Os dois últimos meses do ano costumam ser muito positivos para quem vende online. Confira dicas de como alavancar as vendas após a Black Friday e garantir boas vendas até o Ano Novo!
A Black Friday acontece na última semana do mês de novembro e aquece tanto o varejo físico quanto o e-commerce. Para muitos comerciantes, é o pontapé inicial para as vendas de fim de ano, daí a importância de preparar seus negócios para a data.
Menos de um mês separa a Black Friday e o Natal. Dessa maneira, atrair clientes em novembro e traçar estratégias para que o fluxo se mantenha elevado e constante até o fim de dezembro pode garantir o melhor período de faturamento do ano para muitos lojistas.
Mas quais estratégias criar para alavancar as vendas no fim do ano? Separamos algumas dicas que vão ser muito úteis na preparação da sua loja virtual para atrair, converter e fidelizar clientes. Preparados?
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Como alavancar as vendas pós Black Friday?
A Black Friday 2021 acontece dia 26 de novembro, uma sexta-feira. Na segunda seguinte, dia 29, é realizada a Cyber Monday. Esse período já entrou para o calendário do comércio eletrônico brasileiro como um dos mais esperados do ano. Consumidores estão ávidos para aproveitar promoções e lojistas ansiosos para atrair clientes, girar estoque e alavancar as vendas de fim de ano.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Méliuz, 71% dos brasileiros ouvidos pretendem realizar alguma compra na Black Friday 2021. Desse total, 63,9% vão aproveitar a ocasião para tentar adquirir itens de desejo.
Outra pesquisa, desta vez realizada pelo UOL, mostrou que 92% dos brasileiros pesquisam os preços dos produtos antes da Black Friday. A expectativa é que a participação do e-commerce na edição 2021 seja a maior de todos os tempos no país, já que 47% dos entrevistados dizem que vão comprar apenas pela internet.
Preparar sua loja virtual para receber esse fluxo de consumidores e oferecer a eles uma boa experiência é muito importante. Mas como alavancar as vendas quando a Black Friday e a Cyber Monday tiverem passado? Confira nossas dicas!
Capriche na entrega de produtos
Duas coisas vão fazer com que o consumidor se apaixone pela sua loja no pós Black Friday: a agilidade na entrega e a experiência de receber e desembalar o produto.
Se você quer mesmo se diferenciar da concorrência e conquistar o público, é importante criar processos logísticos para que as compras realizadas durante a Black Friday sejam separadas, embaladas e enviadas o mais rápido possível. Quanto mais rápido o cliente receber o que comprou, mais feliz ele tende a ficar
Lembre-se dos dados que trouxemos acima: boa parte dos consumidores usam a Black Friday para adquirir itens de desejo. Isso significa que eles estão ansiando pelo que compraram muito antes de concretizarem a compra. Fazer com que os pedidos cheguem o mais rápido possível conta pontos com o cliente.
Mas tem mais uma coisinha que o lojista pode fazer para deixar esse momento ainda melhor: já ouviu falar em unboxing experience? Traduzido livremente como experiência de desembalar, essa ação consiste em oferecer um momento agradável e marcante ao cliente quando ele abrir a encomenda.
O que pode ser feito? Muitas coisas! A escolha de uma embalagem personalizada, a inclusão de brindes no pacote, adesivos, um bilhete escrito à mão, um cupom de desconto para a próxima compra… Tudo isso pode transformar um momento aparentemente corriqueiro (abrir uma embalagem) em uma oportunidade para fixar positivamente sua marca na cabeça do cliente.
Ofereça cupom de desconto
Uma das melhores maneiras de alavancar as vendas pós Black Friday é oferecendo cupom de desconto para clientes que compraram na data. Ao criar tal benefício, é importante que ele tenha prazo para ser utilizado, pois o gatilho da urgência costuma surtir efeito na maioria dos consumidores.
Importante: deixe claro até quando o cupom pode ser usado para evitar frustrar o cliente. Não estabeleça um prazo muito longo, pois o consumidor pode esquecer que recebeu o benefício e não fazer uma nova compra.
O cupom de desconto pode fazer parte do unboxing experience (sendo enviado em formato físico junto com o pacote) ou fazer parte de uma estratégia de pós-venda, enviado ao cliente por canais digitais como e-mail ou WhatsApp, por exemplo.
Crie uma relação com o cliente no pós-venda
A sua relação com o cliente não termina quando a compra chega até ele. Na verdade, empreendedores inteligentes começam aí um trabalho de pós-venda, visando manter a marca viva na cabeça do cliente.
O que esse trabalho envolve? Perguntar ao cliente se ele gostou da compra e convidá-lo a dar sua opinião tanto sobre o processo de compra quanto sobre o produto em si são duas questões importantes. Oferecer estímulo a ele, como os já citados cupons de desconto, também ajuda a alavancar as vendas entre a Black Friday e o fim do ano.
Sob a perspectiva do marketing, estimular o cliente a postar o produto nas redes sociais pode gerar uma divulgação espontânea positiva para a sua loja virtual. Esse estímulo pode fazer parte do unboxing experience, com um bilhetinho incentivando a postagem e a marcação da sua loja. Interaja com os clientes que fizerem isso e reposte alguns sempre que puder. Quanto mais visto o cliente se sentir, mais estimulado a compartilhar novamente ele vai ficar.
Prepare promoções de fim de ano para alavancar as vendas
Não queime todo o seu estoque (e suas ideias) na Black Friday. Ao traçar estratégias para essa data, considere todo o período e pense também em promoções vantajosas pós Black Friday.
O mês de dezembro impulsiona as vendas de fim de ano com saldões, promoções relâmpagos e campanhas de marketing focadas em presentes para o Natal e Ano Novo. O mais importante aqui é sentar e planejar a estratégia como um todo. Começar com uma lista pode tornar a organização de ideias mais fácil. “Na Black Friday será feito isso, na semana seguinte isso, na semana do Natal, tal coisa e assim por diante”.
O fim de ano é uma ótima oportunidade para alavancar as vendas e também fazer o estoque girar, preparando sua loja virtual para o novo ano que está prestes a começar.
O mês de dezembro impulsiona as vendas
O mês de dezembro impulsiona as vendas tanto no varejo físico quanto no e-commerce. Na verdade, o período que começa na Black Friday e termina no Ano Novo tende a ser o mais lucrativo do ano para parte considerável dos negócios.
De acordo com o índice MCC-ENET, as vendas no e-commerce brasileiro registraram alta de 53,83% em dezembro de 2020, em relação ao mesmo período de 2019. O faturamento teve crescimento de 55,74% quando usamos a mesma base comparativa.
Quando olhamos para o trimestre (outubro, novembro e dezembro), o mesmo índice aponta que 18,4% dos brasileiros realizaram ao menos uma compra online nos últimos três meses do ano passado. A região Sudeste foi responsável por 63% do total de pedidos online feitos no país neste período.
👉 Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (41,8%), móveis e eletrodomésticos (25,9%) e tecidos, vestuário e calçados (11,8%) foram as categorias que mais apresentaram vendas no final do ano de 2020.
Um dos dados mais interessantes que a Neotrust trouxe em relação a esse período mostra que 53% dos pedidos foram entregues com frete grátis para o consumidor. É o maior montante em vendas com frete grátis registrado até então, o que mostra que oferecer esse benefício é um diferencial competitivo cada vez mais adotado por comerciantes.
Por isso, uma dica importante para vender mais em dezembro é: crie uma ação que envolva frete. Pode ser tanto a gratuidade na entrega quanto o oferecimento de frete fixo. O mais importante é que o cliente perceba uma vantagem real e se sinta motivado a aproveitá-la.
Analisando todos esses dados, é possível entender porque o mês de dezembro impulsiona as vendas no e-commerce. Cabe ao lojista se preparar para atrair essa demanda.
Como alavancar as vendas no Instagram
Uma das redes sociais mais populares entre os lojistas, o Instagram pode ser uma excelente ferramenta de relacionamento, marketing e vendas.
Mas como alavancar as vendas no Instagram? Primeiro é preciso fazer um pente fino no perfil da sua loja e checar se tudo está certo. Verifique questões como:
- O endereço (URL) da loja virtual e as informações de contato estão na bio?
- A categoria da sua loja virtual está correta?
- Seu perfil usa a função Instagram Shopping, que facilita a venda pela rede?
- Você posta no perfil (também chamado de feed) com frequência?
- Produz stories, Reels e outros conteúdos típicos dessa ferramenta?
- Usa a função “destaques” para organizar conteúdos que respondam dúvidas frequentes ou possam ser de interesse dos clientes?
- Posta conteúdo útil para seu público-alvo e que vá além de apenas publicações explicitamente comerciais?
Para entender como alavancar as vendas no Instagram é preciso ter em mente que o perfil da sua loja virtual deve ser um lugar onde as pessoas vão em busca de referências, dicas e também para tirar dúvidas. Quem usa o Instagram apenas para postar fotos de produtos e ofertas está perdendo boa parte do potencial da rede, inclusive a identificação e a chance de se aproximar dos consumidores. E como esses conteúdos tendem a alcançar menos pessoas, o próprio algoritmo do Instagram vai limitando cada vez mais o alcance das suas publicações.
Outra dica é reservar orçamento para investir no impulsionamento de publicações que sejam importantes para seu perfil ou que você acredite que farão sucesso se alcançarem mais pessoas. Uma das maiores vantagens do Instagram é que você pode definir o valor a ser investido em anúncios e quanto tempo a campanha ficará no ar, tornando a possibilidade de anunciar no Instagram viável para todo mundo.
Onde aprender mais?
Temos uma série de conteúdos muito úteis para te ajudar a entender como alavancar as vendas no Instagram no pós Black Friday e em todas as épocas do ano. Olha só:
- 12 ideias de conteúdos para postar no Instagram
- Descubra como anunciar no Instagram Ads (do jeito mais fácil ao mais “difícil”)
- Como programar postagens no Instagram de forma gratuita?
- Saiba como cadastrar seu e-commerce no Instagram Shopping
- Como fazer live no Instagram com duas pessoas ou mais
- Vender mais pelas redes sociais: da atração de clientes à entrega dos produtos
- Marketing digital para e-commerce: guia completo para usar as redes sociais e vender online
Depois da Black Friday: conte com uma ferramenta logística que te ajude
Como dissemos, a agilidade e a qualidade da entrega dos produtos comprados durante a Black Friday são fatores determinantes para dizer se o cliente voltará a fazer negócio ou não com sua loja virtual.
Para que o lojista consiga oferecer opções de frete e tenha maior facilidade na cotação e geração de etiquetas, é importante que ele conheça o Melhor Envio.
O Melhor Envio é uma plataforma gratuita de pesquisa e contratação de etiquetas de frete. A ferramenta permite a contratação de diversas modalidades de entrega em seis transportadoras: Correios, Jadlog, Azul Cargo Express, LATAM Cargo, Buslog e Via Brasil.
Mais de 100.000 lojistas de todo o país usam a solução, o que permite que o Melhor Envio negocie fretes em grandes quantidades e consiga oferecer envios até 80% mais baratos do que aqueles encontrados nos balcões das transportadoras. Sem taxas extras ou contratos, pagas, você paga apenas pelos fretes gerados na plataforma.
Para quem vende pelas redes sociais, é possível alavancar as vendas com soluções como o Meus Links de Frete, ferramenta que o lojista pode usar e permitir que os clientes façam o cálculo de frete e escolha do meio de entrega.
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Jornalista, pós-graduando em marketing e apaixonado por comunicação. Produtor de conteúdo no Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para e-commerces de todo o país.