Qual é o melhor momento para pegar um empréstimo para empresa?

Buscar um empréstimo para empresa pode ser uma ótima saída para empreendedores que precisam de capital para alavancar seus negócios. Confira qual é o melhor momento e como fazer para conseguir um financiamento para sua empresa!

Empreendedores se deparam com a missão de manter a empresa funcionando de maneira sustentável e, ainda, atingir os objetivos comerciais todos os dias. Pagar as contas e atender as demandas, tudo isso sem atrapalhar o caixa e o crescimento da sua empresa, não é uma tarefa nada fácil.

Um empréstimo empresarial pode ser uma ótima alternativa para conseguir o capital necessário para investir e ter uma gestão eficaz da empresa. No entanto, para que o crédito não se torne mais um peso nos seus custos, é preciso fazê-lo da maneira certa.

O ponto central para ter sucesso com um crédito para sua empresa é a organização e definição cuidadosa dos seus objetivos. Você conhece bem os números da sua empresa? Sabe quais são os pontos principais que precisam de um fôlego? Precisa de estoque? De capital de giro? Abrir novas filiais? 

É importante, antes de solicitar o empréstimo, o conhecimento que você tem da sua empresa e o caminho traçado da maneira que você planeja agir para levá-la para outro nível. Afinal, o melhor tipo de crédito é aquele que ajuda a sua empresa a crescer. 

Com um plano de ação e um planejamento estratégico bem organizado e planejado, ao pegar o financiamento, você vai conseguir alavancar a sua empresa de maneira muito mais assertiva e consistente.  

Então, se você sonha todos os dias com o crescimento de sua empresa, acompanhe nosso post e saiba qual é a melhor momento e o que você deve levar em consideração na hora de fazer um empréstimo empresarial para alcançar seus objetivos!

Quando é o melhor momento de fazer um empréstimo?

O ponto inicial para ter sucesso com essa prática é entender que o momento ideal para solicitar um empréstimo depende, essencialmente, da realidade da sua empresa: das suas atividades, das suas necessidades, do seu planejamento. 

Não há uma regra que defina a melhor hora para empresas solicitarem crédito, mas o conhecimento sobre o seu negócio e objetivos bem traçados com certeza te ajudam a tomar essa decisão no melhor momento possível.

O que a sua empresa precisa para crescer?

Conseguir crédito e saber exatamente o destino do capital a ser recebido se torna muito mais fácil se você é um empreendedor organizado. Parece tentador fazer tudo de cabeça ou anotar naquele caderninho que vem te acompanhando por tantos anos, mas um controle planilhado e bem feito faz toda a diferença.

Você vai conseguir avaliar corretamente as receitas e os gastos gerados com a operação. Com isso, evitar possíveis desgastes e prejuízos, com um plano de ação bem pensado e que será capaz de gerar os melhores resultados para a sua empresa.

O que a sua empresa precisa para conseguir o crédito?

Para entrar no processo de solicitar um empréstimo empresarial, é importante você saber que o seu negócio vai passar por uma análise criteriosa de crédito e só depois disso é que pode ser aprovada a entrega do capital. O objetivo de todo esse cuidado é evitar as altas inadimplências pela falta de condições de pagamento.

E para você não correr o risco de ter o acesso ao empréstimo negado, separamos algumas  dicas valiosas para o seu negócio.

1 – Tenha um objetivo definido

Você sabe qual investimento a sua empresa precisa para crescer? Precisa de novos equipamentos para conseguir atender as demandas? Precisa comprar estoque para não faltar nenhum produto para seus clientes? Precisa de capital de giro para manter o funcionamento saudável do caixa?

Se você sabe aonde quer chegar com a sua empresa, fica muito mais fácil se planejar para alcançar lugares cada vez mais altos. Faça sua lista de motivos de crédito e não esqueça nenhum detalhe.

2 – Organize toda sua documentação

Como o seu negócio vai ser analisado, provavelmente a documentação da sua empresa e dos sócios será pedida pela instituição que oferece empréstimo.

Então, uma boa dica é já se preparar para este momento organizando tudo o que for necessário. Assim, a sua resposta sobre o empréstimo será muito mais rápida.

3 –  Pense no valor que você precisa

Ainda falando sobre planejamento e traçar bem seus objetivos, outro ponto importante é definir exatamente a quantia necessária que a sua empresa precisa.

Tenha um valor certo e um destino planejado na hora de fazer seu pedido de empréstimo. Saiba exatamente o valor total que você precisa e, assim que receber o capital, dê a ele imediatamente o seu destino.

4 – Separe as finanças pessoais das empresariais

Está aí uma prática capaz de impactar diretamente o futuro de uma empresa. Para chegar até a maturidade financeira, você como gestor precisa olhar para sua empresa separadamente da sua pessoa física.

Não dá para misturar as contas do supermercado da família com o salário dos funcionários. Sua empresa precisa ter uma vida independente da sua vida pessoal.

Uma das medidas importantes nessa separação é ter uma conta bancária empresarial. Contamos com mais detalhes as vantagens dessa decisão para a empresa nesse post.

5 – Pesquise suas opções e simule suas condições de empréstimo

Antes de solicitar o seu empréstimo para empresa, é fundamental pesquisar todas as opções disponíveis no mercado. Correr atrás de um crédito rápido, justo e que se encaixe perfeitamente na necessidade da sua empresa é uma tarefa que exige responsabilidade e cuidado. 

O mercado de crédito no Brasil tem se tornado cada vez mais diversificado, oferecendo soluções para diferentes tipos de demandas de negócios. Cabe a você selecionar a que melhor se adéqua às necessidades da sua organização. 

Já sabendo no que você quer investir, quanto dinheiro vai precisar e se organizando para pagar as parcelas, é um bom momento para você simular as condições que cabem no bolso da sua empresa e vão te ajudar com seus objetivos.

Conheça o seu negócio e trace um plano de onde você quer chegar para tomar a melhor decisão para o seu crescimento.

E aí, gostou das dicas deste artigo? 

Esse texto foi produzido pelo time da BizCapital, fintech de crédito especializada em ajudar empresários que desejam colocar em prática os planos de fazer o seu negócio decolar. Conheça melhor a nossa empresa pelo site bizcapital.com.br e simule as suas condições de empréstimo. 😉

Deixe um comentário