O Brasil vive uma explosão do comércio eletrônico. Cada vez mais lojistas estão entrando no universo do e-commerce e dos marketplaces. Mas, como se destacar da concorrência em um mercado cada vez mais disputado? Preparamos uma série de dicas que podem te ajudar e esperamos que, após aplicá-las, você entenda muito mais sobre como vender no marketplace.
O e-commerce nacional cresce a passos largos. Dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com o Movimento Compre&Confie mostram que o faturamento do setor chegou a R$ 41,92 bilhões em agosto de 2020, alta de quase 57% em relação ao mesmo período do ano anterior. Mas, como vender no marketplace e se destacar em um mercado como este?
Quanto mais o e-commerce cresce no país, maiores são as oportunidades para os lojistas. Em contrapartida, a concorrência também se torna cada vez mais acirrada. Se destacar nesse meio exige comprometimento e uma certa dose de ousadia para enxergar as coisas sob uma perspectiva diferente.
A seguir, falaremos um pouco sobre como vender em marketplace de modo a se destacar dentre tantas outras opções. Trataremos de questões como a importância da descrição dos produtos, das fotografias e também de analisar cuidadosamente os tipos de produtos que você vende. Então vamos lá?
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Negócios novos e a barreira de arrebentação: como vender no marketplace sendo iniciante?
Em uma live para falar sobre e-commerce, o empreendedor e especialista em marketplace Alex Moro, criador do Efeito Empreendedor, explicou que lojas que acabam de entrar no comércio eletrônico precisam passar pela barreira de arrebentação. É uma comparação com o momento em que as ondas quebram com força na praia. É preciso esforço para vencer a força do mar ali. Mas eis que, passada essa barreira de arrebentação, o mar se torna mais calmo e é possível nadar mais facilmente.
Os recém-chegados no comércio eletrônico devem entender que não vão aumentar as vendas no marketplace da noite para o dia. Há uma fase de estabelecimento que envolve muito trabalho e visa vencer essa barreira inicial para permitir que o comerciante conquiste seu espaço e possa nadar no mar das vendas.
Como vender no marketplace e vencer essa barreira inicial? A resposta para essa pergunta também responde a questão inicial sobre como vender em marketplaces. Trataremos disso a seguir.
💡Mas antes, você sabe o que é marketplace? Trata-se de uma plataforma digital que reúne vários vendedores no mesmo lugar. O site pertence a outra empresa, mas você pode “alugar” uma página para cadastrar e comercializar seus produtos usando a infraestrutura do marketplace. É como se fosse um grande shopping center virtual. Amazon, Americanas, Mercado Livre e Dafiti são exemplos de marketplaces.
Para saber mais, leia nosso artigo sobre as diferenças entre e-commerce e marketplace.
Levar seu negócio para o meio digital pode ser uma decisão estratégica e aprender como vender no marketplace pode te representar um diferencial competitivo (Foto: Rawpixel)
Como vender no marketplace: dicas sobre cadastramento de produtos
Se você está querendo saber como aumentar suas vendas no marketplace, é porque provavelmente já deu os primeiros passos em alguma dessas plataformas. Mas caso seja novo no comércio eletrônico, leia nosso artigo sobre Como escolher o marketplace ideal.
Após escolher o marketplace ideal e se cadastrar, você precisará cadastrar seus produtos. Abaixo, trazemos algumas dicas importantes sobre esse processo.
Pense estrategicamente em um título do produto
Não importa se o produto que você vende é muito disputado ou se ele é pouco concorrido, um dos fatores que mais vai determinar o sucesso de vendas dele é o título cadastrado.
É simples entender isso: se o seu produto não é encontrado, ele não é comprado. E para que ele seja facilmente encontrado, você lojista precisa pensar com a cabeça do consumidor ao nomear o produto.
Você já deve ter ouvido falar em SEO, certo? Se não ouviu, tudo bem, a gente explica:
💡 SEO significa Search Engine Optimization ou, em Portguês, significa otimização para os mecanismos de buscas. Trata-se de um conjunto de técnicas que visam preparar uma página para ser mais facilmente encontrada quando alguém faz uma busca no Google, por exemplo.
Embora o SEO esteja mais voltado ao marketing, alguns princípios dele podem ser aplicados às páginas dos seus produtos e poderão influenciar em como vender no marketplace. Um desses princípios diz respeito ao título do seu produto cadastrado.
Para que você crie um título imbatível que realmente leve pessoas ao seu produto, você deve ser detalhista, sincero e ao mesmo tempo conciso. Ao invés de nomear seu produto como “camiseta masculina”, por exemplo, teste “camiseta masculina azul com estampa de bolinha”.
Embora “camiseta masculina” tenha um volume de buscas muito grande, você provavelmente terá mais sucesso em vendas ao oferecer ao cliente um título mais detalhado e que represente exatamente aquilo que ele quer.
Olha só um exemplo de título retirado de um grande marketplace. O produto em questão é um tapete para sala e, em poucas palavras, o lojista reuniu as informações essenciais sobre o item já no título:
💡 Existem ferramentas no mercado que te ajudam a encontrar títulos imbatíveis amparados por dados de pesquisa e alternativas a termos muito concorridos. Semrush, Keyword Planner e Ubersuggest são apenas algumas das opções.
O assunto SEO é muito amplo e cheio de nuances. Vale a pena saber ainda mais lendo nosso artigo sobre SEO para lojas virtuais.
Fazer a descrição do produto
Se você criou títulos para seus produtos que remetem àquilo que seu público procura, acredite, você já percorreu metade do caminho rumo a como vender no marketplace e se destacar da concorrência. Mas dá para melhorar ainda mais!
A descrição do produto pode ser decisiva para motivar o consumidor a finalizar a compra. Sim, é compreensível que em lojas com muitos produtos, parar para criar textos que descrevam detalhadamente os produtos leva tempo e é um trabalho por vezes monótono. Mas acredite: isso pode representar o diferencial que vai te fazer vender mais!
Seguindo o exemplo do tapete, citado anteriormente, repare como a descrição do produto é completa e busca responder as principais dúvidas que podem aparecer:
⚠️Se o cliente tiver dúvidas, ele não compra. Se ele quer muito comprar, mas a descrição em seus produtos não é clara e detalhada, ele pode acabar indo procurar o mesmo produto com outro vendedor que ofereça mais informações. Daí a importância de se atentar a descrição dos produtos da sua loja.
Luz, câmera, fotos e mais fotos!
Seu título é ótimo, sua descrição está bem detalhada e mesmo assim as vendas não estão sendo finalizadas. O que pode estar acontecendo? O problema pode estar nas fotos.
O fator visual é muito importante para concretizar as vendas. E hoje em dia, ficou ainda mais fácil resolver esse problema porque até mesmo os smartphones intermediários são equipados com boas câmeras digitais.
Tire fotos nítidas, claras e que mostrem o máximo de detalhes possível do seu produto. Se houver orçamento, contrate um profissional para fazer as fotos do seu produto. Mas, mesmo nesses casos, não perca a espontaneidade dos cliques.
💡 Uma estratégia bacana que envolve fotos em e-commerce é convidar seus clientes a enviar fotos usando o produto – caso seu produto permita isso. Em seguida, selecione e poste as melhores em um espaço na página do produto. Isso vai humanizar sua marca, mostrar que o produto é bastante procurado e mostrar como ele fica no corpo, no ambiente, etc.
Nunca use fotos autorais de outros e-commerces! Além de ser uma prática que prejudica como vender no marketplace, ainda pode ocasionar em um processo judicial.
A escolha dos produtos para seu marketplace: uma decisão importante
Um dos pontos mais importantes que determinam como vender em marketplace e obter sucesso é decidir quais produtos serão comercializados. Para tomar essa decisão, o lojista deve acompanhar de perto o andamento de seu negócio.
- Quais produtos estão tendo mais procura?
- Quais são aqueles pouco procurados?
- Quais apresentam as maiores taxas de problemas e reclamação?
Muitas vezes o lojista pode acabar se apegando à ideia do que ele gostaria que fizesse sucesso em vendas e não foca naquilo que realmente está trazendo retorno para seu negócio. Esse é um ponto de atenção.
Quando você vence a barreira de arrebentação e começa a ver as vendas aumentando, precisa direcionar esforços para manter o crescimento de sua loja virtual. Isso por vezes implica em focar esforços em promover produtos que fazem sucesso e deixar de lado aqueles que não trazem retorno.
Não é uma decisão fácil, mas é uma escolha estratégica. Após mapear como estão sendo as vendas de seus produtos, se atente a três pontos:
Quais são os meus produtos de maior sucesso?
Produtos estrela são aqueles com alta procura em sua loja virtual. Eles merecem um cuidado especial, o que significa a negociação em maiores quantidades com fornecedores, formação de estoque e investimento em divulgação para alavancar e consolidar o produto.
👉 Para entender a chave de como vender no marketplace, todo lojista precisa saber que deve ter produtos estrela – aqueles que mais vendem e ajudam a garantir a saúde financeira do negócio. Quando identificar quais são os da sua loja, invista neles.
Além disso, invista em testar e divulgar novos produtos até encontrar mais produtos estrela. São eles quem farão o seu negócio crescer.
Chegou a hora de montar estoque?
A criação de estoques é um processo natural à medida que o negócio cresce. Mas não espere a bomba estourar para agir. Ao perceber que alguns produtos estão tendo alta procura, comece a estruturar seu estoque.
Ofereça kits de produtos
Uma dica interessante de como vender no marketplace é montar kits com produtos. Muitas vezes um produto solto não tem alta procura, mas quando ele é combinado com outro as vendas aumentam.
Para que essa estratégia funcione, é preciso caprichar no título do kit. Encontrar novas funcionalidades para produtos e para kits pode ser uma estratégia muito efetiva de aumentar as vendas no marketplace.
Mais dicas de como vender no marketplace: remarketing, anúncios, Facebook e Melhor Envio
Antes de encerrar este artigo, vamos falar um pouco sobre como vender no marketplace e se destacar da concorrência usando ferramentas como o remarketing e também o que as redes sociais têm a oferecer.
Como vender no marketplace usando remarketing
Uma maneira de aumentar as vendas no marketplace é criar uma estratégia multicanal que envolva outras redes. Nesse sentido, o remarketing é um aliado importante do lojista para ajudar a vender em marketplace. Já ouviu falar em remarketing?
💡 Remarketing é uma estratégia que visa impactar novamente usuários que entraram pelo menos uma vez na sua loja virtual. Esse novo impacto é feito com anúncios que passam a aparecer para o usuário, tentando fazer com que ele volte a sua loja e conclua uma compra.
De fato, o remarketing é uma das maneiras mais usadas no que diz respeito a como vender no marketplace e se destacar da concorrência. Ele pode ser feito através de ferramentas como o Google Ads e o Gerenciador de Anúncios do Facebook. Realizar remarketing implica em dedicar uma quantia para investir na estratégia, por isso é importante fazer as contas.
De acordo com o Google, cerca de 97% dos usuários que passam por sua loja virtual não realizam compras, daí a importância do remarketing. Continuar impactando o usuário com anúncios para manter nele o desejo pelo produto pode ser decisivo para aumentar suas vendas.
💡 Para entender os detalhes sobre o que é remarketing e como ele é feito, leia o artigo que preparamos sobre o assunto.
Separe orçamento para anúncios pagos
Uma das coisas mais bacanas da publicidade digital é que ela é acessível para os mais diversos bolsos. Nesse sentido, separe um orçamento – ainda que inicialmente pequeno – para investir na criação de anúncios.
O Google Ads é excelente para isso. Trata-se da plataforma de criação de anúncios do Google. Criando um anúncio ali, você poderá exibir seus produtos na página de buscas do Google e também em milhões de sites que participam da rede do Google.
Além do Ads, também há outras ferramentas de anúncios pagos, como o Gerenciador de Anúncios do Facebook. Conheça as opções, analise onde seu público-alvo está e invista nos canais estratégicos para o seu negócio.
💡 À medida que você aumentar as vendas no marketplace, também poderá aumentar o orçamento para os anúncios pagos.
Mais uma dica sobre isso: para que os anúncios se transformem em uma boa estratégia de como vender no marketplace, é importante ter se atentado às dicas anteriores, especialmente no que diz respeito ao título, descrição e boas fotos.
Como vender no Facebook Marketplace
Desde 2018 é possível usar o Facebook Marketplace para ofertar seus produtos direto na plataforma. Atualmente, cerca de 800 milhões de usuários usam o Marketplace do Facebook em 70 países, números informados pelo próprio CEO da rede social, Mark Zuckerberg, ao portal de notícias CNET.
👉 O Facebook Marketplace funciona como um shopping integrado à página da sua empresa na rede social ou até mesmo a seu perfil pessoal. Além de expor os produtos, você pode realizar as negociações diretamente no Messenger do Facebook, facilitando a vida tanto do lojista quanto do consumidor.
O serviço é gratuito e foi pensado para ser o mais simples possível, por isso não há integração com meios de pagamento e nem com plataformas de frete. Tudo fica a cargo do lojista, que deve acertar com esses detalhes diretamente com o comprador.
Para criar um classificado, você precisa primeiro ter uma conta pessoal ou profissional no Facebook. Então, basta acessar a página do Facebook Marketplace logado na sua conta, clicar no botão “criar novo classificado” e cadastrar o produto.
Mas, como vender no Facebook Marketplace? Muitas das dicas dadas nos tópicos anteriores continuam válidas. Se atente ao título do produto cadastrado, capriche na descrição e tire boas fotos. Além disso, participe de grupos de vendas na própria rede social, divulgue sua loja na sua página e sempre tenha como meta prestar o melhor atendimento possível aos clientes que te contatarem.
⚠️ Leia atentamente e respeite as políticas de uso da plataforma. Descumprir as regras pode ocasionar a exclusão do anúncio e até punições mais severas como a impossibilidade de voltar a usar o Facebook Marketplace.
Acerte também no frete
Uma maneira muito importante de se destacar da concorrência ao vender no marketplace é oferecer um frete competitivo. Neste sentido, integrar a sua loja virtual ao Melhor Envio e usar os serviços da plataforma de cotação e compra de fretes é uma decisão acertada.
Graças a parcerias com grandes transportadoras como os Correios e a Jadlog, o Melhor Envio consegue oferecer fretes que custam mais barato do que aqueles calculados nos balcões das transportadoras. E o melhor: o cadastro na plataforma e o uso da solução são gratuitos!
Portanto, crie sua conta agora mesmo e descubra como vender no marketplace usando o Melhor Envio como aliado pode representar um grande diferencial para seu negócio.