Quais soluções de Crédito para Lojistas posso usar no meu negócio?

Lojistas conhecem bem os desafios do crescimento. Afinal, passam por sazonalidade, concorrência forte, duelos entre o mundo físico e o virtual e por aí vai. Então, como pensar no crescimento e como saber com quem contar nessa hora? Por isso, vamos falar neste post sobre Crédito para Lojistas. Assim, te convido a ler tudo até o final para saber qual é a melhor opção para o seu negócio.

Escolhendo qual a melhor solução de Crédito para Lojistas

Vamos pensar primeiro em oportunidades fáceis de crédito para a sua loja. Aquelas do dia a dia, que você pode fazer com boa estratégia e bons relacionamentos, que você, como dono do negócio, estabelece durante a sua rotina de trabalho.

Crédito com fornecedores

Você sabia que pode negociar bons prazos de pagamento com seus fornecedores? Sim, isso é uma forma de crédito. Afinal, você vai conseguir destrinchar o valor total devido em parcelas que caibam no seu bolso e ainda poderá conseguir alguma carência, te dando aquele fôlego. Com isso, vai ter tempo de receber o dinheiro pelos produtos vendidos na loja e não ficar apertado entre pagamentos de serviços ou insumos aos fornecedores e valores a receber dos clientes pelas vendas.

Crédito com clientes

E essa modalidade não fica restrita somente aos fornecedores não. Dessa forma, você pode pensar em criar estratégias de crédito com seus próprios clientes. Por isso, ter bom relacionamento e criatividade são essenciais. Mas como funciona esse tipo de crédito? Você deve estar se perguntando. 

Fácil, já pensou em criar vouchers para consumo posterior à data de pagamento? Por exemplo, você tem um loja de Spa e cria vouchers de presentes. Assim, o seu cliente paga antecipado pela utilização do seu serviço. Você pode inclusive estabelecer um prazo de validade para esse voucher presente, para que ele seja utilizado em determinado período, caso contrário ele perderá a validade.

Empréstimo para empresas, como aproveitá-los?

Agora, você sempre pode pensar em algum parceiro para obter crédito para lojistas. Assim, terá mais poder de capital e conseguirá um aporte financeiro maior dependendo do seu objetivo na loja.

Vamos supor que você precise de um empréstimo para reformas ou de um empréstimo para compra de estoque. Nos dois casos, o seu negócio precisará de capital de giro para continuar funcionando normalmente e ao mesmo tempo fazer o investimento necessário.

Crédito sem garantias

Nessa hora, pensar em um empréstimo sem garantias reais pode ser um bom negócio. Sua empresa não vai precisar disponibilizar de nenhum bem como garantia de empréstimo, mas vai precisar estar bem organizadinha financeiramente para levantar o dinheiro necessário. Esse é um ponto bem importante neste tipo de financiamento. Restrições e dívidas muito altas não são bons amigos do crédito sem garantias.

 

Mas há soluções que facilitam quando a situação do empreendedor não está tão boa assim. Como conceder crédito a uma empresa negativada? E se um dos sócios tiver restrições, como ajudar? Uma das soluções é concessão de empréstimo com garantias.

Antecipação de Recebíveis

Muitos lojistas já estão acostumados a fazer esse tipo de transação. Mas para quem é novo no ramo ou simplesmente desconhece a antecipação de recebíveis, vamos explicar melhor o que é. 

É quando o lojista antecipa os valores das suas vendas, recebendo um dinheiro que só entraria no caixa no prazo acordado com o cliente. Ou seja, os valores relativos às vendas parceladas por meio de cartão de crédito, duplicatas, cheques pré-datados ou carnês vão entrar na conta da empresa logo após a compra ser feita. Ficou interessado? Você pode ler mais sobre esta modalidade aqui.

Crédito com garantia de recebíveis futuros de cartão de crédito

Ah, você pode estar pensando que se trata do mesmo tipo de empréstimo, mas não. O crédito com garantia de recebíveis futuros é bem diferente, afinal, ele vai ser feito a partir de uma estimativa baseada nos pagamentos feitos através do seu cartão de crédito. Ou seja, é feito um estudo do histórico recente de pagamentos da loja e através disso é feita uma previsão de futuras vendas. E assim é concedido o crédito fumaça, como ele também é conhecido. Ficou com dúvidas? Você também pode ler mais sobre esse tipo de empréstimo aqui.

Como vimos, existem algumas alternativas de crédito para lojistas disponíveis para empreendedores. Basta procurar a melhor delas e a que de fato vai ajudar a suprir sua necessidade imediata. 

A BizCapital, fintech que concede empréstimo para pequenas e médias empresas, está o tempo todo olhando para a necessidade do empreendedor e buscando maneiras mais simples de ajudá-los a crescer com seus negócios, oferecendo os recursos financeiros necessários para isso. Veja mais: bizcapital.com.br

Esse texto foi escrito em parceria com o time da BizCapital.

Posts relacionados

Deixe um comentário