantes. 

  • Acesse Folha de São Paulo
  • Acesse GaúchaZH

Portal Drauzio Varella

O portal do médico e divulgador científico Drauzio Varella está publicando uma série de vídeos e artigos especiais sobre o coronavírus. Clique aqui para acessar.

Conclusão

Assim como outras epidemias e pandemias anteriores, espera-se que o novo coronavírus seja incorporado ao rol de doenças comuns da humanidade. Com o passar do tempo, a imunidade do grupo social cresce e os casos diminuem. 

Agora, o principal objetivo é reduzir a propagação da doença e a sobrecarga enfrentada pelo sistema de saúde no Brasil. Para isso, é preciso cada vez mais conscientização e cuidados consigo e com o próximo.

Seguir as recomendações dos especialistas em saúde pública é essencial para evitar a disseminação excessivamente rápida da doença. Então, se possível, evite aglomerações, fique em casa e evite o compartilhamento de informações falsas.

Vamos passar por isso juntos, ainda que cada um no seu canto. 

A equipe do Melhor Envio se coloca à disposição para responder quaisquer dúvidas que possam surgir sobre o funcionamento de nossas transportadoras integradas durante a crise do coronavírus. À medida que novas informações surgirem, este artigo será atualizado para incluí-las. 

Lucas Zanini
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Comments 2

  1. Vanessa Ferreira says:
    10 meses atrás

    Muito bem feito.
    Arquiteto em Vidro Temperado de Churrasqueira, Sao Paulo – SP

  2. Luciano Matos says:
    7 meses atrás

    Todos tiveram um impacto.
    Profissional em Malas De Viagem, Sao Paulo – SP

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