4 dicas para engajar o seu público no Instagram

4 dicas para engajar o seu público no Instagram

Ganhar a atenção do seu público-alvo é o primeiro passo em direção à conversão. Descubra como usar o Instagram a favor do seu negócio!

 

Hoje o Instagram conta com mais de um bilhão de usuários ativos. Além disso, essa rede social alcança diariamente cerca de quatro bilhões de curtidas e 95 milhões de publicações (entre fotos e vídeos).

Tal sucesso se dá pela soma de três principais aspectos: o visual atrativo, a experiência do usuário e a busca pela inovação através de diferentes features, como o Instagram Stories e o Instagram Shopping.

Se comparado ao Facebook, o Instagram possui um índice de engajamento 23% maior – levando em consideração likes, comentários, visualizações, compartilhamentos e mensagens diretas.

Logo, fica clara a importância de marcar presença nessa mídia social e incentivar a comunicação com os seus seguidores e clientes. Afinal, ganhar a atenção deles é o primeiro passo em direção à conversão.

Interessado no tema? Continue neste post e confira quatro estratégias essenciais para engajar o seu público no Instagram!

 

1. Invista em hashtags

 

Como sabemos, hashtags são palavras-chave precedidas do símbolo do jogo da velha (#). Elas servem como marcadores de contexto e nos permitem encontrar conteúdos dos mais diferentes tópicos na aba Pesquisa do Instagram.

Assim, se o seu objetivo é ganhar visibilidade diante do seu público-alvo, adicionar hashtags nas publicações é uma iniciativa primordial. Quando bem utilizadas, aumentam o engajamento de um perfil em até 12%.

Para descobrir as que melhor se alinham ao seu e-commerce, observe quais hashtags a concorrência e os influenciadores digitais do seu segmento utilizam. Você poderá testá-las e notar se trazem as interações esperadas.

Vale ressaltar uma regra de ouro: “Menos é mais.” Ao invés de lotar suas legendas de hashtags similares, foque em cinco palavras-chave relevantes (no máximo, seis) e varie de post para post.

 

2. Compartilhe vídeos

 

Segundo o HubSpot, vídeos no Instagram recebem duas vezes mais curtidas e comentários do que outros tipos de posts, como imagens únicas ou em carrossel. Por isso, esse formato é a bola da vez!

Se você não tem muita intimidade com a câmera e nem equipamentos profissionais, não se preocupe: é possível começar aos poucos e somente com o seu celular. Para as temáticas dos vídeos, concentre-se em conteúdos interessantes para o seu público.

Quem vende artigos de decoração, por exemplo, pode gravar dicas rápidas de como compor ambientes com diferentes peças. Outra abordagem que gera visualizações é a de compartilhar o dia a dia do seu negócio e da sua equipe, mostrando os “bastidores” da marca.

O Instagram oferece três meios para publicar vídeos: o Stories, o IGTV e o próprio feed – experimente todos e perceba quais causam maior impacto diante dos seus seguidores.

 

3. Use stickers interativos

 

Manter o público entretido e fazê-lo se sentir parte da criação dos conteúdos e catálogos são pontos-chave na hora de gerar mais engajamento. Pensando nisso, o Instagram criou os adesivos do Stories.

Atualmente os stickers que se destacam são: Enquete, Emoji Slider, Perguntas e Teste (o mais recente). O primeiro tem como objetivo fazer os seguidores escolherem entre “sim ou não”, “X ou Y”. Ideal para entender qual produto ou post é o preferido deles.

O Emoji Slider é bastante simples e serve como termômetro. Por meio dele, é possível perceber rapidamente se algo foi bem recebido (ou não) pelos usuários.

Já o de Perguntas e o de Teste servem para compreender em mais detalhes o público – entretanto, o de questões são para respostas dissertativas e o segundo propõe diferentes alternativas. Em ambos os casos, você pode indagar quais conteúdos os fãs da sua marca desejam conferir no seu perfil.

 

4. Publique nos horários certos

 

Como usuários do Instagram, bem sabemos que não é sempre que estamos online – logo, seus seguidores também não estarão. Mas como descobrir os melhores horários para publicação?

Ao longo dos últimos anos, muitos estudos foram feitos para desvendar essa dúvida. Entre eles, o mais certeiro tem sido o da Sprout Social, que indica estes momentos: quarta-feira às 15h, quinta-feira às 5h, 11h, 15h e 16h, e sexta-feira às 5h; e os piores dias: domingo e segunda-feira.

Contudo, no Instagram (e em qualquer rede social), é importante conhecer o público e sua rotina. Se o alvo são adultos, por exemplo, provavelmente eles estarão mais ativos nos horários fora do expediente. Diferentemente de adolescentes, que estudam em apenas um dos períodos do dia.

Assim, levando essas questões em consideração, mais uma vez a dica é testar: poste em momentos distintos para entender a recepção por parte dos seus seguidores.

Com essas orientações, é certo que você estará preparado para interagir com o seu público, gerar engajamento e, consequentemente, mais vendas. Sucesso!

 

Este post foi escrito por Raquel Lisboa, editora de conteúdo na Nuvem Shop.

 

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Por 29 de maio de 2019 às 2:00

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Por 29 de maio de 2019 às 2:00