Em tempos de poucas vendas no e-commerce, é preciso pensar novas formas de se organizar financeiramente.
É por conta disso que este artigo traz algumas orientações sobre o que você deve fazer para continuar operando a sua empresa neste momento.
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O caixa tem que ser a sua prioridade
Em um período de poucas vendas, é preciso ter em mente que o foco precisa ser o caixa da empresa.
Isso ocorre porque, na ausência desse capital, não será possível honrar os compromissos no curto prazo com os seus stakeholders, como funcionários e fornecedores, por exemplo.
Busque mecanismos que agilizem a entrada de dinheiro em conta, como os citados abaixo:
- Adiantamento de recebíveis
- Descontos agressivos para o pagamento no boleto
- Estimule o pagamento via transferência bancária
Além desses mecanismos, há uma outra maneira de agilizar a geração de caixa, que é através da precificação de produtos.
Em dias comuns, o seu foco deveria ser buscar uma formação de preços voltada ao lucro, através da margem de contribuição.
Mas, em períodos como esse que estamos passando, a recomendação é reduzir os preços de produtos estocados há mais tempo, para que estimule o consumidor à compra.
Por mais que essa estratégia de preço reduza a margem de lucro ou até transforme a venda em prejuízo, é um meio de girar o capital que, antes, estava congelado em forma produto e, agora, é dinheiro em caixa.
Vale lembrar também que essa estratégia é aplicável apenas no curto prazo e que, após esse período, novos rumos devem ser seguidos.
Reduzir o ponto de equilíbrio é fundamental
Caso você não saiba, o ponto de equilíbrio operacional (PEO) de uma empresa mede o quanto é preciso faturar para que você consiga pagar todas as suas contas.
E, a partir desse faturamento, começamos a ver lucro dentro da empresa.
Esse indicador é calculado da seguinte forma:
PEO = Custos Fixos Totais / Margem de Contribuição Total
E como é possível ver, uma forma de reduzir esse indicador para que consigamos pagar mais rapidamente todos os nossos custos é reduzindo os custos fixos.
Ou, então, aumentando a margem de contribuição — que é um caminho pouco eficaz nesse momento.
Reduzir o PEO é uma maneira de acabarmos precisando faturar menos para conseguir honrar com todos os gastos do negócio.
Neste vídeo você pode saber um pouco mais sobre esse indicador tão importante.
Caso a sua empresa tenha caído muito em vendas, é o momento de buscar a redução dos custos fixos.
Não tome decisões precipitadas
Em todo momento de agitação causado no mercado e especialmente no mundo, é normal agirmos por impulso.
Tomar decisões que são do âmbito emocional não é um bom caminho, por isso é importante analisar com muito cuidado os impactos de cada ação.
Abaixo, você encontrará duas principais ações que são comuns em momentos assim e com as quais você deve ter muito cuidado.
Desfazer vínculos com fornecedores
Um fornecedor é uma empresa igual à sua empresa, concorda?
Sem um fornecedor, não conseguimos obter o produto para venda ou a matéria-prima para a criação — essa é uma linha que não podemos romper.
Caso haja esse desequilíbrio, todo um mercado pode se desestabilizar.
Além disso, quebrar um acordo ou contrato com um fornecedor neste momento vai sujar a imagem da sua empresa e te gerar possíveis multas e até processos.
Em outras palavras, mais dores de cabeça e custos para a empresa.
Busque negociar novos prazos com os seus fornecedores, encontre um caminho que fique bom para ambos os lados.
A crise vai passar e, quando isso acontecer, as boas relações e vínculos criados nesse momento vão continuar.
Demitir funcionários em massa
Uma demissão em massa de funcionários também não é um caminho a ser seguido. Assim como um fornecedor, os seus funcionários podem te causar bons processos trabalhistas.
Além do impacto na economia gerado pelo desemprego, o que causa a diminuição do poder de compra do cliente final.
Um caminho que você pode seguir caso esteja cogitando demitir funcionários é o acordo entre ambas as partes.
Explique a situação para os seus liderados, reduza salários, adie o pagamento de bônus e comissões se for possível. Em alguns casos, realmente tire do seu time aqueles funcionários que não rendem o quanto deveriam render.
Conclusão
As dicas que você acabou de ler são as mesmas dicas que muitos negócios seguiram nos países afetados pelo coronavírus e em outras crises econômicas anteriores, como a de 2008.
Essas ações ajudaram esses negócios a passar pela crise, transformando esse momento em um ponto de virada na gestão.
Ao focar toda a gestão para a geração de caixa, controle e otimização de indicadores fundamentais, como o ponto de equilíbrio e a constante busca pela performance de seus funcionários.
Este artigo foi escrito pela equipe do Preço Certo, empresa que possui o objetivo de ajudar cada vez mais negócios a gerarem mais lucro e caixa.