Você sabe o que é picking? Se o seu e-commerce conta com um armazém ou estoque para alocar os seus produtos você provavelmente já deve ter escutado o termo picking. Se não escutou, pelo menos deveria!
Nesse conteúdo vamos te contar tudo sobre essa estratégia de logística e como ela pode deixar o processo de envio de encomendas mais rápido e assertivo. Veja como a seguir!
Nesse artigo você ficará por dentro de:
- O que significa picking e porque essa é uma estratégia importante para o e-commerce
- Qual a diferença entre picking e packing
- Quais são os tipos de picking
- Dicas de como implementar o processo de picking em lojas virtuais
Navegação rápida
O que é picking?
O picking, ou order picking, é o processo de separação e preparação de um pedido dentro de um estoque.
O objetivo da técnica de picking é bem simples: acelerar o envio dos pedidos e reduzir ao máximo qualquer tipo de erro entre os pacotes despachados.Tudo isso realizando um passo a passo pré-estabelecido.
Em um e-commerce, por exemplo, o processo de picking é iniciado no momento que o pedido é finalizado no site e recebido na área de estoque, onde o item será recolhido e selecionado para daí ser preparado para o envio.
Parece simples, né?! Mas imagina esse processo de separação de um pedido rodando em uma loja que vende diversos produtos diferentes ou que receba muitos pedidos todos os dias. Sem estratégia para absorver essa demanda, o tempo de entrega será maior e as chances de erros nos envios aumentarão significativamente.
Antes da gente falar sobre os tipos de picking e como aplicá-los no depósito da sua loja, precisamos acabar de vez com uma confusão que muita gente faz, que é: qual a diferença entre picking e packing?
Diferença entre picking e packing
Você já deve ter se confundido entre esses dois termos ou até pode achar que esses processos são a mesma coisa, por isso vamos te explicar de forma simples e definitiva a diferença entre essas duas expressões.
Como dissemos anteriormente, o picking (separação) é o processo de seleção e coleta de um produto em um estoque ou armazém.
Já o packing (empacotamento) é o ato de embalar um pedido.
A confusão se dá muitas vezes, pois pequenos lojistas que recebem um baixo número de pedidos enxergam o packing como toda a operação de preparação de uma remessa, o que está longe de ser uma verdade.
Como vamos ver a seguir, até mesmo microempreendedores individuais podem, e devem, aplicar técnicas de picking que facilitem o processo de envio e, também, economizem algumas boas horas de trabalho.
Existem várias formas de picking indicadas para empresas de todos os tipos e tamanhos. Confira algumas que com certeza se encaixam no seu formato de negócio!
Também quer umas dicas sobre como embalar seus pedidos? Então dá uma olhada nesse artigo aqui 👇
Tipos de Picking
Picking discreto
O picking discreto é um modelo de preparação onde apenas um funcionário (ou você mesmo) inicia e finaliza a separação da encomenda assim que o pedido é recebido.
Esse é o modelo mais usado por quem possui uma pequena loja virtual ou vende por conta própria. A principal vantagem desse formato é que as chances de erros são menores.
Contudo, esse é um método mais lento e que pode atrasar o processo de despacho quando há um alto volume de pedidos.
Picking por onda
Já no picking por onda, ou wave picking, os pedidos são acumulados e o tempo dedicado ao picking é realizado seguindo um agendamento prévio, que leva em consideração fatores logísticos como prioridade de envio e rotas de distribuição.
A grande vantagem desse formato de preparação de pedidos é que ele também pode ser aplicado de forma complementar aos outros tipos de picking.
Picking por Zona
Modelo ideal para lojas online que vendem itens variados, no picking por zona os pedidos são organizados e separados em áreas diferentes dentro do depósito.
O principal ponto positivo nesse método é que nele é comum cada operador ficar responsável por uma área específica, gerando assim conhecimento especializado da zona coberta, o que garante maior agilidade no processo.
Para a execução dessa estratégia é necessário a organização do armazém do seu e-commerce com foco total na classificação dos itens à venda por sessões e segmentos.
Picking por Lote
No formato picking por lote os pedidos são acumulados até um volume pré-estabelecido. Após alcançada a meta de remessas, o responsável pela preparação dos produtos dá início ao processo de picking.
Essa é uma estratégia indicada para lojas pequenas, mas demanda mais atenção pois a organização de mais pedidos de uma só vez pode gerar erros ao longo do trabalho.
Dicas para implementar um processo de picking eficiente em lojas virtuais de todos os tamanhos
Organize o seu estoque: classifique a sua área de picking, o estoque, por tipo de produto, marca, modelo ou cor. Dê sempre preferência por prateleiras separadas por categorias bem definidas.
Reduza as distâncias: nada de perder tempo com deslocamento no preparo de cada pedido, coloque os itens mais vendidos sempre em locais de fácil acesso, próximos ao local de embalo e expedição.
Automatize processos: quem conta com um galpão com milhares de produtos de diferentes segmentos precisa criar planos de picking ainda mais eficientes.
Uma forma de facilitar esse trabalho é investindo em um sistema de gerenciamento de armazém (WNS) que controla de forma digital a entrada e saída de produtos de seu depósito.
Mesmo quem conta com um depósito pequeno e com poucos itens deve fazer um controle digital, nem que seja de forma simples, com uma planilha criada no Excel, por exemplo. Informações como quantidade e localização exata dos itens devem se manter atualizadas para facilitar a operação dos funcionários.
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