Para enviar uma encomenda ou correspondência com segurança, é necessário se atentar aos dados de entrega. E se tratando de endereçamento, as informações relacionadas ao remetente e destinatário são as mais importantes para garantir a entrega correta de uma remessa.
Contudo, para enviar algo pelos Correios ou qualquer outra transportadora, não basta saber quem é o destinatário ou remetente de um em envio, mas também os dados necessários de cada uma dessas partes e ainda como endereçar corretamente uma caixa ou envelope.
Nesse artigo vamos te contar tudo isso e ainda dar dicas de como preencher dados de remetente e destinatário de forma mais prática e como enviar essa remessa pagando menos! Veja a seguir.
Navegação rápida
O que é remetente
Quem é o remetente? Chamamos de remetente a pessoa ou entidade que envia uma encomenda ou correspondência. No e-commerce, por exemplo, o remetente será uma loja online ou pessoa física responsável por uma venda.
Confira as informações do remetente necessárias para realizar uma postagem nos Correios e transportadoras particulares:
Dados do remetente
- Nome do remetente: pessoa física ou jurídica.
- Endereço completo: Rua ou Avenida; número e complemento (se houver).
- Bairro
- Cidade e sigla da unidade federativa ou estado
- País (apenas para remetentes de fora do país).
- CEP
O que é destinatário
Quem é o destinatário? Destinatário é a pessoa ou entidade que receberá uma correspondência ou pacote. Para realizar a postagem é preciso informar os seguintes dados do destinatário:
Dados do destinatário
- Nome do destinatário: pessoa física ou jurídica.
- Endereço completo: Rua ou Avenida; número e complemento (se houver).
- Bairro
- Cidade e sigla da unidade federativa ou estado
- País (apenas para remetentes de fora do país).
- CEP
Remetente e destinatário: etiqueta fácil no Melhor Envio
Uma forma simples e muito prática de preencher os dados de remetente e destinatário em uma encomenda é contratando o frete utilizando a Calculadora de frete do Melhor Envio.
O Melhor Envio é uma plataforma completa de frete e logística. Nela é possível contratar fretes nas principais transportadoras do país (incluindo os Correios) de forma mais barata e prática.
Isso porque, utilizando o serviço gratuito do Melhor Envio é possível, com poucos cliques, descobrir a transportadora que oferece a melhor condição de entrega, contratar o frete, endereçar o pacote com uma única etiqueta de frete super completa e pronta para postar!
É só colar no pacote, ou envelope, e entregar na transportadora!
E o melhor, você não paga nada a mais para utilizar o serviço do Melhor Envio, apenas o valor do frete contratado. Veja como é fácil:
1 – Faça o cadastro grátis no Melhor Envio.
2 – Realize o login na plataforma.
3 – Clique no ícone da Calculadora, localizado no canto esquerdo ou superior da tela.
4 – Informe o CEP de origem (remetente) e CEP de destino (destinatário); valor do produto (para fins de seguro); as dimensões do pacote e clique no botão calcular.
5 – Na tela seguinte, escolha a transportadora que estiver oferecendo a melhor condição para a entrega e clique em selecionar.
6 – Agora é hora de anexar a documentação necessária para a entrega (nota fiscal ou declaração de conteúdo) e informar os dados do remetente e do destinatário.
Note que ao preencher os dados dos envolvidos na entrega o sistema já mostra como ficará a etiqueta de frete ao fim do processo.
7 – Após preencher todos os dados do envio, adicione o pedido ao carrinho e realize o pagamento.
Prontinho! Com o pagamento realizado é só imprimir a etiqueta de frete já com as informações do remetente e destinatário e colar na embalagem que será transportada.
Onde colocar remetente e destinatário em caixa
Como dissemos, quem contrata seus fretes utilizando o Melhor Envio, ao fechar o pedido, recebe uma etiqueta de frete única com todas as informações para despachar o pedido (incluindo o código de rastreio) já impresso.
Em embalagens maiores, como as caixas de papelão, que são as mais indicadas para a entrega de mercadorias, o recomendado é que a etiqueta de frente com as informações do remetente e destinatário sejam afixadas na parte de cima da maior face da caixa, facilitando assim a identificação e tratamento do pedido por parte da transportadora.
Caso você faça um envio contratando o serviço direto no balcão de uma transportadora o processo é um pouco mais trabalhoso.
Você pode escrever os dados do remetente e destinatário em uma folha de papel (a mão ou impresso) e colar na caixa. Nesses casos, o mais indicado é que o remetente seja fixado na parte de baixo e destinatário na parte de cima do pacote.
OBS.: Além do endereço de origem e destino, para enviar qualquer objeto nos Correios ou em outras transportadoras, é exigido que o pacote seja acompanhado da nota fiscal ou declaração do conteúdo.
Saiba qual desses documentos é o mais indicado para a sua remessa e como o Melhor Envio pode facilitar essa etapa de documentação para postagem lendo o nosso artigo dedicado sobre o assunto:
Nota fiscal ou declaração de conteúdo: qual a documentação anexar ao envio da sua encomenda?
Onde colocar remetente e destinatário no envelope
Nos casos dos envelopes, existem indicações específicas para o local onde serão informados os dados de emissor e receptor de um pedido, seja no envio de cartas ou para o envio de envelopes com produtos.
Remetente e destinatário carta
Nas cartas (serviço exclusivo e contratado apenas direto com os Correios), é obrigatório preencher os dados do destinatário na frente do envelope, enquanto que o espaço destinado ao endereço do remetente fica no verso.
Remetente e destinatário envelope para e-commerce
Por outro lado, nos envios comerciais embalados com os práticos e seguros envelopes de segurança, não é necessário seguir a risca a regra anterior.
Sendo possível seguir dois padrões:
- padrão 1: destinatário na frente e remetente no verso; ou;
- padrão 2: colar a etiqueta de frete (que já contém o endereço do destinatário e do remetente) na parte da frente do envelope, enquanto que a parte traseira fica reservada para fixar a nota fiscal ou declaração de conteúdo.
Destinatário e remetente: cuidados para quem vende pela internet
Endereçar corretamente cada pedido é uma etapa crucial para a operação de qualquer e-commerce. Por mais que esse processo pareça só um simples detalhe da entrega, o endereçamento incorreto pode acarretar uma série de problemas para um negócio online, como:
- Extravio dos produtos enviados.
- Custos desnecessários com a devolução para o remetente.
- Perda de confiança do cliente.
Uma dica de ouro para evitar que o pacote seja enviado com erros no endereçamento é utilizar ferramentas de geração de fretes completas e automatizadas, como o Calculadora do Melhor Envio, que pode ser integrada diretamente no carrinho do seu site ou marketplace.
Com esse serviço integrado a um site, basta o cliente inserir os dados da entrega e escolher a opção de frete mais vantajosa. Ao integrar e configurar a sua loja virtual com o Melhor Envio, a etiqueta de frete será gerada de maneira automática logo após o cliente escolher a opção de envio.