O que é uma solução de fretes e por que utilizar uma?

O que é uma solução de fretes e por que utilizar uma?

Entenda como a tecnologia pode ajudar a otimizar sua política de fretes e ainda contribuir para a competitividade do seu e-commerce

 

Nunca a expressão popular “tempo é dinheiro” fez tanto sentido. Principalmente, para quem empreende pela internet, onde tudo acontece em uma velocidade surpreendente. Neste sentido aproveitamos para perguntar, o que você faz para otimizar a sua logística de entrega de encomendas?

Se você ainda não possui uma política de fretes definida, trazemos um alerta: está mais do que na hora de traçar seu planejamento estratégico! Pensando nisso, vamos ajudá-lo a ver como a tecnologia pode ser um grande aliado nessa hora: através de uma solução de fretes.

Acompanhe neste conteúdo as dicas que reunimos para tirar as principais dúvidas sobre o tema. E veja como pensar na assertividade da sua logística pode aumentar a competitividade do seu negócio.

 

O que é uma solução de fretes?

 

Uma solução de fretes é uma plataforma online com recursos e ferramentas para automatizar a logística de envio de mercadorias. O principal serviço encontrado nelas é o cálculo de fretes, no qual o lojista consegue comparar diferentes prazos, valores e condições de envio de volumes.

Mas os benefícios não param por aí. Entre os diversos elementos que podem ser encontrados em sites do gênero estão a possibilidade de compra de etiquetas de postagem. Ou seja, com uma solução de fretes você consegue orçar com várias transportadoras e ainda comprar o frete desejado.

 

Por que você precisa de uma solução de fretes?

 

Seja para quem está começando ou para já tem um e-commerce há mais tempo, a logística das entregas é sempre um ponto delicado do negócio. Neste sentido, o cálculo do frete não desponta apenas como uma atividade que o vendedor precisa dominar. Mas, sobretudo, uma ação atrelada diretamente à competitividade da sua operação.

Há quem opte por negociar contratos individualmente com as transportadoras, em busca dos melhores valores e condições. Para ilustrar este cenário, digamos que você tenha um contrato com uma empresa X e que o valor cobrado pelo serviço está dentro das suas possibilidades. Mas você tem apenas uma única opção: os fretes da empresa que você firmou contrato.

Por outro lado, o empreendedor que escolhe uma solução de fretes pode acessar um rol ainda maior de opções. Isso porque as plataformas possuem contratos com várias transportadoras, ampliando consideravelmente a quantidade de alternativas disponíveis para os usuários.

 

Quais os benefícios de utilizar uma plataforma de logística

 

Um dos principais ganhos da diversificação das opções de frete é não ficar refém de uma única transportadora. E esta é uma das vantagens de quem usa uma plataforma de logística.

Certamente você lembra do impacto em todo o país quando os caminhoneiros deflagram uma greve. O mesmo exemplo vale quando os Correios paralisam as atividades. Os clientes não querem saber de atrasos nas suas encomendas, o que deixa qualquer vendedor online de cabelo em pé quando ocorre algumas dessas situações.

Por outro lado, os empreendedores que não contam com apenas uma fonte de entregas são os mais preparados para ambos os casos. E são aqueles que conseguem administrar com maior tranquilidade períodos de turbulência na logística nacional.

Afinal, com o apoio de uma solução de fretes fica mais fácil optar, por exemplo, por uma transportadora privada quando os Correios paralisam as atividades. Ou, utilizar empresas atuantes no modal aéreo quando as rodovias estiverem bloqueadas por movimentos da categoria.

 

Variedade de recursos disponíveis

 

Outro ponto positivo são as ferramentas de otimização de fretes disponíveis nessas soluções, como o rastreamento de pacotes. Acompanhar a movimentação da encomenda até o seu destino final é uma segurança extra para o lojista. Além de uma exigência dos consumidores.

Como quem vende pela internet bem sabe, a ansiedade do público em receber logo o produto adquirido é muito forte. As pessoas que fazem compras online não se contentam apenas em obter bons preços pelos artigos em si. Para elas, a qualidade da entrega conta também.

Mas, você pode garantir uma boa experiência ao cliente, e evitar reclamações, com rastreio eficiente do pedido. Nessa hora, ter em mãos uma boa ferramenta de rastreamento também está entre os itens que devem compor o checklist da competitividade do seu frete, não é mesmo?

 

Sincronização de informações com os e-commerces

 

Mais um fator relevante que temos a citar sobre as soluções de fretes é a capacidade dessas plataformas sincronizarem as informações dos pedidos da sua loja. Sim, uma solução de fretes eficiente oferece uma vasta gama de integrações com outros sistemas como plataformas de e-commerce, ERPs e hubs.

Com isso, é possível interligar os softwares da solução logística com o serviço que o lojista utiliza para administrar as vendas do e-commerce. Isso proporciona um salto e tanto na gestão do seu negócio! Afinal, você poderá também gerenciar e automatizar diversas operações de envio de mercadorias.

 

Facilidade para realizar logística reversa

 

Até mesmo a política de trocas e devoluções se torna mais assertiva quando se utiliza uma plataforma de fretes. É o caso da logística reversa, caracterizada pelo frete de retorno do item que precisou, por algum motivo, retornar para o lojista.

A atividade também é impactada positivamente pelas plataformas por ser um dos serviços oferecidos. A grande sacada aqui é estar um passo à frente de quando esse tipo de demanda surge na sua loja virtual. Assim, com o apoio da tecnologia, fica mais fácil automatizar também a sua logística reversa.

Se você quiser saber mais detalhadamente como desenvolver uma logística reversa, sugerimos que você leia o conteúdo exclusivo que produzimos sobre o assunto:

Logística reversa: o que é e como ter uma de qualidade

 

Como escolher a solução de fretes ideal?

 

O mercado nacional conta com uma quantidade significativa de plataformas voltadas às soluções de fretes. Para escolher a mais adequada para atender a sua loja virtual a dica é pesquisar os melhores conjuntos de ferramentas disponíveis.

Como falamos anteriormente, o cálculo de fretes é o principal serviço de uma plataforma voltada à entrega de encomendas. Entretanto, esta não pode ser o único diferencial.

Além de uma calculadora que permita orçar diferentes envios, as transportadoras disponíveis também pesam para a decisão. Assim como os recursos de rastreamento e opções de pagamento disponíveis.

Lembre-se sempre de pensar na escalabilidade do seu negócio, ou seja, na sua capacidade de crescer sem demandar investimentos maiores em infraestrutura. Neste sentido, pense também se a plataforma em questão pode suprir o aumento das suas atividades no futuro.

Não esqueça de verificar quais tipos de integrações cada serviço disponibiliza. Os serviços que você utiliza estão contemplados por essa tecnologia? Vale verificar.

Outro ponto interessante é o grau de facilidade de operação da plataforma. Afinal, se a ideia é facilitar processos, a navegação no site também precisa ser intuitiva, fluida e prática de usar.

 

Automatize seus fretes e ganhe eficiência

 

Esperamos que este conteúdo o tenha ajudado a entender melhor o universo das soluções de fretes e como elas podem ajudar o seu e-commerce. E para facilitar ainda mais a sua busca neste sentido, vamos apresentá-lo ao Melhor Envio.

Somos uma plataforma criada para tornar a gestão de fretes de pequenos e médios lojistas mais prática e competitiva. Para isso, desenvolvemos nossa própria tecnologia para que vendedores online façam a cotação de suas entregas com agilidade e segurança.

Em nossa plataforma você encontra o que precisa para automatizar seus fretes, gerar suas etiquetas e acompanhar a movimentação do pacote até o destinatário.

Visite nosso site e conheça as ferramentas que criamos para qualificar a entrega das suas encomendas!

Confira também

Categorizados em:

Tag:

Por 27 de maio de 2019 às 2:00

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por 27 de maio de 2019 às 2:00