Saiba como preparar a embalagem no e-commerce e garantir boas experiências para os seus clientes
Você capricha no site da sua loja virtual, faz boas fotos e vídeos para as redes sociais, tem uma identidade visual bacana para a sua marca, mas ainda não é cuidadoso com a embalagem que utiliza para enviar o seu produto?
Além de proteger a mercadoria, a embalagem é o primeiro contato físico que o seu cliente vai ter com a sua loja. Por isso, a escolha do material que você vai utilizar deve ser cuidadosa e estratégica.
Outra dica que para evitar problemas durante a entrega de produtos é escolher transportadoras de confiança. No Melhor Envio, por exemplo, você pode escolher a empresa de transporte que desejar e ainda consegue acompanhar toda a movimentação do pedido pelo Melhor Rastreio.
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Como escolher a melhor embalagem no e-commerce?
A sua principal preocupação deve ser com a segurança do produto que você está enviando. Para evitar que ele sofra avarias durante o transporte, você deve ficar atento a algumas questões, como:
Tamanho e formato da embalagem
O ideal é que a embalagem não seja muito maior do que o produto. Isso para que ele não fique solto na caixa e para que não encareça o frete.
Embalagens em tamanhos e formatos não convencionais podem gerar uma taxa extra. As regras variam de acordo com a transportadora. No caso dos Correios, quando a encomenda é enquadrada como de manuseio especial por formato ou dimensão, é cobrado um adicional de R$79 (valor cobrado até a data de publicação deste artigo).
Cobranças adicionais também podem ocorrer em transportadoras privadas. Na Jadlog, por exemplo, cargas com peso real ou cúbico maior do que 50 Kg têm uma taxa extra de R$ 45,60. Por outro lado, os fretes gerados com a Jadlog pelo Melhor envio que tenham peso cúbico inferior a 5 kg, serão cobrados apenas pelo peso real do produto, uma boa vantagem para quem trabalha com pacotes pequenos ou médios.
Ou seja, a escolha da embalagem no e-commerce influencia até mesmo nos gastos com frete da loja virtual.
Tipo de produto que vai enviar
Produtos frágeis: vidros, cerâmicas e eletrônicos são exemplos de produtos que exigem maior cuidado no transporte. Para evitar danos, eles devem ser envolvidos em plástico bolha, e os espaços vazios da caixa devem ser preenchidos com bolas de papel, sacos de ar ou isopor. E lembre de colar um adesivo na embalagem externa sinalizando que o objeto é frágil.
Objetos pontiagudos ou cortantes: alguns objetos têm pontas finas ou cortantes que podem danificar a embalagem. Eles devem ser envolvidos em plástico bolha, reforçando as regiões mais pontiagudas.
Objetos redondos ou cilíndricos: mesmo para esses produtos, o ideal é usar caixas quadradas ou retangulares. Isso porque algumas transportadoras cobram uma taxa extra por embalagens não convencionais. Você pode optar por utilizar duas embalagens, uma interna no formato do seu produto, e uma externa, no padrão das transportadoras.
Líquidos e grãos: o recipiente deve ser completamente fechado e lacrado para evitar vazamentos. Uma boa medida é envolvê-lo em algumas camadas de plástico filme e fita adesiva para vedar bem.
Antes de enviar produtos como esses, vale conferir as especificações de cada transportadora e confirmar se a postagem da encomenda é aceita.
Unboxing Experience
Você já ouviu falar nesse termo? Unboxing Experience significa “a experiência de tirar algo da caixa”. A atenção aos detalhes pode garantir uma experiência melhor para o seu cliente e diferenciar sua marca. Por isso, você pode caprichar no visual da embalagem.
Além da embalagem de transporte, você pode investir em uma embalagem interna, que seja personalizada e atraente. Por fora ela pode conter o seu logo e, no interior, junto da compra, alguns mimos para os seus clientes.
Uma dica é usar materiais com texturas diferentes para envolver o seu produto, como o papel de seda, por exemplo, e borrifar perfumes na embalagem.
Se o número de encomendas for pequeno, você pode enviar cartões escritos à mão agradecendo pela compra. Caso a quantidade de pedidos seja grande, uma alternativa é imprimir as cartas com uma fonte manuscrita e apenas assinar cada uma manualmente. Você pode ainda adicionar o nome do cliente no início da mensagem, isso vai demonstrar um cuidado especial e particular com cada compra.
Outra forma certeira de agradar os seus consumidores, é incluir pequenos brindes. Eles podem ser cupons de desconto, amostras de produtos, ou simplesmente pequenos agrados, como balinhas.
Mas na hora de personalizar as suas embalagens, lembre de levar em consideração o tipo de produto que você vende. Se for um alimento, o perfume pode não ser uma boa ideia.
Avalie ainda a possibilidade de usar materiais ecológicos e reduzir o desperdício nas suas embalagens. Se a proposta combinar com os valores do seu negócio, isso pode deixar os seus clientes satisfeitos.
Aproveite para incentivar o marketing espontâneo
Os detalhes da sua embalagem vão tornar a experiência de compra mais especial e aumentar as chances de fidelizar o consumidor. Além disso, um cliente satisfeito tende a falar da sua marca para os amigos e divulgar seu produto na internet.
Você pode, inclusive, incentivar esse compartilhamento nas redes sociais. Basta pedir que seu cliente poste uma foto com o produto marcando a sua loja ou usando uma hashtag específica.
Além das fotos, outro recurso bastante utilizado é o vídeo de unboxing. O formato está se popularizando no Youtube, nos Stories do Instagram e na IGTV.
Um bom exemplo de empresa que investe na unboxing experience e, com isso, gera divulgação espontânea, é a TAG Livros.
Envio da embalagem
Depois de preparar a embalagem garantindo a segurança do seu produto e uma boa experiência para o seu cliente, é hora de colocar as informações necessárias para o envio da encomenda.
As exigências mudam de acordo com a forma de envio, se vai ser pelos Correios ou por uma transportadora privada. Mas, independente disso, alguns itens são essenciais: dados do destinatário e do remetente (nome completo, CPF, endereço com CEP) e nota fiscal do produto ou declaração de conteúdo.
Com tudo pronto, é só levar a sua embalagem até os Correios ou até a transportadora privada que você escolheu para enviar a mercadoria. Inclusive, algumas transportadoras oferecem o serviço de coleta e vão até você buscar a encomenda. Se informe sobre essa possibilidade.
Conheça o Melhor Envio
Você viu que os detalhes realmente fazem a diferença e são eles (juntamente com a qualidade do seu produto) que vão garantir a satisfação e fidelização do seu cliente. Uma embalagem caprichada e preparada com carinho, pode garantir novas vendas para o seu e-commerce.
Mas todo esse cuidado com a embalagem precisa estar aliado a um frete competitivo e eficiente. Os consumidores esperam que as mercadorias cheguem intactas e com rapidez.
E se você não precisasse se preocupar com o frete? Para isso, conheça o Melhor Envio! Somos uma empresa de tecnologia para e-commerces, que oferece o serviço de integração com Correios e transportadoras privadas.
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