Descubra como calcular o frete fixo, em quais estratégias essa ação pode ser usada para te ajudar a turbinar suas vendas no e-commerce e como o Melhor Envio pode ser um grande parceiro nesse momento.
Frete fixo é uma estratégia adotada por muitos lojistas para atrair clientes para sua loja virtual. Trata-se de uma vantagem competitiva que pode fazer a diferença nas vendas pela internet. Mas é viável para todos os lojistas?
É necessário fazer as contas para entender se oferecer frete fixo aos clientes é uma possibilidade para o seu negócio. Nessa análise, entram questões como volume de vendas e ticket médio. Afinal de contas, as vendas realizadas a partir da estratégia precisam ser suficientes para justificar a adoção da medida.
Neste artigo, vamos entender com mais detalhes quais cálculos precisam ser feitos para entender se o frete fico é uma alternativa válida para o seu e-commerce. Vamos discutir ainda algumas ações que podem ser associadas a esse benefício, visando potencializar ainda mais a estratégia. Vamos nessa?
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O que é frete fixo?
Frete fixo é uma estratégia de logística para e-commerce que oferece um custo invariável de entrega, geralmente condicionado a algumas questões como quantidade de itens comprados ou valor total da compra.
Para que a estratégia seja viável, é necessário analisar uma série de fatores, cabendo destacar:
- volume de vendas gerais da loja virtual
- volume de vendas do produto
- ticket médio
- peso do produto
- medidas (altura, largura e comprimento)
Portanto, o lojista deve ter conhecimento sobre todos os setores de seu e-commerce antes de cogitar oferecer um preço fixo pelo frete. Dessa maneira, ele garante que está preparado para atender aos pedidos e que a estratégia não vai causar prejuízos ao negócio.
Dê um play no vídeo abaixo e acompanhe um apanhado de tudo o que trataremos neste artigo:
Como calcular frete fixo?
A primeira coisa que o empreendedor vai precisar fazer antes de oferecer frete fixo é descobrir qual é o ticket médio de sua loja virtual, ou seja, quanto, em média, cada consumidor gasta em seu e-commerce.
Para isso, há uma fórmula bastante simples. Olha só:
Ticket médio = Faturamento ÷ Número de Vendas
Por exemplo: se o lojista vendeu o equivalente a R$10.000 em julho e fez 52 vendas, seu ticket médio é de R$192,30.
Para que serve o ticket médio? Esse dado pode ser usado como um indicador mínimo de quanto um consumidor precisa comprar em sua loja virtual para que ele receba benefícios como frete grátis ou fixo.
Trabalhar tendo em mente o ticket médio ajuda o lojista a encontrar um ponto de equilíbrio ou, pelo menos, um ponto de partida. Se fosse oferecer frete fixo para todos os produtos da loja, independente de um valor mínimo de compra, ele poderia facilmente sair no prejuízo, já que produtos muito baratos provavelmente não vão diluir o custo da entrega mesmo com um elevado volume de vendas.
Mas esse não deve ser o único fator a ser considerado. É importante fazer a gestão de seu estoque e descobrir quais produtos têm maior e menor saída na sua loja virtual e quais trazem mais retorno. Uma maneira profissional de fazer isso é através da Curva ABC de produtos, cuja teoria e prática explicamos nesse artigo do link.
A estratégia pode ser usada, por exemplo, para fazer o estoque girar e se livrar de produtos que estão encalhados ou tendo baixa procura. Essa ação também pode ser usada para impulsionar a venda de produtos que já são um sucesso, ajudando sua loja virtual a se destacar no mercado.
Como cobrar frete do cliente por região?
Além do ticket médio e da situação do estoque, o local de entrega também é um fator fundamental para determinar a viabilidade da adoção de frete fixo. Como o Brasil é um país muito grande, dificilmente o lojista vai conseguir estipular um mesmo valor de frete fixo para todo o território nacional.
Como resolver isso? Estipulando frete fixo por região!
Para fazer isso, o lojista vai precisar tanto calcular o ticket médio da região quanto a média do custo de entregas para aquela localidade. Para começar, o empreendedor pode estipular frete fixo para produtos com peso e dimensões parecidas, pois ficará mais fácil calcular o frete e acertar na média.
Veja, abaixo, a tabela de frete fixo calculada por uma loja virtual de roupas. Repare que a lojista escolheu apenas uma transportadora (Correios), estipulou valor mínimo de compra para cada região e fez os cálculos do frete fixo para diferentes localidades do país.
Pela análise da tabela, percebemos que a loja virtual tem sede em São Paulo. Tendo em vista que as entregas no mesmo estado são mais baratas e talvez por uma questão estratégica de mercado, a lojista não estipulou valor mínimo de compra para pedidos realizados em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Para os demais estados, há valor mínimo que dá direito ao frete fixo, provavelmente calculado com base no ticket médio dos clientes da loja.
Se a intenção do lojista é ganhar mercado, oferecer frete fixo apenas para a região onde está a sede da loja virtual e áreas próximas pode ser uma alternativa interessante para começar. Fazer o cálculo da média de custo do frete na região é mais fácil, e o empreendedor pode aproveitar a experiência para analisar se oferecer o benefício é uma estratégia rentável e atrativa.
💡 Aqui vai uma dica: se o empreendedor nunca ofereceu frete fixo, vale a pena começar com uma campanha temporária. Usar uma data comemorativa, por exemplo, pode ser a ocasião ideal para testar a viabilidade da estratégia. Se tudo der certo, a ação pode ser expandida e incorporada de maneira permanente.
Entenda mais sobre métricas para logística assistindo ao vídeo abaixo:
Como usar o frete fixo em uma estratégia de marketing?
O preço do frete é um dos maiores fatores que fazem com que o consumidor abandone o carrinho no e-commerce sem finalizar a compra. De acordo com a consultoria Econsultancy, cerca de 55% dos abandonos de carrinho no e-commerce brasileiro são causados pelo valor do frete.
Por isso, oferecer frete fixo pode ser uma estratégia de marketing poderosa na atração de clientes. Já sabendo quanto vai pagar, o cliente não vai se surpreender com o custo da entrega na hora de finalizar o pedido e tem menos chances de abandonar a compra.
💡 A informação de que sua loja virtual oferece frete fixo deve ficar bem visível no site, de preferência no topo da página ou perto do preço do produto. Veja o exemplo de uma marca de cosméticos, que deixa a informação sobre o frete fixo logo abaixo dos preços de seus produtos:
Outra ideia é usar o fato de sua loja oferecer frete fixo como chamativo na criação de anúncios patrocinados no Google e nas redes sociais. Sem dúvidas, essa informação é de interesse dos clientes.
Falando em anúncios patrocinados, já parou pra pensar como essa ação de marketing digital pode ser usada em conjunto com a estratégia de frete fixo? Vamos falar sobre isso a seguir!
Use frete fixo para atrair clientes com anúncios patrocinados
Os anúncios patrocinados, ou links patrocinados, estão entre as melhores e mais baratas ferramentas de marketing digital. Isso porque o lojista consegue segmentar tais anúncios e investir a quantidade de dinheiro que quiser nessas campanhas.
Pensando por esse lado, é possível criar e veicular anúncios patrocinados para públicos bem segmentados. Um bom exemplo é oferecer a vantagem para aqueles que moram na mesma região ou estado da sua loja virtual.
Dessa maneira, o lojista consegue exibir seus anúncios para pessoas que já vão entrar na página da loja atraídas pelo frete fixo. Essa estratégia também vale para ações de frete grátis.
Outra maneira inteligente de atrair clientes por meio de anúncios pagos é patrocinando ofertas de produtos que sejam pequenos e leves. Como o lojista provavelmente já sabe, o peso e as dimensões da embalagem são critérios que impactam no custo do envio. Ao promover itens de envio mais barato, as chances do cliente abandonar o carrinho por causa do custo do frete são menores, mesmo que o valor da compra não seja suficiente para garantir um preço fixo de frete.
📌 Para veicular anúncios patrocinados nas buscas do Google, o lojista deve usar o Google Ads. Essa ferramenta permite ainda que os anúncios sejam exibidos em toda a rede de sites e blogs parceiros do Google, o que inclui milhares de endereços virtuais. Já se ele quiser exibir anúncios nas redes sociais Facebook, Instagram e Messenger, ele pode usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook.
O que evitar ao promover frete fixo?
Quando opta por oferecer frete fixo aos clientes, o lojista deve ter em mente que esse benefício precisa ser vantajoso para o cliente. Não adianta promover essa ação se o valor do frete fixo sair mais caro do que a cotação convencional.
Outra armadilha que o lojista deve evitar é oferecer um valor de frete fixo que seja mais alto do que os produtos que comercializa. Por isso é importante conhecer o ticket médio da sua loja e estipular um valor mínimo de compra para garantir o benefício. A criação de kits de produtos também é uma estratégia bastante adotada para driblar esse problema.
Por fim, se a estratégia de frete fixo for temporária e tiver data para acabar, é importante comunicar isso aos clientes. Esse cuidado vai ajudar a despertar a urgência nos consumidores e também evitar que eles se sintam frustrados ao voltar à loja virtual e perceber que o benefício desapareceu sem maiores explicações. Frases como “frete fixo por tempo limitado”, “mês do frete fixo” ou “mês dos pais com frete fixo” já resolvem esse problema.
Onde configurar o frete fixo?
Será necessário entrar em contato com a plataforma de e-commerce ou o marketplace onde sua loja virtual está hospedada para entender como configurar um valor fixo de frete.
Em algumas plataformas, é possível configurar um custo fixo de entrega na sessão “frete personalizado” ou “entrega personalizada”. Ao realizar as configurações, o custo fixo da entrega será adicionado ao valor do produto.
Caso o lojista use um ERP ou sistema de gestão integrado à plataforma de e-commerce ou marketoplace, pode ficar ainda mais fácil definir frete fixo, já que muitas dessas ferramentas contam com essa configuração. Como existem dezenas de serviços no mercado, o melhor é entrar em contato com a ferramenta usada e pedir informações sobre como cadastrar um valor de frete fixo.
Como o lojista pode economizar com o frete?
O cliente pode até ter um custo fixo de frete, mas para o lojista a cotação e contratação de envios será realizada individualmente, caso a caso. Por isso, conseguir o melhor preço de frete é fundamental para que ele consiga manter a estratégia sem prejuízos.
Nesse sentido, usar o Melhor Envio é a escolha mais inteligente!
Já ouviu falar no Melhor Envio? Trata-se de uma plataforma gratuita de cotação e contratação de fretes que oferece diversas modalidades de entrega para e-commerce em seis transportadoras: Correios, Jadlog, Azul Cargo Express, LATAM Cargo, Loggi, J&T Express e Buslog.
O Melhor Envio atende mais de 100.000 lojistas brasileiros, o que permite que a plataforma negocie fretes em grandes quantidades e ofereça preços de entrega mais baratos do que aqueles contratados direto no balcão das transportadoras.
Aliás, o lojista pode usar a Calculadora de Fretes do Melhor Envio na hora de pesquisar os custos de entrega para diferentes regiões e fazer as contas para chegar a um valor de frete fixo que não lhe traga prejuízos.
A Calculadora de Fretes permite a cotação de entregas para todo o país e exibe em segundos os resultados com os custos de envio em todas as transportadoras parceiras que atendem o trecho pesquisado. Essa é a tela da calculadora:
Tendo um parceiro como o Melhor Envio ao seu lado, o lojista consegue calcular frete e gerar etiquetas de envio mais baratas. Isso vai ajudar bastante a implementar a estratégia de frete fixo em seu negócio. Além disso, ele não precisa ficar preso a uma transportadora, podendo optar por aquela que oferecer os custos de entrega mais vantajosos.
Viu só como vale a pena usar a plataforma? Se você ainda não possui cadastro no Melhor Envio, inscreva-se agora mesmo e comece a economizar!