Você utiliza alguma integração no seu e-commerce? Se ainda não, deixa eu adiantar uma coisa: a ausência desse tipo de solução pode deixar sua rotina de trabalho mais lenta e fazer você perder vendas. Por isso, neste artigo, separamos 7 integrações indispensáveis que toda loja virtual deveria ter e os benefícios que cada uma oferece.
Também vamos mostrar como a integração com o Melhor Envio pode ajudar a simplificar o frete do seu negócio. Continue a leitura e descubra!
Navegação rápida
O que é integração para e-commerce e quais vantagens ela oferece?
A integração é um elemento essencial para garantir o bom funcionamento do seu e-commerce. Resumidamente, ela é responsável por unir diferentes sistemas e, assim, otimizar a gestão do seu negócio.
Existem diversas integrações disponíveis no mercado, que permitem conectar sua loja virtual a Hubs, ERPs, CRMs, gateways de frete e de pagamento, entre outras soluções, como veremos mais adiante.
Todavia, a falta da integração no e-commerce pode ocasionar uma série de problemas como vender um produto com estoque zerado, gerar pedidos duplicados, erros na cotação do frete e muito mais.
Além de minimizar a ocorrência desses problemas, podemos destacar as seguintes vantagens da integração para e-commerce:
Agilidade e prevenção de erros
Processos manuais ainda são comuns na rotina das pessoas que empreendem no comércio eletrônico, porém demandam muito tempo e podem comprometer o fluxo de trabalho. A ausência de automação é ainda mais desafiadora para quem opera em mais de um canal de vendas. Logo, pessoas que vendem simultaneamente no varejo físico, online e via marketplaces precisam de atenção redobrada para prevenir erros.
Por exemplo, empresas que adotam serviços estilo “clique e retire”, devem integrar os canais de venda (físico e online) para evitar situações desagradáveis, como vender um produto pela internet que não está disponível para retirada na unidade física. Neste caso, um ERP de integração de estoque seria a solução mais indicada, pois permite acompanhar todo o fluxo de vendas de ambas as lojas e evitar esse tipo de falha.
A integração também é muito útil para agilizar a gestão do seu e-commerce. Como os processos são atualizados automaticamente, não é necessário ficar atualizando as informações separadamente em cada plataforma.
Redução de custos
Quando você unifica vários processos internos por meio das integrações a sua equipe consegue realizar mais atividades em menos tempo, o que resulta em aumento da produtividade e, consequentemente, na redução de custos.
Aumento das vendas
A integração é uma grande aliada para aumentar as vendas. Isso porque muitas ferramentas são desenvolvidas para melhorar a experiência de compra dos consumidores.
Um exemplo são os provadores virtuais. Ao integrar esse tipo de tecnologia com o seu site, você acaba aumentando as chances de conversão em relação a um concorrente que só oferece a tabela de medidas regular. A dica para ter sucesso é escolher a integração ideal para o seu nicho de atuação.
7 integrações indispensáveis para otimizar o seu e-commerce
1. Meios de pagamento
Os intermediadores e os gateways de pagamento são fundamentais para melhorar a experiência de compra dos seus clientes. Abaixo listamos algumas vantagens que esse tipo de integração pode trazer para o seu negócio:
- Opções de pagamento variadas: cartões de crédito e débito, carteiras digitais, boleto, PIX, etc.
- Redução de custos: uma vez que o lojista consegue negociar taxas diretamente com os bancos e operadoras de cartão.
- Agilidade: de modo geral, as operações são aprovadas com rapidez. Dependendo do meio de pagamento escolhido pelo cliente, a aprovação acontece instantaneamente.
- Segurança: boa parte dos intermediadores de pagamento possuem sistema de segurança. Já os gateways podem ser facilmente integrados a ferramentas antifraude para proteger os dados dos seus clientes durante as transações.
- Checkout transparente: permite que a pessoa finalize o pagamento na mesma página, sem ser direcionada para sites externos.
2.CRM
A função primordial de um CRM (Customer Relationship Management) é melhorar o relacionamento com o cliente e aprimorar o gerenciamento das vendas.
Com um software CRM você tem acesso a dados importantes sobre a sua clientela e potenciais clientes, podendo, inclusive, antecipar necessidades e desejos dos consumidores. Dessa forma, fica mais fácil compreender a jornada de compra e analisar o comportamento dos visitantes que navegam na sua loja online.
Dica: além do CRM, vale apostar em soluções específicas de fidelização como as plataformas de cashback, que estão em alta no momento.
3. Hubs
Conectar sua loja virtual a diferentes marketplaces é uma estratégia válida, sobretudo, para quem precisa aumentar o alcance da marca. Essas plataformas costumam investir pesado em ações de marketing digital visando atrair mais tráfego, consequentemente, ao vender no marketplace seu negócio ganha mais visibilidade.
Os hubs de integração são ferramentas essenciais para quem trabalha com vários marketplaces, pois permitem o gerenciamento de múltiplas contas em um só lugar. Como as atualizações são automatizadas e 100% integradas, você não precisa perder tempo modificando as informações individualmente. Dependendo do hub escolhido, você consegue:
- unificar os estoques de todos os marketplaces;
- gerenciar pedidos e solicitações do SAC;
- replicar anúncios e promoções em todas as plataformas de marketplaces;
- cadastrar os produtos em todas as contas de uma única vez e muito mais.
4. Sistemas de gestão ERP
O Enterprise Resource Planning (ERP), ou Planejamento de Recursos Empresariais, é um sistema de gestão poderoso que deve ser adotado na sua loja virtual. O ERP pode ser integrado a diversos canais de vendas, tanto online quanto offline, e permite controlar o estoque, atividades fiscais, contábeis e etc.
5. Ferramentas de marketing digital
O marketing digital é um grande aliado para impulsionar as vendas e melhorar a visibilidade da sua marca. Por isso, é importante fazer a integração do seu e-commerce com softwares de automação para redes sociais, ferramentas de SEO, de e-mail marketing, de outbound, de geração de leads, entre outras. Dessa forma, você é capaz de reunir todas essas soluções em um único lugar, sem precisar ficar gerenciando cada uma separadamente.
6. Atendimento omnichannel
Para manter a satisfação dos clientes, sua empresa deve oferecer uma diversidade de canais de atendimento (multicanal), entretanto eles precisam estar interligados. Por isso, é importante fazer a integração da sua loja virtual com plataformas de atendimento omnichannel.
Esse tipo de solução garante que as pessoas migrem de um canal para outro sem precisar repetir as informações fornecidas anteriormente. Por exemplo, o atendimento pode começar via chat, continuar pelo e-mail e finalizar pelas redes sociais. Além da praticidade, a integração do seu e-commerce com alguma plataforma omnichannel é fundamental para quem deseja prestar um bom atendimento e manter a satisfação dos clientes.
7. Gateways ou intermediadores de frete
Fechando a lista das integrações indispensáveis para o e-commerce, temos os intermediadores e os gateways de frete, ferramentas responsáveis por automatizar a cotação e geração de etiquetas de fretes.
O Melhor Envio, por exemplo, é um intermediador gratuito que pode ser integrado a Hubs, ERPs, plataformas de e-commerce e marketplaces. Caso você utilize os serviços de um dos nossos parceiros, o processo de integração é facilitado.
Depois de se cadastrar no Melhor Envio, basta acessar o Painel de Controle, clicar na aba “Integrações” e escolher a plataforma que você utiliza.
Todas as integrações possuem manuais de uso, onde você encontra todas as informações necessárias para realizar a integração com a sua loja virtual. Os tutoriais de integração estão disponíveis na Central de Ajuda, no canal do Melhor Envio no Youtube ou podem ser acessados clicando em “Tutorial”.
Se você tem um site de desenvolvimento próprio, o Melhor Envio possui uma API pública que permite a integração com qualquer loja virtual. Com base nela, o seu desenvolvedor pode criar uma automação entre o sistema do Melhor Envio e o sistema do seu site.
👉Todas as informações que o seu desenvolvedor precisa estão neste link: API pública do Melhor Envio.
Ficou com alguma dúvida sobre como realizar a integração e oferecer os fretes do Melhor Envio na sua loja? Então entre em conosco através dos nossos canais oficiais de atendimento ou envie e-mail para contato@melhorenvio.com.br. Temos um time de especialistas à sua disposição para ajudar no que for necessário.
Benefícios que a integração com o Melhor Envio oferece
Dependendo da plataforma que você utiliza para gerenciar a sua loja virtual, após a integração você terá acesso a:
- cotação de frete direto na página do produto, permitindo que os seus clientes escolham a modalidade de envio desejada antes de ir para a etapa de fechamento do pedido.
- geração de etiquetas de frete de forma automatizada, sem a necessidade de realizar o processo manualmente para cada envio, resultando em uma rotina logística mais ágil e descomplicada.
- rastreio automático disponível para todas as etiquetas de frete geradas na plataforma. Assim, cliente e lojista podem acompanhar todas as movimentações da encomenda durante o transporte, desde a postagem até a entrega ao destinatário.
- diversidade de modais e modalidades de frete (expresso e econômico).
- maior precisão no cálculo do frete.
- e ainda o bônus de contar com todas as funcionalidades e serviços gratuitos do Melhor Envio, como o Melhor Ponto, a Calculadora de Frete Grátis e etc.
E se você ainda não se cadastrou na nossa plataforma, não perca mais tempo! Cadastre-se no Melhor Envio e pare de perder vendas por causa do frete do seu e-commerce!