Como e quando oferecer frete grátis | Melhor Envio

Como e quando oferecer frete grátis

Quer saber como fazer o frete grátis ser um diferencial dos seus produtos sem impactar o seu faturamento? Então este artigo é para você!

 

Uma pergunta comum na cabeça de muitos vendedores online é se vale a pena ou não investir em frete grátis. Para quem está começando no e-commerce esta dúvida pode ser ainda mais forte. Afinal, quais as reais condições para se trabalhar com entregas gratuitas? Somente os grandes varejistas são capazes de empregar essa tática?

Para responder questionamentos como estes, produzimos este post para esclarecer alguns dos critérios utilizados para colocar o frete grátis em prática. E sem prejudicar o seu faturamento!

 

Por que oferecer frete grátis?

 

Certamente, em algum momento você já deve ter ouvido falar de um dos vilões do envio de encomendas: o abandono de carrinho. Este cenário foi apontado na pesquisa E-commerce Trends, que identificou o frete caro como responsável por 82,3% das compras frustradas.

O dado da empresa de marketing digital, Rock Content, reforça a validade de uma estratégia capaz de minimizar o impacto negativo do transporte. Mas, esta é apenas uma das razões que levam os lojistas a investirem na proposta. Se sobressair diante da concorrência e tornar as compras mais atrativas também se encaixam entre os motivadores.

Por outro lado, é essencial tomar cuidado. Realizar uma ação sem planejamento e sem critérios bem definidos pode gerar danos à saúde financeira do seu negócio. Para evitar que você se arrisque desnecessariamente, continue esta leitura e veja o que considerar antes de criar seu plano de frete grátis.

 

Como criar uma estratégia de entrega gratuita

 

O primeiro passo é elaborar um plano para estruturar sua política de frete grátis. Observe que o seu objetivo deve ser identificar as condições para tornar a entrega gratuita sustentável. Ou seja, você não pode sair no prejuízo simplesmente para evitar o abandono de carrinho ou vencer os concorrentes.

Por mais que seja interessante para o público, oferecer frete grátis em todos os produtos é praticamente inviável. Portanto, saiba que será preciso escolher quais artigos, ou grupos de itens, que contarão com a isenção da taxa de envio.

Para começar a delinear seu plano, determine quais critérios os objetos devem se enquadrar para contar com o benefício. Entenda melhor no exemplo que apresentaremos na sequência.

 

1 – Determine faixas de preço que contarão com envio grátis

 

Como falamos anteriormente, não há como disponibilizar todo o seu estoque sem repassar os custo do transporte ao público. Entretanto, definir um valor mínimo para a concessão da vantagem pode ajudá-lo a oferecer frete grátis de forma segura.

Ao estipular que nas compras acima de R$ 200,00, por exemplo, o cliente não paga o envio, você torna possível a promoção sem impactar seu orçamento drasticamente.

 

2 – Incentive compras de mais produtos e aumente o ticket médio

 

Se você comercializa produtos de menor custo, fique tranquilo! Também há como unir o apelo do frete grátis às suas vendas. A grande sacada é oferecer outros produtos e incentivar o consumidor a levar mais artigos até atingir o valor mínimo. Se com apenas um artigo, aquela compra não se habilita à dispensa do valor da entrega, mostre como atingir essa marca.

Além de complementar a tática anterior, esta abordagem influencia no aumento do ticket médio. Então, você consegue não só captar o cliente como elevar os lucros do seu e-commerce.

Na visão dos consumidores, é muito mais vantajoso adquirir mais itens do que simplesmente pagar a taxa de um serviço, no caso o transporte. Imagine o frete grátis como uma ferramenta de atração de clientes e de impulsionamento nas vendas!

 

3 –  Divulgue sua promoção de frete grátis

 

Até aqui falamos algumas formas de seus produtos brilharem diante dos olhos dos consumidores e como usar o frete para isso. Mas você sabe o que motiva tudo isso? O porquê da entrega gratuita ser tão impactante?

A resposta está na psicologia que aponta a atuação dos gatilhos mentais na tomada de decisões. Bastante empregados no marketing e na publicidade, os gatilhos são usados como um empurrão para justificar o quão proveitosa é aquela oferta.

Chamamos a atenção para este fato para explicar a importância de colocar em evidência o frete grátis. Este gatilho só terá efeito se o visitante entender que esta é uma oportunidade imperdível, que comprova o ótimo custo-benefício daquela compra.

O que torna crucial identificar os artigos livres do pagamento do envio. Para isso, use selos que indiquem quais itens contam com a isenção diretamente. Se você possui uma loja virtual, crie banners e exponha sua campanha de frete grátis no site. Repercuta essa possibilidade também nas redes sociais da sua marca e torne a promoção visível a todos.

 

4 – Eleve em 10% o valor de seus produtos

 

Uma forma de encontrar um meio de oferecer frete grátis pode ser aumentar 10% o valor dos produtos. Claro que você pode pensar que o acréscimo nos preços pode levar o cliente para a concorrência.

Mas na verdade, existe uma grande chance dele permanecer no seu site, atraído por estas duas palavras: frete grátis. O gatilho emocional que nos referimos agora há pouco.

Esta pode ser uma escolha promissora para tornar este tipo de campanha realmente sustentável, pois o custo não sairá totalmente do seu orçamento. Se você está na dúvida, teste! Determine um prazo para colocar em ação essa estratégia e compare o desempenho com outros períodos.

 

5 – Aproveite as datas comemorativas

 

Outras oportunidades para oferecer envios gratuitos são as datas comemorativas. Que a verdade seja dita, a concorrência é forte nas temporadas de promoção e liquidações. Assim, cada data-chave do calendário caracteriza um bom momento para colocar essa estratégia na rua!

Novamente reforçamos a importância do planejamento, dessa vez, focado nos períodos mais quentes do mercado. Em outras palavras, faça um mix com as dicas anteriores e trace um checklist para se preparar com antecedência para os eventos promocionais.

Lembre-se, que na maioria das vezes, o público começa a pesquisar os produtos desejados ou os com intenção de presente bem antes das datas comemorativas. Então não perca tempo! Desenvolva uma organização, no mínimo, semestral para fazer o frete grátis o seu aliado.

 

Conte com uma solução de fretes para otimizar a estratégia

 

Essas dicas foram úteis para você? Esperamos que sim! E já que o assunto de hoje é frete, não poderíamos deixar de indicar a otimização do transporte de suas mercadorias.

Para ter facilidade em cotar os seus envios com Correios e também transportadoras privadas, sem contratos individuais, conte com o Melhor Envio. Somos uma solução de fretes completa para o seu negócio!

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Por 24 de junho de 2019 às 2:00

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