Apesar de não parecer muito alarmante, a falta de controle financeiro pode levar seu e-commerce à falência. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serasa Empreendedor, 24,4% das micro e pequenas empresas fecham as portas em menos de dois anos de atividade.
Segundo o Serasa, problemas financeiros estão entre as principais razões que levam ao pedido de falência. Portanto, se você não quer fazer parte dessas estatísticas, é preciso manter os pés no chão e o fluxo de caixa em ordem.
Para ajudar você, separamos 4 erros de controle financeiro que podem aniquilar a sua loja virtual. Também preparamos dicas extras para quem precisa otimizar as finanças. Vamos começar?!
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Confira 4 erros de controle financeiro que podem arruinar o seu e-commerce
Conheça os principais erros de controle financeiro que podem prejudicar o desempenho do seu negócio:
Não controlar o fluxo de caixa
Não controlar o fluxo de caixa pode trazer surpresas desagradáveis para o seu e-commerce. Por isso, é necessário acompanhar de perto todas as despesas mensais da sua loja virtual.
Liste todas as entradas e saídas do período desejado, o número de vendas e o faturamento. Lembre de incluir desde os custos fixos e variáveis, até o dinheiro que você pegou no caixa da empresa para pagar um cafezinho. Dessa maneira, você vai saber a quantidade de dinheiro que está realmente disponível.
Um jeito simples e eficiente de fazer o controle do fluxo de caixa para e-commerce é utilizando softwares, programas ou planilhas. Assim fica mais fácil controlar todo capital que entra e sai da empresa.
💡 Dica: O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) disponibiliza gratuitamente um modelo de planilha Excel de fluxo de caixa para e-commerce.
Misturar finanças pessoais com as da empresa
Um erro que pode causar um rombo no orçamento e prejudicar muito o controle financeiro é misturar o dinheiro pessoal com o da empresa. Inclusive, em casos extremos, essa prática leva negócios à ruína.
Para evitar que a situação fuja do controle é altamente recomendado:
- Não usar o dinheiro do fluxo de caixa, lucros, capital de giro ou qualquer reserva financeira da empresa para uso pessoal.
- Separar as contas bancárias. Parece óbvio, porém é comum encontrar lojistas que usam a mesma conta para controlar as finanças pessoais e as do negócio. A melhor solução é abrir uma conta para pessoa jurídica (PJ) e manter uma exclusivamente para uso pessoal. Alguns bancos até oferecem condições e taxas especiais para PJ e MEI (Microempreendedor Individual).
- Para não cair na tentação de utilizar o dinheiro da empresa para cobrir as despesas pessoais, estabeleça um salário para você. Ao definir um pró-labore, você garante uma renda mínima mensal e não corre o risco de gastar o capital de giro ou a reserva financeira do seu negócio.
Não controlar o capital de giro no e-commerce
Como o nome já diz, o capital de giro é responsável por manter sua empresa operando. Ou seja, é o dinheiro necessário para pagar os custos e despesas do negócio, enquanto ele não começa a dar lucro.
Ao calcular o capital de giro é preciso considerar a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante. No ativo circulante entram contas a receber, estoque de produtos, matéria-prima, etc.
Já no passivo circulante estão as contas a pagar, empréstimos, financiamentos, etc. Abaixo, observe a fórmula do Sebrae para fazer o cálculo do capital de giro do seu e-commerce:
O cálculo fica assim:
(Contas a receber + Valor em estoque) – (Contas a Pagar – Valor a ser pago em despesas e impostos) = X, sendo que X é o valor necessário para manter o seu negócio funcionando durante o período analisado.
Algumas pessoas acreditam que o capital de giro só é importante no começo das atividades. Contudo, o ideal é que todo lojista mantenha uma reserva financeira, mesmo depois de começar a obter lucro. Afinal, esse dinheiro pode ser usado em momentos de crise ou caso aconteça imprevistos como inadimplência, por exemplo.
Precificação incorreta
Outro erro comum de lojistas que vendem online é precificar produtos ou serviços de maneira incorreta. Por isso, o primeiro passo para não comprometer a margem de lucro da sua loja é fazer uma pesquisa de mercado e verificar os preços praticados pela concorrência.
Depois, é essencial realizar um levantamento de todos as despesas e gastos, detalhando custos fixos e variáveis do seu e-commerce. Dessa forma, você consegue atribuir um valor de venda mais assertivo.
💡 Dica: Campanhas de frete grátis são um ótimo incentivo para impulsionar as vendas. No entanto, alguns lojistas acabam tendo prejuízo com esse tipo de campanha, pois acabam fazendo a precificação às cegas.
Para evitar erros, o Melhor Envio desenvolveu a Calculadora de Fretes Grátis. Com a funcionalidade, você consegue definir a margem de lucro desejada e descobrir, em poucos segundos, se oferecer entrega gratuita será lucrativo ou não.
Para saber mais detalhes sobre como a Calculadora de Frete Grátis funciona, assista o vídeo no canal do Melhor Envio no YouTube.
Dicas para otimizar o controle financeiro da sua loja online e cortar despesas
A seguir, confira algumas dicas para otimizar o controle financeiro do seu e-commerce:
Planejar a gestão das entregas
O processo logístico percorre diferentes etapas que vão desde a separação do produto, a entrega do pedido no endereço do destinatário até o pós-venda. Afinal, é preciso considerar as trocas e devoluções.
Nesse sentido, planejar a gestão de entregas é fundamental para evitar um descontrole financeiro. Por isso, considere:
- Planejar a logística reversa: um dos maiores desafios do e-commerce é que o lojista não consegue prever com exatidão os gastos mensais com frete. No entanto, para evitar surpresas que podem aumentar ainda mais esses gastos, é preciso se preparar com antecedência para algumas situações.
Uma dessas situações é a logística reversa, um processo logístico que acontece sempre que o cliente solicita alguma troca ou devolução. Dessa forma, você precisa se preparar financeiramente para arcar com as despesas do frete reverso.
Uma maneira eficiente e prática para não errar na hora de calcular o frete reverso, é utilizar a solução gratuita de logística reversa do Melhor Envio. Com a ferramenta, o lojista pode fazer a cotação do frete reverso e escolher a transportadora que ofereça condições mais vantajosas.
Também é possível enviar a etiqueta de frete para o consumidor despachar a mercadoria de volta para a loja virtual. Sem contar que tanto você quanto o cliente podem acompanhar o status do envio gratuitamente pelo Melhor Rastreio.
- Contratar os serviços de operadores fulfillment: em linhas gerais, o fulfillment é responsável por todas as etapas logísticas de uma loja online: estoque, separação e preparação do pedido (picking e packing), faturamento, envio e, em alguns casos, até logística reversa.
Dependendo do capital de giro do seu e-commerce, pode ser mais vantajoso terceirizar esse processo logístico. Portanto, leve o fulfillment em consideração. Veja se a solução atende às necessidades operacionais do seu e-commerce e se é economicamente viável para a sua realidade.
- Oferecer opções de transporte: trabalhar com mais de uma transportadora pode ser uma solução para reduzir os gastos com a logística do seu e-commerce. Dependendo do porte da sua empresa é mais complicado fechar contratos diretamente com as transportadoras, já que normalmente é preciso manter um alto volume de vendas.
Nestes casos, uma alternativa prática e econômica, é usar plataformas de intermediação de frete, como o Melhor Envio. Com a Calculadora de Fretes, é possível cotar envios com todas as transportadoras parceiras e comparar preços, prazos e condições.
E o melhor, sem a necessidade de fechar contratos pagos, sem taxas ou mensalidades. Você só paga pela etiqueta de frete que gerar. Se você ainda não é cliente Melhor Envio, faça o seu cadastro. Comece a usar nossas soluções gratuitas e otimize a logística do seu e-commerce.
- Escolher as embalagens corretamente: A maioria das transportadoras cobram taxas extras para caixas em formatos especiais (cilindro, prisma, etc). Portanto, dê preferência para caixas de papelão em formatos tradicionais (retangular ou quadrado) e que tenham o tamanho adequado às dimensões do produto.
Além disso, quanto maior e mais pesada for a embalagem, mais caro é o valor do frete. Por isso, escolher as embalagens corretamente tem um impacto positivo na redução dos custos.
Melhorar a gestão do estoque
Melhorar a gestão do estoque é essencial para o bom funcionamento do e-commerce. Centralizar e organizar o depósito ajuda a reduzir perdas de mercadorias, evita erros durante a separação dos produtos para envio ou que você anuncie itens indisponíveis e etc.
Por isso, manter o estoque organizado facilita bastante o processo logístico do seu e-commerce. A dica é deixar os produtos mais vendidos posicionados em locais estratégicos que facilitem a separação. Isso acaba agilizando o preparo da encomenda para o envio.
Uma maneira de otimizar a gestão do estoque é adotando ferramentas e soluções para controlar o fluxo de mercadorias que entram e saem da sua loja virtual. Entre as opções, você encontra:
- SKU’s (Stock Keeping Unit ou Unidade de Manutenção de Estoque): permite a identificação de todas as mercadorias dentro do estoque. Isso vai facilitar a gestão, o controle e a procura dos produtos.
- Curva ABC: por meio dessa ferramenta, o lojista consegue classificar os produtos nas categorias A, B e C, de acordo com a relevância de cada item. Isso garante que as mercadorias com mais chances de gerar lucro nunca fiquem de fora do estoque.
- KPI’s (Key Performance Indicator): possuir indicadores chave de desempenho bem definidos permite estabelecer métricas e acompanhar a performance diária do seu estoque. Você consegue verificar a quantidade de itens vendidos, número de pedidos, etc. Os KPI 's também são importantes na hora de planejar resultados futuros para o seu e-commerce.
Essas são apenas algumas alternativas disponíveis no mercado. Agora, se você quer dar uma enxugada nas despesas, e ainda otimizar o estoque, uma solução é utilizar o dropshipping. Assim, você fica livre dos custos de manutenção de um estoque próprio.
Isso acontece porque, nesse modelo de negócio, o armazenamento das mercadorias fica por conta do fornecedor ou fabricante. Para melhor exemplificar, com o dropshipping, o cliente vai comprar normalmente na sua loja virtual ou marketplace. No entanto, a empresa que produz ou fornece os produtos vendidos na sua loja é que fica responsável pelo envio.
Outra saída para melhorar a gestão e economizar é investir no estoque sob demanda. Ou seja, você deve repor as mercadorias aos poucos, comprando somente o essencial para manter as vendas em dia.
Claro que em datas comemorativas a demanda de pedidos tende a aumentar. Nestes casos, para não ficar com o estoque no vermelho, vale olhar como foi o volume de vendas durante esses eventos e comprar uma quantidade maior de mercadorias.
Negociar com fornecedores
Negociar preços e condições de pagamento com fornecedores pode ajudar na redução dos custos do seu negócio. Além disso, essa estratégia permite que o lojista pratique preços mais competitivos, o que acaba despertando o interesse do consumidor e pode representar um volume maior de vendas. Construir um relacionamento próximo e amistoso com os seus fornecedores também é fundamental para facilitar as negociações.
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E aí, você já cometeu algum desses erros de controle financeiro no seu e-commerce? O que achou das dicas para cortar gastos?
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