Veja as vantagens do clube de assinatura para o seu e-commerce e como implantar esse modelo de negócio
O que você acha de receber uma caixa de produtos selecionados mensalmente em casa? Essa é uma ideia que tem agradado cada vez mais pessoas, que se cadastram em clubes de assinatura.
Os clubes de assinaturas são um modelo usado há bastante tempo por jornais e revistas. Mas tiveram uma recente ascensão e passaram a ser utilizados também por outros negócios.
De acordo com a ABcom, mais de 800 empresas estão neste mercado que movimenta R$ 1 bilhão por ano no Brasil.
Este é um modelo que funciona bem para segmentos como livros, comidas, bebidas, cosméticos, higiene e muitos outros.
Mas a que se deve o seu reaparecimento? Talvez ao fato de que os clubes de assinatura unam exclusividade, curadoria de conteúdo, preços especiais e a comodidade de receber os produtos em casa.
Então, se você se interessa pelo assunto, continue a leitura!
Neste texto você vai ver:
- O que é clube de assinatura e como funciona
- Quais são as vantagens do clube de assinatura, tanto para clientes quanto para empresas
- Alguns exemplos dos principais clubes de assinatura do Brasil para você se inspirar
- Como criar um clube de assinatura no seu e-commerce
Navegação rápida
O que é clube de assinatura e como funciona?
O clube de assinatura é um modelo de negócio que ressurgiu graças à era do empreendedorismo digital. Ou seja, com o avanço da internet e o crescimento do comércio eletrônico no Brasil, o clube de assinatura voltou a se popularizar por aqui. Desta vez, voltado aos e-commerces.
Funciona da seguinte forma: marcas e lojas virtuais oferecem planos aos seus clientes. E os assinantes recebem em casa, mensalmente, uma caixa com produtos selecionados.
Assim, a ideia desse modelo de negócio é fidelizar clientes, oferecendo a eles uma experiência personalizada, com a ideia da exclusividade. É como se os assinantes fizessem parte de um clube.
As vantagens do clube de assinatura
O lado financeiro é uma das vantagens para o consumidor. Isso porque o preço do plano é menor do que o de cada produto comprado separadamente. Além disso, o cliente economiza o frete que seria cobrado pelo envio de cada mercadoria.
Então, para ficar mais claro, vamos ver um exemplo? Vamos utilizar um clube de assinatura de vinhos.
Digamos que uma pessoa goste da bebida e queira degustar duas garrafas por mês. Sabemos como garrafas de vinho podem ser caras, não é? Se cada garrafa custar, em média, R$ 45, essa pessoa vai gastar cerca de R$ 90 por mês. Comprando na internet, ainda vai precisar pagar o frete.
Por outro lado, se optar por assinar um clube, pode encontrar planos mensais a partir de R$ 60. Pagando esse valor, vai receber um box com duas garrafas em casa. E ainda: brindes e conteúdos exclusivos para assinantes.
Sem falar que, além da economia, os clientes de clubes de assinaturas ganham comodidade, praticidade, e curadoria de profissionais que selecionam os melhores produtos.
Por tudo isso, esse modelo de negócio está atraindo um público cada vez maior.
Já entre as vantagens para as empresas, podemos dizer que a principal é a garantia de renda mensal. Com as assinaturas, é possível prever de uma forma mais assertiva quanto o negócio vai receber.
Além disso, as empresas podem utilizar esse modelo de negócio para lançar novos produtos no mercado. Basta enviar aos assinantes, junto com os kits, em forma de degustação.
Exemplos de clubes de assinatura
Desde que o clube de assinatura voltou a se popularizar, diversos segmentos adotaram esse modelo. E alguns vem se destacando. Veja exemplos abaixo!
TAG Livros
A TAG é um clube de assinatura de livros. Todos os meses, os clientes pagam uma mensalidade e recebem em casa um kit literário.
Os livros são selecionados por nomes conhecidos da literatura nacional e internacional, e são sempre uma surpresa para os assinantes.
Junto com o livro, os participantes do clube recebem mimos, como canecas, marcadores de página e revistas com informações sobre o autor.
Omelete Box
A OmeleteBox é o clube de assinatura da Omelete, um dos maiores veículos de cultura geek do Brasil. Os assinantes recebem mensalmente produtos exclusivos e licenciados do universo de animes e quadrinhos.
Os itens incluem desde bustos de personagens a revistas e camisetas exclusivas.
Clube Wine
O Clube Wine é um clube de assinatura de vinhos. Os clientes ganham descontos em compras no site e tem entrega diferenciada de produtos.
Os assinantes podem optar pelo plano anual ou pelo plano mensal. E em cada WineBox vem duas garrafas de vinho, uma revista com conteúdo exclusivo e brindes.
Entre diversos planos, os clientes podem optar pelo que mais se adapta ao seu gosto. E receber as bebidas indicadas por especialistas, ou ainda, escolher os próprios rótulos.
A proposta é a experimentação!
Box Viva
O BoxViva é um clube de assinatura que oferece produtos saudáveis em suas caixinhas. Os produtos são fornecidos por marcas parceiras e testados pela equipe antes de serem enviados para os assinantes.
A cada mês, os clientes recebem produtos novos e surpresa.
Sociedade da Carne
A Sociedade da Carne se apresenta como o primeiro “clube do churrasco” do Brasil.
Os assinantes recebem dois cortes selecionados de carne por mês. E ainda ganham um livro com receitas exclusivas, o guia do churrasco e outras dicas para assar a carne.
Há ainda clubes de assinaturas de produtos de beleza, marcas de café, farmácias e até petshops.
Passo a passo para criar um clube de assinatura no seu e-commerce
Já falamos por aqui sobre o quanto é importante que os empreendedores do comércio eletrônico, principalmente, acompanhem as novidades do mercado. E o clube de assinaturas é um modelo de negócio já reconhecido como tendência.
Dessa forma, se você quiser implantar também no seu e-commerce, precisa ficar atento a alguns pontos. Entre eles estão o produto ou serviço que vai oferecer, o público que pretende alcançar e o preço que vai cobrar.
Analise o seu produto ou serviço
Apesar de vários segmentos estarem aderindo ao clube de assinatura, você deve analisar o seu produto ou serviço e avaliar se ele se encaixa nesse formato de negócio.
Logo depois disso, veja como você pode se destacar. Lembre que os assinantes procuram por produtos que já são referência no mercado, de alta qualidade, ou lançamentos.
Então, quanto mais específico e exclusivo for o seu produto, maiores as chances de o seu clube de assinaturas dar certo. Já um produto facilmente encontrado no mercado não é interessante para esse modelo de negócio.
Conheça seu mercado e seu público-alvo
Além de analisar o seu produto ou serviço, você deve avaliar o seu público-alvo. As pessoas que compram do seu negócio podem se interessar por um clube de assinatura?
Os seus clientes precisam receber os seus produtos com frequência? Estariam dispostos a pagar um plano mensal por isso?
Uma boa estratégia pode ser destacar o conceito de curadoria. Isso pode chamar a atenção e despertar o desejo das pessoas pelo que o seu negócio está oferecendo.
Ofereça planos e preços diversificados
Um clube de assinaturas costuma oferecer planos e pacotes variados, com preços para atender ao público com perfil e poder aquisitivo diferentes. Mas esteja atento para que cada plano tenha preços condizentes.
Leve em consideração que quanto mais produtos estiverem incluídos no kit maior pode ser o preço da assinatura. O mesmo serve para o nível de exclusividade e para a qualidade dos produtos.
Além disso, é comum que os assinantes comecem por um plano mais barato para conhecer o serviço e depois avancem para um pacote mais completo. Então, o ideal é que você ofereça opções para os seus clientes.
Capriche na Unboxing Experience
Você já conhece o conceito de Unboxing Experience? Um dos maiores atrativos dos clubes de assinaturas é o quesito surpresa!
Aliás, abrir a caixa e encontrar bons produtos acompanhados de brindes é o que mais atrai assinantes. Nos exemplos que citamos acima, você viu como as marcas e empresas investem no visual da embalagem e nos mimos para os clientes.
Aqueles produtinhos extras que eles não estavam esperando podem fazer com que se sintam valorizados e vejam ainda mais vantagem em assinar o seu serviço.
Por fim, uma boa experiência pode ainda gerar divulgação gratuita para o seu clube. Muitos influenciadores digitais gravam vídeos abrindo as caixinhas e compartilham em suas redes sociais.
Veja o exemplo a seguir!
Esteja atento ao frete
Você gostou da ideia e está realmente pensando em criar o seu clube de assinatura?
Todos os meses, os seus assinantes vão esperar ansiosos pelas caixinhas com os seus produtos. E você não quer que a entrega atrase nem que a embalagem chegue com avarias, não é mesmo?
Para evitar problemas, esteja atento ao envio dos seus produtos. Um ideia é se cadastrar em plataformas de gestão de fretes, como o Melhor Envio!
Com o Melhor Envio, você pode comparar condições de frete oferecidas por diferentes transportadoras, incluindo os Correios. Também conta com ferramentas como a calculadora de fretes e o rastreamento de mercadorias.
Assim, pode saber exatamente quanto vai investir no frete do seu clube de assinaturas e ainda monitorar a entrega das suas caixinhas. Então, conheça o Melhor Envio!