Saiba tudo sobre storytelling e aprenda a contar histórias para divulgar seus produtos, serviços e aumentar suas vendas.
Quem não gosta de ouvir uma boa história?
O storytelling não é uma prática nova. Na verdade, a prática de contar histórias é algo antigo, que antecede até mesmo a escrita.
Acontece que, hoje, o storytelling é um forte aliado das estratégias de marketing de grandes empresas. E o motivo é simples, ele desperta emoções com histórias instigantes e que convencem.
Neste artigo, iremos mostrar dicas valiosas e pouco conhecidas para te ajudar a usar o storytelling nas suas estratégias de marketing e aumentar as vendas da sua loja virtual. Confira!
Navegação rápida
O que é storytelling?
O termo storytelling que une as palavras inglesas story (história) e telling (contar), é uma estratégia de marketing que usa uma combinação de habilidades e técnicas de narrativas para contar histórias que envolvem a audiência de uma pessoa ou marca e, com elas, criar conexão emocional.
Graças a essa conexão criada, o storytelling é ótimo para ser aplicado nas vendas.
Um exemplo prático são anúncios no YouTube que despertam nossa curiosidade e nos fazem querer continuar assistindo até o final.
Em vendas, o storytelling pode ser usado para encantar e envolver clientes, incentivando essas pessoas a tomar uma ação, desde agendar uma reunião até mesmo fechar negócio.
Interessante, não é?
Por que contar histórias é importante para aumentar as vendas?
Você lembra das histórias das princesas e do saci-pererê que nos contaram quando éramos crianças? Ou mesmo aquelas de animes que assistimos?
Apesar de termos crescido e constatado que esses seres e personagens não existem, essas histórias marcaram nossa infância e lembraremos delas durante toda a nossa vida.
O mesmo vale para a sua marca. Quando você conta histórias sobre os valores e propósitos da sua empresa, isso faz com que as pessoas se conectem com a sua marca.
Um exemplo claro disso são os comerciais da Coca-Cola. Dificilmente você vai ver a marca falando como é bom beber refrigerante, mas sim a história de um jantar na véspera de natal com a família reunida e aproveitando a data especial.
E o produto aparece em segundo plano. O foco quase nunca está nas características da bebida, mas sim nos valores e sentimentos que a marca quer passar.
Consegue perceber a diferença entre as narrativas?
Ao contar histórias, você leva ouvintes para viver uma jornada única, consegue entreter e educar essas pessoas sobre produtos, serviços ou ideias da sua empresa de um jeito mais emocional e fácil, e ainda cria uma conexão mais amigável.
Crie conexões reais com as pessoas
Quando as pessoas acompanham (e gostam de) uma história, fazem conexões reais e pessoais com ela. Se a audiência se reconhece nos personagens ou se a narrativa é relevante para suas vidas, a resposta pessoal de um cliente vai criar uma conexão real com a sua marca.
Busque identificação com a sua audiência
Quando você usa o storytelling da forma certa, apresentando personagens com dores parecidas de clientes, os colocando em um ambiente estratégico e mostrando como esse personagem superou os desafios que surgiram pelo caminho, você cria uma conexão e fica na mente das pessoas.O storytelling é uma maneira de vender sem vender.
O storytelling é uma maneira de vender sem vender
Empresas que usam storytelling e contam histórias em suas campanhas de marketing, têm o benefício adicional de não precisar falar da venda de produtos ou serviços em si.
Uma campanha envolvente, divertida e emocional que conta a história de uma marca pode ajudar que clientes em potencial comprem os produtos da marca. Ou seja, usando o storytelling, as marcas vendem sem necessariamente vender.
Como usar o storytelling e aumentar suas vendas contando histórias
Quando são autênticas e criativas, as narrativas do storytelling têm o poder de inspirar e criar conexões emocionais.
As pessoas se identificam com histórias que mostram valores semelhantes aos delas e isso se torna o elo responsável por gerar comunidades.
Uma dica que se pode levar para a vida é que as pessoas não compram apenas produtos, elas compram experiências, conceitos e valores.
Um exemplo de valores bem transmitidos é a Apple, a marca da maçã sabe (e conhece muito bem) o público que está se comunicando e faz isso brilhantemente.
Agora que você já sabe os benefícios de um bom storytelling para a sua marca, aposto que você quer saber como construir um. Acertei? Então vem comigo, construir uma narrativa de sucesso para a sua marca!
Aposte nos gatilhos mentais
Usar gatilhos mentais sempre é uma boa ideia quando o assunto é marketing de conteúdo.
Os gatilhos mentais são atalhos que ativam certos padrões de comportamento nos seres humanos, motivando-os a agir de determinada maneira. Pense neles como botões de um controle remoto: para cada botão pressionado, uma ação acontece.
Aqui vão alguns exemplos de gatilhos mentais para usar no storytelling: reciprocidade, empatia e afinidade são eficientes para envolver a audiência com a sua história.
Conte histórias interessantes
A verdade é que nós consumimos histórias todos os dias, seja na internet ou interagindo com outras pessoas (até a fofoca do dia a dia é storytelling, acredita?). Essas histórias estão no LinkedIn, Instagram e Facebook, e até em vídeos. E com tantas informações a disposição, acabamos nos desligando de uma história que não é bem contada.
O mesmo vale para vendas. Se a narrativa do storytelling não for interessante e contada com emoção, as pessoas não vão ouvir ou ler.
As pessoas não vão lembrar de dados e gráficos quando pensarem na conversa que tiveram com você (ou do e-mail que você enviou para elas). Sabe por que? Eles não despertam as emoções que levam clientes a fecharem negócio.
Por isso, é importante criar um storytelling intrigante e baseado nestes pilares:
- Mencione um herói que a sua audiência se identifique
- Mostre os obstáculos o herói precisa/precisou superar
- Crie o conflito interno que o herói está tentando superar ao enfrentar o problema
- Deixe o herói em uma encruzilhada onde há pelo menos duas opções para atingir o objetivo
- Apresente a superação
- Revele o ponto e explique o que você deseja que o público perceba da história
Ao contar histórias atraentes, sua empresa constrói uma relação com potenciais clientes, para guiá-los na jornada de compra no futuro – ou, ao menos, transformar essas pessoas em defensores da marca, responsáveis por espalhar mundo afora o seu conteúdo para outras pessoas.
Quais histórias contar para clientes?
A primeira coisa que você precisa se perguntar é: o storytelling será um case de sucesso da empresa? Ou esse espaço é sobre a história da marca?
É importante que você defina a história que vai contar.
Algumas perguntas para aplicar o storytelling em sua empresa incluem:
- Qual é a história por trás do produto?
- Por que a empresa faz o que faz? (propósitos e valores)
- Como ela faz? (qual o método utilizado)
- Qual benefício ela entrega?
Para exemplificar: uma marca que usa embalagens biodegradáveis e recuperadas do que já foi sucata, consegue se conectar com pessoas que têm, em seus valores, a sustentabilidade e a preservação da natureza.
Ao mostrar isso ao público, a marca está dizendo: estamos contribuindo para um mundo melhor e você pode fazer parte disso.
É preciso criar conteúdo único somado a técnicas de SEO para que as pessoas interessadas no seu nicho de mercado te encontrem, independentemente do momento e da intenção da pesquisa online.
O que você achou deste conteúdo?
Saber contar histórias engaja sua audiência e faz com que as pessoas se identifiquem com a sua marca. E isso faz toda a diferença nos resultados de venda.
O segredo para contar histórias envolventes e que te ajudam a aumentar as vendas da sua loja virtual está em criar um bom storytelling.
Por isso que, neste conteúdo, mostramos o que é storytelling, ensinamos os passos para criar o storytelling ideal e trouxemos dicas preciosas para você aplicá-lo com sucesso no marketing da sua loja virtual.
Se você gostou desse conteúdo e quiser receber mais conteúdos como este, aproveite e se inscreva em nosso Canal no YouTube, lá postamos conteúdos ricos, novidades e dicas sobre o mundo do e-commerce.