A Biblioteca de Anúncios do Facebook é uma ferramenta muito valiosa para quem atua no e-commerce ou no varejo físico.
Resumidamente, você consegue:
- obter inspirações para criação de Anúncios;
- acompanhar as estratégias de publicidade adotadas pela concorrência;
- melhorar o desempenho das suas campanhas veiculadas nas redes sociais e plataformas da Meta, entre outras possibilidades.
Ah! Para quem não conhece, a Meta é a empresa controladora do Facebook, Instagram, WhatsApp e outros serviços do grupo. 😉
Mas antes de conferir como usar a Biblioteca de Anúncios, clique no botão abaixo e comece a otimizar o frete da sua loja virtual hoje mesmo.
Navegação rápida
O que é a Biblioteca de Anúncios do Facebook?
A Biblioteca de Anúncios ou Ad Library, do termo em inglês, é uma espécie de catálogo público que permite buscar Anúncios que estão em veiculação (“ativos”) em algum aplicativo ou ferramenta do grupo Meta: Facebook, Instagram, Messenger e Audience Network.
O recurso também possibilita pesquisar Anúncios inativos sobre temas sociais, política e eleições, veiculados há menos de 7 anos.
De acordo com o Facebook, o principal objetivo da Ad Library é garantir a transparência e o acesso a informação, já que qualquer pessoa é capaz de consultar informações como:
- anunciantes, ou seja, quem financiou as campanhas;
- todas as versões de Anúncios dinâmicos;
- criativos dos Anúncios: links, imagens, textos e vídeos usados;
- a duração e alcance das campanhas, com uma estimativa do número de impressões recebidas;
- a segmentação demográfica e localização do público-alvo que visualizou o anúncio;
- uma estimativa dos valores gastos com cada anúncio pago;
- em quais canais o anúncio foi veiculado.
Importante: algumas dessas informações aparecem somente em pesquisas relacionadas à temas sociais, política e eleições.
Na Biblioteca de Anúncios é possível fazer consultas por palavras-chave específicas ou buscar pelo nome do anunciante ou empresa. O mais legal é que você não precisa ter uma conta no Facebook para usar a ferramenta.
Como mostraremos mais adiante, a Ad Library pode ser muito útil para quem trabalha no e-commerce, pois permite acompanhar as estratégias de marketing da concorrência e até tirar insights para as ações da sua marca.
Como fazer pesquisas na Biblioteca de Anúncios do Facebook?
- Acesse a Biblioteca de Anúncios do Facebook.
- Vá até o campo Pesquisar Anúncios.
Descrição: Print de tela mostrando a página inicial da Biblioteca de Anúncios
- Defina a localização e selecione a categoria do anúncio.
- Digite a palavra-chave, o nome da pessoa, político ou da empresa que deseja pesquisar.
- Clique na tecla Enter ou no ícone em formato de lupa.
- No topo de cada anúncio estão alguns dados como: data de veiculação, as plataformas onde o anúncio foi divulgado e o número de identificação.
Também pode aparecer o ícone “i” indicando que o conteúdo possui várias versões de Anúncios dinâmicos. Além da quantidade de Anúncios que usam o mesmo criativo e o mesmo texto.
Clicando em Ver detalhes do anúncio, você tem acesso a todas essas informações de forma mais detalhada.
- procurar alguma palavra-chave ou anunciante, aplique os filtros de buscas da Biblioteca de Anúncios do Facebook para obter melhores resultados.
Por que acessar a Biblioteca de Anúncios?
A Biblioteca de Anúncios do Facebook pode ser usada para diferentes finalidades. A seguir, listamos alguns motivos para você acessar a Ad Library:
1 – Monitorar a concorrência
A Biblioteca do Facebook é uma boa ferramenta para fazer consultas de campanhas comerciais ativas.
Dessa forma, é possível ver quais tipos de anúncio estão sendo divulgados por empresas do seu nicho, quais plataformas são as mais usadas, o tempo de veiculação e as impressões por data.
Isso permite que empreendedores tenham um panorama da abordagem adotada por concorrentes e tracem estratégias de publicidade mais eficazes.
2 – Buscar inspiração e identificar elementos que trazem resultados
Está sofrendo com a falta de ideias na hora de criar um anúncio? Que tal usar a Biblioteca do Facebook para superar um bloqueio criativo?!
Além de servir como uma fonte de inspiração, na Ad Library você consegue analisar quais formatos, textos e peças gráficas estão trazendo mais resultados para a concorrência.
Nesse sentido, preste atenção aos seguintes elementos:
Texto dos Anúncios:
Normalmente os textos dos Anúncios são chamados de copy e têm como foco principal a conversão.
Com essa informação em mente, observe atentamente pontos como: tamanho de cada copy, estilo de redação, quais técnicas de persuasão e gatilhos mentais foram usados, entre outros fatores que possam servir de inspiração ou para direcionar a sua abordagem.
Leia também: 7 dicas de copywriting para criar textos persuasivos
Parte gráfica:
Observe os formatos utilizados nos criativos, qual a recorrência do uso de fotos, ilustrações, vídeos, animações, memes, se existe ou não um padrão de cores, fontes e etc.
CTAs
Ficar de olho nos Calls-to-Actions (Chamada para ação) que a concorrência está usando pode ajudar você a conduzir melhor suas campanhas. Portanto, clique em cima dos CTAs e veja para onde seus concorrentes querem levar as pessoas que visualizam os Anúncios.
3 – Descobrir tendências
Através da Biblioteca de Anúncios você pode descobrir tendências em alta, principalmente no Facebook e Instagram que são as redes sociais que estão na Ad Library.
Outro recurso interessante é a facilidade de identificar palavras-chave relevantes para a marca e ainda verificar se essas palavras estão veiculadas em Anúncios de outras empresas.
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