Você sabe quais são as principais formas de pagamento para loja virtual? Preparamos uma lista com as modalidades mais utilizadas atualmente. Confira:
- Cartão de crédito
- Cartão de débito
- Carteiras digitais
- PIX
- Boleto bancário
- Voucher online
- Facebook Pay e WhatsApp Pay
É claro que você não precisa oferecer todos eles na sua loja virtual. Os números podem ajudá-lo a decidir quais meios são mais relevantes. De acordo com a Pesquisa Meios de Pagamento no Brasil, realizada pelo Opinion Box, 58% das compras online feitas em 2021 foram pagas com cartão de crédito.
Apesar de ser uma das principais formas de pagamento online atualmente, o cartão de crédito não reina sozinho. O PIX, lançado em 2020, já está entre os queridinhos dos brasileiros. Ele foi utilizado em cerca de 18% das compras na internet, enquanto o boleto bancário ocupou a terceira posição, sendo a escolha de 15% dos entrevistados.
Logo, as melhores formas de pagamento para e-commerces que estão começando as atividades são cartão de crédito, PIX e boleto bancário, pois essas são as opções mais utilizadas pelas pessoas. Mas você não precisa (e nem deve) ficar apenas no básico. E vamos falar o porquê disso ao longo do texto, continue com a gente!
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Como posso integrar minha loja virtual a meios de pagamento online?
Essa pergunta tem várias respostas! Tudo vai depender de qual plataforma de e-commerce você utiliza, quais integrações ela disponibiliza e quais são as necessidades do seu negócio. Geralmente, existem quatro formas de conectar uma loja virtual a meios de pagamento. Confira:
- Intermediador de pagamento: são plataformas de pagamento online que conectam o cliente, o vendedor e as instituições financeiras. PagSeguro, PayPal e Mercado Pago são alguns exemplos. Esse tipo de serviço é o mais indicado para quem está começando a vender pela internet, pois sua simplicidade é grande. Entre as vantagens podemos destacar o antifraude integrado e a praticidade. O ponto negativo fica por conta das taxas, que costumam ser um pouco maiores.
- Gateways de pagamento: fazem uma conexão direta entre lojas virtuais e instituições financeiras. São ferramentas mais indicadas para quem precisa ter muito controle sobre os pagamentos (normalmente empresas de médio ou grande porte). Por outro lado, os gateways de pagamento não possuem antifraude integrado, ou seja, é preciso contratar (ou desenvolver) um serviço à parte. Têm taxas menores que os intermediadores, mas exigem mais conhecimento do lado da loja virtual.
- Provedor de Serviços de Pagamento (PSP): um sistema criado para minimizar as falhas dos gateways e dos intermediadores de pagamento. Dessa forma, é possível aproveitar melhor as vantagens de cada solução.
- Contratos com adquirentes: essa opção é mais voltada para empresas já consolidadas, pois é um pouco mais burocrática. Ela consiste em fazer contratos diretamente com as adquirentes (empresas como Stone, Rede, Cielo, Getnet) para conquistar melhores taxas. A princípio, toda a parte de antifraude fica sob responsabilidade do lojista, que também pode contratar esse serviço da adquirente, caso ela o disponibilize.
7 formas de pagamento para loja virtual
1. Cartão de crédito
Como vimos, o cartão de crédito ainda é um dos meios de pagamento mais utilizados no e-commerce. E existem muitas razões para isso. Uma delas é a possibilidade de parcelamento.
Uma pesquisa realizada pelo Opinion Box identificou que 82% dos consumidores brasileiros possuem o hábito de parcelar suas compras. Logo, oferecer condições de parcelamento vantajosas, aumentam as chances de conversão. E o cartão de crédito é um ótimo aliado quando o assunto é crediário.
Só preste atenção ao prazo para o recebimento das parcelas e às taxas cobradas pelas operadoras de cartão para não tomar prejuízo. Também é importante aceitar, no mínimo, as principais bandeiras de cartão. Lembre-se que quanto mais variedade de formas de pagamento online, melhor.
2. Cartão de débito
Uma das dores de utilizar o cartão de débito no e-commerce é que este método de pagamento costuma ser mais burocrático. Isso porque o cliente é redirecionado para o site do banco para autenticar o pagamento e isso compromete a experiência de compra.
Entretanto, novas tecnologias, como o protocolo de autenticação 3D Secure 2, chegaram ao mercado para solucionar esse tipo de problema, pois eliminam a necessidade de direcionamento, deixando a operação mais fluida e segura.
Outro ponto positivo é que o vendedor consegue receber pagamento online assim que a transação termina. Apesar de o cartão de débito não ser tão popular quanto o de crédito, talvez seja uma oportunidade para você se destacar em meio à concorrência.
3. Carteiras digitais
Entre os meios de pagamento que vem crescendo consideravelmente estão as carteiras digitais, também conhecidas e-wallets ou wallets. Soluções como Google Pay, Apple Pay, Samsung Pay, Picpay e Paypal figuram entre as mais conhecidas pelos brasileiros.
O sucesso dessa modalidade de pagamento é tanta que grandes players do mercado optaram por lançar suas próprias carteiras digitais, como é o caso da Ame Digital e Magalu Pay.
Além da praticidade e agilidade, uma vez que não é necessário preencher as informações do cartão manualmente, as transações são protegidas por criptografia, o que confere uma camada extra de segurança nas compras online ou físicas.
4. Pix
O Pix é um meio de pagamento instantâneo muito parecido com a transferência bancária, mas, neste caso, a transação é compensada em tempo real. O serviço funciona todos os dias da semana, inclusive feriados, e de maneira ininterrupta 24 horas por dia.
Outro ponto positivo é que o Pix não possui custos para pessoa física e oferece tarifas especiais para pessoa jurídica. Assim, seu cliente consegue efetuar o pagamento sem pagar taxas e você conta com a vantagem de receber o dinheiro na hora, com condições atrativas.
Além disso, os lojistas que vendem online ainda podem se beneficiar com o Pix Cobrança, uma modalidade de pagamento lançada em 2021 como uma alternativa ao boleto bancário. Essa funcionalidade permite que o vendedor faça a emissão de cobranças por meio de QR Codes.
O grande diferencial do Pix Cobrança em relação ao boleto tradicional é que a compensação do pagamento é instantânea. Dessa maneira, o lojista não precisa esperar o prazo de até 3 dias úteis para o cliente finalizar o pagamento, o que agiliza até o processo de entrega do produto.
O Pix Cobrança também é uma solução eficaz para evitar golpes como sequestro de estoque, uma prática ilegal na qual alguns lojistas simulam uma compra via boleto para prender o estoque do concorrente. Como o boleto tem um prazo de vencimento de até 3 dias úteis, o golpista impede o e-commerce “rival” de vender os produtos durante esse tempo.
Por isso, é comum que algumas lojas virtuais desativem o boleto bancário em períodos de grande movimentação como Natal, Black Friday e outras datas sazonais. Diante de tantos benefícios para lojistas e consumidores, é fundamental implementar o Pix no seu e-commerce.
5. Boleto bancário
Além de estar entre as formas de pagamento para loja virtual mais utilizadas, o boleto bancário tem uma grande vantagem no que diz respeito aos prazos de recebimento, pois o dinheiro entra na conta do lojista assim que o pagamento do cliente for processado.
Outro motivo pelo qual o boleto não pode ficar de fora da sua loja é um dado social: segundo uma pesquisa do Instituto Locomotiva, o Brasil tem 34 milhões de desbancarizados.
Por isso, o boleto bancário é um meio de pagamento indispensável no e-commerce, pois permite vender para quem não possui conta em banco ou cartão de crédito. A dica para facilitar o acesso de pessoas desbancarizadas ou que possuem um limite baixo no cartão é oferecer o boleto parcelado.
6. Voucher online
A utilização do voucher online se intensificou durante o período de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19. De acordo com dados do Pagar.me, entre janeiro de 2020 e março de 2021 houve um aumento de 6498% nas transações feitas com voucher no gateway de pagamento da empresa.
Essa mudança repentina nos hábitos de compra dos consumidores acabou acendendo um alerta sobre a necessidade de diversificar ainda mais os meios de pagamento no comércio eletrônico.
A primeira vista, podemos achar que apenas e-commerces do setor de alimentos se beneficiam do uso do voucher online, afinal cerca de 20 milhões de trabalhadores brasileiros recebem benefícios como vale-refeição e vale-alimentação.
Porém as oportunidades podem ser aproveitadas por outros nichos. Por exemplo, no caso de livrarias virtuais ou sites que vendem ingressos online para cinema, shows, teatro e etc, é importante aceitar o vale-cultura como uma opção extra de pagamento.
Se você optar por incluir o voucher como uma das formas de pagamento para loja virtual, é preciso entrar em contato com as empresas responsáveis por esse tipo de cartão (como Flash, Sodexo, Alelo, Caju e etc) para solicitar o credenciamento do seu e-commerce.
7. Facebook e WhatsApp Pay
O Facebook Pay é um meio de pagamento do Facebook que permite realizar transações financeiras dentro da rede social ou em outros aplicativos do grupo (Instagram, Messenger ou Whatsapp).
Já o WhatsApp Pay é uma solução integrada ao Facebook Pay. Embora não seja tão popular quanto o PIX, ele pode ser uma opção interessante para quem vende pelo próprio aplicativo de mensagens. Afinal, na versão business do app é possível criar catálogos de produtos para venda. Nesse sentido, disponibilizar o pagamento pelo WhatsApp Pay pode agilizar o processo de compra e venda dentro do WhatsApp.
Dica: veja como usar o Meus Links de Frete para cobrar frete dos clientes rapidamente em vendas realizadas via redes sociais ou por aplicativos de mensagem.
Cuidados com ao adotar pagamento online no seu e-commerce
Existem alguns aspectos estratégicos nos quais você precisa pensar antes de adotar um método de pagamento para o seu e-commerce. Vamos falar um pouco sobre eles na sequência. Bora lá?
Chargeback
Acontece quando o cliente pede reembolso (estorno) após a autorização de uma compra realizada no cartão de crédito ou débito. Esse recurso existe para evitar que o consumidor seja prejudicado por uma compra que não reconhece. Mas existe quem use o chargeback de maneira fraudulenta, ou seja, com a intenção de não pagar por algum produto.
Por isso, é importante contratar um serviço antifraude que faça a análise de riscos dos seus pedidos. Esse é outro ponto a favor dos intermediadores de pagamento, pois eles já possuem essas funcionalidades e protegem o lojista contra eventuais golpes.
Prazos para receber pagamento online
Cada meio de pagamento tem seu próprio prazo para repassar o dinheiro ao lojista. Portanto, leve isso em consideração na hora de escolher com quais deles você irá trabalhar, uma vez que esse prazo impacta diretamente o seu caixa. Só para você ter uma ideia, alguns meios podem levar até 30 dias para repassar o dinheiro de uma venda.
Taxas operacionais
Os meios de pagamento cobram taxas que variam desde um valor fixo por transação (R$ X) a porcentagens sobre o valor de cada operação (X%). Para não ficar no prejuízo, é essencial incluir o valor gasto em taxas na precificação dos produtos.
Checkout transparente
É quando o cliente não é redirecionado para outro site na hora de concluir a compra. Tudo acontece no seu próprio domínio, algo que contribui para a sensação de segurança do consumidor. Como consequência, a taxa de carrinhos abandonados é reduzida.
Uma coisa é consenso entre os especialistas em e-commerce: quanto mais opções de pagamento você oferece, mais chances tem de vender. Só que também não adianta fazer um grande esforço para oferecer várias alternativas se o seu cliente não vai utilizá-las, não acha? No fim das contas, os métodos que não podem faltar na sua loja são aqueles mais usados pela sua clientela.
O frete da sua loja virtual é competitivo?
A vida de quem decide empreender no e-commerce é cheia de desafios. É preciso trabalhar com bons produtos, investir em campanhas de divulgação, atender os clientes, oferecer variedade de meios de pagamento… E isso só para citar algumas tarefas rotineiras no dia a dia de quem vende online! Ou seja: é muito trabalho para perder o cliente na hora do checkout, não é mesmo? E, como você talvez já saiba, o valor da entrega é a principal causa dos carrinhos abandonados no e-commerce.
Mas tem um jeito de contornar esse cenário e aumentar a taxa de conversões da sua loja. A saída é oferecer fretes competitivos! O Melhor Envio pode te ajudar a fazer isso. Com a gente, você consegue comparar preços e prazos entre diferentes transportadoras e gerar seu frete pela internet.
Como tem um grande volume de fretes, o Melhor Envio consegue negociar condições mais competitivas com as empresas de transporte, repassando-as para os mais os lojistas cadastrados na plataforma. Junte-se a nós!
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- Esteja integrado a grandes players do mercado (HUBs, ERPs e plataformas de e-commerce)
- Tudo sem mensalidade ou limite mínimo de envios, você só paga pelos fretes que gerar
Me ajudou bastante!
Verificado em ViaShopModa, Juruaia – MG
Que bom, Marcio! \o/