Dia do Orgulho Nerd: data é oportunidade para quem vende artigos geek

O Dia do Orgulho Nerd é comemorado em 25 de maio. A data — que também é chamada de Dia do Orgulho Geek ou Dia da Toalha — tem o objetivo de celebrar obras marcantes da cultura nerd, hoje tão atrelada à cultura pop que fica até difícil estabelecer uma distinção entre ambas.

E o que isso tem a ver com e-commerce? Vamos responder a essa pergunta ao longo do artigo, mas já fica o spoiler: o Dia do Orgulho Nerd pode ser uma oportunidade valiosa para quem vende produtos relacionados ao universo geek. Pode valer a pena incluir a data no seu calendário de ações! 😉 

Qual é a origem do Dia do Orgulho Nerd?

A data tem pelo menos 3 origens diferentes, todas elas relativamente recentes. A primeira delas está relacionada a uma obra bastante famosa na cultura nerd: O Guia do Mochileiro das Galáxias, série de 5 livros criada pelo inglês Douglas Adams

4 personagens do filme Guia do Mochileiro das Galáxias
Imagem do filme “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, lançado em 2005.

Em 2001, ano da morte de Adams, os fãs de O Guia resolveram homenagear o autor. Assim surgiu o Dia da Toalha, cuja primeira edição aconteceu em 25 de maio daquele ano. 

E qual é a relação entre toalhas e mochileiros espaciais? Não entre em pânico, a gente explica! A toalha é um dos símbolos mais marcantes do universo de Adams. Ela é apresentada como um instrumento extremamente versátil para os mochileiros: serve como agasalho, cobertor, vela de barco e até como arma (se estiver molhada).

A segunda origem do Dia do Orgulho Nerd tem a ver com Star Wars. Afinal, em 25 de maio de 1977 foi lançado o filme Uma Nova Esperança, o primeiro da saga.

via GIPHY

Em 2006, o espanhol Germán Martínez — blogueiro e fã de Star Wars —  fez uma campanha online para estabelecer o Dia do Orgulho Nerd. Ele foi o primeiro a organizar eventos alusivos à data, que de lá para cá se espalhou para outros países como Estados Unidos, Suécia e Brasil. 

Por fim, a terceira origem do Dia do Orgulho Nerd está em Discworld, uma série de livros de ficção científica do autor inglês Terry Pratchett. No mundo de Discworld, há o “Glorioso 25 de Maio”, data em que acontece uma revolução importante para a história. 

Um fato curioso: após essa revolução fictícia, um grupo de pessoas se reúne em um cemitério para homenagear os mortos com buquês de lilases (um tipo de planta). Quando o autor de Discworld foi diagnosticado com Alzheimer, em 2007, os fãs começaram a usar roupas lilases no dia 25 de maio como forma de homenagem. 

Por isso, o gesto de carregar uma toalha lilás no dia 25 pode ser considerado uma homenagem tanto a Terry Pratchett, que faleceu em 2015, quanto a Douglas Adams.

O Dia do Orgulho Nerd pode impulsionar vendas?

Ok, já falamos bastante das curiosidades relacionadas ao Dia do Orgulho Nerd. Mas como essa data pode ser usada para impulsionar vendas? Em primeiro lugar, é preciso dizer que o 25 de maio não é uma ocasião mágica para o e-commerce.

Não estamos falando de uma segunda Black Friday ou algo do tipo — até porque apenas alguns nichos podem utilizá-la como argumento de vendas. Ainda assim, o 25 de maio pode ser uma aquisição interessante para o calendário comercial de quem vende artigos geek.

Se usado de forma criativa, o Dia do Orgulho Nerd pode ter um apelo irresistível para parte do público. Mais adiante vamos falar sobre algumas marcas que já inseriram a comemoração em suas ações de marketing de forma bem-sucedida.

Antes disso, no entanto, queremos chamar a sua atenção para um dado relevante. Enquanto este artigo está sendo escrito, o mundo vive a pandemia do coronavírus, uma crise que modificou (entre tantas outras coisas) o hábito dos consumidores. Muita gente que nunca tinha comprado pela internet agora começou a usar o e-commerce com regularidade.

A categoria de brinquedos e jogos foi uma das afetadas por essa mudança de hábitos. Como esse setor se relaciona com o universo nerd, achamos interessante chamar a atenção para esse ponto. Segundo pesquisa realizada por Konduto e Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as vendas de brinquedos e jogos cresceram 434,7% entre 15 e 28/03/2020. 

É possível ver esse pico registrado no gráfico abaixo. Além disso, ele nos mostra como as vendas do setor continuaram mais expressivas do que no período pré-pandemia (1-14/mar):

gráfico pesquisa abcomm e konduto
Fontes: Konduto e ABComm. 

E afinal: quem são e quanto gastam os nerds/geeks?

Um estudo da MindMiners e do Grupo Omelete traz dados interessantes sobre o perfil do público nerd/geek. Por exemplo: a maior parte desse público (61%) é composta por homens — diferentemente do que acontece em outros nichos do e-commerce, em que as mulheres costumam ser maioria.

Confira alguns outros dados que podem te ajudar a direcionar suas campanhas de marketing para esse público:

Faixa etária do público geek

  • 16-24 anos: 58% 
  • 25-30 anos: 23%
  • 31-40 anos: 19%

Região 

  • 48% dos geeks estão no Sudeste 
  • 26% no Nordeste
  • 14% no Sul
  • 6% no Norte
  • 6% no Centro-Oeste

Estado civil e classe social

  • 70% dos geeks são solteiros, 26% são casados, 3% namoram, 1% é divorciado
  • 34% dos geeks estão na classe social B2, 28% na C1, 15% na C2, 14% na B1 e 9% na A

E quanto os geeks e nerds gastam? Segundo dados da Rakuten, o ticket médio do público geek é 40% maior que a média nacional. Esse público prefere utilizar o computador para fazer suas compras e usa o cartão de crédito como forma de pagamento. 

Estima-se que o mercado geek movimente R$ 138 bilhões. E aí, começou a ficar mais interessado no Dia do Orgulho Nerd? 💰

Como as empresas podem aproveitar o 25 de maio?

Essa é uma pergunta que admite várias respostas.

Em primeiro lugar, não é possível prever como vai ser o e-commerce no mundo pós-coronavírus. Apesar disso, muitos especialistas estão apostando que as mudanças causadas pela pandemia vieram para ficar.

“Milhares de consumidores que nunca haviam feito uma compra online fizeram agora”

Maurício Salvador, presidente da ABComm

Com isso, a venda online de produtos relacionados à temática nerd — como jogos eletrônicos e de tabuleiro, por exemplo — pode vir a ocupar uma fatia de mercado cada vez maior no cenário do e-commerce brasileiro. 

Ou seja: é provável que o Dia do Orgulho Nerd comece a ser explorado com mais força nos próximos anos. E como as empresas podem aproveitar o 25 de maio? Vamos trazer alguns exemplos para você se inspirar. Confira!

Submarino Geekland

dia do orgulho nerd submarino
Imagem: Submarino (reprodução)

A temática nerd/geek é bastante explorada pelo Submarino. O site até criou uma seção exclusiva chamada Geekland (algo como “Zona Geek” em português). Nesse espaço, fãs de livros, filmes, séries e jogos conseguem encontrar produtos relacionados às suas paixões. 

E não é de hoje que o Submarino aproveita o Dia do Orgulho Nerd como data comercial. Em 2012, a marca lançou um concurso para descobrir quem tinha o notebook mais antigo do Brasil. 

Os usuários precisavam mandar fotos pelas redes sociais da máquina e suas configurações. O vencedor ganhou um notebook novinho. É um jeito interessante de promover engajamento, né?

A empresa também aposta alto na parceria com influenciadores digitais do mundo nerd. O canal do Submarino no YouTube tem quase 200 mil inscritos e utiliza conteúdos produzidos por influenciadores para falar a mesma língua do público geek.

Outro ponto interessante da estratégia do Submarino para o Dia do Orgulho Nerd é a utilização de quizzes. Eles têm o objetivo de testar os conhecimentos dos visitantes em determinado assunto, como mostra a imagem abaixo:

Imagem: Submarino (reprodução)

Amazon

O maior site de e-commerce do mundo também não deixa o Dia do Orgulho Nerd passar despercebido. Já faz alguns anos que a Amazon faz um ranking com as cidades mais nerds do Brasil com base nos produtos vendidos para cada região. Você pode conferir a edição de 2019 neste link.

Para chegar aos nomes dessa lista, são contabilizadas as entregas de vários produtos voltados ao público geek (livros, e-books, histórias em quadrinhos, videogames etc). Com isso, a Amazon consegue saber quais cidades são mais “fãs” de cada tipo de produto.

As descobertas que isso proporciona são bem interessantes. Por exemplo: Bagé (RS) é a cidade que mais adquiriu canecas de Game of Thrones na Amazon em 2019. Já Vila Velha (ES) é a cidade para onde a Amazon mais vendeu cards de Pokémon. Legal, não é?

Além do ranking das cidades mais nerds do Brasil, a Amazon dedica páginas de seu site à temática geek, como a do exemplo abaixo:

dia do orgulho nerd amazon
Imagem: Amazon (reprodução)

Riachuelo

Quem já entrou em uma loja física da Riachuelo sabe que a empresa tem uma grande seção dedicada aos produtos geek. No e-commerce não é diferente. 

dia do orgulho nerd riachuelo
Imagem: Riachuelo (reprodução)

A página Riachuelo Geek reúne diversos produtos relacionados ao mundo nerd. Canecas, camisetas, itens de decoração… Tem de tudo.

Assim como o Submarino, a Riachuelo também separa os produtos em categorias que contemplem os fãs da cultura nerd.

Imagem: Riachuelo (reprodução)

Conclusão

Todos os dados citados neste post demonstram que os nerds/geeks não podem ser ignorados, pois movimentam uma fatia considerável da economia. 

Nesse contexto, o Dia do Orgulho Nerd acaba sendo uma forma de aproximar as empresas desse público.

A tendência é que a data fique ainda maior ao longo dos próximos anos, pois jogos, filmes e livros com temática nerd ocupam cada vez mais espaço na cultura contemporânea. 

Se você trabalha com artigos relacionados a esse universo, não deixe de inserir o Dia do Orgulho Nerd no seu calendário de datas comemorativas. Talvez não seja possível preparar ações para este ano, mas já comece a pensar no ano que vem. 😉

Obrigado por ler até aqui — e que a Força esteja com as suas vendas! 😉

Inscreva-se na nossa newsletter se quiser receber mais conteúdos como este! 👇

Deixe um comentário