Abrir uma papelaria online pode ser uma opção interessante para quem deseja começar um negócio virtual. O setor apresenta demanda o ano inteiro, mas é especialmente no primeiro trimestre do ano (período de volta às aulas) que o empreendedor encontrará um mercado aquecido e propício para a consolidação de sua papelaria virtual.
De acordo com um levantamento feito pelo Neotrust, o setor de papelaria online cresceu 31% nos três primeiros meses de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior. O dado mostra o quanto o setor está aquecido.
Mas o que precisa ser levado em consideração antes de abrir um negócio do tipo? O que os clientes de papelaria estão buscando e o que você pode oferecer para atraí-los? Descubra as respostas para essas e outras perguntas no texto a seguir!
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Como montar uma papelaria online? 5 dicas essenciais!
Montar uma papelaria online, assim como abrir qualquer outro negócio, requer planejamento. Por isso, investir tempo na criação de um plano de negócios pode poupar o empreendedor de muitos aborrecimentos.
Dito isso, aqui vão algumas dicas essenciais para te ajudar a entender como montar uma papelaria online.
1 – Escolha a plataforma da sua papelaria virtual
O primeiro passo para montar uma papelaria online é escolher a plataforma que colocará o negócio no ar.
Muitos lojistas começam com um pequeno negócio no Instagram. Há aqueles que já preferem abrir a loja em uma plataforma para e-commerce profissional. E também há os que criam sua papelaria virtual em um marketplace.
A maior diferença entre essas três opções é que o Instagram é gratuito, porém mais limitado, já a plataforma para e-commerce e os marketplaces são mais completos, mas são pagos. Dependendo do canal escolhido, o lojista pode pagar mensalidade + comissão por venda realizada ou apenas a comissão.
📍 Você pode entender detalhadamente as diferenças entre os canais de venda pela internet lendo este artigo.
2 – Tenha uma loja responsiva
Ter uma loja virtual responsiva significa ter uma papelaria virtual onde é fácil comprar. O cliente vai clicar no produto, ler as especificações, clicar para e, em poucos passos, finalizar sua compra.
Quanto mais fácil for para o cliente finalizar o pedido na papelaria online, seja pelo celular ou pelo computador, mais chances você tem dele não desistir da compra e voltar a fazer negócio.
3 – Capriche nas fotos e na descrição dos produtos!
As fotos dos seus produtos precisam ser bonitas e profissionais. Elas podem determinar se o cliente se sentirá ou não atraído pelo item. Portanto, sempre poste mais de uma foto e fotografe os detalhes dos produtos. No caso de um caderno, por exemplo: além da capa, tire fotos da parte de dentro e da contracapa.
Outra questão importante é fazer a descrição detalhada dos produtos. Número de folhas, gramatura, tipo de capa, cor da folha, tamanho, largura, etc. Quanto mais detalhes você fornecer, mais confiante o cliente se sentirá de que está fazendo a escolha certa.
4 – Escolha com atenção os produtos e monte um estoque
Existem dezenas de milhares de tipos de produtos para papelaria online. Um passo muito importante na criação de um negócio do tipo é decidir quais produtos serão vendidos. Obviamente, o lojista precisa ser realista e saber que não conseguirá oferecer milhares de opções de uma vez.
O mais natural nesse tipo de loja virtual é começar com um estoque de produtos mais básicos (algumas opções de cadernos, lápis, canetas, etc) e ir aumentando a variedade aos poucos.
Há os lojistas que preferem começar investindo em produtos personalizados (marcas que poucas papelarias vendem, agendas personalizadas, capas diferenciadas, etc). Não deixa de ser uma estratégia, mas pode demorar um pouco mais para atrair público, já que esses produtos tendem a ser mais caros.
💡 Analise com calma qual será o estoque inicial do seu negócio. À medida que a loja for crescendo, os consumidores vão pedindo mais opções e fica mais fácil decidir quais serão os novos produtos oferecidos.
Também é importante ficar atento à curva ABC de produtos da sua loja de materiais de papelaria e reforçar o estoque dos itens de maior demanda.
5 – Negocie com fornecedores
O preço é um fator importante para atração do público. E uma das maneiras de conseguir oferecer bons preços na sua papelaria virtual é comprar mais barato junto aos fornecedores.
Se a sua papelaria online começar muito pequena, talvez ainda não seja viável negociar com as marcas. Nesses casos, procure grandes lojas de materiais de papelaria que vendem produtos em média quantidade (uma caixa fechada de lápis, um bloco de cadernos, etc). Os preços costumam ser mais baratos.
Como atrair clientes para a papelaria online?
Alguns fatores precisam ser considerados na hora de se planejar uma papelaria online. Embora seja um setor aquecido, também é bastante concorrido. Por isso, o lojista precisa entender o que os clientes esperam de sua loja antes mesmo de abrir o negócio.
Preços: não há dúvidas que os consumidores estão atrás de uma papelaria online barata. Especialmente na volta às aulas, quando os pais geralmente precisam comprar longas listas de materiais escolares – e muitas vezes para mais de um filho – o preço ainda é um fator determinante para a escolha da papelaria online.
Variedade: outro fator que pesa na escolha pela loja de papelaria online é a variedade dos produtos. Quanto mais opções você oferece ao cliente – desde as mais baratas até as mais exclusivas – mais chances terá de atrair diversos tipos de consumidores.
Frete mais barato: o preço do frete é responsável por 55% dos abandonos de carrinho no e-commerce brasileiro, segundo a Econsultancy. Por isso, oferecer opções de frete mais baratas pode ser determinante para que o cliente conclua a compra. O Melhor Envio pode te ajudar nisso, oferecendo envios com diversas transportadoras a preços até 80% mais baratos!
Frete expresso: nem sempre o cliente está atrás do frete mais barato. Muitas vezes, ele quer uma opção de frete que entregue suas encomendas o mais rápido possível – o que chamamos de frete expresso. Oferecer essa opção ao consumidor também pode ajudar a finalizar as vendas.
Atendimento humanizado: muitos clientes querem esclarecer dúvidas antes de comprar determinados itens. Oferecer canais de atendimento que realmente funcionam e respondem as questões dos consumidores o mais rápido possível é um fator muito importante para o sucesso de qualquer negócio – e com uma papelaria online não poderia ser diferente.
A importância da criação de conteúdo para o sucesso de uma papelaria virtual
Quando um consumidor compra itens de papelaria no varejo físico, ele pode pegar os materiais, abrir, tocar e verificar os detalhes antes de concluir a compra. Numa papelaria virtual, isso não é possível.
Uma maneira de atenuar esse problema e sanar as dúvidas dos clientes sobre os produtos que você vende é criando bastante conteúdo a respeito deles. Como? Olha só algumas dicas:
Tenha um canal no Youtube
Mostrar os produtos detalhadamente através de vídeos no Youtube é a melhor opção para quem quer investir em conteúdo para turbinar as vendas em uma papelaria online.
Obviamente, você não precisa fazer vídeos sobre todos os produtos. Escolha mostrar aqueles que mais demandam atenção aos detalhes (como cadernos, agendas, mochilas, etc) ou aqueles que despertam curiosidade no público (um lançamento, um item que está em alta, etc).
Outra dica é testar produtos (como lápis de cor, canetas, marcadores, tintas, etc) para tentar mostrar ao cliente como é o uso daquele produto no dia a dia. Esse tipo de vídeos costuma gerar muitas visualizações.
👉 Importante: não se esqueça de colocar na descrição do vídeo o link da sua papelaria online e dos produtos testados. Verifique também os comentários. Mesmo que os links estejam na descrição, é muito comum receber comentários de pessoas que gostaram do produto e estão pedindo o link para comprar.
Invista em conteúdos para o Instagram da sua papelaria online
Além de ser o canal escolhido por muitos lojistas para abrir sua primeira papelaria online, o Instagram pode ser uma ótima ferramenta para produção de conteúdo e atração de público para sua loja virtual.
Para isso, lembre-se que não basta apenas postar fotos de produtos no perfil da sua loja. Invista em stories, Reels e vídeos curtos. Você pode até mesmo aproveitar os vídeos que for postar no Youtube e selecionar trechos para postar no Instagram. É uma ótima maneira de trabalhar o inbound marketing da sua papelaria online.
📍 Não se esqueça de ficar atento aos comentários e a caixa de mensagens do seu perfil. O Instagram costuma ser a rede social favorita dos consumidores tanto para esclarecer dúvidas quanto para fazer reclamações.
Aproveite o alcance do TikTok
O TikTok cresceu muito em pouco tempo e já é uma das maiores redes sociais do mundo! Vídeos curtos testando produtos de papelaria costumam fazer sucesso por lá e uma das características da rede é mostrar o vídeo para muitas pessoas, mesmo que elas ainda não te sigam. Portanto, aproveite esse potencial e invista com tudo no TikTok.
Confira mais dicas de como vender pelas redes sociais assistindo ao vídeo abaixo:
Mantenha sua papelaria online vendendo o ano inteiro!
Os primeiros meses do ano e o mês de julho são os períodos onde o setor de papelaria online está mais aquecido, especialmente por causa da volta às aulas. Mas, como manter o negócio aquecido nos outros meses do ano? Confira algumas dicas:
Ofereça descontos: aproveite os meses de menor demanda para enviar aos clientes e leads alguns cupons de desconto que podem ser usados em sua papelaria online.
Baixe o preço de produtos que estão encalhados: após fazer a curva ABC de produtos, você notará que provavelmente alguns itens não estão tendo demanda. Aproveite os meses de baixa nas vendas para fazer promoções com esses produtos e estimular o giro de estoque.
Foque em produtos que vendem o ano inteiro: canetas, lápis, borracha e apontador são exemplos de produtos que precisam ser comprados várias vezes ao longo do ano. Nos períodos de menor demanda, foque sua divulgação nesses itens que você sabe que sempre têm bastante saída.
Fique de olho nas tendências: ao longo do ano, sempre surgem itens de papelaria em alta. Um bom exemplo são as canetas e marcadores em tons pastel, que dominaram o mercado nos últimos dois anos. Os cadernos inteligentes, que permitem a troca de folhas sem precisar se desfazer da capa, também estão com tudo. Como um bom empreendedor, fique de olho nas tendências e ofereça ao público aquilo que ele está buscando.
Invista em anúncios: a criação de anúncios patrocinados é uma maneira clássica de atrair clientes para sua papelaria online o ano inteiro. O mais bacana é a possibilidade de segmentar esses anúncios, fazendo com que eles cheguem ao público que você deseja atrair.
Seguindo essas dicas, ficará mais fácil atrair clientes para sua papelaria online o ano todo! Gostou das dicas? Se inscreva em nossa newsletter e receba muito mais conteúdos como esse! 😉
Jornalista, pós-graduando em marketing e apaixonado por comunicação. Produtor de conteúdo no Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para e-commerces de todo o país.