Descubra como a gamificação no e-commerce pode impulsionar as vendas da sua loja virtual ao mesmo tempo que gera valor para a sua marca.
Segundo pesquisa realizada pela Ask Your Target Market, 48% dos entrevistados dizem gostar de quando um site ou app possibilita que um cliente some pontos ao fazer compras, outros 38% também afirmam adorar quando sites permitem juntar pontos realizando outras atividades dentro do site.
Esse levantamento revela que uma experiência de compra lúdica, que oferece recompensas para usuários ao interagirem com a marca, é uma tendência de consumo bastante requisitada entre os compradores.
Para suprir essa necessidade, é cada vez mais comum a aplicação de técnicas de gamificação no ambiente das vendas online. Nesse artigo você ficará por dentro de tudo sobre o tema e ainda descobrirá como esse tipo de estratégia pode impactar positivamente os indicadores do seu e-commerce.
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O que é gamificação?
A gamificação (termo que tem origem do inglês gamification) é a utilização de elementos e técnicas aplicadas na produção de jogos nas tarefas do mundo real, com objetivo de deixá-las mais atrativas.
No e-commerce, a gamificação é uma ferramenta poderosa de vendas que se baseia no sistema de recompensas e conquistas para induzir o cliente a realizar as ações desejadas.
Ou seja, a gamificação no e-commerce tem como missão envolver os clientes com a marca e seus produtos.
Como usar o conceito de gamificação no e-commerce
Entendido o conceito, é importante deixar claro que um sistema de gamificação voltado para vendas online precisa seguir 4 passos que vão nortear toda a experiência, são eles:
- O gatilho: o que vai motivar o cliente a jogar
- O investimento: o esforço que o cliente tem que investir no game
- A ação: como o jogo é jogado
- A recompensa: o que se obtém em troca
Para que a experiência seja prazerosa para o usuário, e ao mesmo tempo eficiente para o seu negócio, é muito importante que o prêmio corresponda ao esforço e ao tempo que o cliente vai investir.
Isso porque, caso você apresente uma atividade que demande muito esforço e pague pouco em troca, o resultado poderá ser diferente do esperado, fazendo com que o plano fracasse devido ao desinteresse das pessoas pela atividade.
Por outro lado, quando um conceito de gamificação é bem aplicado em uma loja virtual, é possível aumentar, e muito, a taxa de fidelização de clientes e do tempo que um comprador se mantém interessado por um e-commerce (o famoso lifetime value).
O processo de transformar uma ação habitual dentro de um comércio eletrônico (como o pagamento de um pedido) mais lúdico é a chave para o sucesso da estratégia. Porém, antes de criar uma ação desse tipo, é preciso definir um propósito a ser alcançado.
Para te ajudar nessa missão, conheça alguns dos objetivos principais da gamificação aplicada ao e-commerce:
- Aumento do tráfego: fazer com que o cliente retorne mais vezes ao site, ao mesmo tempo que novos clientes são atraídos pela experiência gamificada.
- Incentivar a interação: promover uma experiência ativa do usuário com a sua loja ou rede social.
- Fidelização: os consumidores tendem a comprar de forma recorrente com marcas que lhes oferecem benefícios.
- Promoção da marca: fazer com que os consumidores diferenciem a sua marca da concorrência
- Coleta de dados: colher e analisar dados oferecidos pelos usuários através de suas interações com as atividades
- Promover lançamentos: a gamificação quando aplicada na promoção de um produto acaba gerando um hype entre os usuários.
- Aumento da taxa de conversão: com um sistema de recompensas bem desenhado, os compradores se sentem motivados a comprar mais
Uma vez que você já sabe qual processo deseja gamificar em seu e-commerce e o que deseja alcançar como resultado (aumento de vendas, reduzir o abandono de carrinho e por aí vai), é hora de definir os três elementos essenciais de um jogo online:
- O processo
- As regras do game
- A base legal (se aplicável, dependendo do tipo de ação)
Para te ajudar no processo de gamificação de algum processo do seu e-commerce, separamos alguns exemplos para inspirar, confira no tópico a seguir.
Gamificação no e-commerce: exemplos na prática
É bem possível que você já tenha esbarrado com um exemplo de gamificação em algum e-commerce que visitou. No entanto, essa é uma estratégia que pode ser executada de diversas maneiras diferentes, sempre tendo como objetivo alavancar os indicadores do seu negócio.
Por isso, vamos te mostrar exemplos de como esse conceito pode ser aplicado na prática e também alguns cases para inspirar você a criar procedimentos gamificados em sua sua loja virtual, seja qual for o tamanho do empreendimento. Vamos lá!
Emblemas e níveis a serem conquistados
Nesse tipo de estratégia, ao fazer compras ou realizar ações dentro do site da loja, o comprador ganhará pontos. Com essa pontuação é possível aumentar de nível, sendo que a cada nível alcançado o cliente desbloqueia benefícios exclusivos.
No e-commerce, esse tipo de plano é aplicado pela empresa de cosméticos Elf, onde o usuário ao comprar ou executar ações dentro da plataforma soma pontos que o fazem subir de nível, liberando vantagens como frete grátis, ofertas exclusivas ou a oportunidade de experimentar novos produtos antes do lançamento.
Esse tipo de experiência faz com que aumente a interação com o site ao mesmo tempo que incentiva o cliente a continuar comprando no e-commerce.
No entanto, essa estratégia demanda muito estudo e, devido à sua complexidade, a contratação de uma plataforma de gamificação.
Ludificar processos do site
O processo de gamificação da sua loja virtual não precisa necessariamente disponibilizar um desconto ou condição especial, mas oferecer uma jornada de compra mais agradável para o cliente, ao mesmo tempo que também traz vantagens para o seu negócio.
Uma boa forma de deixar essa experiência mais lúdica é utilizando conceitos de jogos em processos do seu site. Um exemplo prático é tornar o checkout da sua loja mais visual, mostrando os passos dados e restantes por meio do uso de barras de progresso ou outras interações visuais.
Exemplo de checkout gamificado com fases que exemplificam cada etapa do processo de compra para o cliente
Apesar de simples, essa é uma estratégia essencial para o momento de conversão onde muitos e-commerces perdem vendas devido ao abandono de carrinho em alguma etapa do processo. Sendo assim, tornar a tela de checkout divertida, ágil e clara é vital para aumentar a taxa de conversão.
Somar pontos para troca de produtos
Outra técnica de jogos muito comum no comércio eletrônico é o somatório de pontos que podem ser trocados por uma quantia em dinheiro para abater ou quitar por completo o valor de novas compras.
Esse tipo de gamificação está presente na Shopee, onde os usuário podem somar pontos (chamados de moedas Shopee) jogando os desafios diários do site ou realizando compras em que o valor total é convertido para essas moedas, onde a cada 100 moedas é possível trocar por R$1,00 no checkout do pedido.
Atualmente, muitas empresas têm substituído o sistema de pontos pelo cashback para consumo no site da loja. A gente preparou um artigo super completo só sobre o assunto, saiba tudo acessando o link abaixo:
Pontos por avaliação de produto
Segundo pesquisa realizada pelo Capterra com participantes de todo país, 52% disseram sempre ler reviews deixados por outros compradores antes de adquirir algo pela internet, 30% disseram ler com frequência e apenas 2% afirmaram nunca procurarem esse tipo de informação antes de uma compra online.
Esse tipo de comentário que ajuda na decisão de compra de outros consumidores é ainda mais importante em algumas categorias de e-commerce, como os de moda, eletrônicos e alimentos.
Engajar os seus clientes a deixar comentários sobre o seu produto, sejam eles positivos ou negativos, não é uma das tarefas mais fáceis. Uma forma de dar um empurrãozinho nesse sentido é incentivar a criação de reviews dos compradores por meio de recompensas no site.
É isso que faz o portal de moda e vestuário Shein, que oferece pontos caso o comprador deixe um relato sobre uma peça recém adquirida e ainda pontos extras caso o comentário seja bem avaliado por outros clientes.
Essa estratégia de gamificação tende a ter uma ótima recepção por parte dos consumidores. Isso porque, uma vez que eles ajudam outros compradores a fazerem a escolha certa, e ainda recebem por isso.
Aplicar esse tipo de gamificação é uma estratégia excelente para quem busca criar uma comunidade engajada e positiva em torno da sua marca.
Desbloqueio de benefícios com compras recorrentes
Uma forma simples e fácil de utilizar o conceito de jogos no seu negócio é a boa e velha estratégia de oferecer benefícios após realizar um número pré-definido de pedidos.
A ideia aqui é motivar o cliente a realizar novas compras com o objetivo de liberar prêmios ou passar de fase.
Nesse tipo de gamificação, nas primeiras 3 compras o seu cliente pode ganhar um item grátis, por exemplo. E, ao chegar na compra número 6, ele poderá receber um produto complementar de ticket médio mais caro e por aí vai.
Esse tipo de gamificação é super simples de ser aplicada por e-commerces de todos os tamanhos, até mesmo por quem vende diretamente pelas redes sociais. Vale ressaltar que essa técnica é ideal para lojistas que trabalham com produtos de venda recorrentes, como cosméticos e vestuário.
Conclusão: gamificação no e-commerce vale a pena?
Sim, podemos dizer que aplicar técnicas de gamificação nas empresas comércio eletrônico podem impulsionar diversos indicadores importantes.
Contudo, para colocar esse tipo de estratégia em prática é necessário estudo prévio sobre os hábitos de consumo do seu público-alvo e de que forma as pessoas interagem com o seu e-commerce atualmente.
Sendo que nos casos de planos de gamificação mais complexos, como a criação de níveis e pontos por avaliação, pode ser necessário a contratação de uma plataforma de gamificação.
Isso não impede que pequenos e médios comerciantes utilizem conceitos de games em suas estratégias promocionais, tendo como opção relevante os prêmios conquistados através de compras recorrentes.
Atenção: a gente preparou um artigo especial sobre o uso de gatilhos mentais no e-commerce, assunto essencial para despertar o interesse dos clientes no sistema gameficado do seu negócio. Não deixe de conferir!
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