Quer conhecer 8 tipos de empreendedorismo e descobrir se você tem perfil empreendedor? Então, siga a leitura.
Neste artigo, você vai encontrar:
- principais características dos empreendedores
- desafios do empreendedorismo no Brasil
- os tipos de empreendedorismo mais populares
- 4 dicas de como empreender do zero
E para quem trabalha com empreendedorismo digital no setor de e-commerce, temos uma dica:
Oferecer várias condições de frete na sua loja virtual pode contribuir para aumentar as vendas. Para isso, tenha um parceiro logístico de confiança como o Melhor Envio.
Ainda não conhece nossa plataforma de intermediação de fretes? Preparamos um conteúdo explicando como o Melhor Envio funciona e as vantagens que podemos trazer para o seu negócio. Não perca tempo! Clique no botão abaixo e faça sua inscrição gratuita.
Navegação rápida
O que é empreendedorismo?
O conceito de empreendedorismo é comumente associado a quem decide trabalhar por conta própria, fazendo algo que gosta. No entanto, não devemos romantizar e achar que tudo são maravilhas. Afinal, estamos falando de trabalho e ainda que você goste muito do que faz, momentos desafiadores vão surgir.
Mas sem dúvida é muito legal pensar que hobbies pessoais também podem ser transformados em ideias de negócio. Por exemplo, gostar de passear com o cachorro era apenas um passatempo, até alguém enxergar uma oportunidade neste hobby e transformá-lo em uma atividade econômica. Hoje existem empresas especializadas em passear com os animaizinhos de estimação e que oferecem até serviços adicionais como adestramento, hotelzinho e etc.
E claro, é praticamente impossível explicar o que é empreendedorismo sem falarmos sobre o perfil das pessoas que empreendem. Por isso, vamos mostrar algumas características necessárias para trabalhar de maneira autônoma.
Características do empreendedor
Você já ouviu falar que empreender é um dom? Bem, pode até ter um fundo de verdade nessa afirmação. No entanto, muitas características presentes em pessoas com perfil empreendedor podem ser aprimoradas ou treinadas. Logo, mesmo que você não tenha nenhuma delas, não desanime.
O que um empreendedor precisa ter para ser bem-sucedido?
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), algumas características e atitudes que um empreendedor precisa ter para ser bem-sucedido são:
- ter discernimento para estabelecer metas realísticas
- capacidade de delegar funções (quando houver funcionários)
- ter um olhar aguçado para detectar oportunidades
- tomar decisões ousadas e assumir riscos
- persistência para não desistir nas primeiras dificuldades
- proatividade e autodisciplina, afinal você será sua chefia.
- saber valorizar a equipe
- fazer parcerias estratégicas e uma boa rede de contatos
Desafios do empreendedorismo no Brasil
Em 2021, aproximadamente 43 milhões de brasileiros estavam envolvidos com algum tipo de empreendedorismo. Os dados são da pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), realizada em parceria com o Sebrae.
Mas mesmo sendo um mercado promissor, é preciso ficar ciente dos desafios do empreendedorismo no Brasil.
De acordo com uma pesquisa feita pela Endeavor, com apoio da Neoway, as principais dificuldades enfrentados por quem decide empreender são:
- gestão financeira e de pessoas
- excesso de burocracia, tanto jurídicas quanto de regulação
- alta carga tributária
- dificuldade de acesso a crédito, aliado a altas taxas de juros
- marketing, vendas e satisfação dos clientes
- falta de inovação e criatividade
Conheça os 8 principais tipos de empreendedorismo no Brasil
Empreendedorismo feminino
Compreende negócios comandados ou idealizados por mulheres. Por meio do empreendedorismo feminino as mulheres têm a possibilidade de alcançar a independência financeira e ter maior liberdade para tomar suas próprias decisões no âmbito profissional e pessoal.
Mas o caminho até o sucesso é árduo. Afinal, o ambiente corporativo não enxerga mulheres em pé de igualdade com homens.
Quando falamos em empreendedorismo feminino é necessário realizar ainda o recorte racial, já que existe um abismo colossal entre mulheres negras e brancas. Isso faz com que empresárias negras tenham que suportar os adversidades de empreender e ainda lidar com o racismo estrutural, preconceitos e uma série de dificuldades desconhecidas pela mulher branca.
Empreendedorismo negro
Empreendedorismo negro refere-se a empreendimentos fundados ou liderados por pessoas negras. Segundo dados da pesquisa “Potencialidades, Empreendedorismo e Sonhos da População Negra”, realizada pela plataforma PretaHub em parceria com o Instituto Locomotiva, 51% dos profissionais autônomos brasileiros são negros.
Apesar de representarem mais da metade dos empreendedores ativos em solo nacional, pessoas negras que decidem empreender enfrentam inúmeros desafios. A começar com a formalização, já que somente 21% dos entrevistados possuem CNPJ.
Mas os obstáculos não param por aí. Dificuldade de acesso a crédito, falta de apoio governamental e níveis baixos de educação são alguns exemplos de barreiras causadas pela desigualdade e o racismo que assola toda a população negra.
Os dois tipos de empreendedorismo (social e sustentável) são usados para definir modelos de negócios que têm como objetivo criar soluções para problemas sociais ou ambientais e, ao mesmo tempo, gerar lucro.
Ambas atividades vêm atraindo atenção de empreendedores nos últimos anos. Tanto que, segundo o Sebrae, existem mais de 800 tipos de empreendedorismo de impacto social no Brasil.
Empreendedorismo digital
O advento da internet e de novas tecnologias permitiram que pessoas pudessem usar o ambiente digital para empreender.
Devido a versatilidade e por não exigir um alto investimento inicial, o empreendedorismo digital proporciona diversas oportunidades para quem quer começar um negócio.
O e-commerce é uma das opções mais conhecidas, mas a venda de infoprodutos e serviços como e-books, podcasts e cursos são ideias que valem a pena considerar.
E claro, se você atua no e-commerce, conte com o Melhor Envio. Além de disponibilizarmos diversas modalidades de envio na nossa Calculadora de Fretes, oferecemos ferramentas gratuitas para facilitar a gestão logística da sua loja virtual.
Empreendedorismo cooperativo
O empreendedorismo cooperativo ocorre quando várias pessoas se unem (sociedade) para trabalhar de maneira conjunta, onde cada indivíduo realiza uma função específica, em prol de um objetivo comum.
Empreendedorismo informal
O empreendedorismo informal acontece quando alguém pratica alguma atividade econômica, mas não possui formalização legal, o famoso registro empresarial.
Empreendedorismo de franquias
Entre os tipos de empreendedorismo disponíveis no mercado, este é considerado um dos “mais fáceis”. Isso acontece porque ao adquirir uma franquia, a pessoa empreendedora recebe todo o suporte da marca franqueadora e tem acesso a conhecimentos que facilitam a operação.
Empreendedorismo corporativo ou intraempreendedorismo
Este é um dos tipos de empreendedorismo onde colaboradores de uma empresa têm a possibilidade de empreender dentro do próprio trabalho. Em outras palavras, você consegue assumir uma postura empreendedora em um negócio que não é seu.
Como empreender do zero?
Depois de conhecer um pouco mais sobre os principais tipos de empreendedorismo é hora de planejar os primeiros passos. Por isso, preparamos 4 dicas de como empreender do zero. Confira!
1. Comece pelo planejamento
Para tirar sua empresa do papel, comece pelo planejamento. Ter um plano de negócios detalhando todas as etapas do projeto é imprescindível.
Vale ainda responder algumas perguntas iniciais como:
- Em qual ou quais tipos de empreendedorismo você pretende investir?
- Você vai vender produtos ou serviços?
- Pretende trabalhar com B2B (empresa para empresa), B2C (empresa para cliente) ou atuar nos dois segmentos?
- Qual o maior diferencial do seu negócio?
- Você tem recursos financeiros?
- O que ainda falta para começar a empreender?
Dica: veja como fazer um plano de negócios para e-commerce.
2. Estude a concorrência
Estudar previamente o mercado e a concorrência é algo muito importante. Só assim será possível conhecer mais a fundo aspectos como:
- seu público e sua buyer persona;
- ter uma visão geral sobre as principais tendências do setor e nichos mais promissores
- identificar ameaças e oportunidades
- levantar os pontos positivos e negativos da concorrência
- gerar insights para o seu negócio
3. Formalize sua empresa
Como falamos, a informalidade ainda representa um dos tipos de empreendedorismo mais comuns no país. Mas formalizar sua empresa pode abrir inúmeras portas.
Com um CNPJ é possível obter condições mais vantajosas com fornecedores, ficar em dia com a fiscalização tributária e prevenir problemas futuros.
O Microempreendedor Individual (MEI) costuma ser uma boa alternativa para quem está montando um empreendimento menor, já que o custo mensal de manutenção do MEI é mais em conta.
Além disso, o processo de abertura é online e gratuito. Também não é obrigatório contratar serviços de contabilidade – apesar de sempre ser indicado contar com auxílio profissional.
Um ponto negativo é que o MEI possui um limite de faturamento anual. Portanto, ao ultrapassar esse teto é preciso migrar sua empresa para Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP).
4. Invista em capacitação
Antes de começar de fato a empreender, invista em capacitação. Conhecimentos sobre marketing, gestão financeira e vendas são úteis para qualquer modelo de negócio.
Também vale investir em um curso de empreendedorismo, consultorias com profissionais capacitados ou procurar conteúdos gratuitos em sites e canais do YouTube, por exemplo. Lembre-se que quanto mais você souber sobre a sua área de atuação, menores são as chances de cometer erros.
Ideias de empreendedorismo para investir em 2023 e como começar a empreender
Separamos alguns conteúdos que podem ajudar você a ter ideias de empreendedorismo para investir no próximo ano e como começar a empreender:
- Negócios em alta: ideias de empreendedorismo para o e-commerce
- 16 produtos mais vendidos na internet em 2022
- Como trabalhar em casa e ganhar dinheiro na internet?
- Loja de roupas pequena e simples: como abrir e decorar?
- Papelaria online: como montar uma?
E aí, gostou das dicas? Aproveite e faça seu cadastro no Melhor Envio, é rápido e gratuito.
Perguntas frequentes sobre tipos de empreendedorismo
O que é empreendedorismo?
O conceito de empreendedorismo é comumente associado a quem decide trabalhar por conta própria.
Empreendedorismo feminino
Empreendedorismo negro
Empreendedorismo social
Empreendedorismo sustentável
Empreendedorismo digital
Empreendedorismo corporativo
Empreendedorismo informal
Empreendedorismo de franquias
Empreendedorismo cooperativo
Ser empreendedor significa ter a capacidade de inovar, de idealizar e executar ideias, transformando-as em negócios.