O início de ano é sempre desafiador para as empresas, principalmente quando o assunto é vendas. Por isso, separamos as melhores estratégias de marketing para você aplicar no seu e-commerce e vender mais no primeiro trimestre de 2022. Confira!
Navegação rápida
Desafios para as vendas no início de ano
O fim de ano é uma época bastante movimentada para o comércio. Graças ao recebimento do 13º salário, promoções e datas festivas, muitas pessoas dedicam parte dos ganhos para presentear familiares e amigos. Mas essa animação é apenas momentânea.
Em janeiro o foco muda e a euforia das compras dá lugar à cautela, pois as finanças ficam comprometidas com o pagamento de contas e impostos diversos. Isso acaba reduzindo as vendas e, consequentemente, os lucros dos lojistas.
A boa notícia é que este desafio pode ser superado com estratégias de marketing que tenham como foco aumentar as vendas nos primeiros meses do ano. A seguir, separamos algumas dicas que podem ajudar!
Estratégias de marketing para melhorar as vendas
Lojistas que enfrentam desafios para impulsionar as vendas no início do ano devem criar um planejamento estratégico para chamar a atenção do público-alvo e, assim, melhorar o faturamento.
Abaixo, listamos 4 estratégias de marketing para você começar a colocar em prática hoje mesmo:
1) Divulgue ofertas nas redes sociais e utilize anúncios pagos
Uma maneira de fazer os consumidores tomarem conhecimento das ofertas do seu e-commerce é através da divulgação. Nesse sentido, as redes sociais são boas aliadas.
O primeiro passo é conhecer bem o perfil do seu público-alvo e em quais redes as pessoas estão. Se achar válido, conte com o auxílio de profissionais de marketing. Afinal, eles utilizam ferramentas que ajudam no compartilhamento de conteúdos e informações relevantes, tornando os materiais mais direcionados.
Utilizar o Twitter Ads para a criação de anúncios pagos pode ser uma excelente estratégia de marketing. Além do do Twitter, várias outras plataformas que podem ser utilizadas pelos profissionais de marketing para criar diferentes formatos de anúncios, divulgar ofertas e ter bons resultados. São elas:
- Facebook Ads;
- Google Ads;
- Instagram Ads;
- LinkedIn Ads;
- YouTube Ads.
2) Explore as ferramentas de marketing digital
Atualmente, a maioria das ações diárias envolvem o uso da internet, desde comprar comida até pedir um serviço de transporte. Tudo isso é possível por conta do espaço que as empresas estão conquistando no universo digital.
Para alcançar um novo público, fidelizar os clientes já existentes na base e aumentar a conversão, você deve investir no uso de ferramentas de marketing digital que ajudem na divulgação do negócio e que sejam capazes de construir um bom relacionamento com a sua audiência.
Algumas estratégias que podem ser aplicadas são:
Landing page
Consiste na criação de páginas que têm o intuito de transformar o visitante em um lead (potencial cliente).
A landing page é um espaço em que os produtos ou serviços podem ser apresentados e assim iniciar um bom relacionamento com o cliente.
Marketing de conteúdo
A criação de conteúdos relevantes com diferentes formatos são formas eficazes de chamar a atenção das pessoas.
Postar em blogs vinculados ao e-commerce, nas redes sociais ou enviar por e-mail materiais ricos como e-books são excelentes maneiras de aumentar as vendas, visto que se cria uma relação de confiança por meio do marketing de conteúdo.
E-mail marketing
Essa é uma estratégia de marketing interessante para melhorar as vendas, já que promove a aproximação entre empresa e cliente.
O envio de e-mails mostrando ofertas, descontos exclusivos ou oferecendo frete grátis, por exemplo, motivam as pessoas a comprarem no seu e-commerce.
3) Aposte em um mix de produtos
Diversidade de produtos é algo que está em alta no mercado e você pode usá-la a seu favor. A dica é criar um mix de itens que seja interessante para os seus clientes.
Empreendimentos de alimentação, por exemplo, podem montar combos de produtos detox, já que após as festas de fim de ano, as pessoas costumam procurar alimentos que ajudam em dietas.
Com isso, é possível colocar em prática o Inbound Marketing, conhecido como Marketing de Atração. Esta estratégia consiste em fazer uma divulgação sutil, graças aos conceitos de atração, conversão, vender e encantar, fazendo com que as pessoas procurem a marca voluntariamente.
Leia mais: Inbound Marketing para e-commerce.
4) Tenha um planejamento e metas bem definidas
Uma maneira de entender o quanto a empresa precisa vender no início do ano é analisando o ano anterior, pensando em novos objetivos e traçando um planejamento anual.
Incluir metas de curto, médio e longo prazo podem ajudar os lojistas a definirem a quantidade de produtos que precisam ser vendidos, bem como ações para regularização de estoque.
Portanto, os investimentos em estratégias de marketing são essenciais para conseguir melhorar as vendas de início de ano, se diferenciar da concorrência, atender bem aos clientes e, assim, ter um excelente faturamento.
Nesse contexto, conhecer a sua audiência e disponibilizar promoções e pacotes especiais de produtos pode ser determinante para o sucesso das campanhas nesse período.
*Guest post produzido pela equipe Ideal Marketing – Plataforma de automação de marketing digital.
Leia também: