Blog Melhor Envio
  • Blog
  • site
  • suporte
  • login
  • cadastrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Blog
  • site
  • suporte
  • login
  • cadastrar
Sem resultados
Ver todos resultados
Blog Melhor Envio
Sem resultados
Ver todos resultados
  • FRETE E LOGÍSTICA
  • EMPREENDEDORISMO
  • MARKETING DIGITAL
  • E-COMMERCE E MARKETPLACE
  • FINANÇAS
  • TECNOLOGIA
  • MELHOR ENVIO
  • MATERIAIS GRATUITOS

Como e quando oferecer frete grátis

Andressa Barbosa Por Andressa Barbosa
24 de junho de 2019
Em E-commerce e Marketplace, Frete e Logística
0
Home E-commerce e Marketplace
Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no WhatsAppCompartilhe no LinkedInCompartilhe por E-mail

Quer saber como fazer o frete grátis ser um diferencial dos seus produtos sem impactar o seu faturamento? Então este artigo é para você!

 

Uma pergunta comum na cabeça de muitos vendedores online é se vale a pena ou não investir em frete grátis. Para quem está começando no e-commerce esta dúvida pode ser ainda mais forte. Afinal, quais as reais condições para se trabalhar com entregas gratuitas? Somente os grandes varejistas são capazes de empregar essa tática?

Para responder questionamentos como estes, produzimos este post para esclarecer alguns dos critérios utilizados para colocar o frete grátis em prática. E sem prejudicar o seu faturamento!

 

Navegação rápida

  • 1 Por que oferecer frete grátis?
  • 2 Como criar uma estratégia de entrega gratuita
  • 3 1 – Determine faixas de preço que contarão com envio grátis
  • 4 2 – Incentive compras de mais produtos e aumente o ticket médio
  • 5 3 –  Divulgue sua promoção de frete grátis
  • 6 4 – Eleve em 10% o valor de seus produtos
  • 7 5 – Aproveite as datas comemorativas
  • 8 Conte com uma solução de fretes para otimizar a estratégia
      • 8.0.1 Andressa Barbosa

Por que oferecer frete grátis?

 

Certamente, em algum momento você já deve ter ouvido falar de um dos vilões do envio de encomendas: o abandono de carrinho. Este cenário foi apontado na pesquisa E-commerce Trends, que identificou o frete caro como responsável por 82,3% das compras frustradas.

O dado da empresa de marketing digital, Rock Content, reforça a validade de uma estratégia capaz de minimizar o impacto negativo do transporte. Mas, esta é apenas uma das razões que levam os lojistas a investirem na proposta. Se sobressair diante da concorrência e tornar as compras mais atrativas também se encaixam entre os motivadores.

Por outro lado, é essencial tomar cuidado. Realizar uma ação sem planejamento e sem critérios bem definidos pode gerar danos à saúde financeira do seu negócio. Para evitar que você se arrisque desnecessariamente, continue esta leitura e veja o que considerar antes de criar seu plano de frete grátis.

 

Como criar uma estratégia de entrega gratuita

 

O primeiro passo é elaborar um plano para estruturar sua política de frete grátis. Observe que o seu objetivo deve ser identificar as condições para tornar a entrega gratuita sustentável. Ou seja, você não pode sair no prejuízo simplesmente para evitar o abandono de carrinho ou vencer os concorrentes.

Por mais que seja interessante para o público, oferecer frete grátis em todos os produtos é praticamente inviável. Portanto, saiba que será preciso escolher quais artigos, ou grupos de itens, que contarão com a isenção da taxa de envio.

Para começar a delinear seu plano, determine quais critérios os objetos devem se enquadrar para contar com o benefício. Entenda melhor no exemplo que apresentaremos na sequência.

 

1 – Determine faixas de preço que contarão com envio grátis

 

Como falamos anteriormente, não há como disponibilizar todo o seu estoque sem repassar os custo do transporte ao público. Entretanto, definir um valor mínimo para a concessão da vantagem pode ajudá-lo a oferecer frete grátis de forma segura.

Ao estipular que nas compras acima de R$ 200,00, por exemplo, o cliente não paga o envio, você torna possível a promoção sem impactar seu orçamento drasticamente.

 

2 – Incentive compras de mais produtos e aumente o ticket médio

 

Se você comercializa produtos de menor custo, fique tranquilo! Também há como unir o apelo do frete grátis às suas vendas. A grande sacada é oferecer outros produtos e incentivar o consumidor a levar mais artigos até atingir o valor mínimo. Se com apenas um artigo, aquela compra não se habilita à dispensa do valor da entrega, mostre como atingir essa marca.

Além de complementar a tática anterior, esta abordagem influencia no aumento do ticket médio. Então, você consegue não só captar o cliente como elevar os lucros do seu e-commerce.

Na visão dos consumidores, é muito mais vantajoso adquirir mais itens do que simplesmente pagar a taxa de um serviço, no caso o transporte. Imagine o frete grátis como uma ferramenta de atração de clientes e de impulsionamento nas vendas!

 

3 –  Divulgue sua promoção de frete grátis

 

Até aqui falamos algumas formas de seus produtos brilharem diante dos olhos dos consumidores e como usar o frete para isso. Mas você sabe o que motiva tudo isso? O porquê da entrega gratuita ser tão impactante?

A resposta está na psicologia que aponta a atuação dos gatilhos mentais na tomada de decisões. Bastante empregados no marketing e na publicidade, os gatilhos são usados como um empurrão para justificar o quão proveitosa é aquela oferta.

Chamamos a atenção para este fato para explicar a importância de colocar em evidência o frete grátis. Este gatilho só terá efeito se o visitante entender que esta é uma oportunidade imperdível, que comprova o ótimo custo-benefício daquela compra.

O que torna crucial identificar os artigos livres do pagamento do envio. Para isso, use selos que indiquem quais itens contam com a isenção diretamente. Se você possui uma loja virtual, crie banners e exponha sua campanha de frete grátis no site. Repercuta essa possibilidade também nas redes sociais da sua marca e torne a promoção visível a todos.

 

4 – Eleve em 10% o valor de seus produtos

 

Uma forma de encontrar um meio de oferecer frete grátis pode ser aumentar 10% o valor dos produtos. Claro que você pode pensar que o acréscimo nos preços pode levar o cliente para a concorrência.

Mas na verdade, existe uma grande chance dele permanecer no seu site, atraído por estas duas palavras: frete grátis. O gatilho emocional que nos referimos agora há pouco.

Esta pode ser uma escolha promissora para tornar este tipo de campanha realmente sustentável, pois o custo não sairá totalmente do seu orçamento. Se você está na dúvida, teste! Determine um prazo para colocar em ação essa estratégia e compare o desempenho com outros períodos.

 

5 – Aproveite as datas comemorativas

 

Outras oportunidades para oferecer envios gratuitos são as datas comemorativas. Que a verdade seja dita, a concorrência é forte nas temporadas de promoção e liquidações. Assim, cada data-chave do calendário caracteriza um bom momento para colocar essa estratégia na rua!

Novamente reforçamos a importância do planejamento, dessa vez, focado nos períodos mais quentes do mercado. Em outras palavras, faça um mix com as dicas anteriores e trace um checklist para se preparar com antecedência para os eventos promocionais.

Lembre-se, que na maioria das vezes, o público começa a pesquisar os produtos desejados ou os com intenção de presente bem antes das datas comemorativas. Então não perca tempo! Desenvolva uma organização, no mínimo, semestral para fazer o frete grátis o seu aliado.

 

Conte com uma solução de fretes para otimizar a estratégia

 

Essas dicas foram úteis para você? Esperamos que sim! E já que o assunto de hoje é frete, não poderíamos deixar de indicar a otimização do transporte de suas mercadorias.

Para ter facilidade em cotar os seus envios com Correios e também transportadoras privadas, sem contratos individuais, conte com o Melhor Envio. Somos uma solução de fretes completa para o seu negócio!

Embarque encomendas com praticidade e rastreio inteligente! Visite nosso site e conheça nossa tecnologia!

Andressa Barbosa
+ posts
  • Andressa Barbosa
    https://blog.melhorenvio.com.br/author/andressa-barbosa/
    Dia do Consumidor 2021: prepare-se cedo para não perder vendas
  • Andressa Barbosa
    https://blog.melhorenvio.com.br/author/andressa-barbosa/
    Fique atento ao horário de funcionamento dos Correios no Carnaval
  • Andressa Barbosa
    https://blog.melhorenvio.com.br/author/andressa-barbosa/
    Black Friday 2020: saiba tudo sobre a temporada de vendas
  • Andressa Barbosa
    https://blog.melhorenvio.com.br/author/andressa-barbosa/
    Fim da Greve dos Correios: sindicatos acatam decisão judicial e encerram paralisação
Tags: estratégia logística
Postagem anterior

5 maneiras que o Melhor Envio pode ajudar no seu e-commerce

Próxima postagem

Melhor Envio oferece fretes 4 vezes mais competitivos, via Correios

Próxima postagem
Melhoria histórica na tabela de precificação com a estatal equilibra condições de fretes entre Correios e transportadoras privadas

Melhor Envio oferece fretes 4 vezes mais competitivos, via Correios

Pesquise um conteúdo

Sem resultados
Ver todos resultados

Mais acessados

  • aprenda a enviar encomendas

    Enviar Encomendas: aprenda tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

    fevereiro, 2021
  • 12 ideias de conteúdos para postar no Instagram: como aproveitar a rede social de forma estratégica

    fevereiro, 2021
  • Declaração de conteúdo: o que é? Para que serve? Como fazer?

    janeiro, 2021
  • Fique atento ao horário de funcionamento dos Correios no Carnaval

    fevereiro, 2021
  • Melhor Envio: calculadora de frete, etiquetas de envio e muito mais!

    março, 2021
Conheça nosso YouTube

Parabéns! Você está perto de ter fretes mais baratos. Fique de olho no seu e-mail!
Ocorreu algum erro. Tente novamente.

Materiais gratuitos

Home

Guia prático de como vender online

dezembro, 2020
Calendário do E-commerce: organize sua loja virtual com o Planner 2021 do Melhor Envio

Planner 2021 – Planeje o ano do seu negócio

novembro, 2020
Melhor Rastreio Melhor Envio
Melhor Envio 2021
Todos os direitos reservados
Fale com a gente
Termos de uso
  • Blog – Home
  • Home
  • Instagram
  • Materiais gratuitos
  • O que é o Melhor Envio?
  • Blog – Contato

© 2021 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Blog
  • Site
  • Suporte
  • Login
  • Cadastre-se

© 2021 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.